1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
56ª LEGISLATURA
Em 26 de novembro de 2019
(terça-feira)
Às 11 horas
(Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Bom dia, senhoras e senhores, nossos 27 novos Senadores, que vieram dos seus respectivos Estados. É uma honra e uma alegria recebê-los aqui no Plenário no Senado Federal. Sejam todos muito bem-vindos, assim como também os seus professores, seus instrutores, que lhes estão acompanhando, também sejam todos muito bem-vindos ao nosso Plenário.
Senadores presentes, Fabiano Contarato e Senador Flávio Arns, obrigado pela presença, por estarem nos prestigiando. Outros Senadores estão a caminho aqui do Plenário também, que, durante a nossa sessão, fizeram questão de poder participar e de recebê-los, até porque nós temos aqui representantes de todos os Estados brasileiros, dos 26 Estados e também do Distrito Federal. Imprensa também presente que está aqui cobrindo esta sessão especial e banda dos Fuzileiros Navais da Marinha que estão aqui nos prestigiando, muito obrigado pela presença dos senhores. Nossos convidados, todos que se fazem presentes, ilustres secretários de Estados, que também vieram participar desta sessão solene, sejam bem-vindos.
Para mim é uma satisfação e uma alegria, um orgulho muito grande poder estar diante desta 9ª edição do Programa Jovem Senador, um programa que vem, ao longo desse período, crescendo, ampliando a participação de jovens de todo o Brasil.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Declaro aberta a reunião preparatória da legislatura do Programa Jovem Senador.
A presente sessão preparatória destina-se à premiação dos participantes do 12º Concurso de Redação do Senado Federal, à posse dos jovens Senadores e Senadoras e à eleição e à posse do Presidente, Vice-Presidente e Secretários do Programa Jovem Senador de 2019.
R
Cumprimento todos os estudantes participantes, os professores, orientadores e familiares presentes.
Composição da Mesa.
Convido para compor a Mesa o Secretário de Estado de Educação do Governo de Alagoas, o Sr. José Luciano Barbosa da Silva. (Palmas.)
A Coordenadora-Geral de Apoio de Programas da Gestão Escolar, da Diretoria de Acompanhamento de Políticas da Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), Sra. Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas. (Palmas.)
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pela Banda dos Fuzileiros Navais.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Gostaria também de registrar a presença do Senador Plínio, do Estado do Amazonas, que fez questão de estar conosco aqui, ele que está presidindo a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas quis vir pessoalmente e, claro em registro ao Programa Jovem Senador e à representante também do Estado do Amazonas que se faz aqui presente, a Giovanna. Seja bem-vinda, Giovanna! Está registrado aqui, Senador Plinio, e compreenderemos a sua ausência também.
Bom, eu gostaria, antes...
Ah, Senador Elmano Férrer, também seja muito bem-vindo! É uma alegria recebê-lo, ele que é o Senador mais jovem de espírito aqui desta Casa e sempre nos alegra muito com o seu bom humor e com o seu entusiasmo. Muito obrigado pela presença de estar prestigiando aqui os nossos 27 Jovens Senadores.
Antes de darmos prosseguimento à nossa sessão...
Senador Luiz, que é do Estado de Goiás, seja muito bem-vindo aqui também, homenageando a representante do Estado de Goiás que está aqui presente, a Jamily. Parabéns! Muito obrigado, Luiz, pela presença.
Mas, antes de iniciarmos e darmos prosseguimento às premiações e também à posse do Presidente e do Vice-Presidente e à posse dos 27 Jovens Senadores, eu gostaria de fazer aqui algumas considerações que são importantes.
Este programa Jovem Senador vem ao longo já de praticamente uma década se consolidando como um programa respeitado, de muita credibilidade e tem envolvido, a cada edição, milhares e milhares de estudantes da rede pública de ensino médio brasileiro. Nós já contabilizamos nesta última edição quase 123 mil redações em todo o País, foram quase 300 mil alunos mobilizados de escolas de todos os Municípios, do interior de cada Estado, das capitais, enfim, de todo o País, sem exceção.
O que a gente percebe é que, a cada edição, é um novo desafio, é um tema que precisa ser colocado, apresentado, um tema desafiador para cada estudante que participa, e, diante de tantos alunos, vocês, os 27 alunos que estão aqui hoje, os 27 Jovens Senadores, se destacaram em meio a tantos alunos, centenas de milhares de alunos de todo o Brasil. Vocês são realmente vencedores por estarem aqui, por todo o mérito de vocês - claro que sob a supervisão dos seus professores, que são pessoas importantíssimas na vida de vocês, na formação pessoal e intelectual de cada um, e por influência, logicamente, também dos pais, das mães, das suas famílias, que sempre os apoiaram em todos os momentos. Vocês possuem um talento especial, uma capacidade diferenciada, sem a qual vocês, evidentemente, não estariam aqui hoje representando, cada um de vocês, os seus Estados. São milhões de estudantes em cada um dos Estados. Claro que alguns Estados são muito maiores; outros, menores, mas vocês são realmente pessoas vencedoras. Eu queria aqui enaltecê-los e parabenizá-los pelo sucesso.
R
Eu tenho convicção de que daqui surgirão grandes talentos; talentos que poderão despertar na vida empresarial, na vida privada, poderão seguir carreira também no setor público, em concursos públicos e também, por que não, serem grandes políticos, que poderão defender e representar o nosso País, na Câmara Municipal das suas cidades, ou como Prefeitos, ou como Deputados Estaduais nas Assembleia Legislativas ou, por que não, como Deputados Federais e, inclusive, como Senadores. Esse programa revelou grandes talentos que seguiram a carreira pública.
Ontem eu estava observando alguns depoimentos de Jovens Senadores que viraram Vereadores de cidades do interior. Está até ali no fundo o nosso Vereador Netinho, que foi eleito em 2012, não é, Netinho?
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Em 2016.
E eu perguntei para ele: "Netinho, você está animado para disputar a reeleição?". Ele falou assim: "Vou, vou disputar a reeleição. Eu quero é crescer na política". Então, ele é um belo exemplo. Claro que existem outros, mas ele simboliza aqueles Jovens Senadores que, de certa forma, despertaram para a vida pública através do programa, porque é uma oportunidade vocês conhecerem a vida de um Deputado Federal, principalmente a vida de um Senador e a rotina, o dia a dia, as responsabilidades.
Eu tenho convicção de que dessa turma agora, deste ano de 2019, daqui a alguns anos, alguns de vocês ainda vão virar para mim e vão dizer: "Valeu a pena ter participado, porque eu gostei e aquilo me estimulou a disputar uma eleição". E nós teremos aqui grandes talentos também na vida política.
Mas o grande legado que o Programa Jovem Senador pode nos deixar, pelo menos do meu ponto de vista - e respeito as outras opiniões -, é que a educação é essencial para tudo. Muitas pessoas criticam, falam que é caro investir na educação, mas experimente a ignorância, que é certamente muito mais cara do que um investimento na educação. Então, este é o grande legado que o Programa Jovem Senador também pode deixar: que para a gente crescer na vida, para a gente ter sucesso, seja na vida privada ou seja na carreira pública, a gente tem que estudar, estudar muito. Claro que existem exceções, existem pessoas que se destacaram dentro das suas atividades e que sequer cursaram o ensino médio ou puderam ter a oportunidade de fazer uma faculdade, mas são exceções, e a gente não pode trabalhar e viver por exceções. Nós temos que estudar, nós temos que nos preparar para que a possamos vencer e sermos bem-sucedidos dentro das áreas que escolhermos.
Eu acho que essa é uma oportunidade de nós refletirmos sobre a importância da educação em nossas vidas, a importância dos estudos, de nós aproveitarmos essas chances. Inclusive, implementamos, na semana passada, coincidentemente, o primeiro grupo do Estágio Visita do Senado, que é um programa muito legal, que já existe na Câmara dos Deputados. Agora nós inovamos e trouxemos para o Senado Federal, sob a liderança do nosso Presidente Davi Alcolumbre, a quem eu quero também registrar os meus agradecimentos por ter dado todo apoio à implementação do Estágio Visita do Senado, por ter dado todo o suporte para que nós pudéssemos recebê-los, os nossos Jovens Senadores dos 27 Estados.
R
E ele, como ninguém, que é também muito jovem - foi o Senador mais jovem da história do País a presidir o Senado Federal, aos 41 anos de idade, não é só jovem de idade, mas também é jovem de espírito -, apoia integralmente este programa e deu todo o suporte que fosse preciso para que a gente pudesse recebê-los.
Então, eu gostaria, para encerrar as minhas palavras, de agradecer a cada um de vocês, que saíram lá das suas cidades, no interior de cada Estado, deixando as suas obrigações, os seus afazeres, a sua família, e vieram passar esses dias aqui conosco, esta semana. Essa convivência é muito importante. Nós conversamos ontem sobre isso. Nós aprendemos demais com vocês, com a experiência de cada um de vocês.
Eu, particularmente, fico muito lisonjeado de recebê-los. Espero recebê-los lá no gabinete, entre hoje e amanhã. Serão todos muito bem-vindos. E espero que vocês aprendam muito aqui com essa oportunidade. Acho que isso vai ficar marcado no currículo de cada um de vocês, uma passagem pelo Senado Federal, e quem sabe, como eu disse, a gente possa ter aqui grandes políticos, nomes de expressão local ou nacional e que farão toda a diferença para o País.
Muito obrigado pelo carinho.
Quero registrar também a presença dos Senadores que chegaram - Nelsinho Trad, Senador Izalci, Paulo Paim. Muito obrigado pela presença. E outros que estão vindo, na medida do possível, que vieram também homenagear vocês. Vocês são os nossos grandes homenageados, cada um dos seus Estados aqui representados. Para a gente é um orgulho poder tê-los aqui conosco.
Obrigado.
E vamos dar prosseguimento, então, à entrega das premiações. Neste momento, procederemos à entrega do certificado aos três primeiros colocados no 12º Concurso de Redação do Senado Federal, cujo tema foi "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil".
Neste momento, eu convido a estudante Sanna Abigail de Jesus Mello, do Estado do Espírito Santo, do Senador Fabiano Contarato, terceira colocada nacional, para receber a sua premiação. A estudante Sanna Abigail de Jesus Mello recebe a premiação. (Palmas.)
Eu convido o Senador Fabiano Contarato, claro, do Estado do Espírito Santo. Se houver algum outro Parlamentar do Espírito Santo que queira também vir até aqui, por gentileza...
(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Sanna Abigail de Jesus Mello.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Convido também o estudante Alan Alves Henrique Ferreira, do Estado do Ceará, segundo lugar no concurso, para receber a sua premiação. O estudante Alan Alves Henrique Ferreira recebe a premiação. (Palmas.)
Senador Elmano, por gentileza, nos dê a honra de poder também...
R
O SR. ELMANO FÉRRER (PODEMOS - PI) - Coincidência, porque eu nasci no Estado do Ceará, embora seja Senador pelo Piauí.
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Pronto! Então, venha cá.
V. Exa. está igual a mim, Elmano, que nasci em Goiás, cidade de Goiânia, e estou aqui eleito pelo Estado de Tocantins.
(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Alan Alves Henrique Ferreira.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Parabéns! Sucesso!
Convido o estudante Pedro Henrique de Araújo Silva, do Estado de Alagoas, para receber a premiação de primeiro colocado nacional. (Palmas.)
Em homenagem ao nosso querido amigo e Senador Paulo Paim, que foi o grande idealizador do Programa há 12 anos... Venha cá, por gentileza, para poder...
Parabéns!
(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Pedro Henrique de Araújo Silva.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Convido o estudante Pedro Henrique para ler a redação. Já aproveitando, viu, Pedro, não vai nem descer, pode subir de volta.
Aqui, na tribuna, já convido o Pedro para fazer a leitura da redação. O título da redação de sua autoria é "Interpreta--me ou te devoro", vencedora do concurso no Senado Federal.
Com a palavra Pedro Henrique.
O SR. PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO SILVA - Bom dia a todos e a todas.
Interpreta-me ou te devoro.
"Decifra-me ou te devoro". Segundo a mitologia grega, esse é o Enigma da Esfinge de Tebas, que desafiava homens e mulheres a decifrá-lo e quem não o fizesse seria devorado pela fera. De forma análoga, o orçamento público no Brasil, por ser complexo e desconhecido por grande parte da população, constitui um verdadeiro desafio para muitos cidadãos que se encontram excluídos de um processo democrático, porque não conseguem acompanhar o que desconhecem em virtude da pouca escolaridade ou da falta de conhecimento político. Nesse contexto, é necessário que se criem condições de o povo compreender, participar e fiscalizar tal documento.
R
Primeiramente, é inquestionável que grande parcela da população brasileira não possui o conhecimento necessário para compreender as leis orçamentárias que regem o País. Isso ocorre porque, segundo dados do IBGE, existem cerca de 40 milhões de analfabetos funcionais no País. Ademais a linguagem técnica de tais documentos dificulta ainda mais a sua interpretação.
Diante disso, é inadmissível para um Estado democrático de direito privar de seus cidadãos decisões políticas tão importantes. Por outro lado, é indubitável que também existem aqueles que conscientemente decidem não se envolver em tais questões. Esses são chamados pelo escritor alemão Bertolt Brecht de analfabetos políticos, vício que prefere ignorar o quanto sua participação é importante para a melhoria da nação. Quando isso ocorre, os governantes têm total liberdade de gerir os recursos públicos, o que facilita muitas vezes o desvio de verbas ou o mau gerenciamento do dinheiro público.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para diminuir esse déficit de conhecimento político. Para isso, é dever do Estado expressar de forma mais simples e direta como funciona a lei orçamentária através da divulgação de vídeos explicativos nos meios de comunicações mais utilizados, como rede sociais e canais televisivos.
Espera-se com isso que o brasileiro compreenda e acompanhe o orçamento público. Assim, interpretar as leis orçamentárias deixará de ser o calcanhar de Aquiles da democracia brasileira, uma vez que o povo, tal como Édipo, também solucionará esse grande desafio e terá condição de participar ativamente das deliberações.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Todos os demais jovens Senadores receberão seus certificados diretamente nas bancadas, inclusive eu acho que já estão até posicionados aí na frente de cada um.
Neste momento, convido a Sra. Maria Cremilda da Silva Melo, da Escola Estadual Professora Edite Machado, da cidade de Capela, Alagoas, professora, orientadora do primeiro colocado no concurso, para, representando todos os professores e orientadores, receber o certificado do concurso de redação. (Palmas.)
E, para a entrega, eu gostaria de convidar o Senador Flávio Arns para prestigiar a nossa professora e orientadora. Por gentileza.
Queria também registrar a presença do Senador Anastasia, (Palmas.) do Estado de Minas Gerais. Ele estava ali cumprimentando... Minha vista não está tão boa? Igor? Não está tão ruim. Ele estava cumprimentando o nosso jovem Senador Igor, representando o Estado de Minas Gerais. Cadê ele? Ele já passou. Foi rápido. Não é, Igor?
Flávio, entrega para ela por favor.
Tudo bem, professora? Parabéns.
Vamos chegar mais para frente aqui.
(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Maria Cremilda da Silva Melo.) (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Todos os demais professores receberão os seus certificados em seus lugares.
Convido o Sr. Rosival Almeida Silva, Diretor da Escola Estadual Professora Edite Machado, da cidade de Capela, Alagoas, representando todos os diretores das escolas públicas estaduais, para receber o certificado do programa. (Palmas.)
Convido o Senador Luiz do Carmo, do meu Estado de Goiás, para vir aqui homenagear o Diretor Rosival Almeida Silva, lá do Estado de Alagoas, da cidade de Capela.
(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. Rosival Almeida Silva.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Convido a Sra. Edluza Maria Soares de Oliveira, Coordenadora do Programa Jovem Senador da Secretaria de Educação de Alagoas, para, representando todos os coordenadores, receber o certificado do Programa.
(Procede-se à entrega de certificado à Sra. Edluza Maria Soares de Oliveira.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Convido também, para receber a premiação, o Secretário de Educação de Alagoas, Estado do primeiro colocado, Sr. José Luciano Barbosa da Silva.
E aproveito para agradecer o apoio de todas as secretarias de educação estaduais, cuja colaboração é fundamental para o sucesso desse projeto.
(Procede-se à entrega de certificado ao Sr. José Luciano Barbosa da Silva.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Passa-se à posse dos Jovens Senadores. Convido o estudante Breno Sanches Viana, representante do Estado do Pará, Jovem Senador mais velho. Nem tanto velho, não é? Sacanearam aqui, viu, Breno? (Risos.) Para comparecer à Mesa, a fim de prestar o compromisso, que é aquele juramento que, geralmente, nas posses, quando abrem as legislaturas, a gente faz.
R
Eu tive oportunidade também de fazê-lo aqui, este ano. Para mim foi uma grande honra, embora não seja o mais velho, evidentemente, mas o Presidente Davi me concedeu essa abertura, e para mim foi um momento ímpar na minha vida, um privilégio poder ter feito esse juramento no dia da nossa posse.
Com a palavra o estudante Breno Sanches Viana.
(O Sr. Breno Sanches Viana presta, perante a Mesa, o compromisso.)
O SR. BRENO SANCHES VIANA - Bom dia a todos.
Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Jovem Senador.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Gostaria também de registrar a participação, mesmo que a distância, de todos os que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, de todo o País, já que está sendo transmitido ao vivo - para a gente é uma oportunidade. E eu acho que os amigos de vocês, os parentes, os pais, os familiares poderão ver ao vivo o que está acontecendo durante toda a nossa sessão.
Prestarão agora o compromisso os demais Jovens Senadores, que serão todos listados individualmente, e, ao final, todos dirão: "Assim o prometo".
Solicito a Suzanny Dias Kuhlmann, do Distrito Federal, Jovem Senadora mais nova, que proceda à leitura dos nomes de todos os Jovens Senadores, na ordem de criação dos Estados, como ocorre exatamente aqui no Senado Federal. (Palmas.)
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado da Bahia, Elber Souza Almeida;
Pelo Estado do Rio de Janeiro...
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Só um minutinho, por gentileza.
Quando ela citar o nome, a pessoa citada se puder se levantar, por gentileza, e assim anunciar: "Assim o prometo" - porque aí ficará bem legal. Combinado?
Então, vamos começar de novo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado da Bahia, Elber Souza Almeida.
O SR. ELBER SOUZA ALMEIDA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Marques de Oliveira.
O SR. JULIO CESAR MARQUES DE OLIVEIRA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Maranhão, Cibele Loiola Coelho Dias.
A SRA. CIBELE LOIOLA COELHO DIAS - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Pernambuco, Monaísa Laís de Sá Souza.
A SRA. MONAÍSA LAÍS DE SÁ SOUZA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de São Paulo, Camila Folieni.
A SRA. CAMILA FOLIENI - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Minas Gerais, Igor Camilo Ferreira.
O SR. IGOR CAMILO FERREIRA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Goiás, Jamily Kelly Assunção Souza Silva.
A SRA. JAMILY KELLY ASSUNÇÃO SOUZA SILVA - Assim o prometo.
R
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Mato Grosso, Camila Antunes Simoni.
A SRA. CAMILA ANTUNES SIMONI - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Isabela Pradebon da Silva.
A SRA. ISABELA PRADEBON DA SILVA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Ceará, Alan Alves Henrique Ferreira.
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado da Paraíba, Maria Adelaide Maciel Campos.
A SRA. MARIA ADELAIDE MACIEL CAMPOS - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Espírito Santo, Sanna Abigail de Jesus Mello.
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Piauí, Yasmin de Carvalho Leal.
A SRA. YASMIN DE CARVALHO LEAL - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Laila Cristina de Paiva Soares.
A SRA. LAILA CRISTINA DE PAIVA SOARES - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Santa Catarina, Thalita Pacher.
A SRA. THALITA PACHER - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Alagoas, Pedro Henrique de Araújo Silva.
O SR. PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO SILVA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Sergipe, Vivian Gabrieli Silva dos Santos.
A SRA. VIVIAN GABRIELI SILVA DOS SANTOS - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Amazonas, Giovanna Moura Sotelo.
A SRA. GIOVANNA MOURA SOTELO - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Paraná, João Joel de Oliveira Junior.
O SR. JOÃO JOEL DE OLIVEIRA JUNIOR - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Acre, Bruna Luiza Souza Silva.
A SRA. BRUNA LUIZA SOUZA SILVA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Yasmin Stefany Jesus de Souza.
A SRA. YASMIN STEFANY JESUS DE SOUZA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Distrito Federal, Suzanny Dias Kuhlmann. (Pausa.)
Assim o prometo.
Pelo Estado de Rondônia, Nayara de Oliveira Silva.
A SRA. NAYARA DE OLIVEIRA SILVA - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Tocantins, Elda Chaves de Macedo.
A SRA. ELDA CHAVES DE MACEDO - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado do Amapá, Caroline Silva Ribeiro.
A SRA. CAROLINE SILVA RIBEIRO - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Pelo Estado de Roraima, Matheus Barbosa Alves.
O SR. MATHEUS BARBOSA ALVES - Assim o prometo.
A SRA. SUZANNY DIAS KUHLMANN - Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Gostaria também de registrar a presença do Senador da Bahia, amigo, Jaques Wagner; também a do Senador Veneziano, que passou há pouco aqui no Plenário, do Estado da Paraíba.
Agora, tendo todos feito o juramento, declaro-os investidos nos mandatos de Jovens Senadoras e Senadores.
Procedo neste momento à eleição e posse dos membros da Mesa do Programa Jovem Senador.
Convido os candidatos previamente inscritos para fazer uso da palavra, por dois minutos.
Estou achando que vai haver mais do que quatro políticos aqui neste grupo, viu?
Ontem, quando eu perguntei quem queria ser político, só quatro levantaram a mão. E já temos aqui um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, 11, 12 candidatos. Acho que vão começar a tomar gosto.
Bom, o primeiro orador inscrito pelo Estado do Ceará, Alan Alves Henrique Ferreira, pelo prazo de dois minutos.
Só para orientar quem estiver na tribuna: ali no cantinho vai ter o relógio contando, em vermelho. Então, só para não se perder com o tempo, quando quiser dar uma olhadinha...
R
Esse relógio é cruel com a gente. Quando a gente menos imagina, passaram os dois minutos.
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA (Para discursar.) - Bom dia a todos e a todas.
Eu sou Alan Alves, sou do Estado do Ceará. Eu quero presidir a Mesa, porque, desde 2014, o meu sonho sempre foi ser político. E daqui a uns dez anos, com certeza, eu estarei atuando na política brasileira. Eu queria presidir a Mesa porque, como eu tenho esse contato com a política, tenho o hábito de falar sobre diversos assuntos, eu queria representar todos os jovens Senadores, também queria representar o meu Estado e também queria representar a minha cidade, que é do interior do Ceará, uma cidade pequena, não tem muito investimento, mas tem como melhorar.
E é só isso.
Agradeço desde já. (Palmas.)
(Soa a campainha.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Com a palavra o Breno Sanches Viana, pelo Estado do Pará, por dois minutos.
O SR. BRENO SANCHES VIANA (Para discursar.) - Bom dia a todos.
Meu nome é Breno Sanches, sou do Estado do Pará. E eu estou pleiteando a vaga na Mesa Diretora, porque eu sou um jovem que gosta de desafios. Seria um grande desafio representar todos os Jovens Senadores em algum cargo na Mesa Diretora. Eu quero participar, porque eu tenho muito interesse em saber mais sobre as questões políticas, sobre como se exercem os cargos de Presidente, Vice e Secretário. Espero que alguns votem em mim.
É isso.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Com a palavra Bruna Luiza Souza Silva, do Estado do Acre.
Enquanto a Bruna vem, eu gostaria de registrar a presença ilustre do Senador Rodrigo Cunha, do Estado do Alagoas. É um prazer recebê-lo. Ele também é um jovem Senador, já foi Deputado estadual, pelo Estado, está agora aqui no mandato como Senador, representando muito bem o Estado de Alagoas e nosso País. Seja bem-vindo, Rodrigo.
Com a palavra Bruna.
A SRA. BRUNA LUIZA SOUZA SILVA (Para discursar.) - Bom dia a todos. Eu sou a Bruna Luiza, do Estado do Acre, e eu estou concorrendo à Presidência da Mesa, porque eu acredito que nós devemos sair da nossa zona de conforto. E, para mim, ganhar a Presidência da Mesa seria isto, sair da minha zona de conforto. Assim como todos, eu acredito que nós não queremos só representar o nosso Estado, mas, sim, representar as 27 unidades federativas que estão aqui presentes, em Brasília. E eu quero muito poder representar não só Acre, mas todos os meus colegas. Seria de suma importância que eu ganhasse, mas eu torço por todos.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Com a palavra Cibele Loiola Coelho Dias, do Estado do Maranhão.
Quem desejar também fazer uso da tribuna do lado de cá... Às vezes fica mais fácil para quem está do outro lado.
A SRA. CIBELE LOIOLA COELHO DIAS (Para discursar.) - Eu sou Cibele, do Estado do Maranhão e eu gostaria de poder representar a todos, não somente a gente, entendeu? Eu acredito que a gente deve buscar representar todas as escolas, como já foi dito, que, infelizmente, muitas vezes, não recebem investimento que deveria receber, por não ser dada a devida credibilidade, mas, de qualquer forma, eu acredito que a gente pode e qualquer um aqui tem a capacidade de representar todos, mas eu acredito que eu poderia representar tanto vocês quanto todos os Estados do Brasil. E é isso.
R
Parabéns a todos, porque todos nós aqui - como eu já disse - temos capacidade e todos nós merecemos.
(Soa a campainha.)
A SRA. CIBELE LOIOLA COELHO DIAS - Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Irajá. PSD - TO) - Gente, essa campainha não é para assustar ninguém, viu? É só para dizer que falta um minuto. Então, quando tocar a campainha, tem mais um minuto.
Bom, com a palavra a Isabela Pradebon da Silva, do Estado do Rio Grande do Sul, coincidentemente, quem vai assumir aqui a Presidência é o nosso Senador Paulo Paim.
Tudo combinado.
(O Sr. Irajá deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Paulo Paim.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Tudo combinado, milimetricamente. (Pausa.)
A SRA. ISABELA PRADEBON DA SILVA (Para discursar.) - Bom dia a todos. Gostaria de agradecer a presença de todos aqui presentes, em especial, aos meus colegas Jovens Senadores e parabéns para nós.
Queria também dizer que eu estou concorrendo a um cargo na Mesa, porque, antes de tudo, eu acredito que isso é um desafio e, como o Breno já disse, eu gosto de desafios. É um desafio para mim sair de uma cidade do interior e estudar fora - como já devo ter contado para a maioria de vocês - e criar uma independência para os meus estudos.
Eu não moro com os meus pais, estudo em uma escola em outra cidade e moro com a minha irmã. Para mim isso foi um desafio e vai ser um desafio ainda maior estar na Mesa Diretora e representá-los. Eu acredito muito nessa questão de representatividade. Eu gostaria de proporcionar isso, principalmente, a nós mulheres, que aqui somos maioria, e eu acho que a gente deve se sentir representada devidamente.
(Soa a campainha.)
A SRA. ISABELA PRADEBON DA SILVA - De qualquer forma, todos nós somos capazes. Acredito muito em cada um de vocês e é isso. Gostaria de agradecer mais uma vez.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem. Essa foi a Isabela Pradebon da Silva, Rio Grande do Sul, casualmente meu Estado, mas já que eu sentei aqui eu tive que registrar.
Julio Cesar Marques de Oliveira, Rio de Janeiro.
O SR. JULIO CESAR MARQUES DE OLIVEIRA (Para discursar.) - Boa tarde a todos. Eu acredito que todos vocês, Jovens Senadores, todos nós enviamos nossas redações com o intuito não apenas de conhecer Brasília e aproveitar essa oportunidade, mas, principalmente, de alguma maneira, mudar a realidade do nosso Brasil. Baseado nisso, eu pretendo, eu desejo, juntamente com vocês, ao concorrer à Mesa Diretora, e, caso eu participe, que possamos trabalhar juntos e construir esse Brasil, um Brasil melhor, através dessa breve estada que estaremos aqui em Brasília e através do nosso trabalho.
R
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Julio Cesar Marques de Oliveira, Rio de Janeiro.
Na sequência, Laila Cristina de Paiva Soares, Rio Grande do Norte. (Palmas.)
Registro a presença da nossa querida Senadora Zenaide Maia, uma grande Senadora, que orgulha todos nós. (Palmas.)
A SRA. LAILA CRISTINA DE PAIVA SOARES (Para discursar.) - Olá, Sras. e Srs. Jovens Senadores, professores. Para mim é uma honra estar aqui. Primeiramente eu quero agradecer ao meu Deus, porque é dono de todo o conhecimento que existe. Sem Ele eu não estaria aqui.
Bom, ao contrário dos outros, eu sou um pouco reservada, aí eu escrevi algumas coisas aqui que eu quero falar para vocês. Estou me candidatando com o intuito de propagar a diversidade e principalmente a empatia no saber ouvir a opinião contrária. O que nós estamos fazendo aqui nós vamos debater logo após algumas ideias. E isto é muito importante: saber ouvir. Além de saber falar a sua opinião, é necessário saber ouvir também.
Eu sou a representante do Rio Grande do Norte e eu espero que possa dar tudo certo, e, se não der, eu ainda vou estar torcendo para quem for o presidente.
Muito obrigada por tudo. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Essa foi a Laila Cristina de Paiva Soares, Rio Grande do Norte, o mesmo Estado da Senadora Zenaide Maia.
Maria Adellaide Maciel Campos, Paraíba. (Palmas.)
A SRA. MARIA ADELLAIDE MACIEL CAMPOS (Para discursar.) - Bom dia a todos. Eu sou Maria Adellaide, representante do Estado da Paraíba.
Primeiramente eu gostaria de falar que só estar aqui significa que estou entrando no centro da roda da vida e que estou ao redor de jovens maravilhosos. Eu acredito que eu gostaria de participar da mesa diretora tanto para representar vocês, porque eu quero ter o sentimento de que estou fazendo algo de bom pela democracia do nosso País e dizer que eu ficarei muito honrada em quem depositar a confiança em mim, pois eu quero fazer a diferença aqui e quero conduzir as atividades legislativas desta semana.
Pegando uma deixa do filósofo político Montesquieu, ele disse que às vezes decorrem da realidade social e histórica de um povo; então, eu quero dizer que eu tenho certeza de que...
(Soa a campainha.)
A SRA. MARIA ADELLAIDE MACIEL CAMPOS - ... daqui serão enviados três projetos de lei eficazes e capazes de mudar alguma problemática na sociedade. E quero dizer que é uma honra para mim, jovem, mulher e nordestina estar aqui para fazer a diferença e fomentar a democracia.
Por fim, eu quero agradecer a todos e quero dizer que espero que a partir de agora minha voz esteja sendo gravada em suas mentes.
Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Essa foi a Maria Adellaide Maciel Campos, da Paraíba.
Agora, Pedro Henrique de Araujo Silva, Alagoas. (Palmas.)
O SR. PEDRO HENRIQUE DE ARAUJO SILVA (Para discursar.) - Bom dia a todos e a todas. Eu sou Pedro Henrique, de Alagoas.
R
Eu quero ter um cargo na Mesa, pois eu quero não só representar todos nós, Jovens Senadores, mas também o meu Estado de Alagoas e todo o Nordeste brasileiro, não necessariamente como Presidente, porque é um cargo que todos nós almejamos, mas só de estar à frente representando o nosso Estado, representando também os homens que estão em minoria aqui - não por machismo ou outras coisas... É isso. Acredito que todos nós somos capazes, independentemente de quem se candidatou ou não, quem estiver à frente conduzirá um ótimo trabalho, eu tenho certeza.
Então, muito obrigado a todos. Eu agradeço a todos que depositaram essa confiança em mim.
Obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Esse foi Pedro Henrique de Araujo Silva, de Alagoas.
Agora, Sanna Abigail de Jesus Mello, do Espírito Santo.
Olha aí, Contarato. (Palmas.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO (Para discursar.) - Boa tarde a todos!
Eu sou a Sanna, do Espírito Santo. Eu gostaria de presidir a Mesa.
Antes disso, quero agradecer às pessoas que fizeram com que nós estivéssemos aqui, agradeço também às pessoas que decidiram esse tema. Esse tema que me inspirou a querer presidir a Mesa, porque o cidadão que acompanha, o cidadão que fiscaliza as diretrizes do Orçamento Público dá valor ao Brasil. Todos nós somos iguais perante a lei.
Eu gostaria de presidir a Mesa, representar o meu Estado, representar vocês. E é isso.
Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, Sanna Abigail de Jesus Mello, do Espírito Santo.
Thalita Pacher, de Santa Catarina. (Palmas.)
A SRA. THALITA PACHER (Para discursar.) - Boa tarde a todos!
Eu me chamo Thalita Pacher, do Estado de Santa Catarina.
Primeiramente, eu quero falar para vocês uma frase do Albert Einstein: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". E fazer ou não fazer só depende de nós mesmos, por isso nós estamos aqui. Nós saímos da multidão e estamos aqui. Por quantos mil a gente não passou, não é? Então, meus parabéns a todos hoje.
E, se me permitirem, ficaria muito feliz em representar vocês. Que a gente lute por uma mesma causa, que a gente não tenha lados, mas, sim, todos juntos por uma mesma causa, lutando por um bem maior. Então, que possamos mostrar as nossas ideias e que o jovem pode fazer política também, assim como os adultos.
Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, Thalita Pacher, de Santa Catarina.
Agora, Vivian Gabrieli Silva dos Santos, de Sergipe. (Palmas.)
A SRA. VIVIAN GABRIELI SILVA DOS SANTOS (Para discursar.) - Boa tarde a todos!
Eu queria, primeiramente, agradecer a Deus também, porque foi a sabedoria que ele me deu e a sua vontade que me trouxeram até aqui.
Eu gostaria de fazer parte da Mesa, porque eu queria auxiliar e colaborar, da melhor forma possível, para que todos nós fossemos ouvidos e para que as nossas ideias virem realidade. E é muito importante nós vermos quanto jovens legais, talentosos e inspiradores nós temos aqui, porque o Brasil não é só repleto de riquezas naturais: existem pessoas boas, existem pessoas empáticas, principalmente nesta sala, e eu vejo essas pessoas nos meus colegas que eu pude conhecer há pouco tempo. Mas eu sei que, dentro deles, existe uma vontade de fazer cumprir o melhor na sociedade em que eles vivem...
R
(Soa a campainha.)
A SRA. VIVIAN GABRIELI SILVA DOS SANTOS - ... e representar o Estado deles - ou seja lá onde eles vivam - ou as pessoas com quem eles convivem.
Eu gostaria de fazer parte da Mesa para poder representar esse desejo e a vontade de todos aqui.
Então, que a democracia - seja através de mim, seja através de outras pessoas em que vocês irão votar - possa ser exercida da melhor forma possível.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, Vivian Gabrieli Silva dos Santos, de Sergipe.
Então, todos os candidatos já usaram a palavra. Nós vamos entrar no processo eleitoral, mas antes, seguindo orientação aqui da Mesa, eu faço o seguinte registro.
Demais convidados:
• Prefeita do Município de Cruzeiro do Oeste, do Paraná, a Sra. Maria Helena Bertoco Rodrigues;
• Vereador do Município de Parelhas no Rio Grande do Norte e Jovem Senador no ano de 2014, o Sr. José Patrocínio Dantas Neto, o Netinho;
• Secretária Executiva da Educação do Estado de Alagoas, a Sra. Laura Cristiane de Souza;
• Coordenadora do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação da Bahia, o Sr. Jocivaldo Bispo da Conceição dos Anjos;
• Ceará, a Sra. Ana Cristina Souza;
• Goiás, a Sra. Vanessa de Almeida Carvalho;
• Minas Gerais, o Sr. Demerson Vilela Maia;
• Pernambuco, a Sra. Márcia Rodrigues Cavalcante da Silva;
• Rondônia, a Sra. Gilceli Alves;
• Roraima, a Sra. Leandra Coelho Barbosa Teixeira;
• Tocantins, a Sra. Vaneide Labres da Silva;
• Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), o Sr. Petrus Elesbão - logo que cheguei, cumprimentou-me;
• Membro da comissão julgadora e Encarregado da Seção de Coordenação Aérea do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer); o Sr. Primeiro-sargento Bandeira;
• Membro da comissão julgadora e Professor da Secretaria de Educação do DF, o Sr. Ivan Gusmão Cavalcante; e, terminando,
• Coordenador-Geral de Valorização, Saúde e Bem-Estar dos Profissionais de Educação, o Sr. Paulo Parro;
• Diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa no Município de Belém do Piauí, a Sra. Maria Auxiliadora Bento de Assis;
• Regente da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, o Sr. Suboficial Jessé;
• e Jovem Senadora pelo Estado do Acre no ano de 2018, a Sra. Giulia Lima Mendes.
Vamos agora ao processo.
A Presidência esclarece ao Plenário que a eleição dos membros da Mesa será realizada por escrutínio secreto, exigida a maioria simples dos votos, presente a maioria absoluta dos Jovens Senadores.
As Jovens Senadoras e os Jovens Senadores serão chamados e deverão se dirigir à Mesa para receber a cédula e, em seguida, registrarem o voto no local indicado.
Além do registro do voto, não deve haver nenhuma outra marca na cédula. Em havendo, o voto será anulado.
R
A Jovem Senadora ou o Jovem Senador mais votado será Presidente; o segundo, será o Vice-Presidente; o terceiro, será o Primeiro Secretário e o quarto, será o Segundo Secretário. No caso de empate para alguns dos cargos, assumirá o Jovem Senador de mais idade entre aqueles que empataram.
A Presidência designa os Jovens Senadores Alan Alves Henrique Ferreira e Sanna Abigail de Jesus Mello, segunda e terceiro colocados no Concurso de Redação, para auxiliarem a condução dos trabalhos, os quais eu já chamo para a Mesa.
Continuando.
Uma salva de palmas para os dois que vão colaborar com os nossos trabalhos aqui. (Palmas.)
Passa-se, a partir deste momento, ao processo de eleição.
Solicito aos jovens Senadores Alan Alves Henrique Ferreira e Sanna Abigail de Jesus Mello que procedam à chamada. O Jovem Senador Alan procede à chamada pela ordem de inscrição dos Estados da Bahia até o Espírito Santo e a Jovem Senadora Sanna procede à chamada do Piauí ao Amapá.
Está com vocês a palavra.
(Procede-se à votação.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado da Bahia, Elber Souza Almeida. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Marques de Oliveira. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Maranhão, Cibele Loiola Coelho Dias. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Pará, Breno Sanches Viana. (Pausa.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Registro a presença conosco também do ex-Senador Lauro Antonio, que veio aqui nos dar um abraço e prestigiar o evento. (Palmas.)
R
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado de Pernambuco, Monaísa Laís de Sá Souza. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado de São Paulo, Camila Folieni. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado de Minas Gerais, Igor Camilo Ferreira. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado de Goiás, Jamily Kelly Assunção Souza Silva. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Mato Grosso, Camila Antunes Simoni. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Isabela Pradebon da Silva. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Ceará, Alan Alves Henrique Ferreira. (Pausa.)
R
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado da Paraíba, Maria Adelaide Maciel Campos. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Espírito Santo, Sanna Abigail Jesus Mello (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Piauí, Yasmin Carvalho de Leal. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Laila Cristina de Paiva Soares (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado de Santa Catarina, Thalita Pacher. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado de Alagoas, Pedro Henrique de Araújo Silva. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado de Sergipe, Vivian Gabrieli Silva dos Santos. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Amazonas, Giovanna Moura Sotelo. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Paraná, João Joel de Oliveira Júnior. (Pausa.)
R
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Acre, Bruna Luiza Souza Silva. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Yasmin Stefany Jesus de Souza. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Distrito Federal, Suzanny Dias Kuhlmann. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado de Rondônia, Nayara de Oliveira Silva. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pelo Estado do Tocantins, Elder Chaves de Macedo. (Pausa.)
O SR. ALAN ALVES HENRIQUE FERREIRA - Pelo Estado do Amapá, Caroline Silva Ribeiro. (Pausa.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Para finalizar, pelo Estado de Roraima, Matheus Barbosa Alves. (Pausa.)
R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Declaro encerrada a votação.
A Presidência determina aos Jovens Senadores Alan Alves Henrique Ferreira e Senadora Sanna Abigail de Jesus Mello que procedam à contabilização dos votos verificando se o número de cédulas coincide com o dos votantes. (Pausa.)
Os jovens informam à Secretaria e passam a esta Presidência que foram encontradas, na urna, 27 cédulas, número que coincide com o número de votantes.
Vai agora se proceder à apuração. (Pausa.)
Registro no Plenário a presença do nosso querido amigo Senador Luiz Pastore. Seja bem-vindo. V. Exa. é um dos novos que está chegando agora neste período, na Casa, representando - tenho certeza de que com a mesma competência - a Senadora Rose de Freitas.
Seja bem-vindo! (Palmas.)
(Procede-se à apuração.)
A SRA. SANNA ABIGAIL DE JESUS MELLO - Pedro Henrique de Araujo Silva, do Alagoas, um voto.
Maria Adellaide Maciel Campos, Paraíba, um voto.
Cibele Loiola Coelho Dias, um voto.
Vivian Gabrieli Silva dos Santos, um voto.
Breno Sanches Viana, um voto.
R
Thalita Pacher, um voto.
Sanna Abigail de Jesus Mello, um voto.
Voto em Thalita Pacher.
Maria Adellaide Maciel Campos.
Isabela Pradebon da Silva.
Alan Alves Henrique Ferreira.
Isabela Pradebon da Silva.
Sanna Abigail de Jesus Mello.
Isabela Pradebon da Silva.
Laila Cristina de Paiva Soares.
Thalita Pacher.
Vivian Gabrieli Silva dos Santos.
Julio Cesar Marques de Oliveira.
Laila Cristina de Paiva Soares.
Laila Cristina de Paiva Soares.
Pedro Henrique de Araujo Silva.
Bruna Luiza Souza Silva.
Pedro Henrique de Araujo Silva.
Laila Cristina de Paiva Soares.
Thalita Pacher.
E Julio Cesar Marques de Oliveira.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Vou passar aqui os dados, e nós vamos anunciar. (Pausa.)
Enquanto se está fazendo ali o cálculo, eu queria cumprimentar o Senador Flávio Arns. Senador Flávio Arns, permita-me cumprimentá-lo, porque, quando o nosso querido amigo Senador Irajá deixou a Presidência, ele convidou V. Exa. para a assumir a Presidência, e V. Exa., como sempre, um diplomata, um gentleman, se dirigiu a mim e disse: "Não, Paim, como você foi um dos mentores há muito anos, eu prefiro que você assuma a Presidência, e eu vou ficar assistindo". E está aqui do início ao fim praticamente. Quero uma salva de palmas pelo gesto. (Palmas.)
Obrigado. (Pausa.)
R
Eu vou dizer aqui: tenho uma notícia boa para vocês. Vocês querem a boa ou a ruim? Tenho duas notícias para dar. Não vou dizer os nomes. (Pausa.)
Aquelas duas questões... É isto: primeiro e segundo? (Pausa.)
Boa: deu tudo certo, todos votaram, não teve nenhum engano, está todo mundo preparado já para ser Senador e Senadora, mas acontece que deu dois empates. Agora, nós vamos ter que administrar os empates aqui.
Como é que nós vamos fazer? (Pausa.)
Se eu não me engano, inclusive para Presidente.
Para descontrair: eu fui Constituinte. Quem presidiu a Assembleia Nacional Constituinte foi o Ulysses Guimarães. E ele disse para nós, lá naqueles momentos mais difíceis: "Para fazer política, você precisa de três coisas: paciência, paciência e paciência". Então, vamos relaxar e vamos esperar para votar de novo aqui os dois. (Pausa.)
A notícia boa é agora: não vai precisar votar de novo, porque o critério da idade prevaleceu. Só se tivéssemos a mesma idade, daí, sim. (Pausa.)
Vamos lá. Vou anunciar. Conferi três, quatro vezes. Estão prontos para ter o resultado? Tranquilos? (Pausa.)
Quem acha que eu posso ler, levanta o braço. Só os que votaram. (Pausa.)
R
Está bom. Então, eu vou ler.
Devem estar dizendo: "Mas que cara chato, tem que anunciar isso logo". Mas, para descontrair, vamos lá.
Vou começar falando... Começo com o Presidente ou com os Secretários? (Pausa.)
Secretários? Está bom. Democraticamente... Então, vamos lá, começar com os Secretários, seguindo orientação do Plenário.
Pedro Henrique de Araujo Silva, Alagoas, 2º Secretário. (Palmas.)
Maria Adellaide Maciel Campos, Paraíba, 1ª Secretária. (Palmas.)
Agora, ficamos entre o Presidente e o Vice. Anuncio quem primeiro? (Pausa.)
"Pare de nos deixar tensos e fala logo!" Estou falando para mim mesmo.
Vamos lá. Eu não vou dizer quem eu vou ler primeiro, mas, depois, na leitura, vocês vão ficar sabendo.
Thalita Pacher, Vice-Presidente. (Palmas.)
Agora, Laila Cristina de Paiva Soares, Rio Grande do Norte, Presidente. (Palmas.)
A Senadora Zenaide Maia está batendo palmas de pé ali. (Pausa.)
... para a Presidência da Senadora Zenaide Maia. A Senadora Zenaide Maia é um símbolo já do Parlamento, e nós não poderíamos deixar de atendê-la. Ela nos solicita que seja dado pelo menos dois minutos para o primeiro Jovem Senador, que hoje é Vereador, que é o jovem José Patrocínio Dantas. É Vereador de Parelhas. É isso? Eu pediria que você usasse, aí mesmo, ao lado da Senadora.
José Patrocínio Dantas Neto, o Netinho, que você possa usar o tempo de dois minutos para dar uma mensagem para essa moçada - você, que participou no passado, e hoje é Vereador lá no Rio Grande do Norte.
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO (Para discursar.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Paulo Paim, nobre Senadora Zenaide Maia, do meu Estado do Rio Grande do Norte, Jovens Senadores presentes aqui no Plenário desta Casa, a todos parabenizo e dou uma boa tarde.
Quero dizer a vocês Jovens Senadores, que aproveitem esse momento de experiência que estão vivenciando aqui na Capital Federal. Eu, em 2014, participei desse programa, como já é de conhecimento de vocês. Participei pela experiência. Fui o primeiro Jovem Senador do Estado do meu Rio Grande do Norte a compor a Mesa da Presidência, como segundo secretário, e agora, muito orgulhoso, parabenizo Laila Cristina pela Presidência do Senado Federal da República Jovem, neste ano de 2019, sendo a primeira Jovem Senadora do Rio Grande do Norte a presidir esta Casa.
R
Eu fico muito feliz em ver que grande parte desses jovens que aqui estão têm o desejo de participar na política, de entrar, de ocupar mandatos. Eu, particularmente, ocupei um mandato, sou primeiro Jovem Senador, como bem falou o Senador Paulo Paim, a ter um cargo público, sou vereador no meu Município.
Senador Paulo Paim, eu tenho aqui a alegria em comunicar aqui, no Senado Federal, que, fruto do projeto de resolução de V. Exa., projeto do Senado Jovem, instituí na Câmara da minha cidade de Parelhas o Programa Câmara Jovem, um Projeto de Lei nº 2.565, de 2019, que foi sancionado na última quinta-feira, 21 de novembro.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem. Que o exemplo seja seguido. Minhas palmas pela iniciativa. (Palmas.)
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO - Institui a Câmara Municipal de Parelhas o Programa Câmara Jovem.
Tenho muito orgulho em compor a Câmara Municipal de Parelhas e agradeço a V. Exa. e a Senadora Zenaide Maia pela oportunidade aqui, no Senado Federal.
Parabéns a todos os Jovens Senadores. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Meus cumprimentos ao Vereador de Parelhas José Patrocínio Dantas Neto, que foi um dos primeiros Jovens Senadores desta Casa.
Ele fez questão de botar aqui embaixo e eu vou repetir: Netinho Senador.
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO - Netinho Senador, Paulo Paim, porque, quando voltei a Parelhas, após o Programa do Senado Jovem, fiquei muito conhecido por Senador, então juntei o útil ao agradável e Netinho Senador foi meu nome de campanha, fui eleito Vereador com o nome Netinho Senador.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, vamos em frente agora. Aqui termina nossa parte dos Senadores e Senadoras, e eu convido, de imediato, a Jovem Senadora Laila Cristina, do Rio Grande do Norte, a assumir a Presidência do Senado Jovem. (Palmas.)
(O Sr. Paulo Paim deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Laila Cristina de Paiva Soares.)
A SRA. PRESIDENTE (Laila Cristina de Paiva Soares) - Primeiramente, quero agradecer por esta oportunidade. Muito obrigada, gente. Eu espero representar vocês muito bem.
Agora, convido a participar da Mesa os Jovens Senadores que ficaram como Vice-Presidente, Talita Pacher, de Santa Catarina. (Palmas.)
A Jovem Senadora que ficou como Primeira Secretária, Maria Adellaide Maciel Campos, da Paraíba. (Palmas.)
E o Segundo Secretário, o Jovem Senador Pedro Henrique de Sá Araújo Silva, Alagoas. (Palmas.)
R
Agora, o pronunciamento da Presidente eleita.
Então, como eu já disse de início, agradeço muito por essa oportunidade. Dá um nervoso estar aqui, e a gente ainda é muito imatura em termos de política assim formal, no caso. Então, eu estou aqui para aprender. Espero que vocês tenham paciência para aprender junto comigo.
E vamos formar os melhores Jovens Senadores que já houve, com muita capacitação e muito aprendizado. E muito obrigada pela paciência de todos. Espero que a gente possa construir algo muito bonito durante esta semana e também futuramente, tanto aqui como em nossas comunidades.
Muito obrigada. (Palmas.)
Agora é o encerramento da sessão.
Antes de encerrar a presente sessão, informo que proposições dos Jovens Senadores serão objeto de debates nas Comissões com o intuito de elaborar sugestões de projetos de lei do Senado Jovem, que, se aprovados pelo Plenário, serão encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para tramitação real.
Está encerrada a presente sessão.
Obrigada a todos. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 54 minutos.)