4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
56ª LEGISLATURA
Em 27 de junho de 2022
(segunda-feira)
Às 11 horas
74ª SESSÃO
(Programa Senado Jovem Brasileiro)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Fala da Presidência.) - Declaro aberta a sessão preparatória do Projeto Jovem Senador 2022.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente sessão preparatória destina-se à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores e à eleição e posse do Presidente, do Vice-Presidente e dos Secretários do Projeto Jovem Senador 2022.
Cumprimento todos os estudantes participantes, seus professores e orientadores, os coordenadores estaduais, os secretários de educação, os Prefeitos e os familiares presentes.
Quero aqui também registrar a presença do nosso querido Senador Marcos do Val, representante do Espírito Santo.
Registro também a presença do Prefeito do Município de Ubiratã, no Paraná, Sr. Fábio de Oliveira D'Alécio; da Vereadora do Município de Ubiratã, Paraná, Sra. Luciane Munhos D'Alécio; e da Secretária de Educação também do Município de Ubiratã, Paraná, Sra. Neiva Grigio Gindri.
Registro ainda a presença dos Coordenadores do programa Jovem Senador nas secretarias de educação: Acre, Sra. Anne Cristina Paiva Ruela; Amapá, Sra. Bruna Karoline Martins Souza; Bahia, Sra. Larissa Lima Santos; Ceará, Sra. Alana da Silva Meneses, Sra. Ana Cristina da Silva Souza e Sr. Daniel Carlos da Costa; Distrito Federal, Sr. Bruno Luiz Sousa Clemente e Sr. Cristiano Souza Calisto; Goiás, Sra. Vanessa de Almeida Carvalho; Maranhão, Sra. Emília Pereira Leite, Sra. Millena Kelly Costa da Silva e Sra. Maria do Socorro Pereira da Paz Sales; Minas Gerais, Sr. Alysson Faria Costa; Pará, Sra. Hilda Carolina de Souza Cunha e Sr. John Charles Corrêa Torres; Pernambuco, Sra. Márcia Rodrigues Cavalcante da Silva; Rondônia, Sr. Francisco Lopes da Silva e Sra. Karla Ribeiro Bentes Rodrigues; Rio Grande do Sul, Sra. Ana Helena Pailo Laux; Santa Catarina, Sra. Olires Marcondes do Espírito Santo; Sergipe, Sra. Nadia Maria da Silva Cardoso; e Tocantins, Sra. Flávia Rodrigues Mota de Almeida.
R
Quero registrar também a presença dos Diretores: o Diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, do Município de Sobral, Ceará, Sr. Wiliam Alves Fonseca; a Diretora do Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha, do Município de São Domingos do Maranhão, Maranhão, Sra. Maria do Socorro Pereira da Paz Sales; a Diretora da Escola Estadual Manoel Batista, do Município de Pará de Minas, Minas Gerais, Sra. Fabiana Henriques de Almeida Soares; Diretor da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Município de Alta Floresta D'Oeste, Rondônia, Sr. Everson de Oliveira Souza; e a Diretora do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, do Município de Palmeirópolis, Tocantins, Sra. Maria Madalena Moura de Barros.
Quero também registrar a presença, agradecendo-lhe, da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, sob a regência do Maestro Suboficial Otoniel Teixeira Barreto.
Registro também a presença, representando o Chefe da Seção de Apoio aos Projetos Educacionais do Colégio Militar Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, do Sr. Major Giovane de Carvalho Rufino.
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, sob a regência do Maestro Suboficial Otoniel Teixeira Barreto.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar - Presidente.) - Quero cumprimentar aqui o nosso querido colega Senador Marcos do Val, nosso grande representante do Espírito Santo; cumprimentar os nossos Jovens Senadores e Senadoras, seus familiares e amigos; e cumprimentar, de forma muito especial, os professores, os secretários de educação e aqui todos os convidados.
Minhas Sras. e meus Srs. Senadores da República, aos amigos, pais e mães, aos meninos e meninas que aqui estão, meus Jovens Senadores e Senadoras, meus cumprimentos e minhas saudações!
Iniciamos agora esta sessão, uma das mais importantes da nossa Casa de leis. Hoje celebramos os Jovens Senadores; hoje celebramos o futuro. São jovens que, em razão de seus talentos e dedicação, foram agraciados como Jovens Senadores em nossa Casa de leis, para conhecer e participar dos trabalhos desta Casa, bem como para apresentar sugestões e iniciativas que podem ser tornar leis em nosso país.
Hoje, após dois anos suspenso, por causa da pandemia do covid-19, o programa está de volta, com a eleição da Mesa Diretora do Senado Jovem, que conduzirá os trabalhos desta legislatura dos Jovens Senadores e Senadoras, estudantes do ensino médio público, que irão vivenciar a rotina legislativa da República, de hoje até o dia 1º de julho.
R
São quatro dias de trabalho intenso que esses meninos e meninas, de vários cantos deste país, vão realizar, trazendo suas angústias, seu dia a dia e, principalmente, o debate sobre o que pode ser feito em suas regiões e em nosso grande Brasil.
Isso é importante, na medida em que saímos dos nossos gabinetes e ouvimos esses jovens que estão vivendo e sabendo o que é mais importante para as suas famílias, os seus bairros e as comunidades em que vivem.
Quero aqui, antes de tudo, dizer que estes nossos 27 representantes já fizeram história, ao serem escolhidos para representar suas escolas e suas cidades. Passaram por um concurso de redação, cujo tema foi "Duzentos anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã".
Muitos do Brasil não sabem, mas, desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições aos Colegiado. Dessas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projeto de lei, e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição.
Quero também compartilhar com vocês grandes vitórias alcançadas por jovens que participaram deste programa que hoje retomamos. A representante do Distrito Federal da edição de 2019 do Jovem Senador Suzanny Dias Kuhlmann vai estudar na Franklin & Marshall College, em Lancaster, Pennsylvania. Suzanny, que fará o curso de neurociência, é mais uma participante do programa a ser selecionada para uma universidade dos Estados Unidos. Ruan Magalhães, que foi representante do Pará no Jovem Senador de 2016, foi aceito pelo Dartmouth College, em New Hampshire. E Leonardo Brito, que representou Rondônia também no Jovem Senador de 2016, foi selecionado para a Universidade Harvard.
Parabéns, Suzanny, Ruan e Leonardo! Sucesso para vocês!
Nesta semana, nós vamos ouvir o que os nossos Jovens Senadores e Senadoras desta Legislatura podem fazer por cada um de nós.
Meus amigos e minhas amigas, hoje, a fala não é nossa, mas destes jovens que representam a vida, a família, as lutas e os percalços de cada cidade e escola aqui representadas.
Minhas senhoras e meus senhores Jovens Senadoras e Senadores, com a vontade de fazer sempre mais e com vocês, quero recepcioná-los, exaltando suas vontades, seus sonhos por um Brasil melhor e mais justo. Por isso, é importante repetir a frase do escritor espanhol Miguel de Cervantes, em seu livro Dom Quixote de la Mancha, depois popularizada pelo beatle John Lennon e pelo nosso grande roqueiro Raul Seixas. Meus amigos, esta frase diz que um sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade.
Sejam bem-vindos e bom trabalho a todos!
Muito obrigado. (Palmas.)
R
Quero registrar também a presença da nossa querida Senadora Margareth.
Obrigado.
Passamos, neste momento, à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores.
Convido a estudante Jamily Aguirre Marques, representante do Estado do Rio Grande do Sul, Jovem Senadora mais velha - mais experiente -, para comparecer à Mesa, a fim de que, em nome de todas as Jovens Senadoras e Jovens Senadores, possa prestar o compromisso.
Solicito aos presentes que se coloquem em posição de respeito para o compromisso dos empossados.
(A Sra. Jamily Aguirre Marques é conduzida ao Plenário e presta, perante a Mesa, o compromisso.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido todos, em posição de respeito, para que os empossados possam assumir o compromisso.
A SRA. JAMILY AGUIRRE MARQUES - Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senadora que o povo me conferiu e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Passa-se agora à chamada, pela ordem de criação das unidades federativas, dos demais Jovens Senadores empossandos, que, ao serem chamados, dirão: "Assim o prometo".
Convido a Jovem Senadora Renata Gonçalves Ribeiro Rebelo, do Rio de Janeiro, Jovem Senadora mais nova, para que proceda à chamada. (Pausa.)
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Estado da Bahia, Ravan dos Santos Andrade;
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Cada um responde: "Assim o prometo".
O SR. RAVAN DOS SANTOS ANDRADE - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Rio de Janeiro.
Assim o prometo.
Pelo Estado do Maranhão, Guilherme Carvalho Bilio de Sousa.
O SR. GUILHERME CARVALHO BILIO DE SOUSA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Pará, Domingas da Silva Pereira.
A SRA. DOMINGAS DA SILVA PEREIRA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Pernambuco, Manoel David de Medeiros da Silva.
O SR. MANOEL DAVID DE MEDEIROS DA SILVA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de São Paulo, Leticia Bergamini Ribeiro.
A SRA. LETICIA BERGAMINI RIBEIRO - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Minas Gerais, Ana Luiza Neri Valadares.
A SRA. ANA LUIZA NERI VALADARES - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Goiás, Vitória Costa Dias.
A SRA. VITÓRIA COSTA DIAS - Assim o prometo.
R
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Mato Grosso, Giovanna Martins Rychlewski Gomes.
A SRA. GIOVANNA MARTINS RYCHLEWSKI GOMES - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Jamily Aguirre Marques.
A SRA. JAMILY AGUIRRE MARQUES - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Ceará, Francisco Davi da Silva Pereira.
O SR. FRANCISCO DAVI DA SILVA PEREIRA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado da Paraíba, Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva.
O SR. ERICK GABRIEL FERREIRA CORDEIRO DA SILVA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Espírito Santo, Helen Pansini Pellacani.
A SRA. HELEN PANSINI PELLACANI - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Piauí, Ana Leticia Eustórgio Guedes.
A SRA. ANA LETICIA EUSTÓRGIO GUEDES - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Nicolle Victoria Freire de Lima.
A SRA. NICOLLE VICTORIA FREIRE DE LIMA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Santa Catarina, Gabriela Beduschi Guadagnin.
A SRA. GABRIELA BEDUSCHI GUADAGNIN - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Alagoas, Rhilary Kevinny Martins Feitosa.
A SRA. RHILARY KEVINNY MARTINS FEITOSA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Sergipe, Cauã Carvalho de Oliveira.
O SR. CAUÃ CARVALHO DE OLIVEIRA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Amazonas, Esthefane Feitosa de Barros.
A SRA. ESTHEFANE FEITOSA DE BARROS - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Paraná, Gabriel Cezar Luiz Rigolin.
O SR. GABRIEL CEZAR LUIZ RIGOLIN - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Acre, Ana Beatriz Martins de Freitas Amorim.
A SRA. ANA BEATRIZ MARTINS DE FREITAS AMORIM - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Maria Eduarda Jucá Ojeda.
A SRA. MARIA EDUARDA JUCÁ OJEDA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Distrito Federal, Anna Clara Mirandela dos Santos.
A SRA. ANNA CLARA MIRANDELA DOS SANTOS - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Tocantins, Mara Daniella Rocha Cardoso.
A SRA. MARA DANIELLA ROCHA CARDOSO - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado do Amapá, Quéren Hapuque de Araújo Lima.
A SRA. QUÉREN HAPUQUE DE ARAÚJO LIMA - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Rondônia, Guilherme Bento Smaleski.
O SR. GUILHERME BENTO SMALESKI - Assim o prometo.
A SRA. RENATA GONÇALVES RIBEIRO REBELO - Pelo Estado de Roraima, Dinitine Savanele Ramalho Figueredo.
A SRA. DINITINE SAVANELE RAMALHO FIGUEREDO - Assim o prometo.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Declaro-os investidos nos mandatos de Jovens Senadoras e Senadores.
Passamos, neste momento, à eleição e posse dos membros da Mesa do Projeto Jovem Senador 2022.
A Presidência informa que foram apresentadas à Mesa as seguintes candidaturas:
Domingas da Silva Pereira.
Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva.
Francisco Davi da Silva Pereira.
Gabriel Cezar Luiz Rigolin.
Giovanna Martins Rychlewski Gomes.
Manoel David de Medeiros da Silva.
Maria Eduarda Jucá Ojeda.
Nicolle Victoria Freire de Lima.
Quéren Hapuque de Araújo Lima. (Pausa.)
A Presidência esclarece ao Plenário que a eleição dos membros da Mesa será realizada por escrutínio secreto, por meio de cédulas, exigida a maioria simples dos votos, presente a maioria absoluta das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores.
As Jovens Senadoras e os Jovens Senadores serão chamados um de cada vez, por unidade da Federação, seguindo a ordem de sua criação. Ao serem chamados, deverão se dirigir à Mesa para receberem a cédula, registrarem o voto no local indicado e, em seguida, depositarem o voto na urna.
Além do registro do voto, não deve haver nenhuma outra marca na cédula. Em havendo, o voto será anulado.
R
A Jovem Senadora ou o Jovem Senador mais votado será o Presidente, o segundo será o Vice-Presidente, o terceiro será o 1º Secretário e o quarto será o 2º Secretário.
No caso de empate para algum dos cargos, assumirá o Jovem Senador ou Senadora de mais idade entre aqueles que empataram. (Pausa.)
Informo que cada candidato poderá fazer uso da palavra por até três minutos.
Alerto que não serão admitidas novas candidaturas após o início do pronunciamento do primeiro candidato.
Convido para fazer uso da palavra, em ordem alfabética, o primeiro inscrito: a Jovem Senadora Domingas da Silva Pereira.
A SRA. DOMINGAS DA SILVA PEREIRA (Para discursar.) - Olá, Sras. e Srs. Jovens Senadores e todos que aqui estão presentes!
Eu sou a Domingas Pereira, do Estado do Pará, e começo este discurso com um agradecimento ao nosso Senhor Deus, que, com a graça de Cristo, permitiu a nossa união neste dia.
Estou me candidatando com o objetivo de saber ouvir a opinião oposta e, principalmente, ter ética com o esforço de todos.
Que o nosso principal objetivo seja a união de pensamentos, opiniões e estratégias para a construção e evolução do nosso país.
Que todos os 27 estados se tornem uma família em busca de uma construção para o amanhã.
Estou me candidatando não só para representar o meu estado, mas sim para poder representar com honra a todos vocês e dizer que é uma conquista muito grande de uma mulher paraense estar aqui hoje representando o estado.
Eu desejo participar da Mesa para saber de perto e sentir como é essa experiência de ser um futuro político, pois, futuramente, pretendo me aprofundar mais nessa área.
Obrigada a todos pela atenção. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido também, para fazer uso da palavra, Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva.
O SR. ERICK GABRIEL FERREIRA CORDEIRO DA SILVA (Para discursar.) - Primeiramente, bom dia!
Desejo cumprimentar as autoridades presentes, na pessoa do Senador Izalci, que aqui está presente, todos os meus amigos participantes do Projeto Jovem Senador, bem como a toda a equipe empenhada nesse programa.
Dou início ao meu discurso com a palavra gratidão. Gratidão ao meu Deus, pois dEle, por Ele e para Ele são todas coisas; gratidão à minha família, que corroborou para o alcance desta tão grande honra; gratidão aos meus professores, que são verdadeiros construtores de vidas e sonhos; gratidão à educação pública, pois, através dela, aqui estou.
Reconheço que tomar a posição de fala diante de todos vocês é um grande desafio, tendo em vista a singularidade da história de cada um; ademais, em saber que não foi fácil chegar até aqui. Mas, assim como eu, vocês ergueram a cabeça e lutaram em busca de um objetivo maior, enfrentaram as dificuldades, enfrentaram a dura realidade e a falta de estrutura e outros desafios presentes nas escolas públicas de nosso país. Porém, provaram que, verdadeiramente, a educação pública tem o poder de tirar jovens do anonimato e apresentá-los à sociedade como protagonistas construtores de grandes histórias.
R
Hoje o objetivo maior é mostrar para a sociedade que nossa geração não é uma geração perdida e, sim, uma geração forte, que resiste às injustiças sociais e que persiste em estabelecer a justiça e a igualdade.
Quanto a mim e aos jovens de todo o Brasil, a palavra é prosseguir. Continuemos lutando, vencendo e avançando, pois o nosso futuro é construído pelas decisões tomadas em nosso presente e, assim como alcançamos esta grande vitória de representarmos os jovens de todo o Brasil, também possamos ser lição concreta para aqueles que nos acompanham em nossa vida, no exercício da capacidade de superação de cada um de nós, pois, sem luta, não há alcance de vitória. Como diria o grande Mahatma Gandhi, "nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer". (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Francisco Davi da Silva Pereira. (Pausa.)
O SR. FRANCISCO DAVI DA SILVA PEREIRA (Para discursar.) - Bom dia a todos! Bom dia a todas!
Eu me chamo Davi e venho do Ceará.
A palavra do dia é esperança, esperança na certeza de que este país ainda vai dar certo e que, para isso, é necessário que nós, jovens brasileiros, tenhamos consciência do nosso papel, é necessário que saibamos que um teto, um prato de comida, um emprego digno, saúde, educação, segurança e preservação do meio ambiente não deveriam ser limites de uma régua política e, sim, o desejo de luta diária que deveria estar presente no coração e na razão de cada um de nós.
Hoje coloco meu nome à disposição da Presidência do Senado Jovem, pois, no momento mais difícil da nossa história, com o ódio e as paixões fanáticas dividindo lares e vínculos, é necessário que haja o diálogo e a pluralidade como metas para mudar esse cenário de guerra civil instaurado na nossa sociedade.
Venho de Sobral, terra do atemporal Belchior, que eternizou em um de seus versos mais marcantes que "amar e mudar as coisas me interessa mais". E, se hoje estou me candidatando, é porque amo o meu país e quero fazer dele um lugar melhor para as futuras gerações, bem como fazer justiça às gerações passadas, que lutaram, mas que não tiveram suas vozes ouvidas.
Precisamos fazer ecoar para além do Plenário desta Casa: esperança, Brasil!
Nós, jovens, somos o futuro e devemos voltar às nossas comunidades, às nossas escolas e estados com o desejo de fazermos deste país um lugar melhor.
Meu muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Gabriel Cezar Luiz Rigolin.
R
O SR. GABRIEL CEZAR LUIZ RIGOLIN (Para discursar.) - Cumprimento V. Exas. aqui presentes e cada um dos Jovens Senadores que tiveram a honra de participar deste grande projeto. Sou Gabriel Cezar Luiz Rigolin, da cidade de Ubiratã, representante do Estado do Paraná.
Trago uma mensagem para defender o povo brasileiro e garantir a liberdade e a justiça para o nosso povo. A união entre nós é essencial para garantir a soberania do Brasil, e juntos vamos traçar um caminho brilhante, que nos levará ao fortalecimento do nosso país. Como há 200 anos o povo brasileiro se uniu para lutar pela independência, hoje precisamos nos unir mais uma vez para garantir nossa soberania. Deixo aqui o meu mais profundo desejo de que o meu país, que é o mais lindo do mundo, cheio de riquezas naturais e culturais, seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso. Levo as mais arrojadas ideias e a sensação de missão cumprida, entretanto, a primeira de milhares, pois a defesa do Brasil não se faz com discursos, mas todos os dias da minha vida. Se necessário, derramaria meu sangue para defender meu país.
Sou grato à minha professora e meus familiares, que sempre me guiaram pelo caminho correto. Muito obrigado.
Viva o Brasil! Viva o povo brasileiro! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Giovanna Martins Rychlewski Gomes.
A SRA. GIOVANNA MARTINS RYCHLEWSKI GOMES (Para discursar.) - Primeiramente, cumprimento a todas as Excelências presentes neste momento.
Honra, é uma honra fazer parte deste projeto; uma honra trazer meu estado, minha cidade; é uma honra servir à minha pátria juntamente com todos os presentes, principalmente junto aos Jovens Senadores e Senadoras das escolas públicas que se fazem presentes com seus professores.
Assim como Nelson Mandela disse "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", olhem onde a educação nos trouxe! E complemento com o discurso feito por Emma Watson para a ONU: Se não eu, quem? Se não agora, quando? Se não nós os jovens, o futuro do país, quem? Se não agora, quando?
Que nossos trabalhos legislativos possam ser realizados com harmonia, com diálogo e que, ao voltarmos para os nossos lares, possamos voltar com a sensação de missão cumprida. E seria uma honra e um privilégio compor com os demais componentes da Mesa, a Mesa Jovem de 2022. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Manoel David de Medeiros da Silva.
R
O SR. MANOEL DAVID DE MEDEIROS DA SILVA (Para discursar.) - Bom, primeiramente bom dia. Quero aqui cumprimentar meus amigos Jovens Senadores e Senadoras, a Mesa Diretora, Senador Marcos do Val, Senador Izalci e todos que compõem aqui a nossa querida Mesa.
Primeiramente quero agradecer a Deus, depois a meus pais e à minha professora por me instigarem a participar do projeto. Todos sabemos hoje do persistente sentimento de quase anarquia entre os jovens e indiferença em relação à política - essa falta de interesse político e desprezo pela vida pública.
E o Jovem Senador nasce justamente para isto: faz-se importante ao tentar equalizar os interesses e aumentar nossa participação, além de reduzir o desinteresse juvenil e fazer cumprir o conceito inteiro de democracia.
Se nos referirmos à democracia como a representação do povo - o povo não é apenas uma classe, o povo não é apenas uma faixa etária, o povo não é apenas um gênero -, precisamos de uma representação maior na política. E é por isso que estamos aqui hoje, Jovens Senadores, trazendo cada vez mais juventude para a política brasileira.
Bom, venho a vocês dizer que intenciono reduzir o voto de necessidade que, apoiado pelo coronelismo remanescente, assola todo o Brasil e apoiar, junto de vocês, o voto consciente.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Maria Eduarda Jucá Ojeda.
A SRA. MARIA EDUARDA JUCÁ OJEDA (Para discursar.) - Boa tarde a todos. Eu quero agradecer a todos os presentes. Eu quero parabenizar a todos aqui, porque todos aqui são muito brilhantes, são jovens, assim, realmente escolhidos. Quero agradecer à Mesa dos Senadores presentes e a todas as demais autoridades. Muito obrigada à minha família, a Deus e a todos que me ajudaram e estão aqui comigo.
Eu quero lembrar a vocês o porquê de estarmos aqui, por que cada um vem aqui e se elege à Mesa Diretora. Qual é o principal motivo, o que nos impulsiona a estar aqui? Bem, aqui nós estamos na Casa, estamos no coração, estamos no Senado. Cada um aqui tem um valor democrático, espero, um valor que tem toda uma burocracia por trás, mas um valor principalmente democrático, que leva como principal obra a oratória.
O que é oratória? A oratória é uma arte fortíssima e sedutora, que traz para perto quem ouve. Você se induz ao que você ouve. Você acha belo aos seus ouvidos e se deixa seduzir por isso. Mas belas palavras são pouco para o que nós viemos fazer aqui.
O porquê de estarmos aqui é porque acreditamos em um futuro. Acreditamos que tem algo além desses 200 anos de independência, que foi no passado, mas que tem muito por vir ainda. Não sabemos onde certamente começamos, porque a história é um mistério, mesmo o homem tentando ver o que aconteceu no passado, mas o futuro, nós estamos aqui por ele. E a Mesa Diretora espero que seja composta por pessoas que realmente entendam este valor: o valor de estar aqui, o valor de cada uma dessas 27 mesas.
R
(Soa a campainha.)
A SRA. MARIA EDUARDA JUCÁ OJEDA - Eu espero que todo mundo entenda isso.
Agradeço muito por eu estar aqui representando e espero muito que todos possam estar sentindo realmente esse valor, que é inimaginável, e tem um valor fortíssimo também.
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora Nicolle Victoria Freire de Lima.
A SRA. NICOLLE VICTORIA FREIRE DE LIMA (Para discursar.) - Bom dia, Sras. e Srs. Jovens Senadores, professores e demais presentes.
Primeiramente, eu queria agradecer a Deus por esta incrível oportunidade, por esta grande conquista, que eu acho que, se não fosse por Ele, eu não estaria aqui. Gostaria de agradecer também à minha Professora Orientadora Judileide Moraes, que me ajudou muito na construção da redação e a quem tenho muito a agradecer.
Eu queria dizer a vocês, Jovens Senadores, que estou muito feliz por estar aqui com vocês e espero que vocês compartilhem do mesmo sentimento.
Estou me candidatando à Mesa Diretora a fim de saber mais sobre as políticas de nosso país. Eu acho que ter um cargo na Mesa me trará uma grande experiência e também atuar ajudando vocês e ouvindo as diferentes opiniões de todos vai colaborar muito para isso.
Eu ficaria muito honrada e feliz em fazer parte da Mesa não para representar somente o Rio Grande do Norte, mas também as outras unidades federativas do nosso país. Espero ter sabedoria para tal ato e a confiança de vocês para realizar este meu desejo.
É isso. Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Convido agora a nossa última oradora, Quéren Hapuque de Araújo Lima.
A SRA. QUÉREN HAPUQUE DE ARAÚJO LIMA (Para discursar.) - Primeiramente, gostaria de desejar um bom dia a todos, à nossa Mesa Diretora, a todos os Jovens Senadores e aos professores.
Eu agradeço, primeiramente, a Deus por esta oportunidade, por tudo que está acontecendo na minha vida, agradeço à minha professora orientadora e agradeço, principalmente, à minha família, que me apoiou em tudo.
Antes de começar o meu discurso, eu gostaria de fazer uma reflexão com vocês. Quantas vezes nós, jovens, de 14 a 18 anos, fomos silenciados pela população, pela sociedade? Quantas vezes os nossos desejos, as nossas posições foram ignoradas só pelo fato de nós sermos jovens? Quantas vezes nós fomos calados dentro de escolas, dentro de qualquer lugar? A nossa opinião geralmente não é respeitada, mas nós somos jovens, nós somos jovens participativos ativamente na política, então, que nós possamos fazer a diferença agora, gente, que nós possamos fazer a diferença hoje.
R
Muitas pessoas falam que os jovens são o futuro do Brasil, o futuro do mundo, mas eu acredito que os jovens são o agora, que nós possamos fazer a diferença agora, neste momento, que nós possamos mudar o mundo, mudar a forma com que as coisas acontecem.
Nós estamos aqui representando não só o nosso estado, não só a nossa escola, nós estamos representando cada jovem do Brasil, milhares e milhares de alunos que estão estudando. Nós estamos representando essas pessoas, então, para que nós possamos dar voz a eles, para essas pessoas que não puderam estar aqui, que nós venhamos trazer juntos a voz para essas pessoas para que nunca sejam silenciadas.
Nós estamos estudando para sermos pessoas melhores...
(Soa a campainha.)
A SRA. QUÉREN HAPUQUE DE ARAÚJO LIMA - ... nós estamos estudando para estarmos melhores, então, por esse motivo me candidatei à Mesa. Eu espero junto com vocês fazer a diferença, junto com vocês dar voz para cada um que está silenciado na sociedade.
Eu acredito que nós juntos, como uma família, como amigos, podemos fazer a diferença.
Obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Quero registrar ainda a presença da Coordenadora Regional de Educação de Campos Belos, Goiás, Sra. Telma Maria Marques Costa.
A Presidência designa os Jovens Senadores Guilherme Carvalho Bilio de Sousa e Guilherme Bento Smaleski, segundo e terceiro colocados no concurso de redação, para auxiliarem na condução dos trabalhos.
Passa-se à eleição.
Solicito aos Jovens Senadores designados que procedam à chamada dos eleitores.
(Procede-se à chamada.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) -
O SR. GUILHERME BENTO SMALESKI - Iniciando a votação pelo Estado da Bahia.
O Jovem Senador Ravan dos Santos Andrade. (Pausa.)
R
Pelo Estado do Rio de Janeiro, a Jovem Senadora Renata Gonçalves Ribeiro Rebelo. (Pausa.)
Pelo Estado do Maranhão, Guilherme Carvalho Bilio de Sousa. (Pausa.)
Pelo Estado do Pará, Domingas da Silva Pereira. (Pausa.)
Pelo Estado de Pernambuco, Manoel David de Medeiros da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado de São Paulo, Leticia Bergamini Ribeiro. (Pausa.)
Pelo Estado de Minas Gerais, Ana Luiza Neri Valadares. (Pausa.)
Pelo Estado de Goiás, Vitória Costa Dias. (Pausa.)
Pelo Estado de Mato Grosso, Giovanna Martins Rychlewski Gomes. (Pausa.)
R
Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Jamily Aguirre Marques. (Pausa.)
Pelo Estado do Ceará, Francisco Davi da Silva Pereira. (Pausa.)
Pelo Estado da Paraíba, Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado do Espírito Santo, Helen Pansini Pellacani. (Pausa.)
Pelo Estado de Piauí, Ana Leticia Eustórgio Guedes. (Pausa.)
O SR. GUILHERME CARVALHO BILIO DE SOUSA - Bom dia a todos!
Dando prosseguimento.
Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Nicolle Victoria Freire de Lima. (Pausa.)
Pelo Estado de Santa Catarina, Gabriela Beduschi Guadagnin. (Pausa.)
Pelo Estado de Alagoas, Rhilary Kevinny Martins Feitosa. (Pausa.)
R
Pelo Estado de Sergipe, Cauã Carvalho de Oliveira. (Pausa.)
Agora, pelo Estado do Amazonas, Esthefane Feitosa de Barros. (Pausa.)
Em seguida, pelo Estado do Paraná, Gabriel Cezar Luiz Rigolin. (Pausa.)
Agora, a Jovem Senadora do Acre Ana Beatriz Martins de Freitas Amorim. (Pausa.)
Em seguida, a Jovem Senadora do Mato Grosso do Sul Maria Eduarda Jucá Ojeda. (Pausa.)
Em seguida, a Jovem Senadora do Distrito Federal Anna Clara Mirandela dos Santos. (Pausa.)
Em seguida, a Jovem Senadora do Estado do Tocantins Mara Daniella Rocha Cardoso. (Pausa.)
Neste momento, a Jovem Senadora do Amapá Quéren Hapuque de Araújo Lima irá votar. (Pausa.)
R
Pelo Estado de Rondônia, o Jovem Senador Guilherme Bento Smaleski. (Pausa.)
Por fim, a Jovem Senadora do Estado de Roraima, Dinitine Savanele Ramalho Figueredo, tem a oportunidade de votar.
Muito obrigado. (Pausa.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Declaro encerrada a votação.
A Presidência determina aos Jovens Senadores designados para auxiliarem na condução dos trabalhos que procedam à contagem, verificando se o número de cédulas coincide com o dos votantes. (Pausa.)
Foram encontradas na urna 27 cédulas, número que coincide com o número de votantes.
Neste momento, procede-se à apuração.
R
(Procede-se à contagem dos envelopes.)
R
R
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Antes de proclamar o resultado, eu convido a Senadora Margareth Buzetti a fazer o seu pronunciamento. (Pausa.)
Se V. Exa. quiser fazer aqui do púlpito, Senadora, aqui da tribuna, fica mais...
A SRA. MARGARETH BUZETTI (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - MT. Para discursar.) - Bom dia a todos os Jovens Senadores.
Eu cancelei uma agenda agora de manhã e fiz questão de vir aqui cumprimentar vocês, Jovens Senadores, por estarem nesta Casa de leis onde todos os estados têm o mesmo peso. Talvez vocês não entendam o que isso representa.
Eu sou de 1959, tenho 62 anos e vivi a política desde muito cedo. Minha primeira campanha política foi com 15 anos de idade, participei da campanha política do Sr. João Batista de Arruda, Prefeito de Francisco Beltrão, porque sempre vi na política a solução e não o problema.
Vocês estarem aqui hoje vai despertar em vocês a democracia e o senso de responsabilidade com a política, porque é através da política que nós conseguimos fazer tudo em uma escala maior, na saúde, na educação, na segurança.
Eu parabenizo vocês, porque hoje estou aqui como Senadora; amanhã, poderão ser vocês como Senadores eleitos.
Em especial, quero parabenizar Giovanna Martins Rychlewski Gomes, do meu Estado de Mato Grosso. Parabéns, Giovanna! Continue assim, porque é só através da educação que conseguimos alcançar os voos mais altos com que a gente sonha. Eu estudei em escola pública e fui muito bem educada.
Fico muito feliz de ver vocês aqui hoje.
Parabéns a todos!
Muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Ainda antes de proclamar o resultado, eu quero dizer que foi uma alegria muito grande para mim presidir esta sessão, uma honra muito grande. Saio daqui com a esperança renovada de que nós teremos e temos jovens que têm interesse pela política.
Eu falo sempre duas coisas, há duas coisas que eu tenho falado ultimamente. Primeiro, quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta. Exerci diversas atividades. Fui professor a vida toda, fui juiz do tribunal, sou contador, sou auditor, mas não tem nenhuma atividade mais nobre do que a política, porque ela muda a vida das pessoas - para melhor ou para pior; depende da escolha. E digo sempre: voto não tem preço; voto tem consequência. Então, quando eu ouvi aqui os discursos desses Jovens Senadores e Senadoras, eu fiquei renovado com a esperança de que a gente tem condição ainda de melhorar este país, e nada se faz que não seja através da educação.
R
Então, parabéns a todos vocês, e quero dizer da minha alegria e da honra de estar presidindo esta sessão. (Palmas.)
É o seguinte o resultado da votação.
(Procede-se à apuração.)
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) - Jovem Senadora Quéren Hapuque de Araújo Lima e Jovem Senador Gabriel Cezar Luiz Rigolin, seis votos cada; Jovem Senador Erick Gabriel Ferreira Cordeiro, quatro votos; Jovens Senadores Francisco Davi da Silva Pereira e Giovanna Martins Rychlewski Gomes, três votos cada; Jovem Senadora Nicolle Victoria Freire de Lima, dois votos; Jovens Senadores Manoel David de Medeiros da Silva, Maria Eduarda Jucá Ojeda e Domingas da Silva Pereira, um voto cada. Total: 27.
Como houve empate, o critério, já colocado aqui inicialmente, é exatamente o do mais experiente, do mais velho, com a idade mais avançada.
Então, eu tenho a satisfação de proclamar eleitos Presidente do Senado Jovem a Jovem Senadora Quéren Hapuque de Araújo Lima. (Palmas.)
Como Vice-Presidente do Senado Jovem, o Jovem Senador Gabriel Cezar Luiz Rigolin. (Palmas.)
Como 1º Secretário do Senado Jovem, o Jovem Senador Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva. (Palmas.)
Como 2º Secretário do Senado Jovem, o Jovem Senador Francisco Davi da Silva Pereira. (Palmas.)
Determino a destruição das cédulas de votação pela Secretaria-Geral da Mesa e convido a Jovem Senadora Quéren Hapuque de Araújo Lima a assumir a Presidência do Senado Jovem. (Palmas.)
(O Sr. Izalci Lucas deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Quéren Hapuque de Araújo Lima, Presidente.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Quéren Hapuque de Araújo Lima. Fala da Presidência.) - Convido a participar da Mesa dos Jovens Senadores o Jovem Senador Gabriel Cezar Luiz Rigolin, 1º Vice-Presidente; o Jovem Senador Erick Gabriel Ferreira Cordeiro da Silva, 1º Secretário; e o Jovem Senador Francisco da Silva Pereira, 2º Secretário. (Pausa.)
Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por essa vitória e gostaria também de agradecer a cada pessoa, a cada Jovem Senador, tanto aos que votaram em mim quanto aos que votaram em meus colegas da Mesa.
É uma honra estar aqui representando todos vocês e, como falei no meu discurso, que possamos fazer a diferença juntos, que possamos ser exemplos para os outros alunos que ainda estão por vir, para os próximos Jovens Senadores, que possamos ser exemplos para alunos que queiram seguir no ramo da política, alunos que queiram seguir os seus sonhos.
Agradeço também a todas as pessoas que me apoiaram, agradeço aos coordenadores do programa, agradeço também a minha família, que sempre me apoiou e sempre esteve do meu lado.
Gostaria de dizer que é um imenso prazer estar aqui e que vocês podem contar comigo para tudo, que eu estarei disposta a ouvir cada um de vocês, pois sei que cada um de vocês tem talento e tem um propósito aqui.
Obrigada.
Antes de encerrar a presente sessão, informo que proposições dos Jovens Senadores serão objeto de debate nas Comissões, com o intuito de elaborar sugestões de projetos de lei do Senado Jovem. Caso aprovadas pelo Plenário, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, para tramitação no Senado Federal.
A Presidência convoca reunião das comissões temáticas para hoje, às 16h.
Está encerrada esta sessão. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 28 minutos.)