1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
57ª LEGISLATURA
Em 13 de dezembro de 2023
(quarta-feira)
Às 10 horas
191ª SESSÃO
(Sessão de Premiações e Condecorações)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Fala da Presidência.) - Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Esta sessão destina-se à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
A Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, instituída pela Resolução nº 2, de 2023, é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia.
Nesta solenidade, serão agraciados com a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren as seguintes personalidades: Pastor José Guimarães Coutinho; Pastor José Wellington Bezerra da Costa; Missionário Daniel Berg, in memoriam; e Missionário Gunnar Vingren, in memoriam.
Compõe a mesa desta sessão o Senador Zequinha Marinho, Relator do Projeto de Resolução nº 2, de 2023, que instituiu a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Também chamamos para compor... Perdão.
R
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pela Banda da Aeronáutica do Brasil, regida pelo Maestro Suboficial André Luiz de Assunção Moura.
Antes de ouvir essa apresentação, gostaria de fazer um registro apenas de que nós estamos com algumas obstruções no entorno do Palácio do Planalto, mas, para que não atrasássemos mais ainda o início dos nossos trabalhos, vamos iniciar e, na sequência, receber os demais convidados.
Então, em posição de respeito, ouviremos agora o Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA. Para discursar - Presidente.) - Também gostaríamos de convidar, para compor a mesa conosco, o Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luís, Maranhão - só lembrando que o Pastor José Guimarães Coutinho é um dos nossos homenageados.
E convidamos, para compor a mesa, o Pastor Ronaldo Fonseca, Presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), neste ato representando o homenageado Pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Também convidamos, para compor a mesa, o Sr. André Câmara, Historiador, neste ato representando os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que recebem homenagem in memoriam.
Mais uma vez, os meus cumprimentos a todos aqui presentes, pastores e pastoras, missionários.
Quero cumprimentar, de forma muito especial, o Pastor Leroy Albrile, que é do Rio de Janeiro e está aqui participando, representante da Ceader, a Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro. Daqui a pouquinho, eu passo a registrar os demais representantes aqui presentes.
Eu queria também fazer um registro no dia de hoje. Nós estamos acompanhando várias outras reuniões simultâneas no Congresso Nacional, dentre elas uma reunião na Comissão de Constituição e Justiça, que está em uma longa e concorrida sabatina, e também está acontecendo aqui, no âmbito da Esplanada dos Ministérios, uma reunião com representantes do G20. Em função disso, a segurança em torno do Congresso Nacional foi reforçada e há alguns processos de obstrução exatamente em nome da segurança. E, em função disso, está havendo uma demora no acesso a pessoas que estão vindo para o Congresso Nacional.
Eu quero, então, aqui seguir com uma fala inicial.
Quero saudar, de forma preliminar, a todos os presentes aqui com um bom-dia e também com a nossa saudação cristã, que é a paz do Senhor!
Hoje nós iremos condecorar, sobretudo, historiadores da fé, a fé que move montanhas e também move pessoas. O livro de Hebreus diz que "a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se veem".
A sessão de condecorações que agora temos a honra de iniciar retoma a missão de dois grandes missionários e servos de Deus, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Conforme registros históricos, Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a um chamado de Deus para partirem dos Estados Unidos e iniciarem o ministério da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
Sem nenhum recurso e dotados apenas de coragem, de resiliência e de fé, alimentando-se e abrigando-se conforme os planos de Deus, desembarcaram em Belém do Pará em 1910 para fazer história, ao levar o Evangelho de Cristo e a mensagem pentecostal ao Norte do Brasil.
E foi em Belém do Pará que tudo começou. Deus multiplicou o seu rebanho. Hoje a Assembleia de Deus está nos mais de 5 mil municípios brasileiros. São mais de 22 milhões de membros desta igreja centenária que proclama que Jesus salva, cura e também transforma vidas.
R
Hoje é um dia emblemático para a igreja brasileira, pois enaltecemos o trabalho missionário e de ação social que as comunidades evangélicas realizam nos seus diversos departamentos: círculo de oração, juventude, crianças, auxiliares e diáconos, homens e mulheres dedicados ao reino de Deus.
Hoje é dia de condecorar quem, nos tempos atuais, faz história por sua bravura e por sua fé pela continuidade do legado do Evangelho do Senhor: o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Paulo e Presidente de Honra da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil; o Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Luís; e também os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, que já não estão mais conosco e hoje serão aqui condecorados in memoriam.
Reconhecemos, nesta oportunidade, a dedicação e o serviço exemplar que os senhores vêm prestando ao povo brasileiro. Reconhecemos e valorizamos, com esta comenda, a contribuição dos senhores para o desenvolvimento ético, espiritual, social e, também, econômico de muitos brasileiros e brasileiras.
Condecoraremos ainda, in memoriam, os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren pela coragem, pela fé e por obedecerem à ordem imperativa de Cristo: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho", servindo a Deus e ao seu chamado, ganhando vidas para Jesus, promovendo justiça social, acolhendo o órfão, o pobre e a viúva, proclamando o Evangelho. Conservando a sã doutrina, combateram o bom combate, deixaram um grande e belíssimo legado. Seguem ecoando no tempo, inspirando e influenciando pessoas. Amados irmãos e amigos, os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren cumpriram firmemente a sua missão, e Deus levantou homens e mulheres para dar prosseguimento a essa grande obra.
Eu me sinto honrada por fazer parte dessa história, como filha de pastor e membro dessa igreja, e testifico esse trabalho missionário de homens e mulheres, como meus pais, Pastor Newton Gama e Missionária Dalvina, com seus mais de 40 anos dedicados à vida ministerial; como meu cunhado e irmã, Pastor Oziel Rodrigues e também a Missionária Elda - faço aqui uma referência à comemoração dos cem anos da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Rosário, que fez uma ampla ação, durando pelo menos dez dias e envolvendo toda a sociedade daquela cidade, representações públicas e demais representantes da sociedade civil, além de todos os membros e congregados da igreja centenária Assembleia de Deus de Rosário -; também como o Pastor Estevam Ângelo de Souza, de saudosa memória; como o Missionário Clímaco Bueno Aza; como as mulheres do Círculo de Oração - Irmã Albertina Barreto, de Pernambuco; Irmã Zaldinar, do bairro Anil; e Irmã Zizi, do bairro Ivar Saldanha -; como a Irmã Maria de Lourdes Sá Ribeiro, fundadora do Grupo Adoradores da Última Hora; e também como a nossa Missionária Nazaré Lemos Coutinho, esposa do Pastor Coutinho, que faleceu há alguns meses. Todas, com excelência, marcaram a história da Assembleia de Deus em São Luís, criando a União Feminina (Ufadesl).
Agradeço a todos os presentes, que compartilham conosco este evento de amor e de fé.
Movidos por essa chama pentecostal, a Igreja brasileira permanece de pé, proclamando as boas novas de salvação.
A Bíblia Sagrada, em Romanos, 13, 7, afirma que devemos dar honra a quem tem honra!
Parabéns aos pastores condecorados pela vida de dedicação ao crescimento do Reino de Deus! Recebam esta homenagem como um agradecimento do povo brasileiro. Recebam esta homenagem, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é em vão - é o que diz Primeira aos Coríntios, 15, 58.
Muito obrigada a todos e a todas.
Passo agora a palavra ao senhor... (Palmas.)
Muito obrigada.
R
Passo agora a palavra ao Senador Zequinha Marinho, Relator do Projeto de Resolução nº 2, de 2023, que instituiu a Comenda Daniel Berg e Gunnar Vingren.
O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Para discursar.) - Senadora Eliziane Gama, que preside esta sessão; caro Pastor José Guimarães Coutinho, vizinho do Pará, nosso líder no Maranhão; Pastor Ronaldo Fonseca, que aqui representa o Pastor José Wellington Bezerra da Costa; caros pastores, líderes, amigos e irmãos, vou fazer algumas considerações muito rápidas sobre as pessoas dos nossos missionários fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. É importante a gente valorizar, é importante lembrar...
A iniciativa da Senadora Eliziane Gama nesse projeto de criação da comenda... Acho que todo dia a gente vai se lembrar do papel, do trabalho e da importância da luta deles em prol do reino de Deus aqui, em nosso país.
Minhas considerações são simples e rápidas, mas eu gostaria muito de aqui deixar registrado e compartilhar com os senhores que a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, estabelecida agora em 2023 pelo Senado Federal, celebra a notável contribuição desses estrangeiros que escolheram o Brasil como seu lar e missão, dedicando-se com fervor e devoção às causas sociais e espirituais.
A história de Daniel Berg e Gunnar Vingren poderia confundir-se com a de muitos imigrantes que deixaram a Suécia, no início do século XX, em busca de melhores condições de vida. Ambos seguiram para os Estados Unidos, onde se conheceram nos bancos da primeira Igreja Batista sueca de Chicago. No entanto, ao contrário da maioria de seus compatriotas, os dois estavam destinados a enfrentar o mar novamente - e, dessa vez, rumo ao Brasil.
Em terras brasileiras - mais precisamente em Belém do Pará, capital do meu estado, que então vivenciava o fim do ciclo da borracha -, Daniel Berg e Gunnar Vingren deram início à missão evangelizadora que mudaria de maneira profunda o cenário religioso de nosso país. Eles fundaram, em 1911, a Missão da Fé Apostólica, mais tarde batizada ou rebatizada de Assembleia de Deus, uma das fontes do pentecostalismo no Brasil.
Esse legado de abnegação, solidariedade e dedicação às causas sociais e espirituais ainda serve de inspiração a brasileiros e brasileiras que desejam fazer o bem. Nada mais justo, portanto, do que a homenagem póstuma aos pioneiros suecos.
Além deles próprios, nesta primeira edição da Comenda são agraciados o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Assembleia de Deus em Belenzinho, bairro Belém, em São Paulo, aqui representado pelo querido Pastor Ronaldo Fonseca; assim como o nosso querido Pastor José Guimarães Coutinho, Presidente da Assembleia de Deus em São Luís do Maranhão.
R
Daniel Berg e Gunnar Vingren foram dois missionários suecos que, juntos, fundaram a Assembleia de Deus, a maior denominação evangélica do Brasil, em 1911. Eles foram pioneiros no movimento pentecostal no país e desempenharam um papel fundamental na divulgação do Evangelho no Brasil.
Berg se converteu ao cristianismo quando ainda era jovem, na Suécia, e filho de pastor. Logo em seguida, começou a estudar Teologia na Escola de Cristianismo da Suécia.
Gunnar Vingren, após se converter, estudou Teologia na Escola de Cristianismo da Suécia, onde conheceu Daniel Berg.
Os dois missionários, juntos com suas esposas, chegaram ao Brasil em novembro de 1910 com o objetivo de divulgar o Evangelho no país. Inicialmente, eles se estabeleceram em Belém, lá no nosso Estado no Pará, onde fundaram a primeira igreja da Assembleia de Deus aqui no Brasil, em 18 de junho de 1911.
A pregação de Berg e Vingren era marcada pelo uso dos dons do Espírito Santo, como falar em línguas estranhas e realizar curas. Isso atraiu muitas pessoas, principalmente nas camadas mais pobres da população, que viam nos missionários uma esperança de mudança de vida.
O trabalho de Berg e Vingren se expandiu rapidamente por todo o Brasil, com a fundação de novas igrejas e a formação de novos pastores. Em 1918, a Assembleia de Deus já contava com 22 igrejas em todo o país. Além disso, Berg e Vingren foram responsáveis pela tradução da Bíblia para o idioma português, o que permitiu que um número ainda maior de pessoas tivesse acesso à Palavra de Deus.
Daniel Berg faleceu em 1963, aos 79 anos, e Gunnar Vingren faleceu em 1933, aos 54 anos. Ambos deixaram um legado significativo na história do cristianismo no Brasil, tendo sido pioneiros no movimento pentecostal e fundadores da maior denominação evangélica do país.
A esses nossos dois grandes homens de Deus reverência, respeito, admiração, carinho e consideração - a eles, à sua descendência, como também aos seus representantes aqui no Brasil e aqui nesta oportunidade.
Saudação a todos os homenageados neste momento.
Que Deus possa continuar abençoando o Maranhão, abençoando São Paulo - e não só São Paulo. José Wellington tem um legado por todo o Brasil, porque, durante muitos anos, exerceu a Presidência da CGADB, elegendo, para dar continuidade, seu filho que leva o mesmo nome, Wellington Junior.
Temos a expectativa de que essa história continue sendo escrita todos os dias por todos os homens e mulheres que têm se dedicado à promoção do reino de Deus!
Muito obrigado.
Parabéns a todos os nossos homenageados! (Palmas.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Muito obrigada, Senador Zequinha.
Passaremos agora a palavra ao homenageado, o Pastor... Perdão.
Neste momento nós assistiremos a um vídeo para conhecer um pouco mais sobre a história dos Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Agora passaremos à outorga da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Com alegria, anuncio que o Pastor José Guimarães Coutinho será agraciado em reconhecimento à sua notável dedicação e ao serviço à comunidade.
José Guimarães Coutinho, líder respeitado, é Presidente da Assembleia de Deus em São Luís, com quase 30 anos de ministério pastoral. Sob sua liderança, a Igreja Assembleia de Deus em São Luís alcançou os cinco continentes com o Evangelho Pentecostal.
Neste momento, eu o convido para receber o diploma.
(Procede-se à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Sr. José Guimarães Coutinho.) (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Concedo a palavra ao Pastor José Guimarães Coutinho pelo tempo de cinco minutos.
O SR. JOSÉ GUIMARÃES COUTINHO (Para discursar.) - Eu quero, nesta maravilhosa oportunidade, glorificar a Deus, o nosso Pai, e a Jesus, o nosso Salvador, e agradecer sinceramente à irmã em Cristo, a Senadora Eliziane Gama, como também ao Sr. Senador Zequinha Marinho pela graça de eu ter alcançado, nesta manhã solene, a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Eu quero, neste momento, fazer menção à minha família, a família Coutinho.
R
Quero fazer menção à Igreja Assembleia de Deus em São Luís do Maranhão, como também ao seu colegiado de obreiros, à sua plêiade de auxiliares, que têm contribuído para a expansão do reino de Deus em São Luís, no Maranhão, no Brasil e no resto do mundo para a glória de Deus e de Jesus Cristo, que perdoou os nossos pecados, que libertou soberana e misericordiosamente as nossas almas de todo o mal e nos deu, de graça, sem dinheiro e sem preço, o dom da vida eterna.
Quero felicitar o caro companheiro Ronaldo Fonseca, representando o Sr. Presidente José Wellington Bezerra da Costa, também agraciado nesta solenidade.
Meus queridos, em meu nome, em nome da minha família, em nome do meu Estado, o Estado do Maranhão, de minha cidade natal, que é a capital de todos os maranhenses, de minha acompanhante, Cecília, e do Pastor Presidente, quero desejar sinceramente um felicíssimo Natal a todos os senhores e um novo ano repleto de realizações em favor da nação brasileira, a principal das Américas.
Tenho dito!
Nosso obrigadíssimo! (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Muito obrigada, Pastor José Guimarães Coutinho. Com muita felicidade e honra, nós o recebemos aqui no Congresso Nacional.
Com satisfação, informo que o Pastor José Wellington Bezerra da Costa será, portanto, o próximo agraciado.
Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em São Paulo, Ministério do Belém, ele desempenha relevante papel na liderança religiosa e exerce também o cargo de Presidente da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo. Foi Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil por 30 anos.
Convido agora o Pastor Ronaldo Fonseca, Presidente do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), representando o Pastor José Wellington Bezerra da Costa, a receber a homenagem.
(Procede-se à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Sr. Ronaldo Fonseca, representante do Pastor José Wellington Bezerra da Costa.) (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Concedo a palavra ao Pastor Ronaldo Fonseca pelo tempo de cinco minutos.
R
O SR. RONALDO FONSECA (Para discursar.) - Quero, com muita satisfação, cumprimentar a Presidente requerente desta sessão, Senadora Eliziane Gama. É com muita alegria e satisfação que a cumprimento.
Quero registrar que nós temos, na Assembleia de Deus do Estado do Maranhão, a Senadora Eliziane Gama, que tem representado as Assembleias de Deus do Estado do Maranhão de forma muito competente, com sua característica de uma Senadora de muito propósito, defendendo os seus ideais. Sem dúvida... É filha de pastor, criada na Assembleia de Deus, com a formação das Assembleias de Deus. Senadora Eliziane Gama, com quem pude dividir o mandato de Deputado Federal, eu a parabenizo por requerer esta sessão.
Quero também cumprimentar o Pastor Coutinho, Pastor da Assembleia de Deus de São Luís do Maranhão. Eu o estava cumprimentando e... Já tive o privilégio de, logo quando ele assumiu a igreja, estar pregando lá. É um prazer revê-lo e encontrá-lo assim saudável e jovem.
Quero também, com muita satisfação - e os meus cumprimentos são feitos em nome do Pastor José Wellington Bezerra da Costa -, cumprimentar o Relator do Projeto de Resolução nº 2, que instituiu a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, o Senador Zequinha. Quero cumprimentá-lo, parabenizando-o por esta iniciativa plausível de reconhecer que o Brasil não seria o mesmo Brasil sem Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Reconhecer que o Estado do Pará tem um Senador membro das Assembleias de Deus não é pouco, um Senador com a história que tem Zequinha Marinho. Já foi Deputado Federal, já foi Deputado Estadual, já foi Vice-Governador e agora é Senador. Eu não tenho dúvida de que ainda o cumprimentarei como Governador do Estado do Pará.
Eu faço esses cumprimentos em nome do Pastor José Wellington Bezerra da Costa e também em nome do Presidente da nossa convenção, Wellington Junior.
Ontem, às 22h, o Pastor José Wellington, que desejaria muito estar presente aqui, me ligou - eram 22h, ontem à noite - pedindo que eu estivesse aqui o representando. E, obviamente, representá-lo, para mim, é uma honra muito grande. O Pastor José Wellington Bezerra da Costa desejava muito estar presente, mas sabem todos os senhores que hoje ele conta com 89 anos de idade, embora ainda muito saudável. Passou pela covid, ficou entubado por 20 dias e hoje goza de uma saúde plena, mas, pelos seus compromissos, ele pediu que eu viesse aqui para representá-lo e agradecer à Senadora Eliziane Gama e ao Senador Zequinha Marinho por se lembrarem do seu nome.
R
O Pastor José Wellington Bezerra da Costa foi Presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus por 30 anos e hoje é Presidente de Honra da Assembleia de Deus. Todos nós sabemos que o nome, a presença do Pastor José Wellington entre nós tem sido importante para que a Assembleia de Deus possa avançar o quanto tem avançado.
Portanto, Senadora Eliziane Gama, que Deus te abençoe, que Deus te conserve, que Deus te guarde, que Deus te dê inspiração e que Deus te dê um outro mandato de Senadora para estar entre nós aqui, representando a Assembleia de Deus do Maranhão.
Também, em nome do Pastor José Wellington, quero agradecer mais uma vez ao Senador Zequinha Marinho e dizer que a nossa oração é para que V. Exa. tenha, a cada dia, mais inspiração para servir não só ao povo paraense, mas também à Assembleia de Deus do Estado do Pará, que, com muita honra, o tem como Senador.
Que Deus abençoe a cada um de vocês, senhoras e senhores, e que a paz de Cristo esteja no coração de cada um de vocês! (Palmas.)
Amém, Pastor Ronaldo Fonseca! Muito obrigada!
Pastor Ronaldo Fonseca, como ele já disse, foi Deputado Federal junto comigo - tive a honra de compartilhar com ele o mandato de Deputado Federal - e é uma grande representação no Brasil.
Pastor Coutinho, aqui quebrando um pouco o protocolo, quando cheguei ao Congresso Nacional e conheci o Pastor Ronaldo Fonseca, eu fiquei muito emocionada, porque a gente que é de Escola Bíblica Dominical... Eu sou professora de Escola Bíblica Dominical desde a minha juventude, muito jovem - eu sou jovem; não posso dizer que eu não sou jovem, tenho que buscar a juventude. Mas, desde os meus 18 anos de idade, 17 anos de idade, Senador Zequinha Marinho, eu sempre ministrei aula na Escola Bíblica Dominical e continuo, hoje, como professora de Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus em São Luís - lá é organizado por área -, na Área 12, com o Pastor Valdemar. Meus cumprimentos ao meu Pastor Valdemar.
Então, a gente, sempre na lição bíblica, está lendo e acompanhando os comentários. Os grandes nomes da Escola Bíblica Dominical ficam na nossa mente, e o Pastor Ronaldo Fonseca é um desses grandes nomes.
O SR. RONALDO FONSECA (Fora do microfone.) - Eu era bem jovem.
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Ele também era bem jovem.
Então, quando eu cheguei ao Congresso Nacional e eu o conheci, eu disse: "Eu o estou vendo aqui, presencialmente, pegando na mão e abraçando".
Eu queria lhe dizer da minha felicidade de tê-lo aqui hoje representando o nosso Pastor Presidente.
Queria também cumprimentar, com muita honra, e registrar a presença do nosso querido Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, que está aqui conosco, nosso Prefeito de São Mateus, ao lado também do nosso querido ex-Prefeito de São Mateus, que está sempre no nosso coração, o nosso Miltinho, que está ali ao lado da Mayara. (Palmas.)
Os nossos cumprimentos. Sejam bem-vindos ao Congresso Nacional!
Continuaremos, então, as nossas homenagens.
Em reconhecimento à dedicação exemplar e à significativa contribuição que prestaram à obra missionária, informo que os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren serão agraciados in memoriam.
Este é um tributo a dois líderes espirituais notáveis, cujo legado inspirador impactou inúmeras vidas ao redor do mundo.
R
Daniel Berg, cofundador das Assembleias de Deus no Brasil, junto com Gunnar Vingren, foi um missionário pentecostal sueco. Chegou ao Brasil em 1910, dando início à primeira Assembleia de Deus em Belém. Atualmente, a denominação é a maior igreja protestante no Brasil, com 22,5 milhões de membros.
Gunnar Vingren, missionário pentecostal sueco, cofundou a Assembleia de Deus no Brasil ao lado de Daniel Berg. Em 1903, emigrou para os Estados Unidos, onde estudou Teologia, alcançando o pastorado em 1909. No ano de 1910, em colaboração com Berg, embarcou para o Brasil, estabelecendo a Missão da Fé Apostólica em Belém, que viria a se tornar a Assembleia de Deus no ano de 1918.
Neste momento, convido o Sr. André Câmara, Historiador da Igreja Assembleia de Deus, para receber o diploma em nome dos Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, in memoriam.
(Procede-se à entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Sr. André Câmara, representante dos Srs. Daniel Berg e Gunnar Vingren, in memoriam.)
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Concedo a palavra ao Sr. Historiador André Câmara pelo tempo de até cinco minutos.
O SR. ANDRÉ CÂMARA (Para discursar.) - Bom dia a todos e a paz do Senhor aos nossos irmãos que estão aqui!
É um prazer estar, nesta manhã, no Senado Federal para homenagear os nossos pioneiros: os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores das Assembleias de Deus no Brasil.
Mas, antes de falar um pouco, eu queria fazer alguns agradecimentos. Primeiramente, à minha família: minha esposa, meus filhos, minha mãe e, principalmente, minha avó, que, ainda criança, me levou a um tempo das Assembleias de Deus, Congregação dos Vinhais, onde eu aprendi a amar a Deus e também a amar a história da minha igreja. Depois, eu quero agradecer àquele que está sendo homenageado nesta manhã, o Pastor José Guimarães Coutinho, que, quando ainda um estudante da Universidade Federal do Maranhão, sonhou em pesquisar sobre a história da Assembleia de Deus. Ele abriu as portas não apenas da convenção, mas da igreja em São Luís. E assim eu comecei a me aprofundar na história da nossa igreja. No ano passado, até fiz uma surpresa para ele, na igreja em São Luís, quando eu levei os bisnetos do Pastor Clímaco Bueno Aza, que fundou a igreja no Maranhão.
Também o Caio Nina tem me ajudado muito nas pesquisas e, principalmente, o Bosse Vingren, neto do Missionário Gunnar Vingren. Quando eu comecei a pesquisar, tudo aquilo de que eu precisei sobre a vida, sobre o ministério do seu avô, ele nos abriu as portas. E assim eu consegui fazer uma pesquisa literária sobre a história da nossa igreja não só no Maranhão, mas também em todo o Brasil.
R
Falar de Gunnar Vingren e Daniel Berg - nós somos pentecostais e cremos nos dons espirituais - é falar de dois homens que ouviram: "Ireis ao Pará". O Senador Zequinha Marinho, que é de Belém do Pará, acho que não imaginaria que aqueles dois homens, ao subirem a Presidente Vargas e chegarem até a Praça da República, iriam até lá para fazer uma oração, pedindo que Deus os abençoasse em solo brasileiro.
Já se passaram 113 anos, e hoje as Assembleias de Deus não estão apenas no Brasil. Falando da minha, que é a Assembleia de Deus em São Luís, nós estamos nos cinco continentes, como é um dos lemas do nosso Pastor Presidente. Então, aquilo que eles plantaram há 113 anos vem dando fruto ao longo dos anos, e a Assembleia de Deus continua sendo uma igreja pujante.
Então, é uma honra continuar pesquisando a história dos nossos pioneiros, lançando livros sobre essa história maravilhosa, história de homens e mulheres simples, mas que, abrasados pelo poder do Espírito Santo, pelo poder pentecostal, plantaram uma semente
Tem um documento que eu achei do Missionário Gunnar Vingren, quando ele enviou Clímaco Bueno Aza ao Estado do Maranhão, em que disse que ele daria muitos frutos. E aqui está parte de um grupo que é fruto dessa maravilhosa obra chamada Assembleia de Deus no Brasil.
Muito obrigado. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Eliziane Gama. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) - Cumprida a finalidade desta sessão de entrega da Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, de 2023, eu agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação, aos representantes da classe política - a esses eu agradeço nas pessoas dos queridos Prefeitos Ivo e Miltinho, Presidente da Famem e representante da Famem, respectivamente - e a todos os pastores e missionários aqui presentes.
Quero convidar a todos os agraciados para uma foto conjunta em frente a esta mesa e agradecer de coração a presença de todos e de todas.
Está encerrada esta presente sessão.
Muito obrigada. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.)