1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
56ª LEGISLATURA
Em 2 de julho de 2019
(terça-feira)
Às 10 horas
109ª SESSÃO
(Sessão de Premiações e Condecorações)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Antonio Anastasia. Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - MG) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
É com especial alegria que declaro aberta esta sessão de premiação e condecorações do Senado Federal, destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes.
Gostaria de convidar para compor a nossa Mesa o eminente Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Sr. Senador Marcos Rogério. Igualmente os membros do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, os Srs. Senadores Esperidião Amin e Veneziano Vital do Rêgo.
Também tenho a honra de convidar para compor a nossa Mesa os eminentes Senadores Arolde de Oliveira, Cid Gomes e a Sra. Senadora Zenaide Maia.
Agradeço também as ilustres presenças de S. Exa. o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Coreia do Sul, Sr. Chan-Woo Kim; o Sr. Deputado Estadual de Santa Catarina, Sr. João Amin; representando S. Exa. o Governador do Estado de Santa Catarina, o Secretário Executivo de Articulação Política, Sr. Noilton Moraes. E agradeço igualmente a banda de música da Base Aérea de Brasília, na pessoa de seu regente, o Suboficial Junior.
Composta a Mesa, convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional, que será cantado pela Banda de Música da Ala 1 da Base Aérea de Brasília.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Antonio Anastasia. Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSDB - MG) - Nos termos da Resolução nº 35, de 2009, o Senado Federal agracia com o Diploma José Ermírio de Moraes empresas ou empresários do setor industrial que tenham contribuído de modo relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e, sobretudo, ao progresso do País.
Destaco que neste ano, o diploma completa dez anos de sua criação, período no qual esta Casa reconheceu o trabalho de homens e mulheres que se dedicaram ao empreendedorismo.
Em 2019, o colegiado responsável pela escolha dos homenageados recebeu mais de trinta indicações. Avaliadas as fichas de indicação, os Senadores integrantes do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes elegeram homenagear sete personalidades, sete empresários que se distinguiram mediante a promoção do crescimento econômico, gerando empregos e renda, e que se destacaram por meio do desenvolvimento de programas de responsabilidade e valorização ambiental, cultural, social e econômica do País.
Senhoras e senhores, nesta oitava edição da solenidade de entrega do Diploma José Ermírio de Moraes, receberão condecorações os seguintes homens de negócios: Carlos Fernando de Carvalho, engenheiro fundador da Carvalho Hosken Engenharia e Construções, empresa do setor de construção civil que, desde 1951, realiza, a partir do Rio de Janeiro, obras públicas e privadas Brasil afora; Genésio Moisés Spillere, empresário e administrador responsável pela construção da SpilRod Fundição de Ferro e Aço, de Santa Catarina, que atua nos setores agrícola, ferroviário, cimenteiro, de britagem e metalmecânico, entre outros; João Gonçalves Filho, empresário fundador da Comercial Irmãos Gonçalves, que há 42 anos desenvolve atividades nos ramos de supermercados e frigoríficos, fazendo-se presente em sete cidades do Estado de Rondônia; Jocélio Costa Barbosa, proprietário do Bar do Cuscuz, a maior empresa do ramo alimentício e referencial turístico e econômico do Estado da Paraíba; Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas, a Coteminas, empresa líder do segmento de cama, mesa e banho, com unidades fabris instaladas em diversos Estados da Federação e operações em vários países do continente americano - permitam-me acrescer, filho do saudoso Vice-Presidente, caro amigo José Alencar Gomes da Silva -; Sr. Sae Joo Chang, presidente e diretor executivo do grupo coreano Dongkuk Steel, maior comprador mundial de placas de aço e acionista da Companhia Siderúrgica do Pecém, a CSP, a primeira usina integrada instalada na região Nordeste do Brasil; e, por fim; o Sr. Benjamin Steinbruch, banqueiro e empresário fundador do Banco Fibra, da Equity Brasil e do Grupo Vicunha, este último o maior grupo têxtil da América Latina. Foi vice-presidente da Fiesp e atualmente é Presidente da Companhia Siderúrgica Nacional.
R
Aos sete agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes concedo, em nome do Senado Federal, as mais sinceras congratulações pela justa homenagem, pelo merecido reconhecimento a que os senhores fizeram jus e, acima de tudo, pelo incansável trabalho que os senhores vêm dedicando ao engrandecimento do Brasil.
Após essas considerações, passo a presidência da sessão ao Senador Marcos Rogério, Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, para proceder à entrega das merecidas condecorações e homenagens.
(O Sr. Antonio Anastasia, 1º Vice-Presidente, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Marcos Rogério.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Bom dia a todos!
Quero cumprimentar, com muita alegria, S. Exa. o Senador Antonio Anastasia, Presidente desta sessão do Senado Federal, Vice-Presidente da Casa, que muito nos honra na condução dos trabalhos desta sessão de homenagens do Senado Federal.
Quero cumprimentar os membros do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes: os Srs. Senadores Esperidião Amin, a quem agradeço; o Senador Veneziano Vital do Rêgo; o Senador Arolde de Oliveira; o Senador Cid Gomes; e a Senadora Zenaide Maia.
Aproveito este momento também para fazer um registro de agradecimento a toda a equipe que nos auxiliou na formalização e na preparação deste importante momento de homenagens.
Quero, inicialmente, expressar a minha gratidão e a minha honra em presidir o Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes no biênio 2019-2020.
A homenagem leva o nome de um ex-Senador, ícone do empreendedorismo brasileiro, José Ermírio de Moraes, exemplo de seriedade e dedicação ao desenvolvimento nacional.
Nascido no interior de Pernambuco em 1900, o engenheiro José Ermírio de Moraes foi eleito Senador da República em 1962. No ano seguinte, foi nomeado Ministro da Agricultura do Presidente João Goulart, cargo que ocupou apenas durante cinco meses.
R
Com o regime militar, foi atacado por suas posições e retornou ao Senado, onde ficou até o final do mandato, em 1971. Faleceu em 1973, deixando como legado um dos maiores grupos empresariais do País, o Grupo Votorantim, que reúne empresas de vários segmentos, com ênfase em setor de base da economia. Presente em mais de 20 países, o grupo está estruturado em três segmentos: industrial, financeiro e novos negócios, nos quais emprega 40 mil profissionais.
Em razão dessa notável história, o Senado Federal foi extremamente feliz ao instituir o diploma que leva o seu nome para homenagear os expoentes da nossa economia. Desde dentão, destacadas personalidades do setor representativas das mais diversas regiões do País têm sido agraciadas com essa justa comenda, como hoje fazemos.
O Diploma José Ermírio de Moraes é uma forma de a mais Alta Casa Legislativa do País reconhecer a importância de tantos empreendedores que não somente empregam recursos financeiros, mas destinam esforço pessoal e de suas famílias para contribuir com o progresso da Nação, gerando oportunidades para tantas outras pessoas, investindo em tecnologias, na busca de qualidade da produção, para fazer o Brasil mais forte interna e externamente. A indústria brasileira deve, sim, ser saudada. O nome emblemático de José Ermírio de Moraes, que tem uma história reconhecida em nosso País, expõe o significado da comenda oferecida por este Senado.
Mais do que ressaltar os resultados do labor empresarial, considero que precisamos prestar uma justa homenagem ao cidadão, ao pai de família, ao grupo familiar e a todos quantos compõem a história de sucesso de cada empreendimento. Sim, porque não é somente a frieza nos números, das máquinas, dos engenhos, da produção, das relações comerciais; é a disciplina pessoal, com sacrifício de tempo próprio e da família, emprego de emoções, gestão de pessoas, administração de conflitos, vitórias, derrotas, expectativas, conquistas, frustrações, um longo recomeçar em cada etapa do processo de construção da história, sem jamais desistir.
Tudo isso compõe seguramente a história de cada um de nossos homenageados. Os senhores que já venceram tantos desafios ainda têm tantos outros pela frente, diante de um momento difícil que vive a economia brasileira. Alguns dados apontam isso. A considerar dados apresentados pela Fundação Getúlio Vargas, o crescimento médio anual do Brasil, entre 2011 e 2020, será de modestos 0,9%.
No primeiro trimestre deste ano, houve redução da atividade da indústria brasileira. Já no ano passado, o setor industrial do País havia se reduzido a apenas 11,3% do produto interno bruto, o que configurou o índice mais baixo desde 1947. Para efeitos de comparação, em fins da década de 1980, ou seja, há pouco mais de 30 anos, o que é mais ou menos o tempo de uma geração, a indústria brasileira era a responsável por aproximadamente 30% do produto interno bruto brasileiro.
Precisamos de uma urgente reação.
R
A Confederação Nacional da Indústria divulgou, na semana passada, que o setor já está reagindo. Dados da CNI dão conta de que a produção da indústria brasileira aumentou em maio. O nível de utilização da capacidade instalada cresceu um ponto percentual em relação a abril e ficou em 67%, percentual maior que o registrado no mesmo mês dos quatro anos anteriores. É evidente que nossa capacidade industrial, como sabemos, depende de diversos fatores que lhe possibilitem produzir à altura de seu potencial e, além disso, ampliar instalações, tornar-se mais competitiva e ganhar novos mercados.
É nesse sentido que estamos saudando, efusivamente, o anunciado maior acordo comercial entre blocos já realizado no mundo, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado sexta-feira última, dia 28, depois de mais de 20 anos de tratativas. Como disse o Presidente da CNI, esse acordo pode representar o passaporte para o Brasil entrar na liga das grandes economias do comércio internacional. A criação de novas oportunidades de exportação, com a redução de tarifas europeias, certamente, servirá para alavancar ainda mais a indústria brasileira, que enfrenta sérias dificuldades, para uma maior competitividade no mercado internacional. O acordo criou uma gigantesca área de livre comércio, que soma US$19 trilhões em produto interno bruto e um mercado de 750 milhões de pessoas.
Os empresários têm uma grande participação nesse novo cenário que se desenha, principalmente porque souberam persistir, enfrentar seguidas crises, tantas crises que assolaram o Brasil e o mundo, e, agora, poderão participar - assim todos esperamos - dessa nova fase para o setor industrial, com reflexos internos e externos.
Sabemos que, aliado a isso, ainda temos muito a fazer em nosso País, tanto na esfera das indústrias, como inovação tecnológica, por exemplo, quanto na geração de mais confiança, a partir de um Estado mais enxuto e eficaz. Precisamos de uma ampla reforma do Estado, o que passa por reformas setoriais, como a da previdência, a tributária e a política. Os desafios são muitos. Esperamos, aqui no Parlamento, poder fazer bem a nossa parte, assim como esperamos ocorra nos demais Poderes, como os senhores têm feito em suas respectivas áreas de atuação.
Por isso, o momento hoje é para homenageá-los.
Diante disso, passo, agora, a nominar cada um dos nossos homenageados, em ordem alfabética. Eis os premiados: Benjamin Steinbruch, indicado pelo Senador Eduardo Gomes; Carlos Fernando de Carvalho, indicado pelo Senador Arolde de Oliveira; Genésio Moisés Spillere, indicado pelo eminente Senador Esperidião Amin; Sr. João Gonçalves Filho, do Estado de Rondônia, que tive a honra de indicar; Jocélio Costa Barbosa, indicado pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo; Josué Christiano Gomes da Silva, indicado pela eminente Senadora Zenaide Maia; Sae-Joo Chang, indicado pelo Senador Cid Gomes. Esses são os nossos homenageados, a quem, mais uma vez, externo os nossos sinceros parabéns.
No próximo ano, como eu tenho a honra de presidir o biênio 2019/2020, o Diploma José Ermírio de Moraes será oferecido a mulheres empreendedoras com histórias de sucesso, superação e reconhecimento.
R
Por fim, agradeço ao Presidente Davi Alcolumbre a confiança, aos Senadores membros do Conselho, que tiveram um papel fundamental na escolha dos nossos homenageados. Aos demais Senadores presentes a esta sessão, aos Deputados, às autoridades, aos convidados o nosso muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)
Agora, antes de iniciar a entrega dos diplomas, passo a palavra aos demais membros da Mesa e aos membros do Conselho, para que façam uso da palavra para suas considerações.
Pela ordem...
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ. Fora do microfone.) - ... de idade. (Risos.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - ... alfabética, passo a palavra a Arolde de Oliveira, que, por coincidência, também é nosso decano por idade.
V. Exa. tem a palavra.
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ. Para discursar.) - Obrigado, Presidente Marcos Rogério. Quero saudar também os Senadores Esperidião Amin e Veneziano Vital do Rêgo, que integraram este Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes. Saúdo também o Senador Cid Gomes, a Mesa e a Senadora Zenaide Maia.
Quero iniciar essas breves palavras de saudação dizendo aos nossos agraciados que eles são os homenageados, mas é esta Casa, somos nós, os Senadores, que temos o privilégio, o orgulho e a honra de tê-los como integrantes das fileiras dos ilustres homens que construíram, em caminhadas diferentes, o nosso País.
Eu fico muito feliz e emocionado ao dizer isto. Os senhores são todos diferenciados, são pessoas que nós tomamos como referência e aqui são reconhecidos como tal. E, nesta cruzada, nesta virada que nós estamos dando na história do Brasil, na história da economia em nosso País, precisamos que Deus continue a orientá-los para que prossigam com a mesma esperança, com a mesma capacidade de sonhar, com a mesma determinação para vencer e falhar, para continuarmos em frente nesta virada que nós queremos dar em nosso País.
Pessoalmente, estou muito honrado em poder ter indicado e ter presente como homenageado o nosso empresário querido do Rio de Janeiro Carlos Fernando de Carvalho. Esse é um empresário sonhador, que nunca perdeu as esperanças em nosso País, que teve o insight, a competência e a capacidade de juntar o seu sonho ao sonho de outros grandes brasileiros no início da sua jornada empresarial, ainda na construção de Brasília. Juntou seu sonho aos sonhos do sonhador Juscelino Kubitschek de Oliveira na construção de Brasília, aos sonhos, à técnica e à competência artística, podemos dizer, de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa no projeto de Brasília. E ele, com a sua empresa, como executor de inúmeras obras, no final dos anos 50, início dos anos 60, aqui em Brasília, amassou muita lama no Planalto.
R
E, depois, como se não bastasse, retornando ao Rio de Janeiro e, por várias décadas, seguindo ainda o sonho, a competência técnica de Lúcio Costa e entendendo que o Rio de Janeiro se expandia para a Zona Oeste, no sentido da Barra da Tijuca, ele, como pioneiro, se juntou a mais esse sonho e foi um dos maiores construtores - e ainda o é até hoje - da Barra da Tijuca, construindo equipamentos comerciais, equipamentos residenciais e, recentemente, com a Olimpíada no Rio de Janeiro, equipamentos esportivos, todos de última geração, com tecnologia a mais moderna, tanto para o convívio da sociedade com esses equipamentos como na qualidade da própria construção.
Mas não basta isso! O Dr. Carlos de Carvalho continua sonhando e, nesse sonho, já está projetando, aos 95 anos de idade, a construção de um polígono turístico na Barra da Tijuca para as gerações que estão vindo, aproveitando essa vocação natural do Estado do Rio de Janeiro.
(Soa a campainha.)
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ) - Já encerro, meu Presidente, dizendo que a principal característica que eu vejo que está presente na personalidade do Dr. Carlos Fernando de Carvalho é a capacidade de sonhar, é a capacidade de entender que o ser humano só se extingue, só morre quando deixa de sonhar. E, no seu entendimento, ele, como eu, também lamenta que nós tenhamos tantos jovens aguardando envelhecer para serem enterrados.
Mas, mesmo nessa situação, ele, com...
(Soa a campainha.)
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ) - ... compromisso pedagógico, continua sua luta como exemplo para a juventude, para que esta juventude acorde e sonhe como ele tem sonhado, continua sonhando e continuará sonhando também.
Deus os abençoe!
Que nós tenhamos ainda a oportunidade de ver muitos empreendimentos realizados não só pelo Dr. Carlos Fernando de Carvalho, mas por todos os senhores homenageados.
Muito obrigado.
Deus os abençoe! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência saúda o Senador Arolde de Oliveira por seu pronunciamento e passa a palavra, pela ordem de composição da Mesa, ao nosso mestre Esperidião Amin - não o chamarei de segundo decano, Amin.
V. Exa. tem a palavra.
R
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) - Sr. Presidente, prezado amigo Marcos Rogério, eminentes Senadores, querida amiga Senadora Zenaide Maia, Senador Cid Gomes, Senador Veneziano, Senador Arolde de Oliveira, queria saudar, com muito respeito, a todos os homenageados, cada qual encarna, neste momento, o que este diploma pretende, pretende - como disse o meu querido amigo Arolde de Oliveira - premiar o sonho de quem sonhou e não apenas sonhou, mas lutou para realizar aquilo que era o seu anelo, o seu sonho.
Cada um tem uma história com seus parceiros, com os seus companheiros de jornada, com os seus concorrentes - todos eles animaram a jornada de cada um -, e é evidente que, saudando a todos, vou respeitar que cada um dos seus padrinhos descreva a sua história. Eu vou falar um pouquinho do homenageado que eu tive a oportunidade de oferecer à Comissão.
O italiano médio que chegou ao sul de Santa Catarina cantava e interpretava aquela canção "America, America, America, cosa sarà questa America? Un bel mazzolino di fiori", ou seja, o que pode ser esta América? Trinta e poucos dias num navio, "macchina e vapore", como diz a música, para chegar a um lugar desconhecido. América, que era longa e larga, como diz a música.
E esse povo, os migrantes do meu Estado poderiam ser alemães, poderiam ser árabes, mas os italianos construíram a sua indústria, como diz a música também, baseados em alguns fundamentos: o primeiro deles, a família - não por acaso existe a expressão que os italianos criaram do familismo, é familismo mesmo, é a nossa tribo; segundo, os valores morais, religiosos, o gosto pela música e a vida em comunidade.
O Genésio Spillere associa a isto um outro ingrediente que fez parte da vida do homenageado José Ermírio de Moraes, que é a política, o servir. Não há forma mais ampla de servir que não a política, associada a esses valores, inclusive a religião.
E tive a ventura de poder oferecer no nome dele, Genésio Moisés Spillere, a oportunidade de o Senado homenagear um empresário do Sul do Brasil, baseado o seu empreendedorismo nesses valores, e estão representantes desses valores aqui: sua família, a começar pela filha, pelo irmão; a minha família, passando pela Deputada Angela Amin e pelo Deputado João Amin; enfim, os Vereadores de Nova Veneza, que é a terra dele, da qual ele foi Prefeito, e é um líder comunitário do Sul do nosso Estado.
R
Portanto, o Diploma José Ermírio de Moraes, um empresário insigne e um político, casa muito bem com a figura, com a expressão e a representatividade de Genésio Moisés Spillere, que ainda é uma personalidade ornamentada pelo valor da lealdade, da correção pessoal e, acima de tudo, desse espírito de empreender que o meu amigo Arolde de Oliveira tão bem sintetizou na palavra "capacidade de sonhar". E quem tem, mesmo aos 95 anos de idade ou aos 82, planos para o futuro, esse não morre, porque...
(Soa a campainha.)
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) - ... mesmo quando for extinta a sua vida, deixará o legado, o exemplo e, acima de tudo, uma obstinação a ser perseguida por todos os que o conhecem.
Então, a minha homenagem a todos aqueles que fazem parte hoje dos agraciados com esse diploma e um carinho muito especial ao Genésio, aos seus, que são, por extensão, os meus e os de Santa Catarina também.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Este Presidência cumprimenta o nobre Senador Esperidião Amin por seu brilhante pronunciamento e assegura a palavra ao Senador Veneziano Vital, membro desse Conselho e também autor de indicação.
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - PB. Para discursar.) - Senhoras e senhores, meus cumprimentos. Bom dia a todos, indistintamente. Cumprimento e abraço nosso Presidente Marcos Rogério, responsável, competente, para que pudéssemos nesta manhã estar tanto a agraciar como sendo agraciados por V. Sas., responsáveis em muito por aquilo a que o Brasil nessas últimas décadas tem assistido e que tem recebido.
Quero, por uma questão de justiça, mencionar nossos insignes companheiros, que nesta Casa, como bem salienta o Presidente Marcos Rogério, apresentam-se não por assim quererem, mas por assim serem, como nossos mestres, professores: Senador Arolde de Oliveira, Senador Esperidião Amin.
Quero cumprimentar nosso Ministro, ex-Governador de Estado, hoje nosso companheiro, que nos abrilhanta, que tanto nos ajuda, colaborando com a sua capacidade, com o seu equilíbrio de ponderar, Senador Cid Gomes.
Quero transmitir um beijo respeitoso e afetuoso à nossa conterrânea nordestina, que divisa conosco, paraibanos, integrante da bancada no Senado da República do Estado do Rio Grande do Norte, Senadora Zenaide Maia, as minhas saudações.
Quero, por merecimento, por ser justo, mencionar, porque assim já o foi corretamente pelo Senador Presidente Marcos Rogério, toda a equipe que trabalhou, que organizou e que nos permitiu nesta manhã tão cheia de brilhos aqui estarmos a nos confraternizar.
R
Presidente, eu quero fazer menções, neste primeiro momento, desses instantes que nos são reservados a felicíssima iniciativa do Senado Federal, ao instituir este prêmio e, ao instituí-lo, denominando-o e designando-o como um dos grandes e efetivos, presentes, empreendedores nacionais, que foi o empresário, e, a partir daí, homem da vida pública, Senador José Ermírio de Moraes. Cabe muito bem, amolda-se perfeitamente àquilo que o empresário José Ermírio de Moraes bem o foi e bem teve a capacidade de poder ser sequenciado. Por vezes isso pode não acontecer.
E aqui estou diante... E queria mencionar o empresário Josué Gomes da Silva, não apenas por força daquilo que tem sentido maior a presença do grupo Coteminas, a presença do sempre, in memoriam, vice-Presidente da República José de Alencar, mas aquilo que toca a nós como campinenses por termos uma das maiores unidades, penso eu, a segunda unidade nacional, que foi instalada em Campina Grande, em solo paraibano. Então, eu estou aqui duplamente feliz por revê-lo, agradecendo a confiança que à época, há vinte anos aproximadamente, o então empresário José Alencar tinha para conosco, paraibanos de Campina Grande.
Mas eu, ao mencionar o empresário José Ermírio, quero saudar os também já homenageados e aqui os nomino, por uma questão de respeito: o empresário Benjamin Steinbruch; o Carlos Fernando de Carvalho, impressionante, 95 anos de vivacidade, de capacidade de sonhar, de projetar, como bem salientou o Senador Arolde e, ao nosso pé de orelha, o Senador Esperidião Amin; o Sr. Genésio Moisés Spillere; o João Gonçalves Filho; o Josué Gomes da Silva; o Sr. Sae Joo Chang, os meus cumprimentos; e aquele que eu tive particularmente a alegria de poder mencioná-lo.
E tenho absoluta certeza de que esse jovem que encontra-se a ser ladeado e ladeando sairá e voltará aos nossos rincões nordestinos, Senador Marcos Rogério, com muito daquilo que nós precisamos aprender. Um jovem de menos de 35 anos, empresário, campinense, do segmento turístico, gastronômico, que tem perspectivas já se viabilizando de projetar-se para outros dez Estados, que começou em Campina Grande, senhoras que não conhecem essa realidade, um Estado com tantas limitações, num Município que tem a referência Norte, Nordeste e nacional. Mas esse cidadão que aí está auxiliava os seus pais num pequeno comércio, atividade de restaurante, de bar, e que, a partir desse sonho tão mencionado por nós, dessa crença tão mencionada por nós, foi granjeando, ano após ano o reconhecimento, não apenas naquele bairro, lá em Nova Brasília, no pé do tambor. Quantas vezes eu não estava lá, e Jocélio Costa a nos servir, jovem de dez anos colaborando e participando da vida dos senhores seus pais - pai e mãe.
Hoje estabelecidos em Campina Grande, estabelecidos em João Pessoa ampliando para a capital pernambucana, e já projetando em parcerias empresariais para outras nove unidades...
(Soa a campainha.)
R
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - PB) - ... Jocélio se fez um empreendedor.
E aqui, sem perdas absolutamente dos merecimentos inquestionáveis que cada um dos senhores mencionados e sugeridos corretamente pelos nossos parceiros e pela nossa companheira Zenaide Maia, mas é importante e me toca... Quando você tem algo já estabelecido, quando você tem a competência de fazer com que aquele algo já estabelecido, aquilo que já está consolidado possa se manter não apenas, mas possa avançar, crescer, prosperar, é digno de todos os nossos reconhecimentos; mas quando você começa absolutamente quase do nada, com as dificuldades impostas por realidades nacionais, que estão se tornando não apenas sazonais, mas reiteradas, merece o nosso cumprimento, o nosso reconhecimento e o regozijo que nos toca às nossas regionalidades...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - PB) - ... às expressões culturais, como expressas pelo empreendimento que o Grupo Bar do Cuscuz tem emprestado. Por isso, Jocélio, sinta-se honrado de estar ao lado dessas figuras maiores, num momento de tantas delicadas situações.
Há poucos instantes, eu saía da terceira conferência internacional promovida pelo Ministério da Economia, com a presença do Tribunal de Contas, Presidente Marcos Rogério, e lá, havia dados que nos estupefaciavam. Hoje nós somos a Nação, o País na posição 109ª em termos de burocratização. Hoje nós temos mais de 60 tributos, sem contar outras tantas taxas. E esse debate que está sendo feito pelo Ministério da Economia, com a ajuda auxiliar do Tribunal de Contas, nos permite mergulhar, e mais do que isso, avançar de mãos dadas.
Então, a todos os senhores empresários...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - PB) - ... a todos os senhores que têm feito o País ainda estar de pé, e haveremos de continuar, os meus cumprimentos, as minhas saudações.
E por fim, quero dizer, Presidente Marcos Rogério, que a sua iniciativa de reservar para o próximo ano que esse instituído diploma seja entregue às mulheres empreendedoras é muito mais do que feliz iniciativa, é justa e merecedora.
Os meus cumprimentos a todos. Meu bom-dia. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o nobre Senador Veneziano Vital do Rêgo pelo seu pronunciamento.
Faço, neste momento, o registro da presença no Plenário dos Senadores Jayme Campos, a quem agradecemos, Senador Vanderlan, todas as senhoras e senhores.
Na sequência, com a palavra a Senadora Zenaide Maia.
A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) - Prezados colegas Parlamentares, Esperidião Amin, Veneziano Rêgo, Cid Gomes, Arolde de Oliveira, este é um momento ímpar, sim. A gente prestigiar quem gera emprego e renda neste País nos alegra, nos enche o coração de alegria.
Em nome do Dr. Josué Christiano Gomes da Silva, homenageado aqui, eu agradeço ao pessoal da Comissão, a quem eu pedi, não faço parte da Comissão. Eu já quero agradecer isso e já agradecer por no próximo ano serem mulheres, porque eu já fui falando assim, por onde estamos nós? Nenhuma mulher sendo homenageada. E a gente sabe que há milhares de mulheres neste País que estão também nessa luta para gerar emprego e renda.
R
Parabenizo os demais agraciados, em nome de Josué Christiano Gomes da Silva, com o Diploma José Ermírio de Moraes, pela imensa contribuição que têm prestado à economia nacional.
Dr. Josué é o caçula de três filhos da enfermeira Marisa Campos Gomes da Silva e do nosso saudoso José Alencar Gomes da Silva, o mais equilibrado e respeitável Vice-Presidente que este País já teve e o primeiro agraciado com esse prêmio. Carrega por isso, o Josué, uma responsabilidade muito grande de ser filho de um homem que tanto honrou o nosso País, responsabilidade esta que tem desempenhado com muita competência e dignidade.
Desde que assumiu a Coteminas, aos 31 anos de idade, empresa criada pelo seu pai, formado em Engenharia Civil, Direito - e vejam lá o que ele pegou, pegou a Engenharia Civil, mas pegou o Direito também; ouviu, Esperidião? - iniciou a internacionalização da companhia têxtil, transformando-a não só em uma das maiores empresas do ramo no País, mas também fazendo-a ter o reconhecimento internacional ao fundir a empresa com a maior líder do segmento têxtil dos Estados Unidos.
Apesar de ter conquistado o mercado internacional, no entanto, o empresário nunca se esqueceu do nosso País, especialmente do nosso Nordeste, Veneziano, onde investe até hoje. Josué é um dos grandes defensores da Sudene, contribuindo enormemente para o desenvolvimento sustentável da nossa região. A maioria das fábricas do grupo está em área da Sudene, mostrando que o incentivo fiscal, quando bem gerenciado, contribui para o crescimento do País e de sua população.
O empresário se notabilizou também pelo seu olhar social, trazendo bem-estar e alegria para muitas famílias, não só do Rio Grande do Norte, como do Brasil. Suas empresas - eu sou testemunha, porque fui Secretária de Saúde na cidade de São Gonçalo do Amarante, que faz parte da Grande Natal, onde está instalada a Coteminas - enxergam os trabalhadores como seres humanos, oferecendo, além de empregos dignos, cursos de aperfeiçoamento, saúde, assistência odontológica, enfim, a eles e às suas famílias.
Dr. Josué, este prêmio é parte do reconhecimento do seu trabalho e de sua grandeza. Há momentos na vida em que a gente se cansa e fica se perguntando: "Será que vale a pena?" Saiba que está valendo a pena. Esta Casa - e já sou grata aqui aos meus colegas, porque eu indiquei, mas foi a Comissão que abraçou essa causa - está aqui para dizer isto: que vale a pena, sim, tanto trabalho. E que o senhor continue sendo esse exemplo de cidadão, de empresário, de homem público.
O senhor é exemplo para os cidadãos, homens públicos e empresários de hoje e de nossas futuras gerações. Está aí um jovem paraibano ao seu lado, que a gente tem que parabenizar, porque é um jovem já vendo que vale a pena lutar para gerar emprego e renda neste País, para dar vida digna ao nosso povo.
R
Que Deus ilumine os seus passos em todas as suas atividades, porque o seu trabalho é bom para o Rio Grande do Norte, mas também para todo o Brasil.
Parabéns a todos e muito obrigada! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta a nobre Senadora Zenaide Maia pelo seu pronunciamento e assegura a palavra ao Senador Cid Gomes.
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - CE. Para discursar.) - Sr. Presidente desta sessão e Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Senador Marcos Rogério, senhores membros do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Senadores Esperidião Amin, Senador Veneziano Vital, a quem quero, em seus nomes, agradecer a atenção de aquiescerem na modesta sugestão que dei ao rol de ilustres homenageados que hoje recebem este diploma.
Meu caro Senador Arolde de Oliveira, Senadora Zenaide Maia, Embaixador da Coreia do Sul no Brasil, meus cumprimentos. Permitam-me todos os homenageados que, em nome do Sae Joo Chang, eu os cumprimente.
Esta homenagem, Sr. Presidente, é uma homenagem, no nosso caso, à teimosia e à perseverança. Hoje, nós homenageamos aqui uma história que é muito forte na história do nosso Estado. O Ceará, há mais de quatro décadas, entendeu, como Estado nordestino, como um dos Estados de menor renda per capita do Brasil, que não poderia se conformar nessa situação e que deveria alimentar, cultivar a teimosia de atrair para o nosso Estado o que se chama a indústria de base, para que efetivamente o setor industrial pudesse se desenvolver.
Então, já vem dos tempos do ex-Governador Virgílio Távora a ideia, o projeto, eu repito, a teimosia de atrair para o Ceará uma siderúrgica, que, de todas as indústrias, talvez seja a mais básica, a que mais pode se desdobrar em outros investimentos. De lá para cá, não faltaram tentativas, não faltaram projetos, não faltaram ideias, não faltou luta para que isso se viabilizasse.
R
Eu lembro aqui, rapidamente, que alguns projetos chegaram a ter nomes. Foi formada, formalmente, a Sidenor, a Usinor, a CSC (Companhia Siderúrgica do Ceará), mas, graças a Deus, graças à teimosia e, fundamentalmente, graças à perseverança...
(Soa a campainha.)
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - CE) - ... que é a outra virtude homenageada aqui, de um homem, que está aqui à nossa frente - a gente o chama de Chairman Chang -, nós conseguimos, finalmente, viabilizar no Ceará uma siderúrgica. Essa perseverança do Chairman Chang já vem de 1995, quando se viabilizou ou quando se iniciou a tentativa de um projeto em que se reuniriam a Companhia Vale do Rio Doce, uma empresa italiana de siderurgia e a Dongkuk, que é uma laminadora coreana, empresa de propriedade do Chairman Chang, com o fornecimento de gás da Petrobras. Eu estou detalhando mais aquilo que já é do meu período como Governador do Estado do Ceará.
Infelizmente, as instabilidades e a insegurança, que são convencionais em alguns setores da nossa economia, acabaram por inviabilizar, a partir de um descumprimento de compromisso assinado da Petrobras, o fornecimento de gás. Há o ditado popular de que há males que vêm para o bem. E, graças a Deus, foi isso que aconteceu no Ceará. O projeto a que me referi previa uma empresa que produziria, com redução a gás natural como combustível, uma siderúrgica para produzir 1,2 milhão de toneladas, que, repito, se viabilizou pelo descumprimento de um acordo feito pela Petrobras. Mas, fundamentalmente, pela perseverança de Chairman Chang, nós conseguimos, então, formatar outro projeto, um projeto de 3 milhões de toneladas de aço com redução a partir de carvão. Esse é o projeto que funciona hoje a pleno vapor. A despeito de a capacidade instalada da nossa indústria brasileira estar na ordem de apenas dois terços, a Companhia Siderúrgica do Pecém, no ano passado, produziu 100% da sua capacidade, 3 milhões de toneladas, algo que implica um faturamento ao redor de R$1 bilhão.
(Soa a campainha.)
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - CE) - Isso significa, praticamente, um quarto do PIB industrial do Estado do Ceará. Durante a sua construção, mais de 15 mil cearenses trabalharam e viabilizaram esse empreendimento, que está situado na área de retroporto do Pecém, no espaço interior. Praticamente, a única Zona de Processamento de Exportação que está em funcionamento em nosso País. A lei autorizou, salvo engano, 25 ZPEs, mas a única que funciona, repito, com grande produção, é a Zona de Processamento de Exportação do Porto do Pecém, no Estado do Ceará, não só com a ZPE...
R
(Soa a campainha.)
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - CE) - ... mas com outras empresas que já se instalam lá, boa parte delas produzindo, industrializando insumos para a Zona de Processamento e Exportação.
De maneira, Sr. Presidente, Srs. Senadores, que eu queria registrar aqui a alegria, a satisfação de poder fazer ao Sr. Chairman Chang esta homenagem de âmbito nacional. O Estado do Ceará já fez todas as homenagens que lhe são possíveis. A persistência, a perseverança, a dedicação pessoal de que eu sou testemunha de Chairman Chang, para viabilizar esse empreendimento...
Nós falamos hoje de uma empresa que tem 50% de propriedade da Vale, 30% da Dongkuk...
(Soa a campainha.)
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - CE) - ... que é, repito, uma laminadora coreana, e 20% da Posco, que é uma grande siderúrgica, talvez a terceira maior cidade do mundo, uma empresa coreana.
E eu fico extremamente feliz de poder ter tomado a iniciativa e ter tido a aquiescência da Comissão em conceder ao Sr. Chairman Chang esta homenagem, o Diploma José Ermírio de Moraes, que é um dos pioneiros da indústria em nosso País.
Parabéns, Chairman Chang. O Ceará e, tenho certeza, o Brasil agradecem o seu empenho, a sua dedicação em nosso País e, fundamentalmente, a sua crença no nosso País e em nosso Estado. Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o nosso Senador Cid Gomes pelo seu pronunciamento em homenagem ao agraciado desta manhã.
Passamos agora à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes, que será feita à frente da mesa. Após o recebimento da homenagem, os agraciados poderão fazer uso da palavra na tribuna por até cinco minutos, aqueles que desejarem fazer uso da palavra.
Convido o nome do Senador Veneziano Vital do Rêgo para fazer a entrega do diploma ao Sr. Jocélio Costa Barbosa.
Jocélio Costa Barbosa, natural de Campina Grande, Paraíba, é proprietário do famoso Bar do Cuscuz, referencial turístico e econômico do Estado da Paraíba, com unidades em João Pessoa e Campina Grande. Com início de forma familiar em 1973, tornou-se a maior empresa do ramo alimentício da região. Atualmente, planeja uma expansão nacional, com previsão de abertura de novos restaurantes em dez Estados e no Distrito Federal.
(Procede-se à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Jocélio Costa Barbosa.) (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Convido a Senadora Zenaide Maia para fazer a entrega do diploma ao Sr. Josué Christiano Gomes da Silva.
O agraciado, natural de Ubá, Minas Gerais, é Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), líder no segmento de cama e banho, e tem atuação destacada como membro de diversas entidades, tais como o Conselho do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), o Conselho Superior da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e o Conselho do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).
(Procede-se à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Josué Christiano Gomes da Silva.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Neste momento, asseguro a palavra ao homenageado Sr. Josué Christiano Gomes da Silva, pelo tempo regimental de cinco minutos.
O SR. JOSUÉ CHRISTIANO GOMES DA SILVA (Para discursar.) - Exmos. Srs. Senadores - e cumprimento a todos ao cumprimentar o Senador Marcos Rogério, Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes -, Sras. Senadoras - e cumprimento a todas ao cumprimentar a Senadora Zenaide Maia -, demais membros do Conselho do Diploma, Senador Veneziano, Senador Esperidião Amin, e demais componentes da Mesa que aqui se encontram presentes, eu não poderia deixar de fazer uso da palavra neste momento de grande emoção.
Eu não posso deixar de lembrar meu pai. Ele gostava mesmo era de ser chamado Senador José Alencar. Ainda que tenha exercido, por dois mandatos, o cargo de Vice-Presidente da República, nada lhe proporcionava mais orgulho e satisfação do que ser tratado de Senador. Sentia-se honrado em representar Minas Gerais. E devo aqui também registrar que ele representava o Estado do Rio Grande do Norte, porque ele era sempre lembrado como o quarto Senador do Rio Grande do Norte, e, ao lado de colegas tão ilustres, muitos dos quais ainda dignificam este Plenário, participava da busca e encaminhamento de solução para os nossos problemas. Por isso, esta solenidade é, para mim e minha família, motivo de orgulho, pois nos traz a lembrança de que, no dia 1º de junho de 2010, neste Plenário, meu saudoso pai, José Alencar, recebia, ao lado de outros ilustres brasileiros, a primeira versão desta condecoração, traduzindo a sua identificação com José Ermírio de Moraes no propósito de ajudar a construir um Brasil próspero, independente e digno de seus filhos.
Sinto-me honrado em estar ao lado de ilustres e expressivas figuras da área empresarial que também recebem esta distinção no dia de hoje. Em comum, temos a determinação de, nos nossos respectivos setores e dentro de nossas áreas de atuação, buscar, para todos os brasileiros, uma nação mais forte, justa e solidária. A todos o meu abraço de congratulações pela justa homenagem.
R
O Diploma José Ermírio de Moraes ganha maior relevo por ter como patrono um dos grandes nomes da história de nosso País. Como Senador da República, Ministro de Estado e empresário de alto conceito e honorabilidade, o Dr. José Ermírio de Moraes deixou para os brasileiros a lembrança do cidadão exemplar e do empreendedor de grande sucesso. Esses predicados, legados por José Ermírio, permanecem vivos em sua família. Seus sucessores mantêm-se atuantes, destacando-se, no cenário empresarial brasileiro, como continuadores da admirável obra de seu avô e de seus pais.
Agradeço à Senadora Zenaide Maia a lembrança de meu nome para estar presente nesta solenidade. Representante nesta Casa do nosso - e me permita chamar de nosso, porque também sou homenageado como coestaduano no Rio Grande do Norte, tendo recebido a cidadania honorária do Estado - belíssimo Rio Grande do Norte, onde temos investimentos, a eminente Senadora enriquece uma família que muito contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado potiguar. Muito obrigado, muito obrigado, Senadora Zenaide Maia.
Cabe a nós empresários uma parcela de responsabilidade na construção de um novo Brasil, um Brasil de crescimento e prosperidade, que levem ao caminho da justiça e da paz social.
Para bem desempenhar essa tarefa, nós empresários contamos sempre com o sólido empenho e a dedicação dos nossos colaboradores diretos. Em nossa empresa, são mais de 15 mil, com os quais tenho obrigação e compartilho a honra do recebimento desta medalha.
Para o País avançar e buscar os elevados objetivos econômicos e sociais, é necessário um ambiente favorável, com atualização e simplificação de diversas legislações, em especial, a previdenciária e a tributária. É necessário infraestrutura moderna e competitiva. É necessário segurança jurídica. E é essencial - não poderia deixar de me lembrar - a disponibilidade de recursos para investimentos a custo compatível com as atividades produtivas. Esses fatores, dentre outros itens, ajudam a promover ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo, essencial ao processo de crescimento.
O Senado Federal tem encaminhado grandes e importantes temas federativos, que visam ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e dos brasileiros. É gratificante assistir à atuação firme, decidida, responsável dos nossos Senadores em defesa dos interesses nacionais e constatar que este Parlamento está consciente da sua responsabilidade na condução dos temas nevrálgicos para a vida do País.
Senhoras e senhores, repito, ao...
(Soa a campainha.)
O SR. JOSUÉ CHRISTIANO GOMES DA SILVA - ... concluir, as palavras ditas aqui por meu pai, em 2010: recebo com humildade o Diploma José Ermírio de Moraes, distinção de alta relevância e de significado especial, este diploma estará sempre para mim e minha família e todos os nossos colaboradores na galeria dos nossos valores mais caros.
Muito, muito obrigado. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência registra a presença do Senador Acir Gurgacz na sessão.
Convido o Senador Cid Gomes para fazer a entrega do diploma ao Sr. Sae Joo Chang.
O empresário sul-coreano iniciou a sua carreira na Dongkuk Steel Group no ano de 1978, onde ocupa cargos de alta gestão desde 1986. Em 1999, assumiu a posição de Diretor Operacional e, desde 2001, está à frente como Diretor Executivo da Dongkuk Steel, maior compradora de placas de aço do mundo.
(Procede-se à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Sae Joo Chang.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o Sr. Sae Joo Chang e assegura a palavra a ele neste momento - em outro microfone, nós teremos a tradução.
O SR. SAE JOO CHANG (Tradução consecutiva.) - É com muito orgulho e honra que eu recebo esta premiação tão privilegiada.
Gostaria de dar meus mais sinceros agradecimentos a todos os Senadores e a todos os membros componentes do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes. Em especial, queria agradecer ao Senador Cid Gomes e às autoridades competentes, como também aos parceiros Vale e Posco, que deram os melhores esforços para tornar a CSP uma grande obra bem-sucedida.
Quando soube que eu seria homenageado na cerimônia do Diploma José Ermírio de Moraes, lembrei de todo o percurso que percorremos ao longo do projeto da CSP, desde o dia em que foi assinado o memorando de entendimento, no ano de 2001, até hoje. Passamos por momentos difíceis. Contudo, nunca deixamos de superar novos desafios, sempre dispostos a dar uma mão ao parceiro que estivesse precisando.
R
É importante ressaltar um fato: eu não seria capaz de desfrutar da glória deste momento sem o apoio do Governo Federal, a tecnologia da Posco, os recursos da Vale e a paixão da Dongkuk. Gratamente, recebo este prêmio em nome de todos os nossos parceiros que contribuíram para o crescimento da CSP.
Senhoras e senhores, eu acredito em sonhos que se tornam realidade, principalmente quando se tratam de sonhos compartilhados. Não há dúvidas de que nós compartilhamos um sonho em comum, e estamos lutando para atingir os nossos objetivos. O sonho da CSP é de produzir aço de qualidade, para contribuir com a sociedade e com o País, além de fazer do mundo um lugar ainda melhor. E estamos realizando esse sonho graças ao anseio de todos.
De agora em diante, nós focaremos mais na distribuição dos recursos no Ceará, bem como na realização dos estudos para um maior investimento na CSP.
Agradeço mais uma vez pela homenagem de um prêmio tão precioso. Vou considerar esta homenagem como um estímulo para aprofundar ainda mais o relacionamento entre Brasil e Coreia, que hoje em dia completaram 60 anos de relações diplomáticas. E lutarei para defender o futuro da Brasil e da CSP.
O meu coração está sempre com o Brasil!
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o Sr. Sae Joo Chang por seu pronunciamento.
Registro a presença de delegação parlamentar da Alemanha nesta sessão de homenagens do Senado Federal, a Delegação de Relatores da Comissão de Orçamento do Parlamento da República Federal da Alemanha, responsáveis pelo orçamento do Ministério Federal do Meio Ambiente, de Proteção da Natureza e Segurança Nuclear: Deputada Heidrun Bluhm; Deputado Ingo Gaedechens; Deputado Andreas Schwarz; Deputado Martin Hohmann. À Delegação Parlamentar da Alemanha, registrando sua presença, agradecemos por participarem desta sessão de homenagem.
R
Convido o Senador Arolde de Oliveira para fazer a entrega de diploma ao Sr. Carlos Fernando de Carvalho, a quem convido para receber a sua comenda.
Fundador da Carvalho Hosken S.A., o empresário iniciou suas atividades em 1951, com grandes obras públicas, a exemplo da sua participação na construção de Brasília. No fim da década de 60, realizou projetos residenciais diferenciados na Barra da Tijuca. Merece destaque sua contribuição na implantação do Parque Olímpico e do Bairro Ilha Pura, premiado conjunto urbanístico de prédios e parques públicos que abrigaram os atletas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
(Procede-se à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Carlos Fernando de Carvalho.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Com muita alegria, asseguro a palavra, neste momento, ao homenageado, Sr. Carlos Fernando de Carvalho.
O SR. CARLOS FERNANDO DE CARVALHO (Para discursar.) - Exmo. Sr. Senador Marcos Rogério, Exmo. Sr. Senador Arolde de Oliveira, Sras. e Srs. Senadores, senhoras e senhores, sinto-me muito honrado por estar hoje aqui, nesta Casa, recebendo tamanha honraria. Este momento é muito importante para mim, pois significa o reconhecimento público de uma vida inteira dedicada a fazer o melhor pelo País, notadamente pelo Rio de Janeiro, cidade onde nasci, cresci e criei meus filhos.
A honraria fica ainda maior, pois José Ermírio de Moraes foi um grande político, engenheiro e empresário, que, ao criar o hoje tão importante Grupo Votorantim, certamente o fez motivado pelos mesmos ideais e sentimentos nobres que tive ao criar a minha firma Carvalho Hosken.
Meus sinceros agradecimentos a todos aqui presentes.
Muito obrigado. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o homenageado Sr. Carlos Fernando de Carvalho.
Passamos ao nosso próximo homenageado.
Convido o Senador Esperidião Amin a fazer a entrega do diploma ao Sr. Genésio Moisés Spillere.
O empresário de Nova Veneza, Santa Catarina, iniciou as suas atividades no segmento metalmecânico para a produção de implementos agrícolas e, posteriormente, tornou-se um dos maiores fornecedores de insumos de aço para as montadoras de implementos rodoviários; atualmente, desenvolve atividade no segmento de fundição de ferro e aço para atender, principalmente, ao setor ferroviário nacional.
(Procede-se à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. Genésio Moisés Spillere.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Convido a Senadora Zenaide Maia a assumir a Presidência neste momento.
(O Sr. Marcos Rogério deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Zenaide Maia.)
A SRA. PRESIDENTE (Zenaide Maia. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) - Convido o Senador Marcos Rogério a fazer a entrega do diploma ao Sr. João Gonçalves Filho.
Mineiro de Belo Horizonte, Minas Gerais, o empresário criou a maior rede supermercadista do Estado de Rondônia, onde atua há 42 anos. Com ampla atuação nos ramos de supermercados, shopping centers, indústria de alimentos e frigoríficos, contribui significativamente com o desenvolvimento econômico da região, notadamente com a criação de mais de 6 mil empregos formais. Além de atender o mercado interno, exporta para países da América do Sul, África, Europa e Ásia.
(Procede-se à entrega da placa e o Diploma José Ermírio de Moraes ao Sr. João Gonçalves Filho.) (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Zenaide Maia. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) - Passo a Presidência ao Senador Marcos Rogério.
(A Sra. Zenaide Maia deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Marcos Rogério.)
R
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Quero reiterar, mais uma vez, a minha alegria em poder fazer a indicação do nome do empresário Sr. João Gonçalves, para receber esta justa homenagem. Aqui esteve, ao meu lado, o Senador Acir, que é do meu Estado de Rondônia.
Esta homenagem, pode ter certeza, Sr. João, reúne a unanimidade dos Senadores de Rondônia, dos três Senadores, da bancada federal, pelo justo reconhecimento ao que o senhor representa no nosso Estado: um empresário de sucesso, gerando ali milhares de empregos.
Eu tenho dito - e talvez este sentimento sintetiza um pouco daquilo que nós pensamos acerca dessa homenagem - que quem gera emprego, renda, progresso e desenvolvimento no País é o setor privado. Por isso, ele merece nossas homenagens.
Muitas vezes, pelos muitos afazeres das muitas tratativas, a gente passa a pensar que outros segmentos têm maior relevância, mas o maior programa social do Brasil não é o Governo que gera, é justamente o setor privado. Por isso, esta homenagem... (Palmas.)
... é absolutamente reconhecida aos nossos empresários brasileiros.
Eu tive a honra de poder fazer a indicação do nome do Sr. João Gonçalves, lá do meu Estado de Rondônia, com a aprovação dos membros deste conselho, conselho importante, fazendo com que a gente tivesse a oportunidade de homenageá-lo.
Faço esta homenagem ao senhor e faço o registro aqui da presença do filho, João Gonçalves, Prefeito de Jaru, uma importante cidade-Estado de Rondônia, e também da D. Maria do Carmo Silva Gonçalves, a esposa do Sr. João. Eles são empreendedores de sucesso e nos orgulham a todos do Estado de Rondônia.
Ele é reconhecido lá e fora de Rondônia também, fora do País, por sua atuação no campo da exportação, especialmente de alimentos, de proteína animal.
Senador Acir.
O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO. Para discursar.) - Se me permite, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - V. Exa. tem a palavra.
O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) - É para cumprimentar todos os agraciados hoje, os homenageados, justamente, em especial o Sr. João, do nosso Estado de Rondônia, que tem uma história de desenvolvimento, de sucesso com relação à produção, à industrialização e agora à exportação de produtos alimentares.
Os meus cumprimentos ao senhor, Sr. João, e a toda a sua família, que trabalha junto com o senhor. Nós temos tido esse prazer de acompanhar o crescimento do nosso Estado de Rondônia e o seu crescimento. O crescimento da sua empresa, das suas organizações ajudaram e ajudam a crescer o Estado de Rondônia, e eu não tenho dúvida que continuará ajudando, como sempre fez.
Eu cumprimento todos os homenageados. Cumprimento também os Senadores e as Senadoras pelas indicações, o Presidente Marcos Rogério por esta indicação do nosso amigo João Gonçalves.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Marcos Rogério. Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) - Esta Presidência cumprimenta o nobre Senador Acir Gurgacz.
Nós temos um último homenageado, mas informo que, nesta oitava edição, a partir da indicação do Senador Eduardo Gomes, também foi agraciado com o Diploma José Emílio de Moraes o empresário Benjamin Steinbruch, Presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que não pôde comparecer a esta sessão, em razão de compromisso profissional no exterior.
R
O prêmio será entregue posteriormente.
Indago se há algum outro Senador que queira fazer uso da palavra. (Pausa.)
Todos na mesa já fizeram uso da palavra.
Antes de encerrar a sessão, agradeço às autoridades presentes, aos agraciados, a todos que nos honraram com sua presença e reitero: reconhecer o setor privado, como faz este prêmio, reconhecer os empreendedores, é reconhecer aqueles que têm o papel mais importante na retomada do crescimento econômico do nosso País.
Nossas homenagens a todos os senhores. (Palmas.)
Convido todos os nossos homenageados para subirem à tribuna para uma foto oficial. Por sugestão do nosso decano Arolde de Oliveira, os membros do Conselho farão a foto à frente da nossa tribuna.
Agradeço, mais uma vez, a presença de todos os senhores e senhoras.
Está encerrada a sessão.
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 05 minutos.)