1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
56ª LEGISLATURA
Em 23 de maio de 2019
(quinta-feira)
Às 10 horas
79ª SESSÃO
(Sessão Especial)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Bom dia a todos.
Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão especial destina-se a comemorar o 30º aniversário da criação de Palmas, capital do Estado do Tocantins.
Nos termos do Requerimento nº 110, de 2019, o Senador Eduardo Gomes e outros Senadores, num total de 37 Senadores, assinaram a composição do Requerimento para a aprovação desta sessão.
Vamos compor a nossa Mesa representativa. Numa sessão como esta, repleta de autoridades, de pioneiros, de formadores e criadores da cidade de Palmas, os que estão à Mesa representam segmentos; mas, com a mesma força, também aqueles que assistem pela plateia, até pela evidência da importância da sessão.
Portanto, eu convido, para compor a Mesa, a Prefeita do Município de Palmas, Sra. Cinthia, nossa Prefeita; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, representando o Poder Legislativo Estadual; a Sra. ex-Deputada Federal, Prefeita de Palmas, Nilmar Gavino Ruiz; o Sr. ex-Prefeito da cidade de Palmas Carlos Amastha; e o Sr. Senador da República Irajá Abreu.
Temos ainda chegando a esta solenidade vários Parlamentares, Prefeitos, ex-Prefeitos.
Convido o Prefeito da cidade de Colinas, Adriano Rabelo, para representar os Prefeitos dos 139 Municípios do Estado do Tocantins.
R
Registramos os demais convidados, até para facilitar a nominata das homenagens que ocorrerão e os discursos, mas com muito destaque agradecendo à presença da Sra. Deputada Cláudia Lelis, do Estado do Tocantins; o Sr. Deputado Cleiton Cardoso; Sr. Deputado e ex-Vereador de Palmas, assim como o Cleiton Cardoso, Ivory de Lira; Sr. Issam Saado, Deputado Estadual; Sr. Jair Farias, Deputado Estadual; Sr. Leo Barbosa, Deputado Estadual; Sr. Olyntho Neto, Deputado Estadual; Leo Barbosa, ex-Vereador de Palmas; Sr. ex-Vereador de Palmas, Valdemar Júnior, pioneiro da capital; Secretária de Assistência Social do Município de Palmas, Presidente da Fundação da Infância e Juventude de Palmas, Sra. Valquíria Rezende; Sr. Vice-Prefeito, Prefeito em exercício, Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais; Vereador do Município de Palmas, representando a Câmara Municipal de Palmas, Vereador Tiago Andrino; representando o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Tocantins, Major Lindomar Carlos de Matos; Cônsul da Colômbia, Sr. Júlio César Algere; Conselheiro da Embaixada da África do Sul, Sr. Schalk Willem Malon; Terceiro Secretário da Embaixada de Belarus, Sr. Anton Gorbach; todas as autoridades; Sr. Senador, Senador suplente, Ogari Pacheco, nosso companheiro de composição de chapa.
Ao longo dessa cerimônia, registraremos também a presença de Líderes que estarão presentes.
Registro a presença do nosso querido Deputado Federal, pelo Estado do Paraná, ex-Ministro de Estado da Saúde do Governo Federal, Ricardo Barros. Registro a presença também da nossa pioneira ainda da criação do Estado de Tocantins, cantora e radialista, Márcia Pereira; membros da imprensa, aqui representados também pela Maju, da Gazeta do Cerrado; neste momento o meu querido Senador Rogério Carvalho, Senador do Partido dos Trabalhadores do Estado de Sergipe;
Convido todos para, em posição de respeito, acompanharmos a execução do Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Queremos registrar a presença do nosso Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Tocantins, José Omar de Almeida. Solicito à Secretaria da Mesa que providencie assento. É uma honra recebê-lo aqui nesta sessão, V.Exa. que, como um dos primeiros palmenses, da primeira poeira, acreditou no sonho de criação da nossa capital, assim como do nosso Estado.
Passamos, neste momento, à exibição de vídeos alusivos ao aniversário de Palmas, vídeos singelos, com algumas características tecnológicas da época. Fazemos essa observação porque são imagens emocionantes para todos nós, mas que obedecem ao padrão daquele momento em que todos vivemos o sonho da criação da capital.
Então, para todo o Brasil agora, para a TV Senado, as transmissões via internet - e tenho certeza de que o Presidente Toinho também repassará essas imagens na TV Assembleia, que é coligada à TV Congresso, Câmara e Senado -, então, neste momento, nós passamos à exibição de vídeos alusivos ao aniversário de 30 anos da nossa capital.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
R
(Interrupção do som.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - ... palmenses aqui de verdade, cada um na sua fala.
Eu quero, neste momento, para abrir a sessão com a dinâmica que nós entendemos que seja a mais correta para a nossa sessão, passar aos pronunciamentos, pedindo, evidentemente, pelo número de inscritos, que nós evitemos as nominatas muito longas, por conta, objetivamente, de todos já terem sido citados, e aqueles que ainda não foram citados o serão durante os pronunciamentos dos demais.
Por ordem cronológica, nós vamos iniciar as nossas falas com a saudação aos ex-Prefeitos, por ordem de mandato. E os ex-Prefeitos que farão uso da palavra, pelo prazo de cinco minutos, o farão em nome de todos os ex-Prefeitos da cidade de Palmas: Prefeito Fenelon Barbosa, Prefeito da cidade de Palmas na sua implementação, o nosso primeiro Prefeito; Prefeito Eduardo Siqueira Campos, o primeiro Prefeito eleito da cidade de Palmas; Prefeito Odir Rocha, ex-Prefeito de Colinas e ex-Prefeito de Palmas; Prefeita Nilmar Ruiz, que usará da palavra agora; assim como os demais Prefeitos, como o ex-Prefeito Raul Filho, o ex-Prefeito Amastha e a Prefeita Cinthia.
R
Portanto, com a palavra agora a ex-Prefeita Nilmar Gavino Ruiz, ex-Deputada Federal, ex-Secretária de Educação, nossa querida amiga. (Palmas.)
A SRA. NILMAR GAVINO RUIZ (Para discursar.) - Bom dia a todos aqui presentes. Fui pega de surpresa, não sabia que eu faria uso da palavra, e também que seria a primeira a fazer uso da palavra.
Mas quero cumprimentar a todos na pessoa do nosso Presidente da Mesa, nosso Senador Eduardo Gomes, amigo de muito tempo, companheiro de muitas lutas. Quando eu fui Prefeita de Palmas, Eduardo era o nosso Vereador, Presidente da Câmara, esteve no meu lugar como Prefeito de Palmas, comandando aquela cidade que tinha acabado - vamos dizer assim - de nascer.
Nós tivemos vários períodos. O primeiro de criação. O sonho de se ter, no Estado mais novo do País, a última capital criada do Brasil. Uma responsabilidade grande de se rasgar uma cidade, no centro do nosso País, que fosse irreversível.
Havia, naquele momento, um forte desejo de que a capital fosse em cidades mais antigas do antigo norte de Goiás. Mas havia o sonho, a determinação de Siqueira Campos, que foi o criador do nosso Estado, em fazer uma capital como Brasília, uma capital planejada, uma capital que pudesse receber todos que, como eu, tinham o sonho, o desejo de ali ter uma condição diferente de vida, de ali ter seus sonhos, porque cada um que foi para Palmas... E a gente costuma dizer que o Brasil inteiro está lá em Palmas, porque nós temos famílias, nós temos pessoas de todos os Estados brasileiros que, como eu, tinham o sonho de poder ali colaborar. E Palmas é isso.
Palmas é a soma de sonhos e desejos. Palmas é uma soma de trabalho de pessoas que foram para lá cada uma com a sua missão, cada uma com a sua profissão, cada uma com o seu desejo de fazer. E ali construímos uma cidade diferente. Eu digo que a grande diferença de Palmas é justamente o amor, é o amor pela cidade, é o desejo de ali se construir uma civilização diferente.
Eu tive o privilégio... Eu sou professora, nasci no Rio de Janeiro, mas morei 20 anos aqui em Brasília. Aqui eu me formei professora. Eu era concursada da Secretaria de Educação e coordenava o Projeto Meninos e Meninas de Rua, do Distrito Federal, quando fui convidada pelo, então, primeiro Prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos, para ali poder - vamos dizer assim - fazer com que o meu sonho de professora em ver a educação, que é a base de formação de uma sociedade, ser edificada naquela cidade que estava iniciando.
E eu digo que, para uma professora, quando se coloca uma missão em que você pode fazer com que os seus sonhos se transformem em realidade, é uma proposta irrecusável.
R
E foi assim que eu fui para lá. Fui para Palmas, primeiro, para organizar a educação de uma cidade recém-criada. Eu fui para lá com o objetivo, com o sonho de fazer com que, naquela cidade, com pessoas de diversos locais, elas pudessem ali...
(Soa a campainha.)
A SRA. NILMAR GAVINO RUIZ - ... ter seus filhos, ter a sua família consolidada.
Mas eu, sinceramente, nunca sonhei ser Prefeita de Palmas. Eu fui trabalhar pela educação. Depois de ser Secretária de Educação de Palmas, eu fui Secretária de Educação do Estado. E, em 1998, então - eu brinco, digo que na minha família não temos nem síndico de bloco, quanto mais político, a política estava muito longe de mim -, foi quando eu fui candidata a Deputada Federal, fui a mais votada na capital; e, em 2000, eu entrei, então, para uma eleição para Prefeita de Palmas, fui eleita, tive o privilégio de ser Prefeita de 2001 a 2004.
Eu estive na comemoração de 30 anos ao lado da nossa Prefeita Cinthia Ribeiro e falei para ela assim: "Olha, Palmas é tão diferente, tão diferente, que no aniversário de 15 anos tinha uma mulher, a primeira mulher Prefeita da nossa capital; e agora, com 30 anos, nós temos novamente uma outra mulher, comemorando - eu digo - a entrada para a idade adulta da nossa cidade". Com 15 anos, eu era Prefeita de uma Palmas adolescente; agora nós temos aí uma cidade entrando na fase adulta, uma cidade linda, e uma cidade pela qual, eu tenho certeza, assim como eu, todos que estão aqui, cada um de um Poder, cada um de um setor diferente, tem o mesmo amor e a mesma vontade de ver Palmas cada vez melhor, de ver Palmas oferecer cada vez mais qualidade de vida e de ver Palmas trazer felicidade para todos nós, que estamos lá, construindo essa bela e linda cidade.
Muito obrigada, Presidente, pela oportunidade de falar...
(Soa a campainha.)
A SRA. NILMAR GAVINO RUIZ - ... e quero agradecer a todos.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Neste momento, passamos a palavra ao Prefeito por dois mandatos, eleito para dois mandatos, Prefeito Carlos Amastha, ex-Prefeito de Palmas e pioneiro da capital também. (Palmas.)
Registramos - antes da fala do nosso ex-Prefeito Amastha - a presença do Deputado Federal Osires Damaso, e a presença, para a nossa honra também, do nosso Magnífico Reitor da Universidade Federal do Estado de Tocantins, Eduardo Bovolato.
Com a palavra o Prefeito Amastha.
O SR. CARLOS ENRIQUE FRANCO AMASTHA (Para discursar.) - Bom dia!
Cumprimento todas as autoridades presentes na pessoa do meu amigo e grande entusiasta da política tocantinense e brasileira, Senador Eduardo Gomes; e a todos os demais presentes, em nome da nossa Prefeita Cinthia Ribeiro.
Hoje, com imensa alegria, celebramos aqui os 30 anos de um sonho que é comum a todos nós, um sonho de proporções gigantescas. E é por isso que esse sonho é sonhado e vivido por gente com vontade e talento também gigantes, gente que ergueu e hoje cultiva uma cidade que caminha com alegria e coragem na direção do futuro.
R
Em 1989, a história foi feita, no coração do Brasil, ao ser lançada a pedra fundamental da capital do Tocantins, da mais nova capital brasileira. Foi quando o então Governador Siqueira Campos - a quem aqui homenageio - ligou o trator que rasgaria a terra onde hoje se descortina a Avenida Teotônio Segurado.
Trinta anos depois, cada um de nós, cada palmense de coração, em seu dia a dia, na escola, nas repartições públicas, no comércio, nas praças, do mais próspero ao mais humilde, também transforma sonho em realidade.
Na última cidade planejada do século XX, na terra de oportunidades e de vida nova, pioneiros também enfrentaram enormes desafios, mas, com coragem e fé, criaram a base do que somos hoje. Fazem parte da história, cada um com seu legado, os Prefeitos de Palmas: Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho, Cinthia Ribeiro e, obviamente, eu.
Construímos, todos, uma cidade vibrante, alegre, hospitaleira. Recebemos muito de tantos lugares, e hoje, de uma forma muito carinhosa, posso dizer que representamos a essência do que é ser brasileiro. Como Prefeito, posso dar o meu testemunho de que vivi os melhores anos da minha vida.
Assumi a Prefeitura de Palmas em 2013, e a nossa querida capital avançou como nunca. Se não havia mais o dinheiro federal em abundância, fomos buscar outras formas de financiar os nossos projetos. Equilibramos as finanças, cortamos despesas, cargos comissionados, regalias, mudamos as práticas e buscamos eficiência. Tornamos Palmas uma cidade sustentável de verdade.
Palmas foi a primeira capital a universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, com a construção de quatro novas estações e a ampliação da rede de água tratada. A primeira capital a atingir 80% dos alunos em regime de tempo integral, a capital com maior e melhor Ideb na 9ª série, a capital que virou um fenômeno nas redes sociais. Chegou aos quatro cantos do mundo num depoimento emocionado no dia de minha renúncia, por meio de um vídeo apaixonante, sobre a nossa escola trilíngue Almirante Tamandaré.
Que emoção falar de educação! E educação não é prioridade, mas, sim, o principal.
Palmas foi também a capital que fez uma nova saúde com identidade própria, a primeira capital a ter 100% de cobertura na atenção básica e uma saúde de referência, com a implantação de 19 novas unidades de saúde em cinco anos. A capital do maior programa de residência municipal médica do Brasil. Criamos o primeiro centro de fisioterapia do Tocantins, completo.
Desculpe-me um aparte, mas cabe aqui agradecer ao nosso ex-Ministro Ricardo Barros, que está presente, e que foi grande parceiro para que a gente conseguisse todos esses logros.
Implantamos também o Ambulatório de Atenção à Saúde, que funciona como um hospital de pequeno porte, realizando pequenas cirurgias. Melhoramos significativamente a saúde municipal num momento em que aumentava a demanda por causa da falência do plano de saúde dos servidores estaduais e do colapso no Hospital Geral de Palmas.
Temos mais conquistas. Palmas é a capital onde mais se pratica esportes e com menor índice de gordura, segundo o Ministério da Saúde. É a capital que conseguiu a maior redução no número de mortes no trânsito: mais de 60%. Com menos acidentes, diminuímos a lotação dos hospitais. É a capital do melhor serviço de atendimento ao cidadão, com o programa Resolve Palmas, que chegou a três unidades, atendendo a cidade inteira com máxima eficiência. E mais: é única capital com nota "triple A" no ranque de crédito e confiabilidade.
R
Assim, deixamos para a Prefeita Cinthia mais de R$300 milhões aprovados para todas as obras de infraestrutura da cidade e que agora devem ser iniciadas.
Os dados que mencionei não são somente informações e discurso; são conquistas que estão marcadas em cada cidadão palmense que teve sua vida modificada para melhor.
Sinceramente, não posso deixar de registrar aqui os sentimentos que guiaram a gestão e que nos serviram de motivação para superar os obstáculos que nos eram colocados dia a dia. Vencemos muitas batalhas. Foi a gestão mais vigiada, fiscalizada, investigada, analisada, criticada, debatida, mensurada, avaliada e, finalmente, aprovada da história do Tocantins.
(Soa a campainha.)
O SR. CARLOS ENRIQUE FRANCO AMASTHA - Fui Prefeito na era em que os órgãos de controle ganharam mais personalidade e estrutura para fiscalizar, quando a imprensa se tornou mais crítica e independente e quando a oposição teve mais liberdade para fiscalizar e exercer o seu papel. Fui Prefeito quando as redes sociais deram voz ao cidadão, a ponto de cobrar do Prefeito, até de madrugada, por uma lâmpada queimada ou para criticar e elogiar um programa e até mesmo fornecer sugestões, configurando, na prática, a tão sonhada democracia direta. Mas eu soube fazer de tudo isso os meus melhores aliados. Tive, ao meu lado, em todas as horas, a população, acompanhando de perto cada passo, não me permitindo errar. A um estrangeiro não é permitido errar. Eu sabia que a cobrança seria maior, que o perdão às falhas permitidas aos políticos tradicionais a mim não seria concedido.
(Soa a campainha.)
O SR. CARLOS ENRIQUE FRANCO AMASTHA - Mas nunca estranhei a cobrança e a pressão. Enfrentei as ofensas e absorvi as críticas. Não levei desaforo para casa, mas soube aproveitar os bons conselhos. Tudo isso me fez uma pessoa melhor. Não apenas um político mais experiente, mas um ser humano que sabe da sua capacidade de melhorar a vida das pessoas. Isso faz valer a pena. Disso se trata.
Neste momento de celebração dos 30 anos da nossa cidade, faço um pedido: desejo e espero que a atual e as futuras administrações deem continuidade aos avanços conquistados e continuem alavancando o crescimento e desenvolvimento de Palmas.
O futuro nos reserva um desafio imperioso. Que possamos caminhar juntos e abrir as portas de Palmas, abrir olhos, corações e mentes para o mundo. Nós já iniciamos esta jornada.
Sonhemos grande, sonhemos alto!
(Soa a campainha.)
O SR. CARLOS ENRIQUE FRANCO AMASTHA - Que sonhemos continuar a fazer de Palmas a melhor cidade do mundo para se viver!
Parabéns, Palmas!
Muito obrigado! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Queremos cumprimentar aqui, com satisfação, a presença, em nossa galeria, da Faculdade Faesa, de Vitória, através de seus alunos.
Sejam muito bem-vindos!
Esta exposição é uma homenagem à capital mais jovem do País, Palmas, capital de Tocantins, que, completou, no último dia 20, 30 anos de fundação, com a presença de muitos capixabas, muitos amigos do Espírito Santo que ajudaram a construir a nossa cidade.
R
Quero também registrar a presença do Senador Eduardo Girão, do Senador Alessandro, do Estado de Sergipe, nossos colegas aqui do Tocantins e Palmas também, com a presença muito forte do Ceará - principalmente, Palmas, Senador, porque foi criada por um cearense, Siqueira Campos.
O Senador Eduardo Girão, do Ceará, quer fazer uma saudação.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PODE - CE. Para discursar.) - Eu queria aqui, rapidamente, saudar a todos por esse marco da cidade de Palmas, que eu tive a oportunidade de conhecer, Senador Irajá, Senador Eduardo, em 2011. Até encontrei aqui a Cidiane, que me recebeu lá. Nós fomos lançar um filme na cidade. Eu sou entusiasta pelo cinema, produzo filmes e produzi um filme sobre Chico Xavier: As Mães de Chico Xavier. E nós lançamos, com muita honra - eu fui, pessoalmente, lançar -, esse filme. Fui muito bem recebido. Achei uma cidade muito bonita, muito planejada, um povo acolhedor.
E quero render meus parabéns aqui. Quando a gente fala em Palmas aqui no Plenário, os olhos do nosso Senador Eduardo brilham, do Senador Irajá, da Senadora Kátia Abreu também. E eu quero também dar os parabéns. Eu ainda não tive oportunidade de conhecer, pessoalmente, o ex-Prefeito Carlos, que veio da Colômbia. O trabalho que ele desenvolveu da gestão repercute no Brasil inteiro. Então, meus parabéns a um estrangeiro que veio para o Brasil e ajudou a construir esta Nação. Depois, eu vou cumprimentá-lo, porque não o conheço ainda. Um grande abraço.
Deus abençoe a todos! Parabéns a Palmas! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Muito obrigado, Senador Eduardo Girão, uma das grandes revelações do Congresso Nacional. A sua luta diária pela defesa de uma vida melhor à juventude, à família está sendo reconhecida pelo Brasil inteiro, em especial pelos tocantinenses.
Neste momento, passo a palavra, com muita honra, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins, Toinho Andrade.
E a minha homenagem a todos os Deputados, inclusive os Deputados constituintes, porque, em nenhuma capital brasileira, a Assembleia Legislativa teve um papel tão determinante. Afinal de contas, as mudanças de sede da cidade de Taquaruçu ao Distrito de Canela e todas as informações tiveram na Câmara Municipal pioneira de Taquaruçu do Porto, Deputado Leo Barbosa, na Assembleia Legislativa, que implementava a capital, uma força impressionante para que a capital fosse possível, que esse sonho se tornasse realidade a partir das providências de criação do Município do Governador Siqueira Campos. Então, a Assembleia Legislativa do Estado Tocantins, de que eu tive a honra de ser servidor, de comparecer lá com o meu pai, o saudoso Zé Gomes, foi fundamental, Presidente, para a consolidação e para a realidade de Palmas hoje, 30 anos depois.
Passo, com muita honra, a palavra a V. Exa.
Também quero cumprimentar o Senador Izalci Lucas, que também é um entusiasta e um amigo do Tocantins e da cidade de Palmas, nosso Senador pelo Distrito Federal.
Com a palavra V. Exa.
R
O SR. TOINHO ANDRADE (Para discursar.) - Primeiro, quero cumprimentar o grande amigo que preside esta importante sessão, que ficará marcada na história do Senado, Senador Eduardo Gomes. Meus cumprimentos. Cumprimento o nosso Senador Irajá Abreu. Em seus nomes, quero saudar e cumprimentar todos os Senadores e Senadoras.
Quero saudar, de forma especial, a nossa Prefeita da capital, Cinthia Ribeiro, e a ex-Prefeita Nilmar Ruiz. Quero cumprimentar o ex-Prefeito Carlos Amastha.
Quero cumprimentar o Dr. José Omar, o nosso Procurador-Geral do Ministério Público.
Quero cumprimentar todos os Prefeitos presentes na pessoa do Adriano, Prefeito da cidade de Colinas.
Colegas, Deputados, Deputadas, Vereadores aqui presentes, é um dia importante, Senador Eduardo, porque sabemos da importância que tem a nossa capital.
Esta semana, fizemos também a nossa sessão em homenagem aos 30 anos de Palmas, quando homenageamos todos os Deputados constituintes que participaram daquele momento importante, daquele momento em que realmente vimos a importância da criação da nossa capital, Palmas.
Quero, neste momento singular em que nos postamos diante do espelho da história para celebrarmos juntos os 30 anos de Palmas, a capital do povo tocantinenses, rememorar o épico discurso do então Deputado constituinte Siqueira Campos, que, da tribuna da Câmara Federal, na busca de apoio para a criação do Estado do Tocantins, apresentou aos seus pares a beleza do então norte goiano, a cultura, os costumes, as tradições e a luta de seu povo. Assim, ele disse:
Venho com as retinas impregnadas e a alma enriquecida das imagens do universo físico e espiritual da minha gente, de suas terras, dos seus rios, de duas belas e incomparáveis paisagens.
Venho do Bico do Papagaio, que o abandono e as injustiças tornaram violento.
Venho das margens do Tocantins, onde as lavadeiras batem as roupas dos ricos, vendo as águas levarem as energias da mocidade, desgastadas no repetido malhar nos batedouros...
Venho das margens do Araguaia, onde os pescadores, nas formulações dos seus sonhos, no renascer de suas esperanças, tostam a pele ao sol e olvidam as injustiças.
Venho das tristezas e do sofrimento da prisão injusta, mas venho carregado, portador privilegiado, das esperanças, das alegrias e da determinação de um povo que nasceu para ser livre, altivo, próspero e generoso.
Aqui cheguei com a determinação de cumprir não os compromissos de campanha, que não os fiz, mas os compromissos nascidos sob a chama conscientizadora da prisão injusta, imposta pelas forças de opressão, de trazer para o debate no Poder Legislativo a proposta libertadora da criação do Estado do Tocantins...
Sras. e Srs. Senadores, colegas Deputados e Deputadas, é dessa terra promissora que também estamos vindo, para, aqui, neste instante histórico, no Plenário do Senado Federal, reafirmarmos a nossa condição de guerreiros. Juntos com Siqueira Campos, também criamos Palmas, que, nesta sessão solene, é homenageada por seus 30 anos de existência.
R
A mais jovem capital do Brasil foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Estado do Tocantins pela Constituição de 1988, uma cidade planejada, com os seus traços idealizados pela mente soberana e sonhadora de Siqueira Campos e constituída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros Estados da Federação. Entretanto, somente a partir do dia 1º de janeiro de 1990 é que Palmas passou a ser a capital definitiva do recém-criado Estado do Tocantins, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava locado temporariamente no Município vizinho de Miracema do Tocantins.
Implantada pela visão futurista de Siqueira Campos, sob o olhar admirado e o resultado do trabalho árduo e esperançoso de milhares de brasileiros, Palmas ganhou largas avenidas, praças, parques, áreas habitacionais e administrativas e urbanidade moderna, se constituindo na capital com maior crescimento demográfico durante a primeira década do século XXI e, até hoje, com o brilho do sol acolhedor, continua recebendo brasileiros de todos os quadrantes do Brasil, que, naquelas terras de Teotônio Segurado, disseminam culturas, costumes e tradições de suas origens, construindo assim uma sociedade pluralista, com características distantes, o que contribui para a consolidação da diversidade cultural de sua gente.
Esta caminhada até aqui, em que Palmas comemora seus 30 anos de emancipação política, foi obstaculosa, em que o enfrentamento cotidiano, com as incertezas e dificuldades próprias do idealismo, foi desafiadora, mas o povo que se libertou dos grilhões do sul de Goiás, comandado por Siqueira Campos e um sem número de lideranças políticas, sindicais, empresariais, ruralistas, servidores públicos, profissionais liberais, o povo sonhador, ergueu-se no coração do Brasil uma cidade que hoje é exemplo de modernidade, de desenvolvimento e de qualidade de vida e que, acima de tudo, se expressa no coração de quem a conhece como um exemplo de persistência, determinação e idealismo.
Este sentimento e ação de pioneirismo somente foram possíveis graças à contribuição política e as ações parlamentares de cada Deputado Estadual constituinte, além da interação dos integrantes das legislaturas subsequentes, que somaram forças aos governantes estaduais e aos expressivos Prefeitos Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho e Carlos Amastha e à atual Prefeita Cinthia Ribeiro, que, através de suas gestões transformadoras e prepositivas, moldaram, tijolo a tijolo, metro a metro, palmo a palmo, essa bela e aconchegante cidade, que a cada dia brilha, reluzente e pulsante, para todo o Brasil.
Não é possível escrever a história de Palmas...
(Soa a campainha.)
R
O SR. TOINHO ANDRADE - ... sem nela inserir a importância dos nossos Congressistas, que, desde a sua fundação, vêm diuturnamente contribuindo para instalar na capital do povo tocantinense mais desenvolvimento e, consequentemente, mais qualidade de vida.
Neste contexto, enalteço aqui, nesta oportunidade, a atuação expressiva em favor da nossa gente dos nossos Deputados Federais Carlos Gaguim, Vicentinho Júnior, Tiago Dimas, Dulce Miranda, Dorinha Seabra, Célio Moura, Eli Borges, Osires Damaso, além dos nossos Senadores: Irajá Abreu, nossa querida Kátia Abreu e, em especial, nosso companheiro de caminhada Eduardo Gomes, que nos honra com esta iniciativa de celebrar os 30 anos de Palmas aqui no Plenário do Senado Federal.
Seria de nossa parte uma grande...
(Soa a campainha.)
O SR. TOINHO ANDRADE - ... injustiça se, nesta oportunidade em que enaltecemos homens e mulheres que com as suas atuações construíram condições para que Palmas fosse possível, não destacássemos as expressivas atuações dos nossos ex-Deputados e ex-Senadores que, enquanto (Palmas.)
compuseram as forças políticas do Congresso Nacional, lutaram para que o Tocantins trilhasse os caminhos do desenvolvimento e para que a capital do povo tocantinense abrisse suas janelas para um futuro de glória e de progresso.
Finalizando o meu pronunciamento, novamente recorro ao histórico discurso de Siqueira Campos e dele faço uma releitura para simbolizar este momento singular para o povo tocantinense. E revelo:
Venho das terras férteis...
(Soa a campainha.)
O SR. TOINHO ANDRADE - ... e úmidas de matas densas e elevadas, próprias da Amazônia, do selvagem e rico mundo amazônico, envolvendo o Rio Araguaia e o Tocantins, este que nos permitiu o Lago Luís Eduardo Magalhães, que banha nossa instigante e humanizada capital Palmas....
Venho, pois, de Palmas e tenho o coração carregado de orgulho por aqui estar como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, carregando na alma as esperanças, as alegrias e convicções da determinação de um povo que nasceu para ser livre, altivo, próspero e generoso.
Aqui cheguei, ladeado pelos meus pares, ombreados por expressivas lideranças tocantinenses, para, juntamente com todos os presentes, nesta histórica sessão solene...
(Soa a campainha.)
O SR. TOINHO ANDRADE - ... celebrar um conjunto de conquistas que emolduram com gratidão e sentimento de dever cumprido, estes 30 anos de história da capital de todo o povo tocantinense e daqueles que ainda vão chegar.
Viva o Tocantins!
Viva Palmas!
Viva Siqueira Campos! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Quero registrar, após a fala do nosso Presidente da Assembleia Legislativa do Estado Tocantins, a presença do grande Senador Jorge Kajuru, de grande audiência na cidade de Palmas e no Tocantins, amigo do nosso Estado (Palmas.)
que está aqui hoje; e do Senador Jayme Campos também, que ajudou muito na consolidação do Estado, pela parceria com os tocantinenses e os mato-grossenses que foram para lá construir também o seu futuro. Muito obrigado, Senador amigo.
R
Quero também registrar aqui a presença do Secretário de Governo da cidade de Palmas, ex-Presidente da Câmara Municipal de Palmas por dois mandatos, o nosso querido Carlos Braga, que foi Deputado Estadual também, na consolidação de Palmas; do Cel. Félix, que aqui recebe os nossos cumprimentos à toda Polícia Militar do Estado de Tocantins, Polícia pioneira; e do Deputado Olyntho Neto, que chegou agora há pouco - tinha um compromisso, mas está aqui na sessão, foi citado e está sendo citado novamente, nosso amigo.
Quero passar, neste momento, antes das falas dos Deputados Federais e Senadores, a um momento importante que é...
Agora, já há a chegada da Deputada Federal Dorinha, nossa amiga; do Prefeito Manoel Silvino, de Tocantínia, ex-Presidente da ATM; dos nossos Vereadores todos da cidade de Tocantins, grandes companheiros, que também ajudaram na consolidação de Palmas; e do Deputado Federal Tiago Dimas, que chega também para a nossa sessão.
E, neste momento, antes do cumprimento dos Deputados Federais e Senadores, passamos, então, para o pronunciamento da nossa Prefeita Cinthia, que tem sob sua responsabilidade os destinos da nossa capital, querida Palmas, nos seus 30 anos de fundação. Com a palavra a Prefeita Cinthia...
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MT) - Sr. Presidente...
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - O Senador Jayme Campos, para um cumprimento aos tocantinenses e aos palmenses, para a nossa honra.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MT. Para discursar.) - Sr. Presidente, permita-me um minuto apenas, com a devida vênia da Prefeita de Palmas, para também me associar a este momento de alegria, de festa nas comemorações dos 30 anos da emancipação política da cidade de Palmas e, sobretudo, para cumprimentar essa valorosa população desse Estado, Estado este que faz divisa com o nosso querido Mato Grosso, onde tive a oportunidade de ser Governador, e já é o meu segundo mandato como Senador da República. Eu não poderia deixar de, nesta oportunidade, também dizer que a alegria não é só do povo tocantinense, do povo de Palmas, mas também certamente do povo mato-grossense.
E aqui eu não posso deixar de reconhecer o trabalho dos políticos desse Estado, sobretudo do querido e velho amigo Siqueira Campos, que conheci lá na década de 1980. Inclusive, naquela oportunidade, ele era empresário no Município em que fui Prefeito por três mandatos, a cidade de Várzea Grande. Ele era colega aqui na Constituinte do meu irmão Júlio Campos, que foi Governador, Senador, três vezes Deputado Federal, Prefeito e que era muito amigo de Siqueira. Um belo dia, o Siqueira Campos me ligou - o Júlio me ligava - pedindo uma intervenção para resolver um problema que o Siqueira Campos tinha naquela cidade lá. Era problema em tese, pois, pelo contrário, era um grande cidadão e contribuiu também para Várzea Grande, numa parceria - ele tinha uma pequena indústria na nossa cidade.
E aqui eu posso deixar ao povo tocantinense a minha mensagem: feliz o Estado que tem uma representação do quilate, da estirpe do ilustre Senador Eduardo Gomes, que preside esta sessão. (Palmas.)
Eu tenho visto a sua luta aqui.
Há esse jovem, revelação da política nacional, que foi Deputado e que é o Senador atual Irajá. E, sem sombra de dúvida, eu posso afirmar aqui em alto e bom som que tem sido uma grata revelação pela sua forma de retidão de caráter, da sua luta incessante para nós construirmos um Brasil melhor, sobretudo um Brasil com mais oportunidade social.
E aqui nunca esquecemos uma das mulheres mais valorosas do Brasil que é a minha querida e estimada amiga Senadora Kátia Abreu, que tem lutado incessantemente para fazermos bons projetos, sempre defendendo os interesses da maioria do povo brasileiro. (Palmas.)
E aqui eu não posso me esquecer de um velho amigo meu que tive lá também e que foi Senador comigo também aqui: o querido amigo João Ribeiro, que deixou muita saudade aqui. (Palmas.)
R
Eu era vizinho de gabinete dele no meu primeiro mandato. Deus o quis levar, com pouco tempo de mandato, mas fazia um belo trabalho aqui.
Eu quero aqui render as minhas homenagens a todos vocês. Sra. Prefeita, em seu nome eu saúdo os demais moradores e munícipes da cidade de Palmas. E, particularmente, registro também essa mesma felicidade que vocês comemoram nesta data, junto com o Eduardo Gomes, velho e querido amigo, o Irajá, a Kátia e tantos nomes valorosos.
E faço um apelo aqui ao Eduardo, que preside esta sessão aqui, ao Irajá, aos Srs. Parlamentares, aos Deputados Federais aqui, para lutarmos para implantar a ligação da TO-500 que liga a cidade de Santana do Araguaia, passando pela Ilha do Bananal, indo até o Estado de Tocantins. É uma bandeira minha aqui. Aquela região do Mato Grosso, que é a região do Médio e do Baixo Araguaia, é de fundamental importância. Em que pese hoje ser uma das regiões mais prósperas do Mato Grosso, era tratada e chamada como Vale dos Esquecidos. Hoje ela é uma das regiões mais produtivas e tem hoje, com certeza, uma perspectiva...
(Soa a campainha.)
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MT) - ... de desenvolvimento econômico e social pelo fato de ser composta de milhares de brasileiros que ali chegaram, goianos, paulistas, gaúchos, e implantaram uma nova civilização naquela região do meu Estado.
Sra. Prefeita, que representa muito bem as autoridades, empresários, Deputados Estaduais e Federais, tenha aqui a admiração do Senador Jayme Campos. Juntos, nós construiremos, com certeza, uma região próspera e desenvolvida para o nosso País.
Parabéns!
Que Deus nos abençoe.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Muito obrigado. Muito nos honra a intervenção do nosso querido Senador Jayme Campos, tão competente e respeitado nesta Casa.
Faço o registro, neste momento, da presença do Prefeito da cidade de Araguaína, Ronaldo Dimas, ex-Deputado Federal, pioneiro do Tocantins, que, na implementação da cidade de Palmas, foi fundamental, como Presidente do Sistema Fieto naquela ocasião, ajudando a nossa cidade, e como Secretário Estadual das Cidades, fundamental para as obras de infraestrutura da nossa capital. Sua presença aqui nos honra muito.
O Deputado Federal Eli Borges, ex-Vereador, pioneiro da cidade de Palmas, também nosso colega lá como Vereador, está aqui presente.
A todos os nossos amigos que agora compõem esta sessão, já robusta, para um momento importante, que é o pronunciamento da nossa Prefeita. Com a palavra a Prefeita Cinthia Ribeiro. (Palmas.)
A SRA. CINTHIA ALVES CAETANO RIBEIRO (Para discursar.) - Muito obrigada, Presidente.
É com muita honra e com muita alegria que saúdo a todos vocês com um excelente dia. Aliás, como, na nossa capital, ficou conhecido durante muito tempo, saudar sempre com muy buenos días se tornou algo não só para nossa capital, mas para todo o Brasil uma missão muito importante e algo que veio, sem sombra de dúvida, para marcar um novo tempo na política do Brasil e no centro do coração do nosso País. Muito bom dia a todos.
Cumprimento a Mesa Diretora na pessoa do nosso Exmo. Sr. Presidente, Senador e amigo Eduardo Gomes. Para nós, é motivo de muita honra e muita alegria vê-lo nesta posição de hoje, principalmente por todo o histórico de vida que o trouxe para a vida pública. Pela amizade, o Senador Jayme Campos não deixa de nos emocionar, quando fala na pessoa do sempre querido e saudoso Senador João Ribeiro, sabendo a trajetória de vida. Deus uniu propósitos, Deus uniu vidas, Deus uniu mais do que isso, uma grande amizade que se perpetua ao longo desse tempo. Com certeza, o Senador João Ribeiro hoje nos acompanha, acompanha todo o Tocantins, acompanha Palmas, acompanha esta sessão com muito orgulho, principalmente por vê-lo nessa cadeira de Presidente, conduzindo esta sessão, com muito orgulho também por estar aqui hoje representando a nossa capital, Palmas.
R
Cumprimento todos os demais Senadores na pessoa do Senador Irajá; cumprimento também todos os nossos Deputados Federais, em nome da nossa querida Deputada Dorinha Seabra; cumprimento todos os nossos ex-Prefeitos, em nome da amiga e Deputada Nilmar Ruiz, essa pessoa muito querida, que tem todo um legado, toda uma trajetória por todo o Estado de Tocantins e também pela nossa capital, Palmas; assim como também estendo os meus cumprimentos ao ex-Prefeito, que tive a honra de suceder, o Prefeito Carlos Amastha; cumprimento todos os nosso Deputados Estaduais em nome do Presidente Antônio Andrade; cumprimento o nosso Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Omar, grande amigo; cumprimento todos os pioneiros de Palmas em nome do grande amigo Henrique Fragata; cumprimento todos os servidores desta Casa em nome de duas pessoas muito especiais e que hoje me auxiliam na administração em Palmas, Guilherme e César Guimarães; cumprimento também todo o público que nos acompanha pela TV Senado, todos os internautas, especialmente os de Palmas.
Ocupar este espaço, hoje, tem um significado muito maior que a representação política de mandatária da capital mais jovem e a que mais cresce no Brasil. Dirijo-me a todos como Prefeita de Palmas, mas olho para este Plenário e enxergo aqui a minha história de vida. Esta Casa me propiciou a primeira oportunidade de trabalho depois que consegui a minha formação na cidade de Anápolis, Goiás. Aqui, nesta Casa, aprendi a compreender o alcance da política na vida das pessoas, dos debates de alto nível que tanto influenciam quem aqui orbita. E eu tive o privilégio de trabalhar com um mestre da política, o saudoso Senador Epitácio Cafeteira, cujos ensinamentos carrego para toda a vida, mas o Senador Epitácio Cafeteira tem uma participação ainda maior na minha vida e na minha história. Foi pela amizade com ele que conheci o meu marido, o saudoso Senador João Ribeiro, outro... (Palmas.)
Perdão - a emoção toma conta da gente, não tem jeito, não é?
Ele foi outro mestre da política, um entusiasta do Tocantins, um apaixonado pelo Brasil, um Conselheiro da República, pai exemplar, homem público amado e reconhecido por todo o povo do Estado de Tocantins. Portanto, estar aqui hoje não é apenas um compromisso formal ou protocolar; é, talvez, um dos momentos mais emocionantes da minha vida. A Casa, que um dia me acolheu, hoje acolhe toda a cidade que eu tenho a honra de administrar.
O povo de Palmas deve muito a esta Casa pelo seu envolvimento na criação do Tocantins, pelos recursos carreados pelas bancadas tocantinenses que por aqui passaram e, muito recentemente, pela aprovação por esta Casa de um financiamento junto ao Banco de Cooperação Andina de Fomento, na casa de US$60 milhões, que representarão um salto no desenvolvimento de Palmas, que nesta semana completou 30 anos. E aqui fica também o registro e o agradecimento público à Senadora Rose de Freitas, que em muito contribuiu para que esse empréstimo com a CAF fosse aprovado.
Exalto aqui também o Senador Eduardo Gomes, um palmense apaixonado; a Senadora Kátia Abreu, uma incansável batalhadora pelo protagonismo feminino; e o jovem Senador Irajá Abreu, de quem esperamos muito envolvimento nas causas do Tocantins e do Brasil. Todos foram muito bem votados em nossa capital, com bases sólidas e sérios compromissos com a nossa cidade.
R
Na condição de Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, conclamo também toda a nossa bancada e os demais Senadores e Senadoras para que possamos ampliar o debate sobre o novo Pacto Federativo para que permita aos Estados e Municípios voltarem a investir na melhoria da qualidade de vida das suas populações.
Palmas ainda é uma cidade privilegiada, com saúde financeira e capacidade de endividamento que lhe permite buscar empréstimos internacionais. Mas não é esta a realidade da imensa maioria de Municípios, incluindo aí também o Estado do Tocantins, que hoje está impossibilitado de captar empréstimos para investimentos.
Nós somos o novo Brasil que cresce acima da média nacional, mas precisamos de investimentos para poder atrair investidores. Sobreviver apenas com o Fundo de Participação dos Municípios e os parcos impostos municipais tornou-se quase impossível para quem tem a responsabilidade com a saúde básica, a educação, o saneamento, parte da segurança, o transporte público, o lazer, a cultura e também a assistência social.
Essa sobrecarga sobre os Municípios deve e precisa ser aliviada o mais urgente possível, pois pode estar aí a chave para que o Brasil possa voltar a crescer, com cidades cada vez mais dinâmicas e Estados com capacidade de investimentos. Um modelo de recursos centralizados na esfera federal já se mostrou esgotado e incapaz de gerar crescimento.
Por isso, faço esse apelo para que o pacto federativo seja completamente revisto em favor das pessoas, pois é nos Municípios onde tudo acontece. O protagonismo está nas nossas cidades.
Eu digo isso porque as pessoas que nelas vivem precisam única e exclusivamente do apoio tanto do Governo Federal como do Governo do Estado e da gestão pública.
Esse é o pedido maior que Palmas faz a todo o Brasil. Vamos retribuir com muito crescimento, exibindo assim uma invejável qualidade de vida e um celeiro de oportunidades de negócios que se multiplicam a cada ano.
Uma cidade que atinge a população de 300 mil habitantes em apenas 30 anos, em pleno cerrado brasileiro, onde não havia absolutamente nada, na isolada margem do Rio Tocantins, merece um olhar mais atento de todo o Brasil.
E foi nesse olhar acurado que o visionário criador do Estado do Tocantins recaiu sobre uma área localizada entre uma serra e um rio, que mais tarde se transformaria em um lago.
Este homem de uma geração que pensava grande é Siqueira Campos... (Palmas.)
... Deputado Federal por cinco mandatos, quatro vezes Governador do Tocantins, idealizador, criador e construtor de Palmas, hoje primeiro suplente do Senador Eduardo Gomes, também amado e reconhecido por todo o seu povo.
Neste aniversário de 30 anos, Palmas se reconciliou com essa história, resgatando sentimentos puros e verdadeiros do nosso bairrismo, que toma conta da cidade. O palmense se orgulha da sua cidade e da sua história; orgulha-se de ter contribuído com tudo isso. E eu me orgulho mais ainda e me sinto gratificada.
Nós vivemos um momento único. Todos os nossos ex-Prefeitos de Palmas encontram-se ativos e com os seus legados vivos...
(Soa a campainha.)
A SRA. CINTHIA ALVES CAETANO RIBEIRO - ... assim como o nosso criador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, está presente para vivenciar isso, para, juntos, marcarmos um novo tempo, um tempo em que os interesses pessoais e particulares fiquem em segundo plano, porque sabemos que Palmas é o nosso verdadeiro amor maior.
R
Realizamos, ainda esta semana, a maior festa de aniversário da história da capital de todos os tocantinenses. Mais de 100 mil pessoas estiveram juntas nas margens do lago tão sonhado por Siqueira Campos, celebrando os 30 anos, com artistas filhos da terra. A dupla Henrique e Juliano, os maiores astros da música sertaneja no Brasil atualmente, dois garotos nascidos no Tocantins e investidores no nosso Estado, cantaram ao lado dos nossos artistas regionais durante quase quatro horas! Toda essa emoção que me trouxe até aqui para narrar esses momentos num lugar tão marcante para mim, que é o Tocantins, só me permite dizer: Palmas, muito obrigada.
Eu tenho que agradecer também ao Senado por ser um grande parceiro, do qual esperamos sempre uma grandeza no debate de grandes temas nacionais, que também nos interessam. A democracia passa por aqui, e ela é aperfeiçoada. Palmas e o Tocantins são frutos dessa democracia. Nasceram junto com a Constituição cidadã.
Por fim, eu faço um convite a todos os Senadores e Senadoras, a todos os servidores desta casa e também aos que nos assistem pela TV Senado e pela internet: visitem Palmas. Venham conhecer essa extraordinária aventura do homem moderno, de construir uma cidade maravilhosa, rica, ampla e moderna. Não tenham medo do calor, porque Palmas é a capital do calor humano. Venham se sentir cada vez mais abraçados.
Muito obrigada pela oportunidade, que Deus abençoe ricamente a vida de cada um de vocês, um grande beijo...
(Soa a campainha.)
A SRA. CINTHIA ALVES CAETANO RIBEIRO - ... de todo o povo palmense. Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Nossos agradecimentos à Prefeita Cinthia pelo seu pronunciamento.
Passamos agora à homenagem registrada pelos nossos Parlamentares Deputados Federais e, em seguida, pelos Senadores, não antes de citar os nossos amigos e companheiros: Vereadores Valci Xerente, Raimundo Xerente, Afonso Tavares, João Alberto, Cimar Carvalho, Sérgio Caldeira, meu querido amigo Jairo Ribeiro, da cidade de Araguatins, nossos Vereadores, que vamos citando à medida que os pronunciamentos chegam, até porque Palmas é uma cidade que, assim como o Estado do Tocantins, tem uma marca profunda nos Legislativos Municipais. Foi da Câmara Municipal da cidade de Colinas, no Tocantins, que saiu então o Vereador Siqueira Campos para a carreira de Deputado Federal, no único objetivo de criação do Estado, e foi da Câmara Municipal pioneira de Taquaruçu do Porto a providência de mudar a sede do Município, fundamental, sem a qual nós não teríamos a cidade de Palmas.
Liderados por Siqueira Campos, pelo Prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa, os Vereadores pioneiros da nossa capital fizeram com que esse sonho se tornasse realidade antes de toda esperança coletiva que consolidou a nossa cidade. Portanto, com muita honra é que passo a palavra a um palmense também, Deputado Federal, ali pertinho de Palmas, mas com uma vida longa, gerador de empregos, grande pioneiro, o nosso Deputado Federal Osires Damaso, para o seu pronunciamento e a sua saudação neste momento. (Palmas.)
O SR. OSIRES DAMASO (Para discursar.) - Bom dia a todas e a todos.
Quero saudar nosso Senador Eduardo Gomes e parabenizá-lo pela iniciativa de prestar esta homenagem à nossa capital Palmas; saudar, com muita alegria, o nosso Senador Irajá Abreu; deixar aqui também o meu abraço à nossa Senadora Kátia Abreu; cumprimentar, com muita alegria, nossa Prefeita Cinthia Ribeiro; saudar o Dr. José Omar, Procurador-Geral de Justiça, nosso grande amigo; cumprimentar, com muita alegria, o nosso Presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, e parabenizá-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo - só tenho ouvido elogios da sua gestão, companheiro, parabéns!
R
Quero saudar nossa ex-Prefeita Nilmar Ruiz, que tanto contribuiu com nossa capital, Palmas; saudar o Prefeito de Colinas, Adriano Rabelo; cumprimentar o nosso ex-Prefeito Carlos Amastha, com muita alegria; saudar, com muita honra e alegria, nossos Deputados Estaduais, companheiros de Parlamento que hoje nos prestigiam aqui, nesta solenidade; cumprimentar todos os Prefeitos presentes na pessoa do Prefeito Celso Morais, da nossa cidade de Paraíso; cumprimentar todos os Vereadores presentes na pessoa do Vereador Bonfim, da cidade de Guaraí; saudar todos os secretários do Município de Palmas presentes; cumprimentar os Senadores aqui presentes, que prestigiam este momento festivo de Palmas; saudar nossos pares, a Deputada Federal Professora Dorinha, Tiago Dimas, Célio Moura, Eli Borges; e saudar, com muita alegria, o Magnífico Sr. Luis Eduardo Bovolato, Reitor da UFT, do Estado do Tocantins, que nos prestigia, e os demais convidados.
Senador Eduardo Gomes, é com muita alegria que ocupo esta tribuna, porque faço parte da história de Palmas. Cheguei a Paraíso, cidade vizinha, com dois anos de idade. E, naquele momento difícil, já um pequeno comerciante surgiu no nosso Estado do Tocantins porque viu a oportunidade para centenas e milhares de brasileiros. E a capital Palmas foi a cidade próxima com a visão extraordinária do nosso ex-Governador Siqueira Campos de escolher aquela região, que era tão esquecida no Estado de Goiás. A dificuldade era tão grande que, mesmo depois de capital, de Paraíso a Palmas era uma estrada que parecia um trieiro para poder chegar à capital. E meu irmão, o ex-Vereador Damaso, ali foi morar, e ali nós estabelecemos um comércio e começamos a comercializar hortifrutigranjeiros naquelas cantinas das construtoras da nossa querida Palmas.
Comemos muita poeira, com muita dificuldade, mas hoje, Prefeita Cinthia, vemos que valeu a pena. Valeu a pena por todo o trabalho dos tocantinenses e de líderes que vieram de todos os rincões do Brasil ocupar nossa capital Palmas.
Quero parabenizar todos os Prefeitos que ali passaram na gestão, porque eu tenho certeza de que hoje Palmas é um orgulho para todos os tocantinenses porque é a capital mais próspera e mais bonita do Brasil. Não tenho dúvida disso, e tenho a alegria de, quando estou conversando com alguém que ainda não conhece o Tocantins, sentar e falar "se você conhecer Palmas, você vai querer se mudar para o Tocantins", porque Palmas é uma cidade próspera, uma cidade de oportunidades e, acima de tudo, ainda é a capital mais tranquila para poder se viver e se morar.
Então, parabéns a todos os palmenses, na pessoa da nossa Prefeita Cinthia, que quero parabenizar pela gestão, pela determinação, pela vontade de estar fazendo um trabalho em Palmas. O exemplo foi a comemoração dos 30 anos da nossa Palmas, uma festa linda, maravilhosa, onde eu pude presenciar mais de 100 mil pessoas prestigiando aquela grande festa.
(Soa a campainha.)
O SR. OSIRES DAMASO - Parabéns, Prefeita Cinthia!
Parabéns a todos os palmenses!
Parabéns ao nosso Senador Eduardo Gomes por esta homenagem à nossa capital!
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Agradecemos ao Deputado Damaso e, neste momento, passamos a palavra ao Deputado Federal Tiago Dimas.
O SR. TIAGO DIMAS (Para discursar.) - Bom dia a todos.
Quero cumprimentar nosso Senador Eduardo Gomes, com muita honra hoje nosso Presidente aqui; o Senador Irajá...
(Soa a campainha.)
O SR. TIAGO DIMAS - ... também a nossa Prefeita, Cinthia Ribeiro; o nosso Procurador-Geral, José Omar; o nosso Presidente da Assembleia, Toinho Andrade; os Prefeitos e ex-Prefeitos que nos acompanham aqui e abrilhantam esta sessão solene; os Deputados Estaduais; e os Vereadores também.
R
Permitam-me não citar mais, pelo avançar do horário - eu sei que, já, já, haverá sessão, Eduardo, com votação no Senado -, mas eu não poderia deixar de falar da minha satisfação, da minha alegria, como jovem que sou, de ter nascido praticamente junto com Palmas e hoje poder representar todo o Estado do Tocantins e também a nossa capital aqui no Congresso Nacional, capital que é um marco importantíssimo na política nacional e no desenvolvimento nacional do País e que tem um papel fundamental. Foi uma precursora de muito desenvolvimento e mudou a vida de muitas famílias, inclusive da minha própria, porque eu tenho tios, tias, alguns parentes que moram em Palmas e que hoje a têm como um celeiro, como um berço da família em si e no desenvolvimento pessoal.
Então, quero hoje aqui simplesmente parabenizar todos os palmenses pela comemoração de seus 30 anos e, claro, reafirmar aqui o nosso compromisso. Não poderia deixar de fazer isso diante de uma plateia tão seleta, dos nobres colegas Deputados Federais, os quais eu cumprimento. E quero colocar que estamos aqui trabalhando muito, tenho certeza. Tenho acompanhado o nosso Senador Eduardo, toda a bancada, que está empenhada, Cinthia, em poder ajudar no desenvolvimento da capital. A gente tem votado aqui, diariamente, matérias importantíssimas. Eu, juntamente com o Deputado Osires Damaso, estamos lá na Comissão Especial do Fundo de Participação dos Municípios, que vai...
(Soa a campainha.)
O SR. TIAGO DIMAS - ... elevar o repasse para os Municípios. Eu acho que é isso que precisamos colocar. Você foi muito feliz nas suas colocações, demonstrando a necessidade de o Congresso e de a legislação fortalecerem ainda mais os Municípios.
Apesar de Palmas - eu tenho certeza - ter muito mais recursos que os outros Municípios, precisa cada vez mais, porque eu tenho certeza de que são muitos os desafios pela frente.
A capital está de parabéns! É uma cidade muito linda, acolhedora, com um povo realmente muito honrado e que representa muito bem o nosso Tocantins.
Então, parabéns, Eduardo, por provocar um momento especial como este! E parabéns a todos vocês que hoje fazem este momento aqui importantíssimo, em que Palmas está, mais uma vez, no cenário nacional aqui em Brasília.
Parabéns a Palmas! Parabéns a todos vocês! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Neste momento, convido para o seu pronunciamento o Deputado Célio Moura, Deputado Federal, pioneiro também do Tocantins, nosso amigo do Partido dos Trabalhadores.
O SR. CÉLIO MOURA (Para discursar.) - Bom dia a todos e a todas.
Quero cumprimentar, com muito orgulho, meu conterrâneo, o Senador Eduardo Gomes. Eu tive a honra de filiá-lo no bloco Popular do PMDB lá atrás.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Antes de Palmas.
O SR. CÉLIO MOURA - Quero cumprimentar o Senador Irajá Abreu, essa pessoa tão importante aqui no Senado Federal, que é uma revelação no Congresso Nacional. Mande um abraço para a Senadora Kátia Abreu.
Cumprimento também, com muita satisfação, a nossa Prefeita de Palmas, minha amiga Cinthia Ribeiro.
R
Quero cumprimentar, com muito prazer também, o companheiro Dr. José Omar, lá de Ceres, Goiás, nosso Procurador do Tocantins; cumprimentar também, com muita satisfação, o Presidente da Assembleia Legislativa do nosso Estado, Toinho Andrade, esse companheiro de Porto Nacional, que honra muito o Estado de Tocantins; cumprimentar todos os Prefeitos aqui presentes, na pessoa do ex-Prefeito de Palmas, um homem que embelezou aquela cidade, meu amigo Carlos Amastha, Presidente da Fundação do PSB aqui no Brasil, e dizer da satisfação de ter sido seu Vice nas eleições suplementares.
Quero cumprimentar também a ex-Prefeita Nilmar e todos os Prefeitos aqui em presentes, principalmente o nosso Prefeito de Colinas e o meu Prefeito da cidade de Araguaína, Ronaldo Dimas; cumprimentar todos os Deputados Federais dessa bancada valente e guerreira que nós temos no Tocantins, Deputados preocupados com o crescimento do nosso Estado.
Quero cumprimentar também os Deputados Estaduais aqui presentes, vários amigos. Não vou nominar todo mundo para não esquecer nenhum nome.
Quero dizer também da satisfação de estar aqui no Senado Federal, esta Casa que honra muito o Brasil, e dizer também que Palmas, a mais nova capital do Brasil, é o orgulho de todos os brasileiros. Quem vai a Palmas se encanta com a beleza das ruas, a sua arquitetura, a sua localidade, nas margens do saudoso Rio Tocantins. E quero dizer da satisfação, mesmo morando a 370km, Araguaína, de ter lutado tanto para a capital ser na nossa cidade. Hoje me contemplo com a grandeza que é Palmas. (Palmas.)
Palmas o Brasil todo tem que conhecer.
Quero concluir deixando um abraço a todos os palmenses pelos seus 30 anos, saudando todos os moradores daquela cidade, todos os pioneiros de Palmas, que construíram...
(Soa a campainha.)
O SR. CÉLIO MOURA - ... em várias mãos, a cidade mais bela do Brasil.
Um forte abraço a todos. Parabéns, Palmas!
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Agradeço ao Deputado Célio Moura.
Enquanto aguardamos à tribuna o nosso querido ex-Vereador, Deputado Estadual por vários mandatos e, agora, para a nossa honra, Deputado Federal Eli Borges, eu passo a palavra ao Senador Wellington Fagundes, que vai fazer uma saudação breve aos palmenses, já que ele ajudou muito na consolidação do nosso Estado, como Deputado Federal e como Senador da República.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Para discursar.) - Quero saudar aqui a todos os irmãos e irmãs tocantinenses.
O Rio Araguaia é aquilo que nos une. A nossa região, Mato Grosso e Tocantins, tem toda uma história conjunta.
Eu quero aqui, Senador Eduardo Gomes, saudá-lo, porque é o proponente desta sessão, junto com o Senador Irajá, e saudar todos da Mesa, mas não poderia deixar de cumprimentar aqui e citar a Prefeita de Palmas, a Sra. Cinthia Ribeiro, até porque também tive um laço de amizade muito grande com o Senador João Ribeiro, do meu partido, que, infelizmente, perdeu a vida muito cedo, em 2013.
Quero aqui também registrar que, fruto desse casamento, há o João Antônio, não é? O meu filho também se chama João Antônio, que fez aniversário há poucos dias - e eu estava aqui também a registrar com muita felicidade -, ele fez 33 anos.
R
Desculpem-me, aqui, não cumprimentar todos, até porque o Presidente já disse: "Seja rápido, há muita gente para falar".
Quero aqui saudar todos os representantes escolhidos por vocês tocantinenses para a Câmara dos Deputados, para o Senado da República. Por isso, cumprimento o Senador Irajá, esse jovem que tem aqui encantado todos nós com um trabalho firme, com muita seriedade, companheiro da Frente Parlamentar em Defesa do Municipalismo, atuante. Eu vejo que é um bom exemplo para o Brasil. Aliás, o Senador Davi fez questão de até quebrar o protocolo, o Regimento, porque o Regimento é muito claro que caberia o cumprimento ao Senador mais antigo, mais experiente. Mas o Senador Davi, na posse, fez questão de chamar também, neste novo momento do Brasil, o Senador mais jovem, para mostrar exatamente a força da juventude brasileira.
Também cumprimento a Senadora Kátia Abreu pela sua competência, pela sua experiência. É a demonstração de que o Estado do Tocantins teve a grande competência de escolher três Senadores atuantes.
Por isso, Senador Eduardo, com quem também tenho dividido aqui, nesta Casa, junto com a Frenlog (Frente Parlamentar de Logística, Transporte e Armazenagem), agora, no dia 29, todos inclusive estão convidados para o relançamento da frente, que será lá na CNT.
Sr. Presidente, Palmas, como já ressaltado, foi planejada e...
(Soa a campainha.)
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) - ... edificada para ser a capital do Tocantins e chega aos seus 30 anos cumprindo à risca o papel ao qual foi predestinada.
Em Mato Grosso, nós temos o grande exemplo. Ao criar Mato Grosso do Sul, eu me lembro de que era estudante em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No dia da criação, enquanto Mato Grosso do Sul estava em comemoração, em festas, em Cuiabá, nossa capital, passava pelo centro da cidade, um velório, significando, lá, como se fosse uma perda.
Mas muito pelo contrário. Mato Grosso do Sul encontrou seu viés do desenvolvimento. E Mato Grosso hoje é o Estado campeão na produção. Somos os maiores exportadores de grãos, de proteína animal.
Enfim, um Estado que ainda...
(Soa a campainha.)
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) - Eu sempre tenho dito que só a região do Araguaia, onde fazemos divisa, pode produzir tudo o que produz Mato Grosso. E Mato Grosso pode produzir tudo o que produz o Brasil.
Agora, o que nós precisamos é exatamente de infraestrutura, para trazer mais oportunidades aos brasileiros porque, com qualquer investimento feito no Tocantins, em Mato Grosso, em Goiás, a resposta para o Brasil é muito rápida. Daí nós lutarmos tanto.
Eu quero citar também o Senador Vicentinho, um grande companheiro de partido, trabalhador. O filho dele é também Deputado Federal pelo Tocantins.
É exatamente a obra que vai interligar muito mais Mato Grosso com o Tocantins e com o Brasil e alavancar muito mais o nosso desenvolvimento. Nessa linha, quero aqui não só parabenizá-los, mas dizer que, Mato Grosso...
(Soa a campainha.)
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) - ... o Senador Jayme Campos está ali - e Tocantins, não só estamos juntos, como precisamos construir a Transbananeira a BR-242, que vai permitir, sem dúvida nenhuma, o grande desenvolvimento daquela região. No dia 5, agora, está prevista a ida do Presidente Bolsonaro a Barra do Garças, na divisa de Goiás com Mato Grosso, Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia. E lá ele vai lançar um programa ambiental, no Dia do Meio Ambiente, dia 5, da revitalização do Rio Araguaia, com o reflorestamento de 10 mil hectares no Rio Araguaia.
Penso que é uma oportunidade, e quero convidar todos os tocantinenses para estarmos lá para exatamente mostrar a importância que representa essa logística e a interligação de Tocantins com Mato Grosso.
R
(Soa a campainha.)
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) - Mas termino aqui, desejando a todos vocês, parabenizando e desejando muita felicidade, muita iluminação, como vocês tiveram na eleição passada, na escolha de pessoas que estão aqui à Mesa, vocês que estão ai, Deputados Estaduais, Federais, Prefeito, Governador, enfim todos aqueles que governam e trazem oportunidades para fazer com que Tocantins seja esse Estado, o mais jovem irmão, mas um Estado espelho, um Estado importante desta Nação.
Parabéns a todos vocês.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Obrigado, Senador Wellington Fagundes, grande entusiasta do desenvolvimento da região Centro-Norte e Centro-Oeste deste País, grande Parlamentar, fundamental Senador Wellington, para o nosso futuro, para o futuro do Tocantins e para o futuro do Brasil.
Muito obrigado.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) - Senador...
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) - Senador, alguém havia esquecido o óculos aqui. Então, faço uma prestação de serviço...
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Obrigado.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) - Senador Eduardo, amigo.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Senador Jorge Kajuru.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO. Para discursar.) - Meu querido amigo, eu gostaria rapidamente - demorei para falar porque estava aguardando a confirmação... A melhor maneira de homenagear uma cidade é você fazer alguma coisa por ela. E, como eu sempre fui muito bem recebido na cidade de Palmas, quero comunicar à cidade de Palmas e a todos os presentes aqui, aproveitando a fala do Senador Wellington e lembrando que eu fui convidado pelo Presidente Bolsonaro e pelo Governador Ronaldo Caiado para, no dia 5 de junho agora, em relação à revitalização do Rio Araguaia.
Mas todos e todas aqui têm conhecimento da dificuldade - o Senador Irajá sabe, o Senador Eduardo sabe, a Senadora Kátia sabe mais do que todos nós - para o Parlamentar de primeiro mandato obter recursos - o Senador Jayme sabe muito bem disso -, a gente não tem direito no primeiro ano. Correto? Só para o segundo ano.
Então, eu queria dar uma notícia inédita na história do Brasil e na história deste Senado.
Eu tenho como assessora de meio ambiente, pós-graduada no Canadá, na Alemanha e na Austrália, minha afilhada, de 36 anos, que é filha de um dos maiores músicos do mundo, e que se apaixonou por Palmas quando lá realizou um show, e ele se emocionou, foi muito aplaudido.
E ele conheceu o Rio Tocantins, não sei se aqui os tocantinenses se lembram, eu não sou cantor e nem quero ser, sou um compositor, graças a Deus, e componho muitas músicas para ele. Eu falo de Ivan Lins. Ivan Lins canta aquela música:
[...]
Uma Araguaia um Tocantins
Eu sempre quis amar assim
[...]
R
Então, essa música é para homenagear essa notícia. Nós confirmamos para a próxima quarta-feira...
(Soa a campainha.)
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) - ... agora, uma audiência, e eu já tinha estado com ele no mês passado, com o Embaixador do Reino Unido, e ele confirmou oficialmente, ainda até outubro, recursos internacionais, e são rápidos, porque não têm burocracia, ele confirmou a verba internacional para a revitalização dos rios Araguaia e Tocantins. (Palmas.)
Então, essa é a notícia que eu gostaria de dar. Foi uma promessa minha de campanha, e fiz isso atendendo, Eduardo, pedidos de tocantinenses, que não nasceram lá, mas que amam o Tocantins, que amam Palmas, como o Procurador Federal Mário Lúcio de Avelar, a Prefeita deve conhecê-lo, o meu amigo Adair, o meu amigo Lucas, do grupo Sagres, enfim, tanta gente que eu considero lá, o Deputado Célio, e eu tenho gratidão por ele, porque, quando escrevi o livro Dossiê K, e quase fui preso por causa do livro, ele me ajudou na contracapa....
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Senador Kajuru, só me permita, o saudoso e pioneiro jornalista Salomão Wenceslau...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) - Que trabalhou comigo.
Você sabe muito bem disso, amigo Eduardo. Eu que o lancei no rádio, e ele acabou indo para o Tocantins.
Então, é só para dizer isso, para confirmar, e para convidar o Senador Irajá, convidar o Senador Eduardo, convidar a Senadora Kátia, o Senador Wellington, o Senador Jayme, para que a gente esteja, todos nós, porque aumenta o prestígio, e vamos estar na próxima quarta-feira confirmando oficialmente e documentando essa verba internacional para a revitalização dos rios Araguaia e Tocantins.
Parabéns, Palmas! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Muito obrigado, Senador Kajuru.
Eu quero passar a palavra ao Deputado Federal Eli Borges e registrar, para a nossa honra, a presença do nosso Presidente do Senado e do Congresso Nacional, nosso grande amigo Davi Alcolumbre, que daqui a pouco irá fazer encerramento, para a nossa honra, para a honra dos palmenses, o encerramento desta sessão histórica de 30 anos.
Passo a palavra ao Deputado Eli Borges.
O SR. ELI BORGES (Para discursar.) - Mui digno Senador Eduardo Gomes, meus parabéns pela brilhante iniciativa.
V. Exa. onde passa deixa um rastro de competência.
Que Deus o abençoe nessa missão. Minha querida prefeita Cinthia, minha irmã, que Deus a ajude. Muito bem-vinda a Brasília. Coloco o meu gabinete à sua disposição, da senhora e da sua equipe. Prefeito Amastha, que tem o seu histórico em Palmas, ou num bom sentido em "Palmas", se o senhor me permite, com respeito, claro...
É meu estilo, meu querido Senador Irajá, jovem, competente, Prefeita Nilmar Ruiz... Fui Vereador e dei um trabalho para ela, mas ela é minha amiga.
Aqui também dá para fazer uma sessão ordinária da Câmara, da Assembleia Legislativa do Estado, e eu não vou mencionar todos, são todos amigos, o Presidente do meu partido, Vilmar, que está aqui, e o Toinho Andrade.
Presidente, falar de Palmas é fácil, porque tem muita coisa para dizer, mas é difícil, porque escolher no meio de muita coisa para dizer o que é que eu vou dizer em pouco tempo fica também difícil, mas eu quero de forma muito objetiva, primeiro, dizer da minha alegria de ser morador de Palmas; segundo, dizer também da minha satisfação de ter sido o Deputado com mais votos ali, tanto como Deputado Estadual, no passado, como Federal; e, terceiro, do meu compromisso de continuar amando essa gente com todas as forças que tenho.
R
Palmas pode ser vista por vários vieses. Pela força do turismo, nós temos um lago de água doce aqui no coração do Brasil, bem perto aqui do centro do Brasil, uma opção turística, nosso Taquaruçu, enfim, um turismo. Nós temos potencial hídrico, nós temos localização e, sobretudo, nós temos gente que faz do trabalho um caminho, faz do trabalho uma força, faz do trabalho uma dinâmica.
O palmense é valente, é determinado e sonha, sonha muito. E muitos dos sonhos já foram realizados.
Eu falava sobre Palmas esses dias, sendo breve nessas considerações: é como os veios de um corpo humano, assim foi Palmas no coração do Brasil, e esses veios recebendo pessoas de todos os rincões do nosso torrão pátrio. Palmas é isto: é uma mistura de povos e de gente dentro do que diz a Bíblia, de todas as tribos, raças e nações.
Então, é muito interessante aquilo dali. É uma convergência especial.
De tal maneira, o registro que faço aqui...
(Soa a campainha.)
O SR. ELI BORGES - ... E já vou terminando.
Esse sinalzinho é interessante. Lá na Câmara tem dele também. Mas eu já vou terminando para cooperar com o tempo.
Eu faço questão, já nesses segundos que tenho, de cumprimentar também o Ricardo Ayres, o Ivory de Lira, Vilmar do Detran, outra vez, o Cleiton Cardoso, o Issam, que é Deputado agora, o Jair Farias, nortense, o Valdemar Júnior, o Leo, o Olyntho e o nosso Cleitão, ali o curraleiro abençoado, bom de bota.
De maneira que Palmas, nos seus 30 anos, merece os nossos parabéns. Que Deus possa abençoar os palmenses com a benção do Céu, que as vicissitudes do calvário, da obra redentora de Jesus, que os ganhos do prazer de existir e de viver numa comunidade ainda tranquila, centrada, com muito verde possam continuar sendo o diferencial de todos aqueles que comandam aquela capital.
(Soa a campainha.)
O SR. ELI BORGES - E, nesse ínterim, citando V. Exa., que coube a Deus lhe dar essa oportunidade.
Eduardo, parabéns. Parabéns a todos os palmenses.
Que Deus nos ajude.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Muito obrigado, Deputado Eli Borges.
Passo a palavra, neste momento, à Deputada Dorinha, Deputada de muitos mandatos pela cidade de Palmas, ex-Secretária de Educação, importante na formação da nossa capital. Minha grande amiga, Deputada Dorinha Seabra.
A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (Para discursar.) - Bom dia a cada um.
Eu quero parabenizar, Senador Eduardo Gomes, por esta iniciativa da realização da sessão solene em homenagem e reconhecimento aos 30 anos da nossa capital.
Quero saudar o Senador Irajá Abreu, colega de muitos anos, que com certeza fará um grande trabalho em prol de todo o Tocantins, assim como Eduardo Gomes; a ex-Prefeita Nilmar, colega e mulher que fez um grande trabalho à frente de Palmas; o ex-Prefeito Carlos Amastha, também Prefeito que deixou a sua contribuição para a cidade de Palmas; Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Toinho Andrade, em nome de quem eu gostaria de saudar os Deputados Estaduais aqui presentes.
Eu ouvi o Deputado Eli falar e eu ia brincar: para uma quinta-feira, a gente conseguiria fazer aqui uma boa reunião para falar sobre o Tocantins. Isso mostra o carinho de vocês e o respeito, a seriedade dos Deputados que aqui fizeram questão de marcar a sua presença neste marco histórico para todos nós tocantinenses e palmenses.
R
Quero cumprimentar o Dr. José Omar e, em seu nome, saudar todos os procuradores, dizer do nosso respeito pelo trabalho realizado.
Prefeito Adriano, Prefeito Ronaldo Dimas, em nome deles eu gostaria de saudar todos os Prefeitos, há muitos Prefeitos aqui, muitos Vereadores presentes, muitas lideranças, é uma sessão muito prestigiada.
E, Prefeita Cinthia Ribeiro, a você, como Prefeita, mulher, que demonstra, na sua história, o seu compromisso, o cuidado, a preocupação com a gestão, mas também o olhar da mulher, o olhar e a preocupação com as famílias, eu lhe desejo um grande trabalho. Essa responsabilidade histórica, eu particularmente acredito que Deus define e escolhe os nossos caminhos, e não é por acaso que você chegou a essa cadeira neste momento.
Eu, como professora e como educadora, acredito e sei a construção de uma história, que é feita por muitas mãos, por muitas vozes, e muitas vezes, por pessoas anônimas, que vão construindo no seu dia a dia e lapidando uma história de um Estado e de uma cidade. E a sua tarefa neste momento é uma tarefa de consolidação, mas também de criar espaços para que essa cidade, cidade menina ainda, que tem uma responsabilidade enorme para todos os tocantinenses, porque em Palmas,...
(Soa a campainha.)
A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE - ... nós temos pessoas de todos os lugares.
Então, eu lhe desejo e coloco toda nossa bancada federal. Eu sei que, em relação à preocupação com Tocantins e com Palmas, nós nos unimos enquanto conjunto da bancada, cada um com seu olhar, dentro da nossa legislação e da nossa tarefa. Conte com a bancada, conte com a nossa colaboração.
Eu tenho certeza de que todos os Deputados e Senadores entendem a importância para o Tocantins, a importância de uma cidade em que as pessoas sejam respeitadas, em que as mulheres sejam respeitadas. E o número de violência que nós temos no nosso Estado não nos orgulha. Nós queremos mais, nós precisamos de segurança pública, nós precisamos de atenção. O número de crianças ainda na rua e abandonadas, sem escolas e creches, no nosso Estado...
(Soa a campainha.)
A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE - ... é muito grande.
Então, eu gostaria de finalizar dizendo do nosso orgulho e carinho por uma figura que não está aqui, mas que todos nós, independente de posições políticas, sabe do papel histórico do nosso sempre Governador Siqueira Campos. (Palmas.)
Como ação histórica, como eu disse, ninguém faz sozinho; foi um processo de construção. E essa figura, que acreditou e sonhou por muitos anos e escolheu, construiu a possibilidade do Tocantins e a criação de Palmas, precisa ser lembrada por tudo que fez e por tudo que representa.
Então, parabéns, Palmas, parabéns ao Tocantins e, de maneira muito especial, a cada palmense anônimo que sonha e que espera uma vida melhor.
Prefeita Cinthia, um bom trabalho, e a toda a sua equipe e aos Vereadores, Palmas merece muito mais, e eu sei que nós faremos juntos.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO) - Obrigado, Deputada Dorinha.
Neste momento, por decisão do Senador Irajá Abreu, da nossa Senadora Kátia Abreu também, porque houve um problema com a assessoria dela em Palmas, um assunto grave, e ela não pôde comparecer, mas falou com toda a bancada, falou do seu amor por Palmas, da importância da Senadora Kátia Abreu para nossa capital e o trabalho que a gente vem realizando com todos os Vereadores do Estado do Tocantins, tanto o Senador Irajá, neste mandato, como também o nosso gabinete.
R
Nós vamos ter uma breve saudação do Vereador Tiago Andrino, representando os Vereadores da capital e os Vereadores do Estado do Tocantins. Logo em seguida, a palavra será dada ao Senador Irajá e, depois, a nós.
Neste momento em que passamos a palavra ao Vereador Tiago Andrino, o nosso Presidente, Senador Davi Alcolumbre, vai assumir a Presidência da sessão para caminharmos para o encerramento.
Quero agradecer a todos e citar aqui também o Vereador Bonfim, de Guaraí, o Vereador Davi, de Guaraí, o Mikeias, enfim, todos os Vereadores de todos os Municípios que estiveram presentes. Gilson Rego, o meu amigo aqui, que foi Presidente da Codetins, que ajudou na implantação de Palmas.
Então, neste momento passamos a palavra ao Vereador da cidade de Palmas Tiago Andrino.
O SR. TIAGO ANDRINO (Para discursar.) - Eu queria, neste pequeno tempo que teremos aqui, até pelo tardar da hora, primeiramente dizer, Senador Eduardo Gomes, que só um Senador, Vereador de coração, para no momento lembrar ainda desta oportunidade de falarmos em nome dos Vereadores de Tocantins.
Quero saudar toda a Mesa, em nome do Senador Eduardo Gomes e do Senador Irajá. Não posso deixar de falar dos três Prefeitos que estão aqui: a minha amiga Prefeita Nilmar, professora, Prefeita Cinthia Ribeiro, Prefeito Amastha. Sintam-se todos cumprimentados, porque me cabe uma saudação muito pequena.
Mas, pensando em tudo que foi falado, tentei pensar que tipo de homenagem poderia fazer neste momento como Vereador da capital. Primeiro, reforçar que todos os Vereadores do Tocantins têm em Palmas uma cidade de pouso, uma cidade estratégica para buscar apoio, recursos para a sua cidade e para procurar os seus Deputados. E, em nome deles, não podemos deixar de dizer a origem de Palmas.
Palmas tem a sua origem na luta contra a desigualdade social. Quando surge a capital de Tocantins no norte goiano - e eu tive a oportunidade de me mudar para Palmas em 1990, pela primeira vez -, eu me lembro do que era Palmas. E, se hoje o Brasil é o país mais desigual do mundo - e aí eu falo aos Senadores, aos Deputados Federais e Estaduais, em nome do Deputado Ricardo Ayres -, se o grande desafio da agenda nacional é enfrentar a desigualdade no Brasil, eu digo a vocês que a política pode ser a saída, porque, para esses que falam que a política não é mais a saída do Brasil, a prova é Palmas.
Palmas é fruto de uma grande engenharia, de um laboratório de decisões políticas no Brasil. Não foi criada por empresas, não foi criada à beira de uma encruzilhada ou às margens de uma ferrovia ou de uma estrada; foi criada aqui em Brasília; foi criada por políticos que decidiram que, naquele momento, para acabar com a desigualdade do norte goiano e desenvolver aquela região do Brasil, era preciso criar um novo Estado e uma nova capital.
Então, Palmas é uma mensagem de esperança.
(Soa a campainha.)
O SR. TIAGO ANDRINO - E eu queria dizer, Prefeito Amastha, com quem eu tive a oportunidade de trabalhar, que os índices que nós alcançamos em todas as áreas, Deputada Ivory, na saúde, na educação, na mobilidade, na segurança pública de uma cidade que foi criada, como eu disse, por uma decisão política, enche de esperanças o Brasil para que a gente possa enfrentar a desigualdade com o apoio deste Congresso Nacional, deste Senado Federal, das Assembleias Legislativas, dos prefeitos e de todos os Poderes do Brasil.
Eu acredito no Brasil. Os Vereadores, que enfrentam todos os dias essa desigualdade nas suas portas, acreditam no Brasil. E fica essa mensagem: vamos ter de Palmas um brasão de esperança para todo o País.
Obrigado, Senador; obrigado a todos pela oportunidade.
Um abraço aos meus colegas Vereadores. Eu não estava preparado para falar, mas falo aqui em nome de cada Vereador tocantinense que veio, a seu modo, prestar esta homenagem aqui.
Muito obrigado. (Palmas.)
(Durante o discurso do Sr. Tiago Andrino, o Sr. Eduardo Gomes, 2º Secretário, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Davi Alcolumbre, Presidente.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP) - Concedo a palavra ao Senador Irajá, um dos autores do requerimento de realização desta sessão comemorativa.
R
O SR. IRAJÁ (PSD - TO. Para discursar.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, principalmente os milhares de palmenses que nos acompanham neste momento pela TV Senado e pela Rádio Senado, o espírito que moveu, Presidente Davi, e que permitiu que você chegasse até a Presidência do Senado Federal, um fato inédito, é o mesmo espírito que move todos nós, palmenses: a obstinação, a coragem e principalmente o sonho, o sonho de construir uma capital no meio do Cerrado, em meio ao nada. E nós chegamos até aqui, depois de 30 anos.
Por isso, é com grande alegria e, para mim, um orgulho poder estar aqui hoje representando a minha capital, Palmas, representando o meu Estado, o Tocantins, e ter esta oportunidade de estar aqui celebrando, ao lado de vocês, este momento histórico que são os 30 anos, em comemoração na última segunda-feira, dia 20 de maio, da nossa capital.
Quero saudar o meu amigo Eduardo Gomes, que foi o autor do requerimento para a realização desta sessão solene, com muito merecimento. É claro que a sua trajetória política é uma relação íntima com a nossa capital Palmas. Ele, que foi Vereador e já presidiu a Câmara, foi Deputado Federal por vários mandados e chegou até aqui. Evidentemente, Palmas tem uma participação fundamental na sua trajetória, dando-lhe tantas oportunidades, como deu a todos nós que exercemos um cargo eletivo.
Quero agradecer a presença de todos os Senadores que nos prestigiaram - Senador Jayme Campos, Senador Rogério Carvalho, Senador Eduardo Girão, Senador Izalci, Senador Jorge Kajuru, Senador Major Olímpio, Senador Wellington Fagundes, Senador Weverton Rocha e também o Senador Marcio Bittar. Muito obrigado por estarem aqui nos prestigiando e nos honrando com as suas presenças.
Saúdo também os nossos Deputados Federais - Deputado Osires Damaso, Deputado Célio Moura, minha amiga Deputada Dorinha, com quem eu tive a alegria de estar no Congresso, na Câmara dos Deputados, por dois mandatos; Deputado Tiago Dimas e também o Deputado Eli Borges - e os Deputados Estaduais que vieram também nos honrar com as suas presenças - o Deputado Toinho Andrade, Deputado Ricardo Ayres, Deputado Issam, Deputado Ivory, Deputado Cleiton Cardoso, Deputada Claudia Lelis, Deputado Jair Farias, Deputado Leo Barbosa, Valdemar Júnior, Olyntho Neto, e a todos que estão aqui também engrandecendo este momento tão especial que são as comemorações do aniversário de Palmas.
Saúdo os nossos ex-Prefeitos - Profa. Nilmar, por quem tenho um profundo respeito e admiração pelo trabalho. Eu tive a oportunidade de assistir à sua gestão, uma gestão que deixou importantes marcas na administração de Palmas e um legado muito importante para que os seus sucessores pudessem dar seguimento ao seu trabalho; o Prefeito Carlos Amastha, pelo trabalho e pela contribuição que também fez à capital, onde fez um grande trabalho. Todos os ex-Prefeitos conseguiram contribuir, ajudando a nossa capital a chegar a esse estágio importante.
À Prefeita Cinthia Ribeiro desejo muita sorte na condução da sua administração. Que Deus possa te dar muita sabedoria durante o seu mandato!
Quero também cumprimentar o nosso Vereador Tiago Dimas. Em nome do Tiago, quero respeitosamente cumprimentar todos os Vereadores de Palmas; em nome dele todos os nossos Vereadores do Estado do Tocantins e todas as autoridades aqui presentes, que nos honram.
R
Palmas está em festa. A capital do Tocantins comemorou, na última segunda-feira, dia 20 de maio, 30 anos do lançamento da pedra fundamental da cidade. E não faltam motivos para celebrar: Palmas acolhe hoje quase 300 mil habitantes e é a maior cidade do Estado. A população aumenta à razão de dez mil pessoas por ano, uma taxa de crescimento muito acima da média nacional, e é uma das evidências do acerto da decisão de fazer ancorar nas margens do Lago de Palmas a capital do Tocantins.
Quem conhece Palmas sabe por que tanta gente vem decidindo morar ali. Não falo aqui das avenidas largas, das ruas arborizadas, das grandes quadras, da organização urbana de uma cidade planejada e que se nutriu, em muitos sentidos, no exemplo aqui da nossa Capital Federal, Brasília. Também não falo das belezas que a natureza, combinada aos urbanistas, souberam produzir: a Praia da Graciosa, a Praia do Prata, a Ilha do Canela, a Ilha das Cobras, a Praça dos Girassóis e também o Palácio Araguaia. E seria desnecessário citar também tantas opções de lazer e turismo ecológico que há Palmas: o Parque Cesamar, o Parque dos Povos Indígenas - a que eu tenho o privilégio, com a Nilmar, e com o Deputado Damaso, de morar de frente; uma obra da gestão do ex-Prefeito Carlos Amastha -, a Serra do Carmo e do Lajeado e também o distrito de Taquaruçu.
Todos sabemos que Palmas não é apenas o Centro Geodésico do Brasil, porta de entrada do Jalapão, mas a expressão, no Cerrado, de sua paisagem exuberante de cachoeiras, rios e fervedouros que fascinam o mundo inteiro. Mas eu queria me concentrar, senhoras e senhores, no que Palmas, a mais jovem capital brasileira, tem proporcionado aos palmenses - e Palmas tem oferecido muito: oferece, em primeiro lugar, educação de qualidade. A cidade recebeu o selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação, e integra a relação dos poucos mais de 200 Municípios brasileiros, dos quase 5.500 que temos no País, em que mais de 96% da população adulta é alfabetizada.
Soma-se a isso o fato de Palmas ter sido a segunda capital brasileira mais bem colocada nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) publicados no ano passado. Os dados revelam que a rede municipal de educação de Palmas é a melhor de toda a Região Norte do País. E não é apenas na área da educação que Palmas merece o nosso reconhecimento: o IDH passou de 0,43, no período da sua fundação, há 30 anos, para 0,78, um incremento de 80% do IDH, o mais alto da Região Norte. A mortalidade infantil, que era, em 1991, de 45 óbitos a cada mil nascimentos, caiu para 9,5 em 2014, um salto extraordinário. A expectativa de vida, que antes, 30 anos atrás, era de 64 anos, hoje é de 72,5 anos.
E não sem razão, senhoras e senhores, Palmas é considerada hoje a capital mais saudável do Brasil, com as menores taxas de obesidade e hipertensão, segundo os dados do próprio Ministério da Saúde. A oferta de equipamentos públicos - as Academias da Saúde conhecidas - para a prática de atividades físicas faz com que mais da metade dos palmenses esteja hoje livre do sedentarismo. E Palmas é sobretudo uma cidade jovem: mais de 40% dos moradores têm de 15 a 39 anos; são quase 120 mil jovens, adolescentes e adultos que cresceram com a capital do Tocantins e que veem um berço de oportunidades. Não bastasse tudo isso, Palmas é símbolo de um Brasil que é capaz de integrar povos indígenas, quilombolas e pessoas de todos os 27 Estados brasileiros.
R
A capital de Tocantins é hoje ponto de convergência de várias etnias do Estado, entre as quais apinajé, krahô, guarani, javaé e xerente. O campus da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, se tornou uma referência nacional na política de ações afirmativas que beneficiam as comunidades tradicionais e também oferece cursos de qualidade que são reconhecidos em todo o Brasil, a exemplo da Engenharia Florestal, que é conceito A do MEC.
A cidade também oferece grandes centros universitários - a Ulbra, a Católica, a Unip, a Unitins e FTO, entre outros -, que permitem que os nossos jovens possam fazer o seu curso superior na nossa cidade, capacitando-se e qualificando-se para o mercado de trabalho.
Não é por isso, sem orgulho, que volto hoje meus olhos para Palmas, símbolo do muito do que podemos fazer neste País. Quando o Brasil inteiro parece sofrer um pouco de desalento, quando muitos parecem mesmo duvidar de nossa capacidade, quando, enfim parecemos nos perder diante de muitas dificuldades do presente, Palmas está aí aos 30 anos a nos provar que, sim, o futuro é aqui. Tenho muito orgulho da minha cidade de coração, em que moro há 25 anos. Foi em Palmas que eu tive a oportunidade, como muitos de vocês, de ter o primeiro emprego, aos 14 anos, como menor aprendiz, de ser emancipado aos 16 anos, de ter me tornado pai aos 19 - minha filha nasceu em Palmas, a Maria Eduarda -, e foi graças a Palmas e ao Tocantins que eu cheguei até aqui.
Por isso, meu sentimento é de muita gratidão, gratidão por tudo que Palmas tem feito por mim, gratidão às oportunidades que Palmas me ofereceu, e é claro que eu quero, com muita humildade, poder retribuir por tudo que Palmas fez por mim com muita dedicação, com muito trabalho e, principalmente, com muita responsabilidade.
Palmas nasceu para escrever e fazer uma história grande, e essas são as minhas homenagens à minha capital, Palmas.
Parabéns a todos!
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP) - Convido para fazer uso da palavra S. Exa. o Senador Eduardo Gomes, entusiasta... (Palmas.)
... e autor do requerimento desta sessão.
O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - TO. Para discursar.) - Sr. Presidente, querido Senador Davi Alcolumbre, com quem tenho, na minha trajetória de vida, a feliz coincidência de termos uma origem muito parecida. V. Exa., vereador na cidade de Macapá, um sonhador, um brasileiro do Norte com três mandatos de Deputado Federal, quando tive a honra de ser seu colega, e, no Senado, brilha ainda no seu primeiro mandato, tornando-se o mais novo Presidente do Congresso Nacional da história do Brasil e o primeiro brasileiro Senador eleito Presidente desta Casa no primeiro mandato, conduzindo as convergências, respeitando as diferenças e fazendo uma grande gestão.
Então, me honra muito ser 2º Secretário da Mesa, participar com V. Exa. deste momento importante que o País vive e me honra mais ainda ter a sorte de ter V. Exa. agora nesta sessão solene dos 30 anos de Palmas, conduzindo o encerramento desta sessão, com nossos Deputados Federais, aqui já nomeados, os nossos Deputados Estaduais, que tive o prazer de cumprimentar quando na Presidência da Mesa, os nossos Vereadores, o nosso colega, Presidente Davi, Senador Ogari Pacheco, nosso suplente, que terá nesta Casa também um papel fundamental, e um membro desta Casa que está acompanhando pela televisão e que tem tudo a ver com esta sessão. Primeiro, porque a cidade de Palmas, assim como o Estado de Tocantins, filho da Constituinte, nasceu na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, o Estado de Tocantins, conduzido pelo então Deputado Federal Siqueira Campos. Fruto também dessa Constituinte, uma Constituinte ainda municipal na cidade de Taquaruçu do Porto, chefiada, naquele momento, pelo nosso Prefeito Fenelon Barbosa, a Câmara Municipal Constituinte cria a cidade de Palmas.
R
E, 30 anos depois, estou eu aqui com os meus colegas, com os meus amigos, com tocantinenses, observando a criação da nossa capital, vindo de Araguaína, do Prefeito Ronaldo Dimas, vindo do norte, ainda um pouco zangado com a polêmica da escolha da capital entre Porto Nacional, Gurupi e Araguaína, todos ainda entendendo o que vislumbrava, naquele momento, o Governador Siqueira Campos. E, 30 anos depois, Senador Jorge Kajuru, temos aqui a sessão de 30 anos da criação de Palmas, com o Sr. Siqueira Campos como primeiro suplente de Senador, e, em breve, Senador da República aqui no Congresso Nacional. (Palmas.)
É uma emoção muito grande, porque é aquilo que faz valer a pena: o sonho da política, Dr. Omar, meus ex-Prefeitos queridos Nilmar Ruiz e Carlos Amastha e nossa Prefeita da capital, Cinthia Ribeiro. É essa vontade que tornou difícil o meu diálogo com a assessoria, porque nem me atrevi a pedir um discurso escrito para uma história como essa. A nossa história de vida a gente não consegue escrever; a gente a vive. E, vivendo essa história, este momento nos remete a uma Palmas, Senador Irajá, de Siqueira Campos Congressista, Constituinte, Deputado Federal, e a uma Palmas de Siqueira Campos Senador.
Portanto, pensando naqueles que realmente devem ser homenageados neste momento, nessa querida Palmas, cidade em que as minhas filhas nasceram, cidade em que foram criadas - cresceram em Palmas as minhas filhas, e nasceu em Palmas o meu filho Carlos Eduardo... É uma cidade que me deu, junto com os meus amigos Vereadores, o mandato de Vereador, de Presidente da Câmara, junto ali com o Ivory, com o Eli e com tantos outros. Fui Deputado Federal por três mandatos.
Esta cidade continua sinalizando, meus ex-Prefeitos, Prefeita e líderes do nosso Estado, meu querido Presidente da Assembleia, Toninho Andrade, Palmas continua sinalizando que nós só temos um caminho: a união pelo desenvolvimento, pela qualidade de vida do nosso povo. (Palmas.)
Palmas é a capital da tolerância. Palmas é a capital da convivência. Palmas é a capital, Senador Weverton, dos maranhenses, representando todos os povos brasileiros que fizeram daquela cidade uma supercapital. Palmas é a capital, Senador Reguffe, daqueles que se espelham nas ruas, nas avenidas e na grandeza de Brasília.
R
Palmas, Pr. Suelismar, da Igreja Assembleia de Deus Missão - representando todas as congregações, a Igreja Católica, toda fé -, é a capital da tolerância, da convivência. Palmas foi a primeira capital para muita coisa neste País, Presidente Davi: fibra ótica; orelhão a cartão, na época; presença de Presidentes; qualidade de vida; um lago maravilhoso. Foi a primeira capital brasileira a eleger um Prefeito de duas nacionalidades queridas, o Prefeito Amastha; uma cidade que, com 30 anos, já tem na sua história duas gestões de mulheres brasileiras que se apresentaram para gerir o destino dessa cidade.
Portanto, já que todos os pronunciamentos deixaram registrados aqui as vontades, as amizades, aquilo que nos une, que é o desenvolvimento da nossa capital e do nosso Estado, eu quero deixar este sentimento, o sentimento dos 30 anos de união, porque, daqui a 30 anos, outros serão homenageados; daqui a 30 anos, pelo menos mais cinco ou seis ex-Prefeitos; daqui a 30 anos, um ex-Presidente do Congresso Nacional - quem sabe, Presidente da República ou, de novo, Presidente do Congresso Nacional; daqui a 30 anos, nós não seremos os mesmos, mas a necessidade de unir Palmas será a mesma e, cada vez, mais forte. (Palmas.)
Por isso, eu faço aqui referência e um agradecimento especial por tudo que tem feito também o Governador do Estado, Mauro Carlesse, que participou das sessões de homenagem na Assembleia Legislativa, que participou das festividades, que tem nas mãos dele a responsabilidade, com a sua equipe, da volta forte da política de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura. Isso é necessário.
Esta sessão é uma homenagem a todos os pioneiros, é uma homenagem à coragem do Governador Siqueira Campos. Brincava eu com o Governador Siqueira Campos, esses dias, dizendo: Governador Siqueira Campos, o Ratinho quer falar com o senhor, porque saiu o DNA e o senhor é o pai de Palmas. Foi da sua mão o decreto. E o trabalho junto com a Câmara de Taquaruçu fez de Palmas uma realidade.
Para encerrar, de novo dizendo da necessidade da união dos tocantinenses, da união dos palmenses, eu vou parafrasear o companheiro da Dona Gilda, da minha mãe, o poeta que leva o nome, para a nossa honra, do nosso espaço cultural, José Gomes Sobrinho. Vou tentar, como todo bom filho tenta fazer um dia, carregar o legado do pai. O meu pai disse, há 30 anos, e dizia isso a Siqueira Campos; da fazenda que virou obra, da obra que virou cidade, o Zé Gomes falou desta forma: "Ontem pasto, hoje pó, amanhã Palmas." (Palmas.)
Políticos do Tocantins, políticos de todo o Estado, população do Estado do Tocantins, hoje, Presidente Davi, foi um dia histórico para todos nós porque hoje nós, que somos de Palmas, saímos do pó para o Plenário.
Muito obrigado, Presidente. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - AP) - Eu queria cumprimentar o Senador Eduardo Gomes, o Senador Irajá e a Senadora Kátia, em nome do Senado da República.
R
Fiz questão de vir aqui prestigiar o encerramento desta sessão porque, no exercício da Presidência do Senado, nesta missão que os Senadores me delegaram pelos próximos dois anos, eu, presidindo esta Casa, em um despacho com o Senador Eduardo e com o Senador Irajá, senti a emoção do pleito do requerimento sobre a possibilidade de fazermos esta sessão especial em homenagem aos 30 anos da cidade de Palmas.
Então, eu queria abraçar os Senadores, abraçar os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os líderes comunitários da cidade de Palmas, do Estado de Tocantins, a Prefeita Nilmar, que foi minha colega Deputada Federal, assim como o Prefeito Ronaldo, que foi meu colega Deputado Federal também, o Eduardo, a Professora Dorinha, de quem eu tive a honra de ser colega Deputado Federal também, o Irajá, Deputado.
Hoje, como Senador da República, honra-me estar ao lado de grandes líderes, que, saibam os senhores, não têm ajudado só Palmas ou o Estado do Tocantins; todos têm colaborado com a construção deste Brasil mais justo, mais igualitário, mais fraterno.
Então, eu queria me solidarizar e abraçar todos os que vieram prestigiar, em nome da nossa Prefeita que está aqui, Prefeita Cinthia, que exerce este mandato, do Prefeito Amastha, de todos os que ajudaram a construir Palmas, essa grande cidade que é exemplo para outras capitais do ponto de vista da infraestrutura e da modernização.
Eu não tenho dúvida de que este é um momento histórico para a cidade de Palmas, para o Estado de Tocantins e para o Senado da República, que faz esta homenagem justa a esses Parlamentares que têm defendido com o coração o progresso da cidade de Palmas, do Estado do Tocantins e do Brasil.
Então, quero abraçar todos, todos os que participaram desta sessão solene e parabenizar a iniciativa, porque são episódios como este que nos fazem compreender o significado das cidades brasileiras. Nós precisamos fortalecer as cidades brasileiras em referência à cidade de Palmas, capital do Tocantins.
Que esta sessão solene se espraia como uma homenagem às cidades brasileiras.
O Senado da República, que é a Casa da Federação, a Casa que representa os Estados e os Municípios brasileiros, tem feito eventos significativos, prestigiando a vida das pessoas que acontece nos Municípios brasileiros, com pautas municipalistas, que são bandeiras de todos nós Parlamentares desta Legislatura. Com muita serenidade e tranquilidade, temos dado aqui, no Parlamento brasileiro, no Senado da República, demonstrações inequívocas do fortalecimento dos Municípios brasileiros, das cidades brasileiras, fortalecendo assim os Estados brasileiros.
Então, eu queria abraçar todos e agradecer a participação a todos.
Acabo de receber o broche de Palmas, a capital do calor humano.
Vou encerrar a sessão com o broche da cidade de V. Exas. (Palmas.)
Cumpridas as formalidades desta sessão, agradeço a presença de todos e declaro encerrada a presente sessão solene.
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 19 minutos.)