1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
57ª LEGISLATURA
Em 21 de agosto de 2023
(segunda-feira)
Às 10 horas
(Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Fala da Presidência.) - Bom dia a todos e a todas!
Neste momento, declaro aberta a sessão preparatória do Projeto Jovem Senador 2023.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão preparatória destina-se à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores e à eleição e posse do Presidente, Vice-Presidente e Secretários do Projeto Jovem Senador 2023.
Cumprimentamos todas e todos os estudantes vencedores e seus professores e professoras, orientadores, secretários de Educação, Prefeitos e Vereadores, coordenadores estaduais do Programa Jovem Senador, diretores de escolas e familiares presentes.
Aproveito para agradecer o apoio de todas as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, cuja parceria é fundamental para o sucesso desse projeto.
Neste momento, convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional executado pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, sob a regência do Maestro Suboficial Andre Luiz de Araujo.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Antes que eles se retirem, eu queria, com muito carinho, dar uma grande salva de palmas à Banda de Fuzileiros Navais de Brasília, que veio aqui homenagear vocês, jovens estudantes, Jovens Senadores e Senadoras. (Palmas.)
Obrigado! Gratidão!
Estão presentes, neste Plenário, além dos Jovens Senadores, a Presidente da Câmara Municipal de Pacaraima, em Roraima, Sra. Vereadora Dila Santos; os Vereadores Jovens da Câmara Municipal de Pacaraima: Presidente, Sr. Lucas Rodrigues dos Santos; Sr. Antônio Paulo Oliveira; Sra. Maria Luisa Ferreira Braga Paz; Sr. Weslley Antonio Silva dos Santos; Sra. Karla Robertha Souza Araújo; e o Jovem Senador 2017, Sr. Darlan Paulino da Silva Filho.
Estão aqui ainda as Sras. e os Srs. Secretários Estaduais de Educação; as Sras. e os Srs. Diretores Regionais de Ensino; os Sras. e as Srs. Coordenadores do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação Estadual; e as Sras. e os Srs. Diretores das escolas vencedoras do Programa Jovem Senador 2023.
Cumprimento, ao meu lado - ele veio aqui prestigiá-los também -, o Senador Izalci Lucas, que é aqui de Brasília, aqui do DF. (Palmas.)
E eu vi também o Senador Nelsinho Trad.
Senador Nelsinho Trad, fica aqui uma salva de palmas. (Palmas.)
Eu queria convidar o Senador Nelsinho Trad para que venha à mesa também. Aqui, a gente se entende depois com os lugares. A moçada vai entender.
Sejam todos bem-vindos!
R
Neste momento, eu faço o meu pronunciamento, dando os cumprimentos devidos a cada um de vocês, que eu tive a alegria de abraçar e receber na rampa.
Exmos. Jovens Senadores e Jovens Senadoras, hoje é um dia verdadeiramente especial, um marco que celebra a força e o futuro da nossa nação, que está na mão da nossa juventude, principalmente, dos estudantes. Estamos reunidos neste sagrado templo que é o Senado da República. Há pouco, testemunhamos a cerimônia da subida da rampa, a diplomação e a posse dos representantes da juventude de todos os estados do Brasil e do DF e a posse da Mesa teremos hoje.
Permito-me apresentar-me a vocês, jovens cheios de sonhos e potencial. Sou Senador eleito pelo Rio Grande do Sul, estou no sétimo mandato do Congresso, quatro de Deputado e três de Senador. Minha ação tem sido pautada por um compromisso inabalável com os direitos dos trabalhadores, dos idosos, das pessoas com deficiência, no combate a todo tipo de preconceito, de racismo e também, naturalmente, na luta permanente em defesa dos direitos humanos e da democracia. Temos como lema: fazer o bem sem olhar a quem.
Paulo Freire já dizia que é a educação que liberta. Por isso, o país precisa investir cada vez mais na educação em todos os níveis e para todos. Temos o sonho de que, em setembro - agora, o mês da primavera, o mês das flores -, o Senado aprove o projeto que melhora a política de cotas. Como relator da matéria, estou feliz com o que foi aprovado na Câmara. Com isso, mais pretos, mais quilombolas, mais indígenas, pessoas com deficiência, brancos pobres terão acesso aos institutos federais e às universidades. Presido a Comissão de Direitos Humanos, uma responsabilidade que abracei com devoção e dedicação e que vocês vão presidir a partir desta semana também.
Acredito que o coração de uma nação está na maneira como ela trata o seu povo, principalmente os mais vulneráveis. E é por isso que nós todos nos esforçamos para dar voz àqueles que muitas vezes são esquecidos, não têm palco para falar - vocês terão uma semana aqui num palco do Senado da República.
Quero dizer também que fui Constituinte. Foi um momento importante da história do nosso país. Hoje, com um profundo sentimento de honra e emoção, presido o Conselho do Projeto Jovem Senador e Jovem Senadora. Fui Constituinte, mas a emoção é a mesma. Esse Conselho é o reflexo da diversidade de pensamento e ideias que permeiam esta Casa Legislativa. Unimos forças, independentemente das nossas filiações partidárias, em prol do bem maior, o bem da nação. Saibam todos vocês que este é o momento de desafio, de inspiração. Vocês são os guardiões do futuro, os arquitetos de um amanhã mais promissor para toda a nossa gente.
R
Sejam corajosos! Sejam ousados, acima de tudo! Mantenham o compromisso com os valores que impulsionam a democracia e a justiça social. Transformem suas esperanças em realidade e seus sonhos em conquistas reais. Vivam com alegria! Expressem seus pensamentos com a sinceridade que vem do coração. Sigam os caminhos que alimentam as suas inspirações. Deixem-se emocionar pelas coisas que requerem emoção e fiquem indignados diante do que merece indignação. Nunca recusem sua mão a quem necessita de ajuda, um abraço a quem está desanimado ou uma palavra amiga para aqueles que anseiam ter um amigo, ter uma companhia.
O segredo reside em abraçar as grandes causas que podem transformar a vida de cada indivíduo da sociedade como um todo. Lembrem-se de que, com o isolamento, não chegamos a lugar nenhum. É somente quando unimos nossas mãos em solidariedade que alcançamos o horizonte tão desejado. O que fizerem hoje brilhará como luz no futuro. Dessa forma, as mudanças de que o país necessita serão sim realizadas.
Vocês sabem qual é a linha que separa a juventude da velhice? É o espírito, pois ele determina o estado do nosso sentimento. Ser jovem ou velho é um espírito, um sentimento; é crer na paz e no amor. É agir com retidão em nome da fraternidade. É lutar contra o ódio, a violência, o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito.
Termino dizendo que a certeza da vida está em suas mãos, na esperança de que dias melhores são possíveis em um mundo mais justo. Um Brasil mais brilhante é possível.
Sigam adiante com convicção e coragem, pois é por meio do engajamento e da dedicação de vocês que os alicerces de um futuro promissor são construídos para todos.
Vida longa à juventude!
Vida longa aos estudantes!
Vida longa à democracia!
Vida longa ao povo brasileiro! (Palmas.)
Muito obrigado pelo carinho de todos, pelo abraço que eu pude dar em cada professor, em cada aluno, ali na rampa, e que tentei traduzir em poucas palavras.
Concedo a palavra, com muita satisfação neste momento, ao Senador Izalci Lucas, para fazer o seu pronunciamento.
O Senador Izalci Lucas é um homem também muito comprometido com a educação e, naturalmente, com todos os temas de interesse da nação.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar.) - Obrigado, Sr. Presidente, Senador Paim. Fico feliz com a Presidência de V. Exa.
Eu que apresentei o projeto de resolução e V. Exa. fez então o relatório e um substitutivo muito bem-feito, para manter exatamente esse programa ativo.
Cumprimento aqui o meu amigo Nelsinho, nosso grande Líder.
Cumprimento aqui todos os Jovens Senadores e Senadoras, professores, pais e convidados.
R
Inicio meu pronunciamento, cumprimentando os Jovens Senadores, em especial as aqui do Distrito Federal, os seus professores e as suas escolas. Quero cumprimentar aqui a Maria Paula Mayumi Melo, orientada pelo Prof. Rogério da Silva Pacheco, do Colégio Militar Dom Pedro II, escola, Nelsinho, Paim, que é administrada pelo Corpo de Bombeiros aqui do Distrito Federal; a Ivinny de Miranda Santana, orientada pelo Prof. André Felipe Araújo de Moura, do Centro de Ensino Médio 09, da Ceilândia; e a Érica Leite de Oliveira, orientada pelo Prof. Matheus Costa de Sousa, do Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião.
Sejam bem-vindos e bem-vindas a esta Casa de Leis.
Meus senhores e minhas senhoras, amigos, pais, mães, demais meninos e meninas que aqui estão, meus Jovens Senadores e Senadoras, meus cumprimentos e minhas saudações.
Estamos aqui, hoje, para celebrar o futuro, nesta sessão do Programa Senado Jovem Brasileiro, que é realizada anualmente e que, neste ano, completa 13 anos de sua criação. O projeto engloba o Projeto Jovem Senador e o concurso de redação do Senado Federal.
O Jovem Senador proporciona aos estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais e também aos alunos de até 19 anos o conhecimento da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo em nosso país.
Mas não é só isso. O Jovem Senador também contribui com ideias e debates sobre leis e projetos para o Brasil. Muitos no Brasil não sabem, mas, desde o início do programa, já foram apresentadas cerca de 54 proposições ao Colegiado. Dessas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei; e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs).
Neste ano, por exemplo, aprovamos um projeto de indicação ao Governo Federal, fruto de iniciativa dos alunos participantes do Jovem Senador de 2019. Trata-se da Sugestão Legislativa 52, de 2019, que indica a transformação de milhas e bônus obtidos com passagem e hospedagens pagas pela União para o custeio de atividades educacionais e também de atividades extracurriculares na rede pública.
De acordo com o texto aprovado, as milhas hoje acumuladas pelos servidores ou agentes públicos que realizaram viagem a trabalho devem ser usadas para viabilizar a participação de alunos e professores em jogos escolares, feiras e eventos científicos e também cursos de capacitação e olimpíadas escolares.
A prerrogativa para torná-la efetiva cabe ao Executivo. Por isso foi feito por meio de sugestão legislativa e enviada ao Poder Executivo. Vamos torcer para que seja de fato executada em razão da sempre falta de recursos para essas atividades extracurriculares e de incentivo aos nossos alunos e alunas das escolas públicas.
R
Lembro ainda que alguns dos nossos Jovens Senadores das etapas anteriores já estão brilhando, aqui e mundo afora, em universidades de renome, além de já termos também jovens do programa convidados a participar de debates em fóruns realizados pela ONU e outros, assim como aqueles que já estão na vida pública. Não vou nominá-los aqui sob pena de não relacionar todos.
Senhoras e senhores, logo mais teremos a eleição da Mesa Diretora do Senado Jovem que conduzirá os trabalhos desta legislatura dos Jovens Senadores e Senadoras. Serão quatro dias de trabalho intenso que esses meninos e meninas de vários cantos deste país vão realizar, trazendo suas angústias, seu dia a dia e, principalmente, o debate sobre o que pode ser feito em suas regiões e em nosso grande Brasil. Isso é importante na medida em que saímos de nossos gabinetes e ouvimos esses jovens, que estão vivendo e sabendo o que é mais importante para suas famílias, seus bairros e as comunidades em que vivem.
Quero ressaltar que esses nossos 27 representantes já fizeram história ao serem escolhidos para representar suas escolas, suas cidades. Passaram por um concurso de redação cujo tema foi "Saúde mental nas escolas públicas". É uma questão urgente que afeta educadores e alunos e que precisamos debater e para ela buscar soluções.
Meus amigos e minhas amigas, hoje, a fala não é nossa, mas desses jovens que representam a vida, a família, as lutas e os percalços de cada cidade e escola aqui representada.
Minhas senhoras, meus senhores, Jovens Senadoras e Senadores, com a vontade de fazer sempre mais e com vocês, eu quero recepcioná-los, exaltando suas vontades e seus sonhos por um Brasil melhor e mais justo.
E, para finalizar e refletir sobre a política, trago-lhes o pensador alemão Max Weber, que disse: "O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível". E disse mais: "Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer 'Apesar de tudo!' [este, sim] tem a vocação para a política".
Obrigado e sucesso nesses quatro dias que vocês vão passar aqui no Senado Federal.
Parabéns a todos! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem. Meus cumprimentos, Senador Izalci, que foi parceiro na atualização desse projeto, projeto que eu tive a alegria de apresentar 14 anos atrás. Aí, transformamos em lei, e agora, no último ano, foram feitos ajustes - o Senador Izalci colaborou -, e aí o Presidente entendeu, já que eu tinha sido o autor do projeto original, que eu fosse o Relator. Foi aprovado, com os ajustes devidos, não é, Senador Izalci? E hoje estamos aqui.
Agora, passo a palavra ao nobre e querido Senador Nelsinho Trad, homem de muitas batalhas, muitos combates, parceiro de todas as horas.
Sabem que, em plena pandemia - permita-me que eu diga, Nelsinho -, o Senador Nelsinho Trad foi o Relator do projeto que ia garantir a quebra de patente. Eu apresentei o projeto, o relatório dele foi aprovado por ampla maioria e ajudou no combate à pandemia da covid-19.
R
Parabéns, Senador Nelsinho Trad, pela sua luta naquele momento tão difícil da vida nacional! (Palmas.)
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para discursar.) - Muito bom dia a todos e a todas.
Na pessoa do Presidente desta sessão, o Senador do Rio Grande do Sul, Paulo Paim, gostaria de cumprimentar a todos os que fazem desta manhã a sessão solene, majestosa que está sendo. Cumprimento os colegas Senadores de Santa Catarina, Jorge Seif, e daqui do Distrito Federal, Izalci Lucas.
Quero dizer a todos que, para nós, é uma alegria, e eu sempre estou presente neste projeto, que, no meu entender, é de uma profundidade de estímulo de vocação ímpar. Quero parabenizar a iniciativa feita pelos Senadores Paim e Izalci de fazer com que esse projeto possa ser a realidade que é.
Eu sou médico; e Senador, pela primeira vez. Fui eleito pelo meu estado, o Mato Grosso do Sul, ocasião em que tive a oportunidade de ter sido Prefeito da capital do meu estado, que é Campo Grande. Eu sempre ressalto essa trajetória, porque, todas as vezes que vem em mente o que a gente fez para poder aqui estar, vem o sentimento da gratidão àqueles que reconheceram. E eu sou profundamente grato ao Estado de Mato Grosso do Sul por ter me dado essa oportunidade.
Vocês foram instituídos através de uma seleção, com critérios, para poder representar o estado de cada um no programa Jovem Senador. E, assim como nós, que aqui chegamos pela vontade popular, nada vem por acaso. Tudo é fruto de dedicação, de esforço, de saber ouvir os conselhos.
E, neste momento, eu gostaria de cumprimentar, na pessoa do Prof. Maykom, que é o orientador da minha Jovem Senadora, do meu estado, a Maria Eduarda, a todos os professores e orientadores que aqui estão. Permita-me também, através da Escola Estadual Vila Brasil, lá de Fátima do Sul, uma cidade do interior do Mato Grosso do Sul, na pessoa do Diretor Caíque Bento, cumprimentar todos os diretores que aqui estão presentes e todas as escolas que participaram desse projeto.
Esta Casa aqui em que vocês estão e em que serão instituídas daqui a pouco como Senadores e Senadoras é conhecida como a Casa do equilíbrio. Por quê? Porque todos os estados e o Distrito Federal têm o mesmo número de representantes: cada um tem três, diferentemente da Câmara Federal, dos Deputados Federais, em que o número de Deputados Federais é aferido pelo número de eleitores que cada estado tem. Por exemplo, o meu estado, o Mato Grosso do Sul, tem oito; já São Paulo, pelo número de habitantes, tem quase 80. Aqui não; o Senado é a Casa do equilíbrio: o maior estado manda três Senadores e o menor também manda três Senadores. É por isso que o Senado é conhecido como a Casa revisora, a Casa conselheira.
R
E ninguém melhor para exprimir isso do que a pessoa de Paulo Paim, um Senador já de três mandatos, a pura acepção da experiência, do bom senso e da humildade. Para nós, colegas dele, é um privilégio conviver com um homem dessa sabedoria.
Então, inspirem-se uns nos outros para que vocês possam tirar daqui lições para fazer com que vocês, aos saírem, possam sair melhores do que vocês entraram.
Muito obrigado.
Parabéns, Maria Eduarda! Em sua pessoa, cumprimento toda Fátima do Sul, todo o Mato Grosso do Sul e todos vocês que estão aqui. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Querido Senador Nelsinho Trad, obrigado pelas considerações que fez a toda a mesa.
Eu queria cumprimentar neste momento e, ao mesmo tempo, convidar para estar na mesa conosco o representante do Ministério da Educação e Coordenador-Geral da Política Educacional para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão.
Está aqui ao meu lado já. Seja bem-vindo! É um prazer estar aqui com você. (Palmas.)
Apresentei o representante do Governo, o Sr. Yann Evanovick Leitão Furtado, mas não tinha dito o nome dele. Então, vamos bater palmas de novo agora! (Palmas.)
Agora eu passo a palavra ao Senador Jorge Seif para fazer o seu pronunciamento - ele foi Relator de um projeto meu, e disseram para mim que ele era contra; aí eu fui falar com ele, e era contra coisa nenhuma; ele veio à tribuna e se declarou favorável.
É um jovem Senador também, chegou neste mandato.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) - Bom dia, Jovens Senadores!
(Manifestação da plateia.)
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) - Bem-vindos à Casa de vocês, já que vocês agora, como nós, são Senadores. E parabéns, porque, pelo mérito e pelo interesse pela política nacional, vocês se inscreveram, dedicaram o tempo de vocês, pensaram e venceram tantos outros colegas que também participaram dessa grande competição.
Eu confesso a vocês que, quando eu cheguei ao Senado, agora em fevereiro, eu não conhecia a questão do Jovem Senador, esse programa do Senado Federal. Eu fiquei muito feliz, porque vocês não são o futuro, vocês são o presente.
Quando vocês ouvem política na TV, quando nós muitas vezes nos desapontamos com algumas pessoas, não basta criticarmos ou irmos às redes sociais. Nós precisamos realmente vestir a camisa verde e amarela da nossa pátria amada, nos debruçarmos sobre o assunto e nos colocarmos à disposição com coração de servo e com espírito público para mudarmos o futuro do Brasil. O Brasil que nós desejamos passa agora por essa nova geração de novos Senadores.
Quero cumprimentar nosso Presidente Paulo Paim - obrigado e parabéns! -, meu querido amigo Izalci Lucas, Senador pelo DF, e Nelsinho Trad, meu "brimo" querido lá do Mato Grosso do Sul - é "brimo" porque ele também é descendente de árabes.
R
Com estas palavras, eu quero, de forma muito especial, prestigiar logicamente todos vocês, parabéns, mas lógico eu tenho que puxar brasa para minha sardinha, e falo isso no duplo sentido, eu que sou um homem do mar, da pesca, e também para minha Jovem Senadora do Estado de Santa Catarina, terra que me adotou e que amo. Quero parabenizar de forma especial a Emilie Caroline Stallbaum de Rossi, lá da Escola Vidal Ramos Junior, da cidade de Concórdia, no oeste de Santa Catarina, bem como sua orientadora, Eliane Aparecida Martins Oliveira. Cadê a Eliane? Dá um sinalzinho aí para eu te ver. Está aí a Eliane? Ah, veio no lugar. Tu não tens nada de Eliane, tu não pareces ser Eliane não, mas tudo bem. Como é o nome do senhor?
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) - Sr. Ivanir, parabéns, manda nossos cumprimentos do Senado para a orientadora Eliane, parabéns por incentivar os alunos. Nós esperamos que, assim como Concórdia mandou uma representante, foi vencedora, quantos milhares de alunos em todo o Brasil disputaram, e a Emilie foi lá, caprichou e está aqui hoje merecendo a devida honra.
Então parabéns para o senhor, parabéns para a escola, parabéns para a orientadora.
Emilie, você está de parabéns! Santa Catarina, que é o único estado com nome de mulher, mandou uma Jovem Senadora mulher para representá-lo muito bem aqui na semana da vivência legislativa.
Parabéns para vocês, Deus os abençoe, contem com este Senado Federal, porque esta aqui não é só a Casa de vocês, mas é onde vocês vão ocupar espaços para mudar o futuro do nosso Brasil.
Muito obrigado e um excelente dia. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Parabéns pela sua fala, como sempre brilhante.
Neste momento, eu vou para a segunda etapa da nossa reunião de hoje aqui no Senado, mas eu não poderia deixar de cumprimentar - eles me perguntaram aqui na mesa: "Quem é a Senadora do teu estado?" -, e eu digo: é a Ana Luisa Pires Garcia, de Uruguaiana, que inclusive vai presidir no meu lugar a Comissão de Direitos Humanos nesta quarta-feira. Levanta aí, Ana, só para o pessoal saber que essa é a gauchinha de Uruguaiana, que vai estar no meu lugar na Presidência da Comissão de Direitos Humanos esta semana com vocês. (Palmas.)
Neste momento, procedemos à diplomação dos Jovens Senadores e Senadoras que constaram no título como vencedores do concurso de redação do Senado Federal 2023, cujo tema foi Saúde Mental nas Escolas Públicas.
Os professores e professoras e orientadores desempenham um papel de destaque no programa Jovem Senador, porque são eles que levam o concurso de redação do Senado Federal até a sala de aula. Em reconhecimento a esse empenho, eu convido a Profa. Lucineide Nóbrega Almeida Fernandes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Vicente Freitas, da cidade de Pombal, do Estado da Paraíba, que tem 35 anos de magistério, sendo, portanto, a que tem mais tempo em sala de aula entre os professores e professoras e orientadores, para, representando todos os professores e professoras vencedores, receber o certificado do concurso de redação.
R
(Procede-se à entrega de certificado à Professora Lucineide Nóbrega Almeida Fernandes.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Eu pedi para abrir porque eu fico curioso, e o microfone está aberto...
Aí, já li aqui todo ele. (Palmas.)
Vamos quebrar o protocolo. Ela vai ler o que está recebendo aqui.
Pode ler. Para todos, não é só para mim, o microfone está aberto.
A SRA. LUCINEIDE NÓBREGA ALMEIDA FERNANDES - Orientou o estudante Gabriel Ferreira de Matos, da Escola Monsenhor Vicente Freitas, da cidade de Pombal, que venceu a etapa estadual do 14º Concurso de Redação do Senado Federal e conquistou o cargo de Jovem Senador da Paraíba.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem. Muita emoção aqui eu senti. Coração dela batia aqui no meu. Parabéns.
Estendo a homenagem a todos os professores e professoras presentes, como reconhecimento a esses mestres inspiradores que, com sua sabedoria e dedicação, ajudam a dar voz às ideias e sonhos dos estudantes vencedores. Todos os demais professores e professoras receberão seus certificados diretamente nas bancadas.
Então, vamos dar uma salva de palmas a todos os professores e professoras que vão receber nas bancadas. (Palmas.)
Neste momento, convido o estudante Gabriel Ferreira de Matos, aluno da Profa. Lucineide Nóbrega, para receber seu diploma de Jovem Senador 2023, representando todos os jovens Senadoras e Senadores.
Estudante Gabriel Ferreira de Matos.
(Procede-se à entrega de certificado Jovem Senador a Gabriel Ferreira de Matos.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Então, vamos lá. Que tal seu diploma? Você que abre. Programa Jovem Senador. (Palmas.)
Quer ler? Como ele está falando em nome de todos vocês, porque eu já falei até demais, é contigo, chefe. Faz aí a leitura aí.
O SR. GABRIEL FERREIRA DE MATOS - O Presidente do Senado Federal, no uso de suas atribuições e com base na Resolução nº 42, de 2010, concede o diploma de Jovem Senador a Gabriel Ferreira de Matos para exercício da Legislatura do Programa Jovem Senador 2023, pelo Estado da Paraíba, tendo em vista a proclamação do resultado do 14º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema Saúde Mental nas Escolas Públicas. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Palmas para todos vocês!
Todos os demais Jovens Senadores e Senadoras receberão seus certificados diretamente nas bancadas. (Palmas.)
Eu não contei para ninguém, porque o microfone fica sempre aberto comigo aqui. Por isso que tudo o que eu falo, vocês ficam sabendo aí embaixo. Vamos em frente agora.
Passamos, neste momento, à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores.
Convido o estudante Herison André Silva de Oliveira, representante do Estado do Mato Grosso, Jovem Senador mais velho - mais velho e mais experiente, não é? -, para comparecer à mesa, a fim de que, em nome de todos os Jovens Senadores e Senadoras, possa prestar aqui o seu compromisso.
Por favor, para prestar o compromisso, solicito aos presentes que se coloquem de pé, em posição de respeito, para o compromisso dos empossados.
(O Sr. Herison André Silva de Oliveira é conduzido ao Plenário e presta, perante a Mesa, o compromisso.)
O SR. HERISON ANDRÉ SILVA DE OLIVEIRA - Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Prestarão agora o compromisso os demais Jovens Senadores e Senadoras, que serão todos chamados individualmente, para que se coloquem de pé, acionem o microfone de sua bancada e digam: "Assim o prometo". Quando acende o verde, é que está aberto o microfone.
Vamos lá então.
Solicito, neste momento, à Ágatah Marianna dos Santos Costa, representante do Estado do Maranhão, Jovem Senadora mais nova, que proceda à leitura dos nomes dos Jovens Senadores e Senadoras na ordem de criação dos estados, conforme previsto no Regimento do Senado Federal.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado da Bahia, Vitória Andrade Couto.
A SRA. VITÓRIA ANDRADE COUTO - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Rio de Janeiro, Vitor Hugo Vicente Prado.
O SR. VITOR HUGO VICENTE PRADO - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Rio de Janeiro... Perdão, pelo Estado do Maranhão, Ágatah Marianna dos Santos Costa.
Assim prometo.
Pelo Estado do Pará, Ariel Andresson Barbosa Corrêa.
O SR. ARIEL ANDRESSON BARBOSA CORRÊA (Fora do microfone.) - Assim prometo.
Pelo Estado de Pernambuco, Letícia Ellen Cordeiro Lima.
A SRA. LETÍCIA ELLEN CORDEIRO LIMA - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de São Paulo, João Vitor Lopes Ribeiro.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Vocês verifiquem se acendeu a luzinha verde na sua frente. Se acendeu, falem, no microfone, aquilo que nós falamos na abertura, com coragem e com força: "Assim eu prometo".
R
Vamos lá, então, que é para ficar gravado nos Anais da Casa. Mas tem que repetir para mim.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Repetir?
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Repete, repete.
Primeiro o nome.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Pará, Ariel Andresson Barbosa Corrêa.
O SR. ARIEL ANDRESSON BARBOSA CORRÊA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Pernambuco, Letícia Ellen Cordeiro Lima.
A SRA. LETÍCIA ELLEN CORDEIRO LIMA - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de São Paulo, João Vitor Lopes Ribeiro.
O SR. JOÃO VITOR LOPES RIBEIRO - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Minas Gerais, Ana Laura de Paula Chaves.
A SRA. ANA LAURA DE PAULA CHAVES - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Goiás, Nathállya Mendes do Carmo.
A SRA. NATHÁLLYA MENDES DO CARMO - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Mato Grosso, Herison André Silva de Oliveira.
O SR. HERISON ANDRÉ SILVA DE OLIVEIRA - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Ana Luisa Pires Garcia.
A SRA. ANA LUISA PIRES GARCIA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Ceará, Ana Daline do Nascimento Cartaxo.
A SRA. ANA DALINE DO NASCIMENTO CARTAXO - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado da Paraíba, Gabriel Ferreira de Matos.
O SR. GABRIEL FERREIRA DE MATOS - Assim prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Espírito Santo, Carlos André Terto da Silva.
O SR. CARLOS ANDRÉ TERTO DA SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Piauí, Lorrany Soares Ribeiro.
A SRA. LORRANY SOARES RIBEIRO - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Caelis Eduarda Silvério da Silva.
A SRA. CAELIS EDUARDA SILVÉRIO DA SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Santa Catarina, Emilie Caroline Stallbaum de Rossi.
A SRA. EMILIE CAROLINE STALLBAUM DE ROSSI - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Alagoas, Éllydy Mayane Gonçalves da Silva.
A SRA. ÉLLYDY MAYANE GONÇALVES DA SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Sergipe, Williane Vitória de Souza Silva.
A SRA. WILLIANE VITÓRIA DE SOUZA SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Amazonas, Hagnes Barbara Henriqueta da Silva Rodrigues.
A SRA. HAGNES BARBARA HENRIQUETA S. RODRIGUES (Fora do microfone.) - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Paraná, Roxanne Cristina Alves.
A SRA. ROXANNE CRISTINA ALVES - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Acre, Ana Sophie dos Santos.
A SRA. ANA SOPHIE SILVA DOS SANTOS - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Maria Eduarda Pinheiro Bom.
A SRA. MARIA EDUARDA PINHEIRO BOM - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Distrito Federal, Maria Paula Mayumi Melo Haraguchi.
A SRA. MARIA PAULA MAYUMI MELO HARAGUCHI - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Rondônia, Karoliny Discher Martini.
A SRA. KAROLINY DISCHER MARTINI - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Tocantins, Jakelyne Gomes Tavares.
A SRA. JAKELYNE GOMES TAVARES - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Amapá, Sarah Luíza da Silva Camilo.
A SRA. SARAH LUÍZA DA SILVA CAMILO (Fora do microfone.) - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado de Roraima, Murilo Gabriel da Silva Cruz.
O SR. MURILO GABRIEL DA SILVA CRUZ - Assim eu prometo.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Para ficar nos Anais da Casa, que se repitam Amapá e Amazonas.
Repita, porque o microfone não deixou que o som chegasse aqui aos Anais da Casa.
O erro foi do microfone, não foi de vocês não, viu? É porque às vezes ele falha.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Amazonas, Hagnes Barbara Henriqueta da Silva Rodrigues.
A SRA. HAGNES BARBARA HENRIQUETA S. RODRIGUES - Assim eu prometo.
A SRA. ÁGATAH MARIANNA DOS SANTOS COSTA - Pelo Estado do Amapá, Sarah Luíza da Silva Camilo.
A SRA. SARAH LUÍZA DA SILVA CAMILO - Assim eu prometo.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Concluído.
Maravilha! (Fora do microfone.)
R
Declaro-os - viu como eu também falho?; não são só vocês - investidos nos mandatos de Jovens Senadores e Senadoras.
Neste momento, vamos agora caminhar para a eleição e posse da Mesa. Iniciaremos agora o trabalho de eleição e posse dos membros da Mesa do Projeto Jovem Senador de 2023.
A Presidência informa que foram apresentadas à Mesa as seguintes candidaturas: pelo Estado da Bahia, Vitória Andrade Couto; pelo Estado do Espírito Santo, Carlos André Terto da Silva; pelo Estado do Paraná, Roxanne Cristina Alves; pelo Estado de Rondônia, Karoliny Discher Martini.
A Presidência esclarece ao Plenário que a eleição dos membros da Mesa será realizada por escrutínio secreto, por meio de cédulas, exigida a maioria simples dos votos, presente a maioria absoluta das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores. As Jovens Senadoras e os Jovens Senadores serão chamados um de cada vez, por unidade da Federação, seguindo a ordem de sua criação. Ao serem chamados, deverão se dirigir à mesa para receberem a cédula, registrarem o voto no local indicado e, em seguida, depositarem o voto na urna.
Além do registro do voto, não deve haver nenhuma outra marca na cédula. Em havendo, o voto será anulado.
A Jovem Senadora ou o Jovem Senador mais votado será o Presidente; o segundo será o Vice-Presidente; o terceiro será o Primeiro-Secretário; e o quarto será o Segundo-Secretário.
No caso de empate para algum dos cargos, assumirá o Jovem Senador de mais idade entre aqueles que empataram.
Informo que cada candidato poderá fazer uso da tribuna por três minutos - poderá fazer uso da palavra por até três minutos. Alerto que não serão admitidas novas candidaturas após o início do pronunciamento do primeiro candidato.
O.k.? Todo mundo entendeu? Vamos em frente. (Pausa.)
Convido para fazer uso da palavra, em ordem alfabética, o primeiro inscrito, o Jovem Senador Carlos André Terto da Silva, por três minutos. (Palmas.)
O SR. CARLOS ANDRÉ TERTO DA SILVA (Para discursar.) - Primeiramente gostaria de desejar um bom dia a todos, à nossa Mesa Diretora, a todos os Jovens Senadores e Senadoras, aos professores orientadores e aos demais presentes.
Hoje estamos aqui, com muita alegria e com os corações cheios, para celebrar a força da juventude e reconhecer a importância que os jovens trazem para a mesa do poder.
Estou aqui diante de vocês para lançar minha candidatura à Mesa do Senado Jovem, não apenas como um candidato, mas como um defensor da voz e do potencial dos jovens, porque por quanto tempo, ao longo da história, a energia e a criatividade dos jovens foram subestimados? Quantas vezes fomos silenciados, não pelo que tínhamos a dizer, mas por causa da idade que tínhamos?
R
No entanto, cada vez que fomos ignorados, uma centelha de determinação cresceu dentro de nós; cada vez que nos disseram "esperem a sua vez", nossa vontade de sermos ouvidos se fortaleceu ainda mais.
Hoje, reafirmamos que nossa juventude não é uma fraqueza, mas, sim, uma força. Carregamos conosco a coragem para enfrentar o desconhecido, a criatividade para encontrar soluções inovadoras e a resiliência para persistir diante das adversidades. Não somos apenas o amanhã; somos o agora, prontos para sermos ouvidos e contribuir para o progresso da nossa nação.
Não podemos mais permitir que nosso potencial seja subjugado, que a descrença dos outros determine nosso destino. Chegou a hora de reivindicarmos nosso espaço, de afirmarmos nossa voz e de nos tornarmos arquitetos de nosso próprio futuro, porque a mudança que desejamos ver começa conosco, e este é o momento de moldar esse mundo. Olhemos para o futuro com otimismo, sabendo que a mudança começa com cada um de nós. Este é o momento de agir, de reivindicar nosso lugar e de moldar o mundo que queremos herdar.
O Senado Jovem tem o potencial de ser uma força motriz para o progresso da nação. Eu estou pronto para contribuir...
(Soa a campainha.)
O SR. CARLOS ANDRÉ TERTO DA SILVA - ... com todo o meu empenho para tornar essa visão uma realidade.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem! Parabéns, Carlos André Terto da Silva.
Quando a campainha tocar, vocês têm mais um minuto para concluir, só para lembrar.
Karoliny Discher Martini. (Palmas.)
A SRA. KAROLINY DISCHER MARTINI (Para discursar.) - Bom dia a todos!
Mesa Diretora, jovens Senadores e Senadoras, professores orientadores e demais autoridades, é um privilégio estarmos aqui hoje. Nós podemos dizer que estamos aqui hoje por fruto dos nossos esforços, por fruto do nosso mérito, mas principalmente porque nós somos ensinados por alguém. Nós temos uma base, os nossos professores estão aqui como parte dela. Nós temos uma base que estrutura tudo o que nós somos.
Dessa forma, eu trago à baila hoje um versículo, que está em 2 Timóteo 3:14, que diz o seguinte: "Você, porém, deve permanecer fiel àquilo que lhe foi ensinado. Sabe o que é a verdade, pois conhece aqueles de quem você aprendeu".
Nós, hoje, durante esta semana de vivência legislativa, temos a oportunidade de aprender e de agregar o nosso conhecimento. Temos a oportunidade de subir mais um andar no imenso prédio que nós somos.
Eu confio na estrutura que me foi dada, eu confio nos princípios e na fé que eu tenho. É por isso que eu coloco a minha candidatura como Presidente dessa Mesa de Diretora.
Assim, também trago um outro ensinamento: "Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês". A justiça é um princípio primordial do nosso país. Nós estamos aqui para exercermos essa justiça.
Eu agradeço muito a todos pela atenção e tenham um ótimo dia! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem! Karoliny Discher Martini, parabéns pelo pronunciamento.
De imediato, Roxanne Cristina Alves. (Palmas.)
R
A SRA. ROXANNE CRISTINA ALVES (Para discursar.) - Bom dia a todos.
Cumprimento V. Exas. presentes na Mesa Diretora, os demais colegas Jovens Senadores, professores, orientadores e autoridades presentes aqui.
Eu me chamo Roxanne, tenho 16 anos e venho do Estado do Paraná.
Gostaria de começar meu discurso com uma frase que representa muito do nosso objetivo neste Plenário: a juventude de hoje fará as mudanças do amanhã. Todos nós chegamos aqui por ter um único objetivo em comum: a vontade de promover mudanças, de viver em um país mais justo, de garantir que os nossos direitos sejam cumpridos e de fazer reparação com aqueles que foram subjugados e excluídos na história de nossa pátria. Também chegamos aqui porque queremos que a voz de quem fará essas mudanças do amanhã seja ouvida e subimos a rampa do Congresso com a importante missão de representar os nossos estudantes e a população de nossos estados durante esse curto período de uma semana.
As Casas legislativas são, sobretudo, a Casa do Povo, e nesta manhã, quem se encontra neste Plenário é o povo brasileiro, é a juventude deste país!
Devemos buscar sempre um futuro em que o diálogo seja soberano e que continuemos a zelar pelo nosso maior bem, que é a democracia. Aproveito para reiterar que é nosso dever proteger a Constituição e, assim como disse o Dr. Ulysses Guimarães, quem trai a Constituição trai também a pátria.
Por desejar que os nossos propósitos nesta semana sejam cumpridos, lanço a minha candidatura à Mesa Diretora, se assim me concederem essa honra.
Muito obrigada.
Tenham um bom dia! (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem, Roxanne Cristina Alves.
Parabéns, também, pelo seu pronunciamento!
E, agora, Vitória Andrade Couto, Jovem Senadora. (Palmas.)
A SRA. VITÓRIA ANDRADE COUTO (Para discursar.) - Bom dia a todos.
Cumprimento a Mesa, em nome do Senador Paulo Paim, demais autoridades aqui presentes, todos os Jovens Senadores aqui presentes, os nossos professores e demais autoridades.
Eu me chamo Vitória e venho de uma cidadezinha pequena do interior da Bahia, chamada de Ibiassucê.
Hoje sei que procuro as palavras certas para expressar tudo aquilo que sentimos e vivemos, mas vejo que o brilho em nossos olhos é o que melhor expressa isso. Mas também observo que o brilho em nossos olhos é o que também indaga: quando os jovens brasileiros não serão mais calados pelo povo e serão ouvidos? Quando nós jovens brasileiros teremos nossos sonhos realizados, de ver um país melhor, a construção de um amanhã melhor? Quando seremos tratados como, realmente, a verdadeira esperança do nosso Brasil?
Stefan Zweig dizia, em seu livro Brasil, um País do Futuro, que o brasileiro do futuro é aquele que conhece, vive e sente a realidade de seu povo. E quem melhor para ver a realidade do que nós, uma juventude que conhece toda a estrutura do ensino público, que observa, a cada novo dia, a presença da desigualdade social e o grito daqueles que foram silenciados durante anos de nossa história; uma juventude que olha para o futuro, mas que começa a construí-lo no agora; uma juventude que viu a desvalorização da democracia do seu país e quer o desejo da mudança? E, muitas vezes, nós somos tratados com desprezo. Como pode ser uma esperança desprezada?
Nós jovens temos o poder de construir as transformações das políticas públicas, de construir um país igualitário e justo para todos nós e, principalmente, para as futuras gerações.
R
Como já dizia o Capital Inicial:
Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros.
(Soa a campainha.)
A SRA. VITÓRIA ANDRADE COUTO - Nós, que somos estudantes, que observaram o passado para construir o agora e mudar o amanhã, podemos, sim, pois, hoje, não somos só a nossa voz; somos a voz de nossas escolas, de nossas cidades, de nossos estados, que, unidos, formam a união do nosso Brasil, e iremos lutar juntos para derrubar o cadeado da ignorância e construir a chave para a construção do amanhã.
Muito obrigada a todos. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Muito bem! Muito bem, Vitória Andrade Couto. Muito bem! Parabéns pelo pronunciamento.
Passa-se à eleição.
Solicito à Jovem Senadora, representante do Estado de Goiás, Nathállya Mendes do Carmo, que suba à tribuna para que proceda à chamada para a votação por ordem de criação dos estados. (Palmas.)
(Procede-se à votação.)
A SRA. NATHÁLLYA MENDES DO CARMO - Pelo Estado da Bahia, Vitória Andrade Couto. (Pausa.)
Pelo Estado do Rio de Janeiro, Vitor Hugo Vicente Prado. (Pausa.)
Pelo Estado do Maranhão, Ágatah Marianna dos Santos Costa. (Pausa.)
Pelo Estado do Pará, Ariel Andresson Barbosa Corrêa. (Pausa.)
R
Pelo Estado de Pernambuco, Letícia Ellen Cordeiro Lima. (Pausa.)
Pelo Estado de São Paulo, João Vitor Lopes Ribeiro. (Pausa.)
Pelo Estado de Minas Gerais, Ana Laura de Paula Chaves. (Pausa.)
Pelo Estado de Goiás, Nathállya Mendes do Carmo. (Pausa.)
Pelo Estado de Mato Grosso, Herison André Silva de Oliveira. (Pausa.)
Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Ana Luisa Pires Garcia. (Pausa.)
Pelo Estado do Ceará, Ana Daline do Nascimento Cartaxo. (Pausa.)
Pelo Estado da Paraíba, Gabriel Ferreira de Matos. (Pausa.)
Pelo Estado do Espírito Santo, Carlos André Terto da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado do Piauí, Lorrany Soares Ribeiro. (Pausa.)
R
Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Caelis Eduarda Silvério da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado de Santa Catarina, Emilie Caroline Stallbaum de Rossi. (Pausa.)
Pelo Estado de Alagoas, Éllydy Mayane Gonçalves da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado de Sergipe, Williane Vitória de Souza Silva. (Pausa.)
Pelo Estado do Amazonas, Hagnes Barbara Henriqueta Silva Rodrigues. (Pausa.)
Pelo Estado do Paraná, Roxanne Cristina Alves. (Pausa.)
Pelo Estado do Acre, Ana Sophie Silva dos Santos. (Pausa.)
Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Maria Eduarda Pinheiro Bom. (Pausa.)
Pelo Distrito Federal, Maria Paula Mayumi Melo Haraguchi. (Pausa.)
Pelo Estado de Rondônia, Karoliny Discher Martini. (Pausa.)
Pelo Estado do Tocantins, Jakelyne Gomes Tavares. (Pausa.)
R
Pelo Estado do Amapá, Sarah Luíza da Silva Camilo. (Pausa.)
Pelo Estado de Roraima, Murilo Gabriel da Silva Cruz. (Pausa.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Declaro encerrada a votação.
A Presidência convida, Jovens Senadoras e Jovens Senadores, neste momento, Letícia Ellen Cordeiro Lima, representante do Estado de Pernambuco, e Jakelyne Gomes Tavares, representante do Estado de Tocantins, para que procedam à contabilização dos votos, verificando se o número de cédulas coincide com o de votantes.
As duas se aproximam já da urna.
(Procede-se à contagem das cédulas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Verificação apurada.
Foram encontradas na urna 27 cédulas, número que coincide com o número de votantes.
Neste momento, procede-se à apuração.
Agora elas estão contando os votos para ver quem serão os eleitos. (Pausa.)
R
Isso. Enquanto fazem a apuração, eu vou registrar a presença, no Plenário, prestigiando este momento da democracia, da Deputada Estadual Aldilene Souza, do Estado do Amapá, Presidente, lá, da Comissão de Direitos Humanos.
Seja bem-vinda, Deputada. (Palmas.)
Onde é que está a Deputada, aí? (Pausa.)
Seja bem-vinda. (Pausa.)
R
O Coordenador Antônio Burity me orientou para que eu informe a todos e aos telespectadores que esses nomes foram escolhidos já numa prévia nos estados - os quatro que aqui foram votados. Eram 17 candidatos. Na verdade, eram 17 candidatos; e esses quatro foram os que tiveram maior votação. Por isso, eles foram, eu diria, todos contemplados, porque os quatro serão eleitos, só não vou dizer o cargo ainda, senão eles ficam bravos comigo aqui. "Ah, mas já contou?". (Risos.)
Vocês que mandam. (Pausa.)
Já posso anunciar? (Pausa.)
É o seguinte o resultado da votação.
(Procede-se à apuração.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) - Jovem Senador Carlos André Terto da Silva, 7 votos; Jovem Senadora Karoliny Discher Martini, 6 votos; Jovem Senadora Roxanne Cristina Alves, 5 votos; e Jovem Senadora Vitória Andrade Couto, 8 votos. (Palmas.)
Um voto em branco.
Neste momento, em nome da Mesa, tenho a satisfação de proclamar os eleitos.
A Presidente do Senado Jovem passa a ser a Jovem Senadora Vitória Andrade Couto. (Palmas.)
O Vice-Presidente do Senado Jovem é o Jovem Senador Carlos André Terto da Silva. (Palmas.)
A Primeira-Secretária do Senado Jovem é a Jovem Senadora Karoliny Discher Martini. (Palmas.)
A Segunda-Secretária do Senado Jovem é a Jovem Senadora Roxanne Cristina Alves. (Palmas.)
Determino a destruição das cédulas de votação pela Secretaria-Geral da Mesa. (Pausa.)
Neste momento, convido a Jovem Senadora Vitória Andrade Couto a assumir a Presidência do Senado Jovem.
Por favor, Senadora Vitória Andrade Couto - eu estou saindo, já falei bastante.
Agora, são palmas de pé, porque quem manda mesmo está assumindo. (Palmas.)
Aqui, minha Presidenta.
R
(O Sr. Paulo Paim deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Vitória Andrade Couto.)
A SRA. PRESIDENTE (Vitória Andrade Couto) - Convido a participar da Mesa os Jovens Senadores: Vice-Presidente do Senado Jovem, o Jovem Senador Carlos André Terto da Silva (Palmas.) Primeira-Secretária do Senado Jovem, a Jovem Senadora Karoliny Discher Martini. (Palmas.) Segunda-Secretária do Senado Jovem, a Jovem Senadora Roxanne Cristina Alves. (Palmas.)
Em nome de todos aqui que foram eleitos à Mesa, quero agradecer, primeiramente, a Deus por nos dar a oportunidade de estarmos aqui hoje e por nos ter dado essa missão tão importante que é representar a união de nosso Brasil. Agradeço também a todos aqueles que depositaram sua confiança em todos nós aqui presentes.
Este cargo é simbólico, porque o que vamos construir vai além dele: vamos promover a mudança de nosso país. E que agora possamos viver e extrair o melhor de aprendizado possível que esta semana de vivência legislativa tem a nos oferecer.
Muito obrigada! (Palmas.)
Antes de encerrar a presente sessão, informo que proposições dos Jovens Senadores serão objetos de debate nas Comissões, com o intuito de elaborar sugestões de projetos de leis do Senado Jovem. Caso aprovadas pelo Plenário, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para tramitação no Senado Federal.
Está encerrada a sessão.
(Levanta-se a sessão às 11 horas e 26 minutos.)