07/07/2015 - 1ª - Conselho da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill

Horário

Texto com revisão

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O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco União e Força/PTB - PI) - Havendo número legal, declaro aberta a 1ª reunião de 2015 do Conselho da Comenda Dorina Gouveia Nowill instituída pela Resolução do Senado Feral nº 34, de 2013, e alterada pela Resolução do Senado nº 8, de 2015.
Inicialmente, desejo esclarecer que presido esta reunião na forma do §3º do art. 88 do Regimento Interno. Segundo o nosso Garibaldi Alves, nada mais é do que o mais velho aqui, que preside a sessão.
A presente reunião tem por objetivo a instalação do Conselho, a eleição do Presidente e do Vice-Presidente e a escolha dos agraciados da primeira edição desta premiação.
Nestas condições, declaro instalado o Conselho da Comenda Dorina Gouveia Nowill do Senado Federal.
Instalado o Conselho, passaremos à eleição do Presidente e do Vice-Presidente.
Eu faço uma consulta às srªs e aos srs. membros se há acordo em torno de nomes para ocupar os cargos de Presidente e de Vice-Presidente deste órgão.
Aqui temos candidata a Presidente a Senadora Lídice da Mata, tendo como Vice-Presidente o Senador Romário.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Por mim, pode ser por aclamação.
O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco União e Força/PTB - PI) - Boa proposição. Submeto à consideração dos presentes. (Pausa.)
Não havendo objeção do Plenário, proponho a eleição já como foi proposta pelo nosso Senador Garibaldi Alves, por aclamação.
Em razão da aprovação expressa pelos membros deste Conselho, declaro eleitos para Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, a Senadora Lídice da Mata e o Senador Romário.
Convido a Senadora Lídice da Mata e o Senador Romário a ocuparem os seus devidos e merecidos lugares.
A SRª PRESIDENTE (Lídice da Mata. Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Meus caros amigos, Senadores e Senadoras, vou falar muito rápido porque eu estou na Comissão de Reforma Política, e nós vamos entrar em votação agora.
Então, eu quero apenas agradecer a presença de todos. Sinto-me honrada de exercer esse papel de presidir, no seu primeiro ano, este Conselho, que foi votado recentemente pelo Senado Federal por uma iniciativa minha de nós darmos a Comenda Dorina Gouveia Nowill, anualmente, a pessoas que se destaquem na luta em defesa da pessoa com deficiência.
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Creio que muitos Senadores poderiam estar contemplados nessa Comenda. No entanto, como pretendemos homenagear a sociedade, em geral, não indicamos Senadores, como o Romário, como o Paim ou como o Lindbergh e muitos outros que tiveram e têm grande participação nessa luta.
Dorina Gouveia foi uma menina que, aos 17 anos, ficou cega e que dedicou toda a sua vida à luta para a inclusão das pessoas com deficiência, tendo sido ela, pelo seu trabalho, responsável pelo atendimento de 17 mil pessoas que precisavam de assistência, que precisavam ser qualificadas e incluídas de alguma maneira, nem que fossem incluídas na ação de assistência à saúde. Por isso, foi o nome escolhido para a nossa homenagem.
Agora, vamos iniciar o processo de votação para a escolha. Cada Senador e cada Senadora, como a Senadora Vanessa, que já tem o costume de participar de diversos outros conselhos, escolhem cinco dos nomes que foram indicados por diversos Senadores e Senadoras. Cada Senador e Senadora que quis indicou o nome de uma pessoa, representante de uma instituição, por seus serviços prestados. E a nós cabe a escolha de cinco nomes.
Além disso, escolhemos o nome de Dorina Gouveia como uma homenagem in memoriam, o que ficará, neste dia de hoje, inicialmente, aprovado. É assim que procedemos. Nos outros conselhos, também procedemos assim.
Então, eu gostaria de fazer a chamada.
Deem-me a lista de presença, para eu chamar os Senadores, por favor, para que eles possam se dirigir... (Pausa.)
Se já votaram, então, é só abrir as cédulas e trazê-las aqui, para que possamos anunciar os vencedores.
Peço que me tragam um papel, para que possamos contar os votos e marcá-los.
O senhor poderia fazer isso aí. Como Secretário ad hoc, podia fazer alguma coisa, não é, Senador Romário? Isso é bom. (Pausa.)
Há nove votos na urna.
O primeiro voto vai para a Srª Aracy. Aracy tem um voto; Loni Elisete tem um voto; Mara Gabrilli tem um voto; Rosinha da Adefal tem um voto; Solange Sotelo tem um voto.
Aracy Maria da Silva tem dois votos; José Rosélio, Zeca Tutubarão, tem um voto; Loni tem um voto; Mara Gabrilli e Rosinha da Adefal.
Vamos ver aqui outro: Aracy, Loni, Mara Gabrilli, Luiza Câmera e Rosinha da Adefal.
Aracy, Loni, Luiza Câmera, Rosinha da Adefal e Solange Sotelo.
Aracy, Loni, Mara, Rosinha e Solange.
Aracy, Loni, Mara, Luiza e Rosinha da Adefal.
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Aracy, Loni, Mara, Luiza e Rosinha.
Aracy, Loni, Luiza, Samuel Rufino e Solange.
Aracy, Loni, Mara, Rosinha e Solange.
Nove votos. Aguardo o resultado da banca. (Pausa.)
Vai haver empate. Bom, vamos ler aqui o resultado e ver se confere aí, Senador.
Por unanimidade: Aracy Maria, com nove votos; Loni Elisete também, com nove, segunda colocada.
Mara Gabrilli? Não.
Rosinha da Adefal, oito.
Mara Gabrilli, sete? Sete.
Maria Luiza Costa Câmera e Solange Sotelo, cinco, ambas.
Na última vez em que houve esse empate, no Conselho da Mulher, nós tomamos a decisão de incluir as seis pessoas, já que havia um empate dentro do conselho.
Se os Senadores e as Senadoras concordarem - Senadora Vanessa, se a senhora concordar com essa sugestão, e os demais companheiros também -, já que houve um empate, podemos, em vez de tirar um por algum processo, deixar as seis pessoas que foram escolhidas para serem homenageadas, principalmente levando em conta que é a primeira vez que nós estamos fazendo a entrega desta Comenda.
Os senhores concordam?
Aqueles que estiverem em concordância permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado.
Então, foram aprovadas as que foram aqui anunciadas: Aracy Maria de Silva Lêdo, Loni Elisete Manica, Mara Gabrilli, Maria Luiza Costa Câmera, Roseane Cavalcante de Freitas (Rosinha da Adefal) e Solange Sotelo Pinheiro Calmon.
Parabéns a todas. (Palmas.)
Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada esta Reunião.
(Iniciada às 15 horas e 47 minutos, a reunião é encerrada às 15 horas e 58 minutos.)