1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
56ª LEGISLATURA
Em 12 de dezembro de 2019
(quinta-feira)
Às 12 horas
249ª SESSÃO
(Sessão Especial)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão especial é destinada a celebrar os 90 anos da atuação, no Brasil, da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, nos termos do Requerimento nº 1.036, de 2019, de autoria do Senador Luiz Carlos do Carmo e outros Senadores.
Convido para compor a mesa o Bispo Primaz Manoel Ferreira. (Palmas.)
Convido o Bispo Samuel Cássio Ferreira. (Palmas.)
Convido o Bispo Abner de Cássio Ferreira. (Palmas.)
Convido o Bispo Oídes José do Carmo. (Palmas.)
Convido o Pastor Abinair Vargas Vieira, representando o Bispo Abigail Carlos de Almeida. (Pausa.)
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos a execução do Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Em tempo, quero convidar o Deputado Silas para subir aqui e compor a Mesa. (Pausa.)
O Deputado Cezinha também para fazer parte aqui da Mesa. (Pausa.)
R
Tenho o prazer de ser um Senador da República eleito por Goiás numa batalha difícil, na qual eu fiz uma composição, como todo mundo sabe, com o Senador Ronaldo Caiado, para a qual o Bispo Primaz e todos os pastores de Goiás me indicaram para ser suplente do Caiado. E o Caiado reconhece que ganhou para o Senado por causa da Igreja Assembleia de Deus Madureira. E hoje eu estou aqui, muito feliz. Nunca pensei que um dia eu iria estar aqui, neste Plenário, dirigindo esta sessão de 90 anos da Assembleia de Deus Madureira no Brasil.
Então, eu me sinto orgulhoso de estar aqui, e quero dizer que, em 1968, dois anos antes de o meu irmão, o Bispo Oídes, eu passei a ser crente, naquela época crente da cidade de Palmeiras de Goiás, no interior de Goiás. Eu nunca me esqueço de que meu pai iria se mudar para a capital, Senador, e nós fomos a uma igrejinha, um rancho, onde uma profetisa disse ao meu pai: "Pode se mudar para Goiânia, que eu vou dirigir os passos de vocês". E hoje eu tenho o orgulho de ter o Oídes José do Carmo como Bispo da Assembleia de Deus Madureira de Goiás. Um homem sério, competente. Eu estou aqui por causa de vocês.
Então, eu quero agradecer a todos vocês, bispos, por estarem aqui nesta sessão de hoje, e estou orgulhoso de estar aqui neste Senado Federal tentando, juntamente com meus colegas, consertar este Brasil, gerar emprego. Nós temos muitos irmãos desempregados. Então, nós temos que fazer alguma coisa pelo Brasil, e esta é a Casa em que nós podemos fazer todos os projetos para melhorar o Brasil.
Então, minhas palavras iniciais são estas. Fico feliz e orgulhoso, Bispo, de estar aqui e saber que a Assembleia de Deus hoje, Cezinha, está aqui realmente representando o Brasil. E a Assembleia de Deus Madureira é a única Igreja que tem dois Senadores nela, eu e o Vanderlan. São dois da mesma Igreja, da Igreja de Campinas. (Palmas.)
Então, através da união de todos e com a liderança dos bispos aqui presentes, do Bispo Oídes José do Carmo, meu irmão, conseguimos eleger dois Senadores. Não é fácil, mas conseguimos, e, se Deus quiser, a política começou e nós evangélicos temos que fazer a diferença na política. Temos que ser honestos, trabalhar, e trabalhar para o povo. E eu me sinto orgulhoso de estar aqui para falar para vocês...
Eu quero cumprimentar aqui também - não posso deixar de puxar a sardinha aqui - os meus pastores de Goiás aqui presentes, pois é a eles que eu vou pedir os votos que me elegeram. (Risos.) (Palmas.)
Eu sei que Cezinha é de São Paulo, não é, Cezinha?
Os pastores de Goiás, por favor, fiquem de pé. (Palmas.)
E tenho certeza de que há muitos ali fora. É porque o Plenário aqui é bem menor que o da Câmara dos Deputados e não cabe todo mundo. Mas nós estamos aqui nesta sessão e eu fico feliz por estar aqui.
Vamos começar aqui os discursos.
Quero convidar aqui o Senador Vanderlan, que é o nosso assembleiano de Campinas, para falar em nome dos Senadores aqui. (Pausa.)
O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - GO. Para discursar.) - Cumprimento V. Exa., Sr. Presidente, Senador Luiz Carlos do Carmo, e quero cumprimentar também nosso Bispo Primaz Manoel Ferreira.
Orgulha-nos muito, Bispo, ter o senhor aqui na nossa Casa.
R
Meus cumprimentos ao Bispo Samuel, 1° Vice-Presidente da Convenção das Assembleias de Deus Ministério Madureira.
Quero cumprimentar aqui o nosso Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, que tem feito um trabalho extraordinário aqui no Congresso Nacional, o nosso Deputado Silas Câmara, e agradecer-lhe, Silas, por tantas orientações, espaço e tempo que você tem dedicado a cada um de nós, principalmente os novos Parlamentares.
Meus cumprimentos Deputado Cezinha. Obrigado também por esta presença aqui.
Nosso Bispo Oídes José do Carmo, disse para o Oídes que, para quem o conhece, sabe que ele gosta de cerimônia rápida, e eu vou procurar aqui, Bispo Oídes, como um bom discípulo, ser rápido. Há umas 15 páginas somente, mas vou procurar ser rápido.
Meus cumprimentos ao Abinair, a todos os pastores aqui presentes, pastores que se deslocaram até aqui; aos Parlamentares; ao Gilberto, que é um grande amigo também, um dos nossos orientadores aqui; Deputado João Campos, Deputado atuante, Senador Arolde, que tem um testemunho brilhante em todos os lugares que ele vai.
Cumprimento o Senador Arolde, assembleiano, que está aqui - já estou profetizando, parece que é Batista.
Mas eu queria iniciar aqui minha fala, talvez, com um pequeno testemunho. Eu vim para a Assembleia de Deus em 1996, e, olhem, eu confesso para vocês, irmãos, que era uma das igrejas, na minha conversão, que eu imaginei logo no início "eu não quero ir de jeito nenhum". Era um trauma de infância, já falei isso no meu testemunho, na cidade de Iporá, porque, quando passava em frente à Igreja Assembleia, Bispo Manoel Ferreira, era um barulhão muito grande, eu saia apavorado, era um menino, achava aquele negócio muito diferente. A minha conversão foi através da Adhonep, ouvindo um testemunho na Adhonep, Rio de Janeiro. Eu saí procurando igrejas, mas queria igreja, como empresário, Pr. Adilson, meu pastor, que tivessem muito empresários, igreja grande. E visitei várias igrejas, até ser convidado para ir a uma igreja pequena. Eu tinha um pensamento comigo: "eu não quero igreja que seja liderada por mulher", Deus me levou a uma igreja pequenininha, tinha uns 40 membros, e ali era liderado por uma mulher. Eu queria muitos empresários, ali havia cobrador de ônibus, empregada doméstica, mas foi ali que Deus me colocou. E vem assim desde 1996.
E eu quero dizer que eu cresci muito espiritualmente nas assembleias, os pastores cuidaram de mim, zelaram pela família, esse carinho especial que nós temos. Em todos os lugares que a gente vai, a gente é bem recebido. E isso tudo nós devemos aos missionários suecos.
R
Se hoje, nesses vinte e poucos anos de assembleiano, conheço um pouco mais na palavra de Deus e viajo este País dando testemunhos, tanto eu como minha esposa, devemos isso aos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que chegaram ao Brasil ainda em 1910 com a missão de pregar o Evangelho. Eles foram verdadeiros desbravadores e enfrentaram dificuldades que hoje poucos conseguem sequer imaginar. E graças a eles hoje estamos aqui para celebrar os 90 anos da Assembleia de Deus de Madureira, reconhecida como o maior ministério evangélico do País. E isso se deve principalmente porque a igreja nunca deixou de se seguir pelo que está escrito em Marcos 16:15, que diz: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura." Essa foi a missão que trouxe Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil, responsáveis pelo surgimento da Assembleia de Deus no Brasil, e essa continua sendo a nossa missão ainda nos dias atuais.
Por isso, faço questão de deixar os cumprimentos, no Senado Federal, a quem carrega essa missão em nossos dias, citando nosso líder maior, Presidente da Convenção Nacional das Assembleia de Deus Madureira, Bispo Primaz Manoel Ferreira, pela força e persistência com que ele vem conduzindo essa importante instituição, sempre guiada por Deus em todas as suas decisões. E também referendo os Vice-Presidentes, Bispo Samuel Ferreira e Bispo Abigail de Almeida.
Peço permissão para fazer referência às lideranças da convenção das Assembleia de Deus no meu Estado de Goiás na pessoa do seu Presidente, Bispo Oídes José do Carmo, e seus vices, Bispo Abigail de Almeida, Pr. Josué Gouveia - e aqui abro um espaço para deixar meu reconhecimento ao seu pai, Pr. Jorge Branco de Gouveia -, Pr. Bertiê, Pr. Ataul Rosa e o Pr. José Cláudio. O meu abraço especial às suas esposas, que são sempre a base que sustenta o trabalho desses homens de Deus. Mas eu seria injusto se não fizesse referência aos meus pastores da Assembleia de Deus de Vila Boa, em Goiânia. Então, o meu reconhecimento ao Pr. Adilson e à a Pra. Márcia Tinoco.
E, neste momento, não poderia deixar de enaltecer a figura do patriarca fundador da Assembleia de Deus Madureira, Paulo Leiva Macalão, pelo importante trabalho evangelizador realizado pelos líderes religiosos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, os líderes do passado e os líderes de hoje, que continuam contribuindo para que o Evangelho seja pregado a toda criatura. A igreja Assembleia de Deus Madureira, assim como outras denominações religiosas, fazem um trabalho que vai além da missão evangelizadora propriamente dita, desdobrando-se na realização de diversas ações sociais. Em benefício da sociedade as igrejas são, sem nenhuma dúvida, uma das principais entidades filantrópicas no Brasil e no mundo. Assim, as Assembleias de Deus cuidam da alma, mas também do corpo e da mente.
R
E, neste momento, não poderia deixar de enaltecer a atuação do Congresso Nacional, em especial do Senado Federal, na aprovação do Projeto de Lei Complementar n° 55, da Deputada Clarissa Garotinho, com a relatoria do Deputado Federal Gilberto Nascimento, de São Paulo, e no Senado, do Senador Irajá Abreu, do Tocantins e com a atuação importante do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, que pautou a matéria em caráter de urgência, e a todos os colegas Senadores, que aprovaram, por unanimidade, com 62 votos favoráveis e nenhum contrário.
(Soa a campainha.)
O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - GO) - O PLP 55 mantém a isenção fiscal para entidades filantrópicas, como Santas Casas, Apaes, Hospital do Câncer de Barretos e também de Goiás e, assim por diante, espalhados pelo Brasil, além de templos religiosos, referendando assim o seu importante papel social, pois a igreja chega aonde, muitas vezes, o Poder Público não consegue chegar.
Quero aqui abrir um parênteses: nós tivemos aqui algumas dúvidas com relação a esse projeto, Senador Gilberto. E muitos, quando a gente andava aqui de cadeira em cadeira, pedindo apoio, na última quarta-feira, alguns chegaram a dizer: "Esse é o projeto que vai beneficiar as igrejas, porque muitos ainda não conheciam o teor do projeto?" Eu disse: vai, sim, beneficiar as igrejas, mas também vai beneficiar as Santa Casas, as Apaes, as entidades filantrópicas, porque essas entidades atendem, amados, 52% de todo atendimento do SUS, que são feitos por elas com repasse muito pequeno.
Então, é um projeto superimportante. Por isso que eu fiz questão de frisar aqui nesta tarde.
Portanto, parabéns a todos os colegas Parlamentares pela aprovação do PLP 55.
Por todas essas razões, em nome do Senado Federal, gostaria de prestar sincera homenagem à Assembleia de Deus de Madureira e a seus mais de 15 milhões de fiéis em todo Brasil e em todo o mundo.
Encerro aqui citando Romanos 12:4-5: "Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também, em Cristo, nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros".
(Soa a campainha.)
O SR. VANDERLAN CARDOSO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - GO) - Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Vamos ouvir aqui também o Senador Arolde, o Senador mais atuante que há aqui na defesa de nossa causa. Por cinco minutos.
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ. Para discursar.) - Presidente, Senador Luiz do Carmo, cinco minutos dos grandes. (Risos.)
Não, vou me ater aos cinco minutos. Evidentemente, que um dia inteiro, dois dias ou um mês seriam insuficientes para nós fazermos essa saudação adequadamente realçando a importância da Assembleia de Deus Campo Madureira em nosso País. Saudando o nosso querido Bispo Primaz Manoel Ferreira, eu saúdo todos os bispos aqui presentes e, saudando o meu querido Deputado Silas Câmara, já aqui reverenciado pela brilhante condução da Frente Parlamentar Evangélica, eu saúdo os Parlamentares, Deputado Federais aqui presentes e queria dizer que eu sou um privilegiado, considerando o Campo de Madureira.
R
Hoje de manhã, ouvi alguns dos pronunciamentos nessa sessão muito adequadamente convocada pelo Deputado Cezinha, que também está aqui conosco. Meus parabéns pela iniciativa! Da mesma forma, parabenizo o Senador Luiz do Carmo.
Eu sou um privilegiado, porque, no início dos anos 80, recém-convertido batista, era discipulado pelo então Pr. Nilson do Amaral Fanini, um grande evangelista - os mais antigos aqui se recordam dele -, que tinha uma relação muito próxima da Assembleia de Deus. Ele era um evangelista, fazia cruzadas e dizia - eu aprendi isto desde então -: "Arolde, para que as cruzadas tenham significado e nós possamos ter a mensagem levada a corações de pessoas que não são crentes, nós temos que estar ligados e associados e temos que conquistar o coração da liderança da Assembleia de Deus, porque a Assembleia de Deus está no coração do povo pela sua capilaridade". Aprendi isso desde muito cedo, no meu período de discipulado. Isso foi um privilégio para mim.
Convivi, inclusive, no início dos anos 80, com o Pr. Paulo Macalão e com a Irmã Zélia Macalão e, ao final dos anos 80, tive o privilégio de conhecer, então, o nosso Bispo Manoel Ferreira, vindo de Campinas. O ministério no Rio de Janeiro cresceu e hoje é dirigido pelo nosso querido amigo Bispo Abner Ferreira. Então, nós temos esse ministério.
Quando o Senador Vanderlan falou que eu era assembleiano, eu pensei: "Quase". Eu sou batista, mas "quase", porque adotei o Campo de Madureira. Todos são testemunhas como a minha igreja e no meu período de discipulado. Então, é uma alegria lembrar isso aqui.
Temos ainda cinco minutos e vou fazer um rápido relato, então, da importância da Assembleia de Deus em nosso País e sua capilaridade.
O Brasil, como todo mundo sabe, é um país cristocêntrico pela sua história, pela sua cultura, que vem desde o Império Romano, quando o cristianismo foi adotado como religião oficial para o Ocidente. E, desde o descobrimento, nós sempre tivemos a catequese pela Igreja Católica, levando até as encostas dos Andes a mensagem cristã lato sensu. Mas foi nesse século passado, com a chegada das igrejas, primeiro, tradicionais e, depois, pentecostais principalmente...
(Soa a campainha.)
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ) - ... e a Assembleia de Deus, que essa condição de nação cristocêntrica foi consolidada.
Então, nós temos que ter isso em mente e devemos isso à capilaridade das igrejas da Assembleia de Deus, que nós estamos hoje homenageando aqui.
Eu gostaria de dizer que, neste momento e neste tempo que vivemos de desconstrução dos valores histórico-culturais e judaico-cristãos, a Assembleia de Deus, em todos os rincões do Brasil, é o nosso sustentáculo da mensagem que fortalece a família, que fortalece as instituições que preservam as liberdades plenas e o ser humano integral, aquele ser humano que é físico, psicológico, mas, acima de tudo, que é um ser espiritual, um ser transcendental.
(Soa a campainha.)
R
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ) - Então, eu fico muito feliz de fazer esse registro aqui, em que homenageio, através do Bispo Manoel Ferreira, a Assembleia de Deus de Campo Madureira e a todas as igrejas pentecostais de nosso País, que prestam grandes serviços.
Mas gostaria de dizer ainda - e agora é só um minuto - que é muito importante esse tempo em que nós estamos vivendo uma mudança da mudança. Vivemos este século com um projeto de desconstrução da família, através de ideologias estranhas, a principal delas é a ideologia de gênero, para desconstruir. E isso avançou muito no Brasil. A recuperação vai demorar muito tempo. Mas nesse momento de mudança e de percepção de que nós devemos recuperar esse tempo perdido neste milênio, as assembleias de Deus são o vetor mais importante, porque estão na base da sociedade brasileira....
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD - RJ) - ... para que nós retomemos em verdadeira grandeza o sentido dos nossos valores judaico-cristãos, que todos nós temos como base da nossa formação cultural, da nossa formação histórica. E pensando na missão espiritual da igreja, evidentemente essa é a nossa profissão de fé, é a que nós temos.
Então, eu fico muito feliz em dizer essas palavras aqui, agradecendo a paciência do nosso querido Presidente. Foram cinco minutos longos. Mas essa é a minha sensação vivida. E eu sou muito grato à Assembleia de Deus do Campo Madureira, em particular, no Rio de Janeiro.
Que Deus nos abençoe e que continuemos nessa missão acima de tudo.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Senador, hoje eu estou vendo a dificuldade do Senador Davi para conduzir esta Casa. (Risos.)
Hoje, esta é uma sessão tranquila. E o Cezinha comeu um tempo grande nosso aqui, não é? Por isso é que o tempo é pequeno.
Para quem não conhece o Senador Arolde, ele é um Senadores que mais me ajudaram no início do ano, no Senado. Ele é diretor ou fundador ou dono, proprietário da gravadora MK, onde o Adelino, que é de Campinas tem a conta. Não sei se chamam de conta, a conta dele lá.
Então, o cantor está aqui. Está aqui o homem que manda.
Eu quero cumprimentar também o Deputado João Campos.
Por favor, Deputado, fique de pé.
O João Campos está há muitos anos aqui, um assembleiano da Madureira aqui em Goiás.
Parabéns para você, João Campos!
O Deputado Henrique César, meu sobrinho, que está aqui também; o Rafael Gouveia, Deputado Estadual; o Gilberto teve que sair; e o Cezinha.
Vamos passar a palavra para quem manda realmente aqui.
Vamos começar pelo meu irmão Oídes. O tempo está limitado a cinco minutos, mas, para você, o tempo que quiser, Oídes. (Risos.) (Palmas.)
O SR. OÍDES JOSÉ DO CARMO (Para discursar.) - Senhores e senhoras, meus irmãos, minhas irmãs, eu quero saudar este que preside esta sessão especial, filho do Sr. Nicanor e da Dona Sebastiana, que também são meus pais.
R
Quero louvar a Deus pela vida do Luiz, que tem assento nesta Casa, neste Senado Federal, como ele disse aí, fruto de uma costura do Bispo Primaz Manoel Ferreira que consolidou a vinda dele para cá.
Louvo a Deus pela vida do Vanderlan Cardoso, Senador da República; do Arolde; dos Deputados Federais que aqui estão, o João Campos e os demais; dos Estaduais; dos pastores presidentes de convenções, de campos. Mas em especial, eu quero abraçar este aqui que é o nosso timoneiro, nosso comandante, Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira, Presidente vitalício mundial da nossa igreja, que chegou aos seus 90 anos e está sendo reconhecida por esta Casa, por este Parlamento. Graças a Deus por isso!
Quero abraçar meus colegas bispos, o Dr. Samuel Ferreira, nosso Presidente-executivo; Abner Ferreira, Pastor da nossa matriz no Rio de Janeiro; e o Bispo Abigail, aqui representado pelo seu filho, Pr. Abinair, que é presidente da Junta Conciliadora lá em Goiás; o Cezinha, que compõe; e também o Câmara, que aqui está, que preside muito bem a Frente Parlamentar Evangélica. E louvo a Deus pela presença de todos.
A minha palavra é dizer do orgulho, da alegria, da satisfação de pertencer a esse Ministério de Madureira. Há cinquenta e poucos anos, nossa família chegou, através da conversão, fruto da pregação de pastores como Brandão Porto, Elvino Pinheiro, Justo de Melo - que já estão na glória, a maioria deles, e que nos trouxeram para a casa de Deus.
E quero dizer o seguinte: a Assembleia de Deus Madureira é uma igreja que tem a cara do povo brasileiro. Aqui nós temos lugar para ricos, mas temos para pobres também; aqui há o branco, mas há o negro, há o pardo; aqui há o intelectual, mas há o indouto também; aqui há o velho, mas há o jovem. Há espaço para todos. Por isso é que se consolida como o maior ministério individual na face da Terra.
E é motivo de grande alegria ter o reconhecimento do Senado da República, assim como tivemos da Câmara Federal. Isso mostra a força da nossa igreja, que nasceu sob a égide do movimento pentecostal, uma igreja que não se envergonhou de levantar a bandeira do Evangelho pentecostal nesta Nação. E até hoje sustentamos essa doutrina, porque nós temos a força do Espirito Santo nos conduzindo em direção a melhores dias.
Obrigado, Senado da República, Senadores Luiz, Vanderlan e Arolde, que representam os 81 Senadores que compõem esta Casa. Deus nos abençoe, e vamos em frente, porque o melhor de Deus ainda está reservado para nós. Deus nos abençoe! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Em tempo também, eu quero, meu irmão Eurípides José do Carmo... Por favor, Eurípedes! Ele é ex-Prefeito de Bela Vista, hoje está na Agehab, onde constrói casas em Goiás. E minha filha Franciele, que é meio tímida ali, no cantinho, certo? Mas estamos aqui - com vergonha talvez de o pai falar alguma besteira aqui, alguma coisa errada. (Risos.)
Mas nós estamos aqui é porque Deus pôs, Franciele. Está certo? Sucesso, viu?
Vamos ouvir aqui agora a palavra do Bispo Abner de Cássio, que é do Rio de Janeiro e meu amigo no "zap".
R
O SR. ABNER DE CASSIO FERREIRA (Para discursar.) - Sr. Presidente desta sessão solene, Senador Luiz do Carmo; Sr. Presidente da nossa convenção, Presidente-executivo Bispo Samuel Ferreira; Sr. Presidente Mundial do Ministério de Madureira, Bispo Primaz Manoel Ferreira; Sr. Bispo Oídes José do Carmo; Senador Vanderlan Cardoso; Senador Arolde de Oliveira, que, como ele bem disse, é um "bacostal", um batista misturado com pentecostal; Sr. Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Deputado Silas Câmara; sua esposa, ex-Deputada Antônia Lúcia; Pastor Abinair, que aqui representa o Bispo Abigail Carlos de Almeida; Deputado Cezinha de Madureira, que acabou de presidir uma linda sessão solene, depois de cumprimentar as autoridades aqui presentes, Bispo Samuel Ferreira, Bispo Manoel Ferreira, eu entrei aqui e fiquei observando esse painel de dry-wall onde está escrito "Sessão Especial destinada a celebrar o transcurso de 90 anos de atuação, no Território nacional brasileiro, das Assembleias de Deus Ministério de Madureira", e vejo ali a logomarca da Conamad e a menção aos 90 anos. Isso me fez lembrar de um passado que não é tão remoto, quando, por muitas vezes, nós entramos neste Senado e batemos de gabinete em gabinete e não tínhamos um Senador de confissão evangélica à época e, depois, tínhamos aqui apenas um Senador declaradamente evangélico, o Senador Magno Malta.
Por muitas vezes, eu bati nesses gabinetes aqui. Quando tentaram transformar a Igreja Evangélica numa associação, nós tivemos de bater de gabinete em gabinete. Depois, quando tentaram criminalizar a atuação da Igreja Evangélica no combate intransigente do pecado, segundo o que nós cremos e no que somos fundamentados, a Bíblia Sagrada, a nossa única regra de fé e prática.
Mas Deus é tão extraordinário... A Bíblia diz que aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Eu volto e, depois de tantos anos, é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de sentar nessa cadeira, algo que nunca tive. E, hoje, nós estamos comemorando 90 anos com uma bancada de Senadores eminentemente evangélicos, sendo presididos por um Senador que é evangélico e é da nação Madureira, sendo homenageados aqui também pelo Senado Vanderlan, sendo homenageados pelo Senador Arolde de Oliveira, evangélicos, homens de Deus.
R
O Brasil está mudando, gente. Queira ou não queira, há um novo momento na história desta Nação. Deus fez isso. Não foi uma engenharia humana, foi um processo divino. E nós precisamos atentar para isso e dar a Jesus Cristo, nosso Senhor, toda glória, toda honra, todo louvor e toda adoração. A esse Jesus, que tem sido alvo de muitas críticas, de zombaria e de escárnio por alguns monstros que nós temos aqui no Brasil, que não respeitam o sentimento religioso de ninguém, que não respeitam o credo religioso de ninguém e que tratam o nosso Senhor Jesus Cristo da maneira mais jocosa, e mais desprezível, e mais imoral que existe...
Se para você Jesus não vale nada, miserável, para nós ele é o rei dos reis. (Palmas.)
Ele é o senhor dos senhores. Ele é o alfa e o ômega. E um dia Ele vai voltar para julgar esse mundo e todos vão se dobrar diante d'Ele e vão declarar que só Ele é o rei dos reis e senhor dos senhores.
Jesus, a glória é Tua! Seja glorificado o Teu nome para sempre!
Nação Madureira, que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que, nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará, também, com Ele, todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? - pois foi Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos e que está à direita de Deus e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada, o juízo? Como está escrito, por amor de Ti, somos entregues à morte todo dia, fomos reputados como ovelhas para o matadouro, nação Madureira. Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou, porque nós estamos certos de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor e Salvador, e a Ele toda glória e todo louvor! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Como eu estou presidindo aqui, mas sendo orientado pelos Bispos, e tenho de obedecer: vai falar agora, neste momento, Abinair Vargas, representando seu pai, porque o Samuel pediu para fazer, em referência a Goiás. (Pausa.)
R
O SR. ABINAIR VARGAS VIEIRA (Para discursar.) - Meus amados e amadas irmãs, muito boa tarde, na paz do Senhor.
Quero, com muita alegria, neste dia tão especial, cumprimentar nosso ilustre Presidente desta sessão, Senador Luiz do Carmo e, assim fazendo, cumprimentar os demais Senadores que prestigiam esta sessão especial.
Cumprimento nosso Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira, o Bispo Samuel Ferreira, o Bispo Abner Ferreira, o Bispo Oídes e quero fazer menção aqui ao nosso pioneiro, nosso velho guerreiro, Bispo Abigail, homens que têm investido o melhor de suas vidas para a continuidade, para o fortalecimento, o crescimento desse Ministério, o Ministério de Madureira. Eu fico muito feliz por participar deste dia que eu considero, Senador Luiz, um dia que irá marcar a história desta Nação, através desse reconhecimento que, tenho certeza, tem tocado o coração de Deus também.
Cumprimento os demais Deputados aqui; o Deputado Cezinha, que eu parabenizo pela iniciativa de estar fazendo esse reconhecimento da Câmara dos Deputados; o Deputado Silas Câmara; e, assim fazendo, cumprimento todos os demais Deputados Federais e Estaduais que estão aqui.
Quero louvar muito a Deus por este dia. Eu fico feliz porque eu nasci, eu aprendi e me entendi por gente dentro da Assembleia de Deus Madureira, ainda na cidade de Gurupi, no Tocantins. Cresci dentro desse cenário, dentro desse contexto e pude perceber o crescimento desse ministério.
Ainda em tempo, quero fazer menção ao nosso pioneiro e fundador, Paulo Leivas Macalão, fazendo menção aqui, inclusive, ao representante dessa família, o Pr. André Macalão, que está aqui e é um grande legado para o nosso Ministério de Madureira também.
Mas, por esta nossa alegria, gratidão a Deus, e pelo reconhecimento, Senador Luiz, e, assim fazendo, representando o nosso Bispo Abigail, agradeço ao senhor e a todos os demais Senadores por esta homenagem de hoje. É muito bonito ver o nosso Congresso Nacional fazendo esse reconhecimento a um ministério que tem sido, sem dúvida, peça tão importante, fundamental para a transformação e melhoria deste País.
Portanto, Deus seja louvado nesta Nação! E estamos certos de que esse ministério, através da palavra do Evangelho, que transforma, que define, que muda a situação do pecador, continuará, sem dúvida, exalando o bom perfume de Cristo Jesus por esta Nação e por este mundo afora.
Meus parabéns aos Senadores e Deputados, ao nosso Congresso Nacional por este dia, esta iniciativa e este reconhecimento! E parabéns a toda a nação Madureira!
Por falar em parabéns, parabéns, Deputado Cezinha, pelo seu aniversário! Que Deus continue te abençoando e te usando poderosamente!
Deus abençoe a todos!
Muito obrigado. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Eu quero cumprimentar aqui o Pr. Everaldo, Presidente do PSC - muito obrigado por estar participando desta sessão -, e o Antônio de Jesus Dias, que foi o primeiro Deputado Federal de Goiás e que ajudou a fazer a Constituição de 1988. Meus parabéns!
E agora, dando seguimento, vamos ouvir aqui a palavra do Bispo Primaz Manoel Ferreira.
O senhor tem dez minutos, e pode ir até às 4h da tarde, quando começa a outra sessão. (Risos.)
O SR. MANOEL FERREIRA (Para discursar.) - Primeiro, quero agradecer pelo grande privilégio de poder assistir a duas sessões especiais, uma na Câmara Federal e outra no Senado Federal, em homenagem aos 90 anos do Ministério de Madureira. Eu devo dizer que isso não é da fundação das assembleias de Deus no Brasil, porque nós já passamos do centenário; estou falando do Ministério de Madureira, que se constituiu numa pessoa jurídica. Do Ministério de Madureira nós estamos comemorando este ano os 90 anos.
Quero agradecer a presença de todos, em especial do Senado e da Câmara. E quero dizer que nós só temos uma coisa a agradecer a Deus: o privilégio da vida e a oportunidade de nos tornarmos crentes em Jesus Cristo e podermos estar juntos comungando nesta data importante.
Muito obrigado a todos.
Deus abençoe! E vamos partir para a frente! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz do Carmo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - GO) - Eu estou muito contente e feliz de presidir, pela primeira vez, uma sessão aqui no Senado. É um orgulho muito grande, André, como Senador de Goiás, representante da Assembleia de Deus Madureira, estar aqui neste espaço, um espaço que só tem 81 Senadores. É muito difícil chegar aqui - é muito difícil -, mas eu e o Vanderlan, de Goiás, estamos aqui.
Eu e o Vanderlan nos sentamos pertinho um do outro, não é, Vanderlan? Votamos realmente o que precisamos e trabalhamos muito aqui para este Brasil melhorar e para ajudar o Presidente Jair Bolsonaro, porque eu acho que ele precisa de ajuda nossa. O Brasil não pode errar. É o momento certo de ele acertar. E aqui o Senado Federal realmente está contribuindo com esta Nação, para que seja uma Nação próspera, verdadeira e cristã.
Então, cumprida a finalidade desta sessão, agradeço às personalidades que nos honram com o seu comparecimento.
Está encerrada a sessão.
Muito obrigado. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 14 horas e 11 minutos.)