3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
57ª LEGISLATURA
Em 18 de agosto de 2025
(segunda-feira)
Às 11 horas
1ª SESSÃO
(Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Fala da Presidência.) - Bom dia a todos e a todas! Sejam bem-vindos!
Neste momento, declaro aberta a sessão preparatória do Projeto Jovem Senador 2025.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente sessão preparatória destina-se à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores e, na sequência, à eleição e posse do Presidente, Vice-Presidente e Secretários do Projeto Jovem Senador 2025.
Cumprimento todos os estudantes vencedores e seus professores e professoras orientadores, secretários e secretárias de Educação, Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras, coordenadores estaduais do Programa Jovem Senador, diretores de escolas e familiares presentes.
Aproveito para agradecer, com muito carinho, o apoio de todas as Secretarias de Educação dos estados e do DF e também aos coordenadores estaduais, cuja parceria é fundamental para o sucesso desse projeto. A eles a nossa salva de palmas. (Palmas.)
Agora convido a todos, em posição de respeito, para acompanharmos o Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Agradeço, de forma muito carinhosa, à nossa querida Banda da Base Aérea de Brasília, que deu esse espetáculo para nós todos.
Eu vou pedir para vocês, enquanto eles estão aqui, pelo carinho desses estudantes que vieram do Brasil todo, que nós, de pé, déssemos uma salva de palmas para eles. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Para discursar - Presidente.) - Meus amigos e minhas amigas, jovens de todo o Brasil, neste momento, como é de praxe, eu faço o pronunciamento em nome da Mesa do Senado da República, e o faço com muita satisfação, porque a Mesa do Senado, hoje presidida por Davi Alcolumbre, o Presidente atual... E quero lembrar dos outros, de Renan, de Pacheco, de Sarney e tantos que presidiram, porque todos deram todo o apoio a esse programa. Por isso eu lembrei aqui alguns, e farei um dia um pronunciamento só agradecendo a todos os ex-Presidentes.
Neste momento eu falo em nome da Mesa.
Primeiramente, registramos todo o nosso carinho, cumprimentando a todos, professores, orientadores e a equipe deste programa.
Meus amigos e minhas amigas, excelentíssimos jovens, Exmos. Jovens Senadores e Exmas. Jovens Senadoras, quando a vida lhes mostrar caminhos, quando a vida exigir, quando a vida chamar, sigam em frente, com a razão e com a alma. Lembrem-se: o caminho se faz caminhando, e todos vocês têm esse poder. Não deixem que o coração apenas pulse do lado esquerdo do peito; deixem, deixem que o coração tome conta de todo o corpo.
Dias especiais se eternizam, e hoje é um desses dias. É o início de uma semana de experiências fabulosas, momentos incríveis, que ficarão para sempre na memória de vocês, de familiares, amigos, pais e até daqueles que assistirem e estão assistindo a esta sessão.
Aproveitem ao máximo, perguntem, questionem, abracem, deixem as lágrimas caírem, deixem-se tomar pela emoção, porque ela existe para ser vivida. Estendam a mão um ao outro, deixem fluir a sonoridade dos seus sentimentos e pensamentos.
Vocês já se perguntaram qual é o verdadeiro sentido da vida? Cada ser humano é um pequeno universo, cada um tem desejos, anseios, sonhos e utopias. Somos idênticos, somos iguais, nada nos separa como seres humanos, mas ainda temos muitos desafios a enfrentar, subir montanhas, escalar, atravessar rios, fazer conexões com a humanidade e ajudar na construção de um mundo melhor para todos. O sentido da vida se revela no respeito às diferenças e ao semelhante.
Cada um de nós, cada um de vocês é uma engrenagem dessa grande máquina chamada vida.
Meus queridos Jovens Senadores e Senadoras, a educação pública é um dos pilares de qualquer nação. Ela liberta, exige, constrói, afaga, pede passagem, mas pede também responsabilidade. Acreditar na juventude é insistir que nós acreditamos neste Brasil, que é um Brasil gigante; é potencializar as raízes mais profundas da pátria amada Brasil. Acreditar e oferecer as mesmas condições de crescimento a todos os jovens é universalizar a boa luta, estar junto no caminho das grandes causas.
R
A poetisa Cora Coralina - sempre me lembro dela -, que publicou seu primeiro livro aos 75 anos, dizia acreditar nos jovens à procura de caminhos novos, abrindo espaços largos na vida e superando as inseguranças, que é normal. As incertezas eu também tive.
O tema da redação deste ano, do projeto Jovem Senador e Jovem Senadora, é uma representação direta da importância da atuação dos jovens na política - é como a gente fala, estar onde ele quiser estar, fazendo o bem, mas eu queria ver mais jovens na política -: "Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente", essa foi a redação de vocês. É exatamente isso que estamos fazendo aqui. Vivemos um estado de alerta global.
Os gases de efeito estufa estão em níveis altíssimos, os mais altos dos últimos 2 milhões de anos. A década, de 2011 a 2020, foi a mais quente já registrada e o aumento da temperatura é apenas o começo. Elevação do nível do mar, secas severas, falta de água, incêndios, tempestades, diminuição da biodiversidade, inundações com graves consequências humanas, tragédias climáticas como as que vimos recentemente no país. Lembro-me aqui do que aconteceu, e vocês foram solidários, todos os estados foram solidários com o meu estado, com o nosso estado, o Rio Grande do Sul. Tudo isso é consequência do aquecimento global, tudo isso afeta a nossa vida e a vida do planeta.
É preciso também pensar no papel das cidades, no tratamento de esgoto, na coleta de lixo, no saneamento básico, na água tratada, na destinação final dos resíduos sólidos e na drenagem urbana. O acesso a esses serviços é um direito, sua ausência traz problemas de saúde, impacto negativo na qualidade de vida e no meio ambiente. Cientistas apontam três medidas principais: reduzir as emissões de gases do efeito estufa, adaptar as cidades à nova realidade e financiar as mudanças necessárias. Se queremos ter mudanças efetivas no médio e no longo prazo, é preciso agir já, desde já!
Vocês estão aqui para pensar e propor, estão aqui para serem sujeitos de transformação desta história. Agir, hoje, na esperança de que as iniciativas atuais nos assegurem um futuro melhor é missão de todos nós, não importa a idade. Parlamentares são representantes do povo. É esse nobre papel que vocês assumem a partir de agora como Jovens Senadores e Senadoras. O que vocês discutirem e escreverem vai primeiro para a Comissão de Direitos Humanos - que eu presidi muito, muito tempo; hoje é a Senadora Damares - e de lá pode tomar uma lei que pode dar norte ao nosso país. Imagino que todos estejam tomados por uma grande expectativa - eu estaria. Que ela se traduza em entusiasmo e paixão pelo trabalho legislativo! Teremos em breve a posse aqui dos representantes da juventude de todos os estados e do DF. A edição de 2025 é a 16ª e contou com a participação de 4.202 escolas públicas e cerca de 170 mil estudantes. Das 27 redações vencedoras, 21 foram escritas por mulheres com idade entre 15 e 18 anos.
R
Palmas também para os homens, mas, neste momento, a homenagem é para as mulheres. (Palmas.)
Quase 90% vêm de cidades do interior - eu também vim do interior do interior do Rio Grande. Apenas três são de capitais - eu também não vim de uma capital.
Agradeço aos coordenadores e a todos os envolvidos na semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora.
Meus agradecimentos ao Presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, à Mesa e a todos os Senadores e Senadoras pelo apoio que dão a esse programa. (Palmas.)
Meus cumprimentos à Diretora Ilana Trombka - a Diretora Ilana Trombka é uma incentivadora desse programa e de tantos outros que fazem com que a gente caminhe cada vez mais junto -, à Secretaria, às outras diretorias e aos Consultores. Cumprimento toda a equipe do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora, na pessoa de George Rodrigues Cardim. Um abraço a todos. A essa equipe aqui do Senado, à equipe que trabalhou no estado de vocês, a eles, e não a mim, eu às vezes peço palmas. E peço novamente aos que trabalharam no estado e que trabalharam aqui dentro do Congresso para este momento belíssimo - belíssimo - de a nossa juventude acontecer. (Palmas.)
Permitam-me rapidamente me apresentar. Sou Senador Paulo Paim, o negro eleito por quatro mandatos de Deputado Federal e três de Senador pelo Rio Grande do Sul. Estou no meu sétimo mandato no Congresso, vai dar 40 anos que cheguei aqui, na Constituinte. Fui Vice-Presidente do Senado - Sarney era Presidente e eu fui Vice -, quatro vezes Presidente da Comissão de Direitos Humanos e uma vez Presidente da Comissão de migrantes e refugiados, da qual faço parte até hoje. Presido, com muito orgulho, o Conselho do Projeto Jovem Senador e Jovem Senadora.
Minha atuação é pautada pelos compromissos com os direitos humanos, com os trabalhadores, com os idosos, com as pessoas com deficiência, com a luta das mulheres, com a luta de todos pela liberdade. No meu gabinete, nós temos todos os segmentos representados - todos, todos, todos -, LGBT, os mais vulneráveis... Combatemos o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito. Fazemos grandes esforços para combater a fome e a miséria. Queremos para todos os brasileiros do campo e da cidade uma boa educação, saúde universal, bons empregos, ótimos salários, aposentadorias dignas. Meu recado final é: reflitam sobre a importância da democracia, da liberdade, da soberania nacional, da justiça, da cidadania, da política e do direito de votar e ser votado! Mil abraços.
R
E para que fiquem nos Anais, na história... Quem sabe, daqui a 10, 20, 30, 40, 50, 100 anos, eles vão ver os arquivos da TV Senado, e lá vai estar que eu tive o orgulho de aqui ler o nome de cada um de vocês - e não é preciso bater palma para cada um, batam palma no final. E vou ler o nome de cada um de vocês: Nicoly Ketlen Silva Mendonça, Acre; Darliane Crislaine Lima Silva, Alagoas; Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, Amapá; Maria Gabriella Silva Freitas, Amazonas; João Pedro Ferreira Santos, Bahia; Erick Emanuel Lima Souza, Ceará; Maria Eduarda dos Santos Alves, Distrito Federal; Sabrina Furriel Nascimento Freitas, Espírito Santo; Yasmin Vittória Nunes Soares, Goiás; Rosângela Bispo Pereira, Maranhão; Stefany Formigari, Mato Grosso; Gabriel Alves Lemos, Mato Grosso do Sul; Luísa Rodrigues de Freitas, Minas Gerais; Rebeca Souza Marinho, Pará; Isabelly Capim Fernandes, Paraíba; Flávia Bueno Olímpio, Paraná; Douglas Paes Silva, Pernambuco; Mariana de Fátima Miranda Marques, Piauí; Isabelly Gomes Montechiari, Rio de Janeiro; Keyla Barbosa de Oliveira, Rio Grande do Norte; Raphael Jorge Guimarães, Rio Grande do Sul; Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira, Rondônia; Maria Eduarda Sousa Vale, Roraima; Adrieli Mattos França, Santa Catarina; Maria Carolina Bueno Carriel, São Paulo; terminando, José Guylherme Santos Santana, Sergipe; e Maria Eduarda Oliveira Primo, Tocantins. Se alguma pronúncia aqui não saiu perfeita, fiquem tranquilos, pois está tudo aqui escrito direitinho.
Depois de ler o nome de Eduarda Oliveira Primo, de Tocantins, eu termino. Eu estou muito orgulhoso de estar aqui. Eu tenho muito projeto aprovado nestes 40 anos, talvez em torno de cem, porque eu fui Constituinte também, mas o Programa Jovem Senador mexe com a minha alma, com o meu coração, com a minha vida, com a minha história, porque é aqui que nós vamos fazer, com gestos como este, a grande renovação de que este país precisa, em todos os Parlamentos, em câmara de Vereadores, prefeitura, governo de estado, Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador... Naturalmente também vamos ter que eleger sempre, na nossa querida democracia, os Presidentes, seja ele, seja ela, da República.
R
Termino só dizendo: vida longa ao Programa Jovem Senador! Vida longa aos estudantes! Vida longa aos professores! Vida longa à juventude! Vida longa à nossa democracia! (Palmas.)
Neste momento, procedemos à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores.
Convido o estudante Raphael Jorge Guimarães, representante do Estado do Rio Grande do Sul, Jovem Senador mais velho... Não é porque ele é gaúcho que nem eu - viu? -; é por causa da idade. É o que está escrito aqui, viu? Então repito: convido o Raphael Jorge Guimarães, representante do Estado do Rio Grande do Sul, Jovem Senador mais velho, para comparecer à mesa, a fim de que, em nome de todas as Jovens Senadoras e Jovens Senadores, possa prestar o compromisso.
Solicito aos presentes que se coloquem de pé, em posição de respeito, para o compromisso dos empossados.
Ele é que nem eu - viu? -, porque eu sou um dos mais velhos aqui dentro, porque eu vim desde a Constituinte e estou até agora. (Pausa.)
Pode falar.
O SR. RAPHAEL JORGE GUIMARÃES - Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Prestarão agora o compromisso os demais Jovens Senadores e Senadoras, que serão todos chamados individualmente, para que se coloquem de pé onde estão, acionem o microfone da sua bancada, apertem - vai acender uma luz verde - e digam: "Assim o prometo.", o.k.?
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Não, eu quero já que vocês se preparem aí nas mesas.
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Isso, podem ficar com o microfone na mão. Quando eu chamar, apertem o botão - acenderá a luz verde - e digam: "Assim o prometo".
Vamos lá? Vamos iniciar?
Solicito à Luísa Rodrigues de Freitas, representante do Estado de Minas Gerais, Jovem Senadora mais nova, que proceda à leitura dos nomes de todos os Jovens Senadores e Senadoras, na ordem de criação dos estados, conforme previsto no Regimento do Senado Federal. Eu a convido para ir à tribuna. E, da tribuna, seguindo a orientação dos Consultores, que são funcionários do Senado Federal, ela será orientada a chamar cada um dos Jovens Senadores.
Quando ela chamar, só para lembrar, quando der o nome, liguem o microfone, acenderá a luz verde, e digam: "Assim o prometo." - é simples.
Contigo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado da Bahia, chamo João Pedro Ferreira Santos.
R
O SR. JOÃO PEDRO FERREIRA SANTOS - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Rio de Janeiro, chamo Isabelly Gomes Naegele Montechiari.
A SRA. ISABELLY GOMES NAEGELE MONTECHIARI - Assim o prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Maranhão, chamo Rosângela Bispo Pereira.
A SRA. ROSÂNGELA BISPO PEREIRA - Assim o prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Pará, chamo Rebeca Souza Marinho.
A SRA. REBECA SOUZA MARINHO - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Pernambuco, chamo Douglas Paes Silva.
O SR. DOUGLAS PAES SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de São Paulo, chamo Maria Carolina Bueno Carriel.
A SRA. MARIA CAROLINA BUENO CARRIEL - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - E pelo Estado de Minas Gerais, Luísa Rodrigues de Freitas, eu também o prometo.
Pelo Estado de Goiás, chamo Yasmin Vittória Nunes Soares.
A SRA. YASMIN VITTÓRIA NUNES SOARES - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Mato Grosso, chamo Stefany Formigari Wrzsciz.
A SRA. STEFANY FORMIGARI WRZSCIZ - Assim o prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Rio Grande do Sul, chamo Raphael Jorge Guimarães.
O SR. RAPHAEL JORGE GUIMARÃES - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Ceará, chamo Erick Emanuel Lima Souza.
O SR. ERICK EMANUEL LIMA SOUZA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado da Paraíba, chamo Isabelly Christynna Capim Fernandes.
A SRA. ISABELLY CHRISTYNNA CAPIM FERNANDES - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Espírito Santo, chamo Sabrina Furriel Nascimento Freitas.
A SRA. SABRINA FURRIEL NASCIMENTO FREITAS - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Piauí, chamo Mariana de Fátima Miranda Marques.
A SRA. MARIANA DE FÁTIMA MIRANDA MARQUES - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Rio Grande do Norte, chamo Keyla Adssa Barbosa de Oliveira.
A SRA. KEYLA ADSSA BARBOSA DE OLIVEIRA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Santa Catarina, chamo Adrieli Mattos França.
A SRA. ADRIELI MATTOS FRANÇA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Alagoas, chamo Darliane Crislaine Lima da Silva.
A SRA. DARLIANE CRISLAINE LIMA DA SILVA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Sergipe, chamo José Guylherme Santos Santana.
O SR. JOSÉ GUYLHERME SANTOS SANTANA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Amazonas, chamo Maria Gabriella Silva Freitas.
A SRA. MARIA GABRIELLA SILVA FREITAS - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Paraná, chamo Flávia Bueno Olímpio.
A SRA. FLÁVIA BUENO OLÍMPIO - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - E pelo Estado do Acre, chamo Nicoly Ketlen Silva Mendonça.
A SRA. NICOLY KETLEN SILVA MENDONÇA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, chamo Gabriel Alves Lemos.
O SR. GABRIEL ALVES LEMOS - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Distrito Federal, chamo Maria Eduarda dos Santos Alves.
A SRA. MARIA EDUARDA DOS SANTOS ALVES - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Rondônia, Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira.
A SRA. LAURY ANGELINA LUIZ FERREIRA XAVIER DE OLIVEIRA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Tocantins, chamo Maria Eduarda Oliveira Primo.
A SRA. MARIA EDUARDA OLIVEIRA PRIMO - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado do Amapá, chamo Ellen Lahandria Nogueira Oliveira.
A SRA. ELLEN LAHANDRIA NOGUEIRA OLIVEIRA - Assim eu prometo.
A SRA. LUÍSA RODRIGUES DE FREITAS - Pelo Estado de Roraima, chamo Maria Eduarda Sousa Vale.
A SRA. MARIA EDUARDA SOUSA VALE - Assim eu prometo.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Muito obrigado.
De imediato, mediante o juramento, declaro investidos nos mandatos de Jovens Senadoras e Jovens Senadores todos os que aqui se pronunciaram dizendo "E aqui eu prometo". (Palmas.)
Passamos para outra etapa.
Podem se sentar, fiquem novamente à vontade.
Iniciaremos agora os trabalhos da eleição e posse dos membros da Mesa do Projeto Jovem Senador 2025.
R
A Presidência informa que foram apresentadas à Mesa as seguintes candidaturas: pelo Estado de Alagoas, Darliane Crislaine Lima da Silva; pelo Estado do Amapá, Ellen Lahandria Nogueira Oliveira; pelo Estado do Ceará, Erick Emanuel Lima Souza; e, pelo Estado do Rio Grande do Norte, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira.
A Presidência esclarece ao Plenário que a eleição dos membros da Mesa será realizada por escrutínio secreto, por meio de cédulas, exigida a maioria simples dos votos, presente a maioria absoluta das Jovens Senadoras e também dos Jovens Senadores.
Os Jovens Senadores e as Jovens Senadoras serão chamados um de cada vez, por unidade da Federação, seguindo a ordem de sua criação. Ao serem chamados, deverão se dirigir à Mesa para receberem a cédula: registrem o voto no local indicado e, em seguida, depositem o voto na urna.
Além do registro do voto, não deve haver nenhuma outra marca na cédula. Em havendo, o voto será anulado.
A Jovem Senadora ou o Jovem Senador mais votado será o Presidente; o segundo, será o Vice-Presidente; o terceiro, será o Primeiro-Secretário; e o quarto, será o Segundo-Secretário. No caso de empate para algum dos cargos, assumirá o Jovem Senador de mais idade entre aqueles que empataram.
Informo que cada candidato poderá usar da palavra por três minutos. Alerto que não serão admitidas novas candidaturas após o início do pronunciamento do primeiro candidato.
Neste momento, eu vou fazer uma interrupção, porque eu fico muito alegre de saber que, quando eu aqui cheguei, o mais jovem Senador - que está do meu lado - era Randolfe Rodrigues. (Palmas.)
Além de ele ser brilhante, ele é meu Líder, ele é Líder do Governo no Congresso Nacional.
E vou contar um episódio. Recentemente, eu precisava ir para uma Comissão, e sabem o que ele disse? - e ele é Líder do Governo. "Pode deixar, Paim, eu saio e tu vais pegar o meu lugar lá se for preciso." Esse é o Randolfe, uma pessoa que é um Líder e tem a grandeza daqueles que sabem liderar, porque, para ser Líder, você tem que ter a grandeza dos randolfes da vida que a gente vê pelo Brasil e pelo mundo.
Randolfe, se você permitir, logo que terminar esses esclarecimentos primeiros, eu quero que tu fales como o Senador mais jovem que eu conheci.
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP) - Estou aqui só para o prestigiar.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Esse é o Randolfe! (Palmas.)
Convido para fazer uso da palavra, em ordem alfabética, a primeira inscrita, a Jovem Senadora Darliane Crislaine Lima da Silva, pelo Estado de Alagoas.
A SRA. DARLIANE CRISLAINE LIMA DA SILVA (Para discursar.) - Bom dia, Excelências, colegas e amigos Jovens Senadores que estão aqui presentes.
R
Meu nome é Darliane, tenho 16 anos, sou cristã, estudo no segundo ano do ensino médio, na Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, e venho do interior do Estado de Alagoas. É uma alegria imensa estar aqui com todos vocês e viver esta experiência que para mim vai ser única e inesquecível.
Eu agradeço primeiramente ao Senhor, que tem me guiado a cada passo e me dado a oportunidade de conhecer pessoas incríveis. Acredito que cada um de nós está aqui por um propósito; não é por acaso que viemos de diferentes lugares do país para este encontro aqui.
Se eu for eleita à Mesa Diretora, eu quero ser a voz que ouve, que acolhe e incentiva, buscando sempre o bem coletivo. Para mim, liderar e servir é estar presente para apoiar, unir e construir juntos. Eu acredito que o respeito, a união e a empatia podem transformar qualquer ambiente. Quando agimos com amor e compromisso, abrimos espaços para que as ideias floresçam e se tornem realidade.
Quero que cada um aqui sinta que sua voz é importante, que seu projeto é valorizado e que todos temos espaço para contribuir. Independentemente do resultado da eleição, eu quero que saibam que estarei ao lado de vocês, trabalhando com dedicação, porque o que fazemos com sinceridade e com a direção de Deus sempre frutifica.
Então, se você acredita que juntos podemos ir mais longe, eu conto com o seu voto e com a sua confiança.
Muito obrigada e que Deus nos abençoe. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Parabéns Darliane Crislaine Lima da Silva, que falou pelo Estado de Alagoas e como candidata!
Agora, Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, pelo Estado do Amapá e também como candidata
A SRA. ELLEN LAHANDRIA NOGUEIRA OLIVEIRA (Para discursar.) - Primeiramente, bom dia a todos. Meu nome é Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, sou da cidade de Vitória do Jari, localizada no Estado do Amapá. Eu tenho 17 anos de idade e estudo no terceiro ano, na Escola Estadual Munguba do Jari.
Bom, eu queria falar um pouco sobre a importância de estarmos aqui, independentemente das nossas dificuldades. Eu queria falar um pouco sobre como é gratificante, importante e também único estar participando de algo tão importante não só para nós jovens de todo o Brasil...
Perdão. (Manifestação de emoção.)
Como é importante estarmos aqui, representando não só os jovens Senadores, mas também os jovens de todo o Brasil, de todo o país, e também estarmos aqui representando os nossos estados, os nossos amigos, familiares, representando todo um conjunto de pessoas.
Bom, eu quero também dizer que estamos aqui representando aqueles que não conseguiram passar pelo programa, mas que podem tentar novamente. Eu quero pedir a confiança de vocês. Estou um pouco nervosa, mas eu queria dizer que quero pedir a confiança de vocês, porque, trabalhando juntos, nós podemos alcançar coisas maravilhosas. Nós estamos aqui para trazer não só as coisas boas dos nossos estados, mas também as dificuldades. Juntos, a gente pode trabalhar em conjunto para que essas diferenças dos nossos estados, essas dificuldades sejam ouvidas, e que a gente consiga melhorar o nosso país através do nosso projeto de lei, que a gente possa trabalhar em conjunto.
Então, eu peço a confiança de vocês, porque, se vocês votarem em mim, eu quero que cada voz seja ouvida, que cada um de vocês possa falar, possa apresentar seu projeto de lei e que, caso a gente não consiga ser...
(Soa a campainha.)
R
A SRA. ELLEN LAHANDRIA NOGUEIRA OLIVEIRA - Se não conseguir apresentá-lo como projeto de lei, que a gente consiga pegar um pedacinho dele e encaixar no projeto de lei que foi escolhido, e que cada voz seja ouvida.
É isso. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Muito bem, Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, do Estado do Amapá.
Agora Erick Emanuel Lima Souza, do Estado do Ceará, também candidato, naturalmente.
O SR. ERICK EMANUEL LIMA SOUZA (Para discursar.) - Bom dia a todos os excelentíssimos que estão aqui presentes. Eu sou o Erick Emanuel, do Estado do Ceará. E é com muita honra que eu subo a esta tribuna para representar não somente a mim, mas todos os jovens que estão aqui, todos os jovens que não passaram no concurso, todos os jovens que acreditam no futuro do Brasil.
Representar o nosso estado é algo maravilhoso, e eu acredito que todos estejam contentes por esse grande feito. Representar é muito importante para nós, a política é muito importante. Todos nós devemos participar, ser ativos na política. A política não é algo em que você defende apenas os seus ideais, não é algo em que você garante apenas os seus princípios, os seus interesses - não é -, é algo que você constrói com coletividade, assegurando que todos possam ter a mesma garantia, a mesma coisa, o mesmo bem comum. Ser líder para mim não é ser um, não é algo que representa por um número, ser líder para mim é fazer de todos um só.
Então, se você acredita que Jovens Senadores como nós podemos fazer a força, podemos ser um futuro melhor, podemos ser o que a sociedade espera... E o que a sociedade espera é que possamos ser mais ativos, que possamos ter uma sociedade mais inteirada na política, jovens mais ativos. E é isso.
Eu peço o seu voto se você acredita que podemos fazer, juntos, do Senado um lugar melhor.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Muito bem, Erick Emanuel Lima Souza, do Estado do Ceará, candidato.
Agora, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, Estado do Rio Grande do Norte.
A SRA. KEYLA ADSSA BARBOSA DE OLIVEIRA (Para discursar.) - Bom dia, eu sou Keyla Adssa, Jovem Senadora do Rio Grande do Norte.
Agradeço a Deus por estar aqui e saúdo todas as autoridades aqui presentes, os meus colegas Jovens Senadores, os nossos professores orientadores e toda a equipe do Jovem Senador por tornar este momento possível.
A pauta deste ano nos convida a refletir criticamente sobre o meio ambiente. Vivemos em uma era em que repensar a relação entre o ser humano e a natureza se tornou algo cada vez mais urgente. Diante das crises climáticas e das atrocidades ambientais, é impossível não pensar na nossa responsabilidade. Por muito tempo nos disseram que nós jovens somos o futuro, mas provamos hoje que somos a voz ativa do presente, e é nossa responsabilidade transformar a nossa realidade agora.
O ser humano age como explorador desenfreado dos recursos naturais, ignorando os limites do nosso planeta. O dano não é isolado, ele se espalha. E a natureza responde com desequilíbrios climáticos, desastres ambientais e perda da biodiversidade. E quem é que mais sofre com essa realidade? As populações mais vulneráveis, moradores de periferias, que são vítimas de enchentes e poluição, e os povos indígenas, que enfrentam a destruição de seus territórios e seus modos de vida.
R
Nesse cenário de crise ecológica, instituições como Funai e Ibama são fundamentais para proteger o que ainda pode ser salvo.
Durante quanto tempo o homem vai continuar brigando com a natureza? Precisamos nos posicionar. E é agora que eu evoco a coragem de Chico Mendes ao afirmar que "ecologia sem luta de classes é jardinagem".
Apesar do avanço de propostas ambientais, o debate ainda não ocupa o protagonismo necessário. Por quê? Qual a distância entre o que se propõe e o que realmente se pratica?
(Soa a campainha.)
A SRA. KEYLA ADSSA BARBOSA DE OLIVEIRA - Apesar dos desafios, o Brasil ainda é referência global em sustentabilidade. E a realização da COP 30 em Belém, no Pará, é a prova que reforça o nosso papel nas decisões pelo futuro do nosso planeta.
Com sua confiança em minha liderança, eu proponho que nós marchemos unidos pela preservação ambiental e justiça social.
A todos o meu muito obrigada. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Muito bem, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, pelo Estado do Rio Grande do Norte.
Vamos ao processo de eleição.
Solicito ao Jovem Senador representante do Estado do Sergipe, José Guylherme Santos Santana, que suba à tribuna para que proceda à chamada para votação por ordem de criação dos estados.
Você só vai falar depois das eleições, senão... (Fora do microfone.) (Pausa.)
(Procede-se à chamada.)
O SR. JOSÉ GUYLHERME SANTOS SANTANA - Pelo Estado da Bahia, João Pedro Ferreira Santos. (Pausa.)
Pelo Estado do Rio de Janeiro, Isabelly Gomes Naegele Montechiari. (Pausa.)
Pelo Estado do Maranhão, Rosângela Bispo Pereira. (Pausa.)
Pelo Estado do Pará, Rebeca Souza Marinho. (Pausa.)
R
Pelo Estado de Pernambuco, Douglas Paes Silva. (Pausa.)
Pelo Estado de São Paulo, Maria Carolina Bueno Carriel. (Pausa.)
Pelo Estado de Minas Gerais, Luísa Rodrigues de Freitas. (Pausa.)
Pelo Estado de Goiás, Yasmin Vittória Nunes Soares. (Pausa.)
Pelo Estado do Mato Grosso, Stefany Formigari Wrzsciz (Pausa.)
Pelo Estado do Rio Grande do Sul, Raphael Jorge Guimarães. (Pausa.)
Pelo Estado do Ceará, Erick Emanuel Lima Souza. (Pausa.)
Pelo Estado da Paraíba, Isabelly Christynna Capim Fernandes. (Pausa.)
Pelo Estado do Espírito Santo, Sabrina Furriel Nascimento Freitas. (Pausa.)
R
Pelo Estado do Piauí, Mariana de Fátima Miranda Marques. (Pausa.)
Pelo Estado do Rio Grande do Norte, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira. (Pausa.)
Pelo Estado de Santa Catarina, Adrieli Mattos França. (Pausa.)
Pelo Estado de Alagoas, Darliane Crislaine Lima da Silva. (Pausa.)
Pelo Estado de Sergipe, José Guylherme Santos Santana. (Pausa.)
Pelo Estado do Amazonas, Maria Gabriella Silva Freitas. (Pausa.)
Pelo Estado do Paraná, Flávia Bueno Olímpio. (Pausa.)
Pelo Estado do Acre, Nicoly Ketlen Silva Mendonça. (Pausa.)
Pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Gabriel Alves Lemos. (Pausa.)
Pelo Distrito Federal, Maria Eduarda dos Santos Alves. (Pausa.)
R
Pelo Estado de Rondônia, Laury Angelina Luiz Ferreira Xavier de Oliveira. (Pausa.)
Pelo Estado do Tocantins, Maria Eduarda Oliveira Primo. (Pausa.)
Pelo Estado do Amapá, Ellen Lahandria Nogueira Oliveira. (Pausa.)
Pelo Estado de Roraima, Maria Eduarda Sousa Vale. (Pausa.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Neste momento, a Presidência determina às jovens Senadoras Maria Eduarda dos Santos Alves, representante do Estado do Distrito Federal, e Maria Carolina Bueno Carriel, representante do Estado de São Paulo, que procedam à contabilização dos votos, verificando se o número de cédulas coincide com o dos votantes. (Pausa.)
R
Foram encontradas, na urna, 27 cédulas, número que coincide com o número de votantes.
Neste momento, procede-se à apuração.
(Procede-se à apuração.)
R
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Vamos ao resultado. Muita emoção neste momento. Vamos lá! Eu vou primeiro anunciar o número de votos, por ordem alfabética.
Darliane Crislaine Lima da Silva: 6 votos.
Ellen Lahandria Nogueira Oliveira: 2 votos.
Erick Emanuel Lima Souza: 2 votos. (Pausa.) (Risos.)
Muita emoção nessa hora, pode crer. Eu olhei aqui e disse: "Será que é o número de votantes? Será que é isso?". Baita votação, sou obrigado a dizer.
Keyla Adssa Barbosa de Oliveira: 17 votos. (Palmas.)
Tenho a satisfação de proclamar os eleitos: Presidente do Senado Jovem, Jovem Senadora Keyla Adssa Barbosa de Oliveira. (Palmas.)
Vice-Presidente do Senado Jovem: Jovem Senadora Darliane Crislaine Lima da Silva. (Palmas.)
Primeiro-Secretário do Senado Jovem: Jovem Senador Erick Emanuel Lima Souza. (Palmas.)
Segunda-Secretária do Senado Jovem: Jovem Senadora Ellen Lahandria Nogueira Oliveira. (Palmas.)
Determino a destruição das cédulas de votação pela Secretaria-Geral da Mesa.
Antes de convidar a Jovem Senadora Keyla a assumir a Presidência do Senado Jovem... E podem saber que o que eu vou fazer aqui, quebrando o protocolo, não é porque o Randolfe está aqui. Eu pedi a ele... Quando eu cheguei aqui - eu já cheguei com muitos anos de idade - ele era o mais jovem Senador da Casa. Então, antes de eu dar a posse, porque depois que eu der a posse vocês que tomarão conta, eu gostaria de passar a palavra, numa homenagem a vocês, ao mais jovem Senador de quando eu cheguei ao Senado, o Senador Randolfe - é assim que eu o chamo, "Randolfe" para cá, "Randolfe" para lá.
R
É contigo, Randolfe. (Palmas.)
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - AP. Para discursar.) - Querido Paulo Paim, meus queridos, minhas queridas Jovens Senadores e Senadoras, Senadoras e Senadores de todo o Brasil.
Primeiro, aqui um registro de profunda gratidão, que eu acho que vocês têm que expressar também, ao de fato mais jovem Senador desta Casa, que é esse cidadão que preside a sessão de hoje, que é o meu companheiro Paulo Paim. Por que esse registro de gratidão? Porque esse projeto de que vocês estão participando, que fez escolhas de redação por todo o país, do meu Oiapoque, Ellen, até o Chuí, do Rio Grande do Paulo Paim... Aqui está a síntese do Brasil nessa mesa: o Senador do Amapá, do Oiapoque; o Senador do Rio Grande do Sul, do Chuí. O projeto que inaugurou... A autoria do projeto de resolução que inaugurou este programa foi de Paim. Paim é mais do que um Senador, é um dos patrimônios da República Brasileira. Poucos Congressistas, aqui neste Congresso Nacional, passaram pela experiência da fundação da democracia brasileira como nós conhecemos. Eu falo fundação porque a democracia brasileira como nós conhecemos foi fundada a partir de um texto sobre o que vocês juraram, no começo desses trabalhos, que se chama Constituição da República.
Paulo Paim participou dos agitados dias de 1987 a 1988, quando a Constituição que nós conhecemos hoje, a mais longeva até agora e a mais democrática Constituição de toda a história nacional, responsável por todas as conquistas que nós temos, foi elaborada.
O Paim é o mais jovem dos Senadores porque juventude, o estágio biológico em que vocês estão, pode ser permanente, de acordo com a nossa capacidade de manter equilibrados nossos sonhos. Juventude é sobretudo a capacidade de estar com 15, 16 ou 17 anos, como vocês estão, ou de estar com 90, 95, 100 anos, como todos nós esperamos estar, mas continuar com os mesmos sonhos de que quando estavam com 17 anos. Continuar acreditando, como disse agora a nossa Presidente eleita do Senado, Keyla de Oliveira, lá do Estado do Rio Grande do Norte, que proferiu, em epígrafe aqui, a bela frase de Chico Mendes: "Ecologia sem luta de classes é jardinagem".
Os sonhos que Keyla e que vocês acalentam são os mesmos sonhos que eu e Paim, alguns anos mais velhos que vocês, acalentamos também. (Palmas.)
O Paim - e falo isso para pedir de vocês um apoio - está insistindo numa história, há algum tempo, de que este é o último mandato dele no Senado. Por favor, eu quero pedir para que o Plenário do Jovem Senador se associe a um movimento que nós estamos mobilizando, do Rio Grande do Sul para o Brasil todo, para Paim ficar e não desistir de continuar conosco, porque ele é um Senador jovem por excelência, porque ele continua, com a idade que está, com os mesmos sonhos de juventude que tinha aos 17, 18 anos. Esta é a síntese da condição central de ser jovem: é continuar sonhando, é continuar tendo utopias, é continuar transformando.
R
Por fim, para concluir, este programa é o resultado de possibilitar que vocês tenham acesso à diversidade do nosso país, mas para possibilitar também que jovens, como a Jovem Senadora do meu estado, a minha querida Ellen, Segunda-Secretária deste Plenário, eleita por vocês ainda há pouco, que é de uma família humilde do interior do Amapá, que vem de uma cidade do interior do meu estado chamada Vitória do Jari, no belíssimo Vale do Jari, no meu estado, que teve todas as dificuldades, possa vir aqui para Brasília e se apresentar e se reunir com seus colegas do Amazonas, do Ceará, de São Paulo, mas, sobretudo, possam mostrar para todo o Brasil que não tem caminho melhor para pavimentar o sucesso de quem quer que seja do que a educação.
Um outro contemporâneo de Paim, inspirador nosso, chamado Paulo Freire, já dizia uma coisa: "A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas educadas transformam o mundo". É por isso que vocês estão aqui, graças às redações de vocês e à distinção de classe social de vocês, que, devido à educação, possibilitou que vocês estivessem aqui no mais alto patamar de representar os vossos estados no Senado da República.
Por fim, por fim mesmo, Paim, só para concluir, vocês vão aprender aqui o funcionamento do Senado, mas vocês vão aprender também aqui, em especial, que isso aqui é a expressão da maior conquista que os brasileiros, muitos que vieram antes de vocês, legaram a vocês: algo que se chama democracia. Em uma palavra, o Governo do povo, pelo povo, para o povo. Em uma outra palavra - foi o Churchill que disse -, pode ser o pior dos regimes, mas até hoje os humanos não construíram nenhuma forma melhor de se organizar, só através da via democrática. Por isso que a democracia foi defendida e construída pelo Paim desde os tempos de sindicato. Por isso que a democracia foi depois defendida pela minha geração nos tempos de movimento estudantil. Por isso que a democracia deve continuar a ser defendida hoje, sobretudo por vocês, porque, para nós também, vale o que o velho Pepe Mujica nos ensinava: o melhor que tem para uma geração de militantes políticos é ver que está vindo uma geração muito melhor que a sua.
E, em definitivo, que, pela integração de todos vocês e dos quatro candidatos aqui - de Alagoas, do Ceará, do Rio Grande do Norte, a eleita, do Amapá -, do Oiapoque e do Chuí, possam vocês identificar como é lindo o nosso país, como é grandiosa essa construção que os pais e avós de vocês fizeram, que se chama Brasil. O termo pátria não designa uma palavra amorfa. O termo pátria é essa unidade aqui que nos junta, pelo vernáculo, do Rio Grande a Amapá, de Roraima a Santa Catarina, da Ponta de Seixas, na querida Paraíba, até o Acre, do outro lado. Essa diversidade que se reúne em um espaço geográfico de 8,511 milhões de quilômetros quadrados, que tem uma riqueza única, que tem as belezas da nossa Floresta Amazônica - não é, Ellen? -, que tem a beleza da vivacidade do folclore nordestino, que tem a beleza dos Pampas, do Rio Grande e de Paim, que tem a beleza daqui do Cerrado, essa vivacidade e a diversidade desse povo branco, negro, indígena. Isso é o que nós chamamos de pátria. É o amor a esta pátria que nos faz sempre defendê-la como referência, sobretudo em tempos como este, em que nossa pátria está sendo agredida, porque pátria não é um termo amorfo, são todos vocês, somos todos nós, são aqueles que vieram antes de nós e que construíram essa identidade e os que virão depois de nós.
R
Querido Paim, mais uma vez, muito obrigado. E todo esse pessoal aqui só tem a lhe agradecer por, há 16 anos, ter criado este programa.
Queridos jovens, Sras. Jovens Senadoras e Srs. Jovens Senadores, boa gestão durante a semana no Senado da República.
Eu sigo em frente também como diz o poeta: eu ponho fé na fé da moçada, que segue em frente e segura o rojão. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS) - Muito bem. Como disse o Randolfe, pátria - pátria, pátria! - somos todos. Eu só tenho que agradecer a esse grande Líder que a juventude me apresentou lá atrás. E quando... Eu sou o homem dos estatutos: os Estatutos do Idoso, da Igualdade Racial, da Pessoa com Deficiência... Quando me apresentaram o Estatuto da Juventude, o Randolfe era um dos jovens da época, eu disse: "Por que eu, que sou um dos mais velhos?". E eles me disseram: "Sim, porque, às vezes, nos mais velhos está a sabedoria". Uma salva de palmas de novo a esses homens e mulheres que escrevem a história deste país, da pátria - e pátria somos todos.
Convido de imediato a Jovem Senadora Keyla Adssa Barbosa de Oliveira a assumir a Presidência do Senado Jovem. Daqui para frente, é com vocês. Por favor. (Palmas.)
(O Sr. Paulo Paim deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Keyla Adssa Barbosa de Oliveira.)
A SRA. PRESIDENTE (Keyla Adssa Barbosa de Oliveira. Para discursar - Presidente.) - Convido a participar da mesa os Jovens Senadores: a Vice-Presidente do Senado Jovem, a Jovem Senadora Darliane Crislaine Lima da Silva; (Palmas.) também o Primeiro-Secretário do Senado Jovem, o Jovem Senador Erick Emanuel Lima Souza; (Palmas.) e também a Segunda-Secretária do Senado Jovem, a Jovem Senadora Ellen Lahandria Nogueira Oliveira. (Palmas.)
R
Bom dia a todos. (Pausa.)
Bom dia a todos, mais uma vez!
Desde já quero agradecer a Deus por estar aqui. É uma honra poder ser Presidente de cada um. Agradeço pela confiança em cada voto.
Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos os nossos professores orientadores, porque sem eles nada disso seria possível. Eles são fundamentais em nossa educação. Quero agradecer à minha família, que esteve em todo momento me apoiando; agradecer a todos que estão assistindo.
Quero dizer que eu sou a prova viva de que a educação é a arma mais poderosa que pode mudar o mundo. Através da educação, eu estou aqui. Minha família veio do interior em busca de condições melhores de educação. Meus pais se arriscaram. A gente veio do interior de Cruzeta. E estou aqui hoje dizendo que o esforço deles valeu a pena.
Eu só quero agradecer, só tenho a agradecer. Eu acredito que esta turma é a melhor turma dos Jovens Senadores aqui. Contem comigo sempre!
Muito obrigada. (Palmas.)
Antes de encerrar a presente sessão, informo que proposições dos Jovens Senadores serão objeto de debate nas Comissões, com o intuito de elaborar sugestões de projetos de lei do Senado Jovem. Caso aprovadas pelo Plenário, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para tramitação do Senado Federal.
Esta sessão está encerrada.
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 19 minutos.)