3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
57ª LEGISLATURA
Em 20 de maio de 2025
(terça-feira)
Às 10 horas
44ª SESSÃO
(Sessão Especial)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC. Fala da Presidência.) - Declaro aberta a presente sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 147, de 2025, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.
A sessão é destinada a celebrar os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Convido para compor a mesa desta sessão especial os seguintes convidados:
Sr. Alexey Labetskiy, Embaixador da Rússia no Brasil. (Palmas.) Sr. Valdir Steglich, Presidente do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; (Palmas.) Sr. Pavel Kazarian, Diretor-Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; (Palmas.) e Sra. Vânia Franco, Secretária de Articulação Nacional do Governo de Santa Catarina, representando o Governador Jorginho Mello. (Palmas.) (Pausa.)
R
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC. Para discursar - Presidente.) - Senhoras e senhores, hoje celebramos os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Constitui motivo de muito orgulho para o Brasil sediar a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Fundado em 1776, o Bolshoi, que funciona em Moscou, é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pelas Nações Unidas. O Bolshoi no Brasil foi fundado em 15 de março do ano de 2000 e se insere no âmbito da cooperação bilateral entre dois países irmãos, Brasil e Rússia, em prol do desenvolvimento social e cultural dos nossos povos.
Cabe aqui ressaltar o papel fundamental desempenhado pelo então Prefeito de Joinville, nosso saudoso ex-Senador Luiz Henrique da Silveira, que em 1996 conseguiu que aquele município catarinense fosse incluído na turnê que o Bolshoi realizava pelo Brasil. A apresentação foi um grande sucesso. Isso resultou em entendimentos que culminaram com a inauguração da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville.
A exitosa presença do Bolshoi no Brasil, nesses 25 anos, representa prova incontestável de que a educação e a cultura constituem poderosos instrumentos para a construção da paz, do desenvolvimento e da cooperação fraterna entre os povos. O Teatro Bolshoi no Brasil não oferece apenas um ensino de excelência em dança. As alunas e alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
R
Além do ensino gratuito, seus alunos recebem diversos outros benefícios, tais como alimentação, transporte, uniformes, figurinos e assistência social, odontológica, médica e nutricional.
E isso só é possível graças ao apoio oferecido pelo Governo Federal, pelo Governo de Santa Catarina, pela Prefeitura de Joinville, por empresas parceiras e pela comunidade joinvilense.
Vale destacar ainda que a Escola Bolshoi investe em parcerias voltadas a ações socioeducativas e culturais e, por meio de programas e projetos, insere a comunidade local no mundo das artes.
Nesses 25 anos de Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ela é um sucesso consagrado e já formou quase 500 bailarinos, que hoje atuam nas melhores companhias de dança do Brasil e do mundo.
Ao realizar a presente sessão especial, o Senado da República reconhece a importância, o significado e a grandeza do trabalho realizado pelo Teatro Bolshoi no Brasil.
Parabéns a todos que contribuem e contribuíram para esse grandioso projeto de cooperação entre os povos do Brasil e da Rússia.
Considero que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma escola para a vida.
Meu muito obrigada. (Palmas.)
Solicito à Secretaria-Geral da Mesa a exibição de um vídeo institucional.
(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)
R
R
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Com muito prazer, cito a presença do Sr. Embaixador da República de Belarus, Andrei Andreev; como também do Sr. Embaixador da República de El Salvador, Luis Alberto Aparicio Bermúdez; do Sr. Deputado Federal Cobalchini; como também - chegou agora - do nosso Senador Esperidião Amin; e da Prefeita do Município de São Martinho, no Estado de Santa Catarina, Anelise Wiemes.
Neste momento, concedo a palavra ao Sr. Alexey Labetskiy, Embaixador da Rússia no Brasil.
O SR. ALEXEY LABETSKIY (Para discursar.) - Muito obrigado, Sra. Senadora Ivete da Silveira, pelo fato de nós realizarmos, hoje, este evento solene dedicado à data de 25 anos de formação da Escola de Bolshoi na maravilhosa cidade de Joinville.
Para iniciar a minha curta palavra, eu gostaria de lembrar que a fundação da escola, em grande medida, foi o trabalho e a sequência dos esforços de dois grandes homens, do Senador Luiz Henrique da Silveira e do dançarino russo Vasiliev, que criaram a base institucional da escola, que se tornou, hoje, um ponto de grande referência de qualidade e de preparação dos bailarinos, nem só no Brasil, nem só na Rússia, mas no mundo inteiro.
Esta tarefa, este objetivo de criar um instituto capaz de juntar os talentos brasileiros com os talentos russos, foi realizado plenamente, porque, há dois meses, na cidade de Joinville, nós participamos de um evento maravilhoso, quando a Escola de Bolshoi apresentou um balé clássico, 100% feito lá na escola. Foi o Lago dos Cisnes, em que todos os papéis e todas as danças foram criados e desempenhados pelos alunos dessa escola.
Eu posso dizer que, hoje, isto já foi feito, já foi dito: a Escola de Bolshoi de Joinville é uma referência para a formação dos quadros do balé clássico. Foi já dito que a Primeira Bailarina, por exemplo, do teatro de Kazan é brasileira e que muitos dos alunos da Escola de Bolshoi estão dançando em Moscou, em Paris, em Londres, em Nova York e aqui no Brasil. Essa grande qualidade é o resultado do trabalho dos professores russos, dos talentos brasileiros e de grande empenho de todos que estão ligados a esse projeto.
Outro fato muito importante é que o projeto de Joinville, o projeto da Escola de Bolshoi, hoje, é um projeto clássico, um projeto emblema das possibilidades de desenvolvimento dos laços culturais entre países como a Rússia e o Brasil, é uma grande base de nossa parceria estratégica, que está se alargando a cada dia. E, no ano passado, quando nós realizamos, no Brasil, um grande projeto cultural, o Russian Seasons, o balé foi um dos pontos importantes.
R
Nós gostaríamos de dizer que o significado do balé para o russo é uma coisa que fica na alma de cada um. Cada um, cada russo que vive nas cidades e nas províncias nossas conhece muito bem os clássicos do Tchaikovsky - O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes -, o que para nós é uma parte da identidade cultural do meu país e de mim próprio.
Por isso eu gostaria de, mais uma vez, aproveitar essa feliz possibilidade de ficar hoje no Senado da República Federativa do Brasil e agradecer aos nossos parceiros brasileiros pelo empenho e pela dedicação que resultaram na grande criação da escola de referência brasileira, russa e mundial.
Muito obrigado. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Gostaria de chamar, neste momento, o Senador Esperidião Amin para fazer uso da palavra.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) - Bom dia a todos.
Agradeço, profundamente sensibilizado, Senadora Ivete, pela possibilidade de aqui externar meu pensamento a respeito dessa sua iniciativa. Como a senhora sabe, hoje nós temos algumas Comissões. Eu mesmo fiz agora uma série de indagações ao Ministro das Relações Exteriores e vou ter que voltar para a Comissão de Relações Exteriores.
Quero saudar, portanto, V. Exa. pela feliz iniciativa. Quero saudar o Sr. Embaixador da Rússia e dizer que, desde 15 de março, quando o senhor fez uma belíssima locução lá na celebração dos 25 anos, o seu português melhorou ainda mais. Então, vou pedir uma salva de palmas, porque ele nos surpreendeu. (Palmas.)
Até o Deputado Cobalchini acha que o senhor fez um estágio em Caçador, já está falando até com o sotaque do oeste de Santa Catarina. Meus cumprimentos sinceros.
Quero cumprimentar a nossa querida Vânia de Oliveira Franco, que representa aqui o Governador e o Governo do Estado de Santa Catarina; o nosso querido amigo Dr. Valdir Steglich, que está sempre criando mais saldo positivo na sua conta lá junto ao Criador para ter um julgamento festivo pela sua extraordinária contribuição na condução, com inteligência, com persistência e com criatividade, da Escola do Teatro Bolshoi de Joinville; quero saudar, igualmente, os demais representantes, na pessoa de Pavel Kazarian, e os demais integrantes da nossa mesa; cumprimento os Srs. Embaixadores e as nossas Prefeitas aqui presentes.
Quero dizer, em duas palavras, o seguinte: acho que o sonho do ex-Governador - seu esposo, Senadora Ivete -, o sonho de Luiz Henrique da Silveira hoje celebra e é celebrado. É uma realidade, é motivo de orgulho para Santa Catarina sediar, de maneira singular, uma escola de teatro, o Teatro Bolshoi em Santa Catarina e em Joinville. E cada talento que se firma e se apresenta aos nossos olhos, ao nosso coração, à nossa sensibilidade é um fruto especialíssimo, inigualável e único, que a todos nós faz chegar a emoção, a sensibilidade e torna melhor o nosso nível, a nossa qualidade de vida.
R
Portanto, receba, Senadora Ivete, aqui a minha manifestação muito sincera de aplauso por esta sessão e, acima de tudo, pelo que ela representa para divulgar, como um ideal de ética e de elevação das potencialidades do ser humano, este evento e a escola que hoje nós homenageamos. Parabéns!
E acho que cada um de nós sai aqui com a missão de veicular o sentimento com que nós estamos neste momento, recebendo como emoção.
Muito obrigado. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Concedo a palavra ao Sr. Valdir Steglich, Presidente do instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
O SR. VALDIR STEGLICH (Para discursar.) - Bom dia a todos.
É uma alegria e uma honra muito grande para mim, como médico e como Presidente voluntário, ter esta oportunidade de falar nesta Casa em razão de uma homenagem aos 25 anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, uma instituição que, ao longo dessas duas décadas e meia, transformou não apenas a vida de milhares de jovens bailarinos, mas também se consolidou como um verdadeiro símbolo da excelência na arte da dança.
É impossível estar nesta tribuna e não me emocionar ao lembrar do grande homem público, o ex-Senador Luiz Henrique da Silveira, o nosso saudoso patrono fundador, Luiz Henrique, um homem visionário, um homem de atitude, o verdadeiro responsável pela instalação da Escola Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, Brasil, a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo.
Realmente, a vida é tão maravilhosa que, 25 anos depois do seu feito, estamos aqui onde foi sua última casa na vida pública, na presença da sua esposa, que esteve ao seu lado durante toda a sua vida e, hoje, como Senadora da República e proponente desta homenagem, a D. Ivete Appel da Silveira.
R
Senadora Ivete, muito obrigado por este momento tão especial. Luiz Henrique deve estar feliz lá no céu.
Em 2000, quando a Escola Bolshoi foi inaugurada em Joinville, Santa Catarina, poucos poderiam imaginar a magnitude do impacto que ela teria no cenário cultural brasileiro - e não só brasileiro, mundial. Foi o início de um sonho que se tornava realidade para muitas crianças e jovens de diversas partes do país que encontraram em Joinville, Santa Catarina, a oportunidade de aprender, crescer e se tornar profissionais altamente capacitados no universo da dança.
Nestes 25 anos, a Escola Bolshoi foi mais do que uma instituição de ensino. A escola foi e continua sendo um ponto de encontro para a arte, a disciplina, a paixão. Lá em Santa Catarina, crianças e jovens dos estratos sociais menos favorecidos da nossa sociedade, vindos de todos os cantos do Brasil, têm a oportunidade de receber uma bolsa de estudos gratuita durante os oito anos de formação para, depois de formados, serem provedores de suas vidas.
Alguns têm o primeiro emprego na Companhia Jovem da escola, e atualmente a nossa empregabilidade na área da dança é de mais de 70%. Hoje temos bailarinos formados lá em Joinville dançando como profissionais em 27 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, e nos 5 continentes.
O legado da Escola Bolshoi vai além da formação técnica. Ao longo desses anos, vimos o crescimento de uma verdadeira comunidade de arte e cultura, um espaço que reúne professores, alunos, famílias e apoiadores que acreditam no poder transformador da dança e da educação. É através da disciplina, do trabalho em equipe e da busca constante pela excelência que a Escola Bolshoi contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a arte e com o bem-estar da sociedade.
Também é muito importante agradecer a todos aqueles que ajudaram a tornar essa jornada de 25 anos possível: ao Governo Federal, ao Governo de Santa Catarina e à Prefeitura Municipal de Joinville; não menos também, aos Amigos do Bolshoi, pessoas físicas e jurídicas que assumem conosco a missão de transformar vidas por meio de patrocínios e doações. Aqui também agradecemos aos Deputados e Senadores que contribuem com a escola por meio da destinação de verbas parlamentares. Agradeço a cada funcionário que forma essa equipe de alto rendimento que se dedica e se compromete diuturnamente com a formação desses artistas cidadãos. Agradeço aos nossos alunos e ex-alunos, que levam adiante o nome da escola, seja no Brasil, seja no exterior, com muito orgulho e dedicação.
R
Este ano, ao celebrarmos os 25 anos da Escola Bolshoi, olhamos para o passado com gratidão e para o futuro com muita esperança. O caminho que percorremos é motivo de grande orgulho, mas ainda há muito a ser feito. O legado que construímos deve continuar. E que os próximos 25 anos tragam ainda mais conquistas, mais talentos descobertos e mais sonhos realizados.
Juntos somos a Escola Bolshoi, e nossa missão de formar grandes artistas e cidadãos da dança seguirá viva e forte, por muitos e muitos anos. Somos parte de um Brasil que dá certo.
Muito obrigado.
Viva Bolshoi! Viva Brasil! (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Concedo a palavra ao Sr. Pavel Kazarian, Diretor-Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
O SR. PAVEL KAZARIAN (Para discursar.) - Senhoras e senhores, muito obrigado, Dona Ivete, muito obrigado.
Eu confesso que não preparei nada, mas eu queria muito agradecer à senhora pessoalmente por esta sessão. E muita gratidão para o Luiz Henrique. Eu acho que ele fica muito feliz vendo a gente realizando o grande sonho dele.
Muito obrigado. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Concedo a palavra à Sra. Vânia Franco, Secretária de Articulação Nacional do Governo de Santa Catarina.
A SRA. VÂNIA FRANCO (Para discursar.) - Bom dia a todos.
Cumprimento a Senadora Ivete Appel da Silveira, autora do requerimento da sessão especial. Cumprimento todos os Senadores, em especial o Senador Esperidião Amin, que teve que se retirar, e o nosso Deputado de Santa Catarina, o Deputado Cobalchini, que se faz aqui presente.
Cumprimento o Presidente do Balé Bolshoi no Brasil, o Sr. Valdir Steglich. Cumprimento toda a diretoria da escola e os demais presentes nesta sessão especial, em especial as nossas Prefeitas de São Martinho e a nossa eterna Prefeita de Salete, Prefeita Chica.
A arte do balé é muito exigente, lida com a perfeição do corpo. É preciso ter amor e paixão para crescer a cada dia. Superação, é isso que crianças e adolescentes fazem todos os dias no Bolshoi.
É com essa mensagem que inicio a minha fala aqui hoje, nesta tribuna, representando o nosso Governador Jorginho Mello, nesta Sessão Especial destinada a celebrar os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi de Joinville, a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e aqui no Brasil, uma escola que se destaca pela sua forte preocupação social, oferecendo bolsas de estudos completas e apoio aos alunos, independentemente de sua origem socioeconômica.
Mas o que considero mais importante e que eu gostaria de enfatizar é o poder transformador da dança e da metodologia utilizada no Bolshoi.
R
A dança, além de um esporte, é uma forma de arte, que auxilia no desenvolvimento pessoal e contribui de forma significativa para a autoestima. O balé pode transformar a vida de quem o pratica, proporcionando benefícios tanto para a saúde física como para a saúde mental e emocional, mas o Balé Bolshoi vai além da dança clássica, ele ajuda crianças e jovens a trilharem um caminho pelo mundo com a dança. Ele não ensina somente dança e técnica, ele investe na formação profissional, criando cidadãos conscientes, capazes de transformarem suas vidas.
O Governo de Santa Catarina apoia e incentiva projetos transformadores como o do Bolshoi, que desenvolve um trabalho de excelência na formação de mais de 250 estudantes. Assim como a Escola do Teatro Bolshoi, nós também acreditamos nos sonhos das pessoas e acreditamos que podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Parabéns à Escola do Teatro Bolshoi de Joinville. Vocês realmente fazem a diferença.
Muito obrigada. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Concedo a palavra ao Deputado Valdir Cobalchini. E aproveito para anunciar a presença do Senador Jorge Seif.
O SR. VALDIR COBALCHINI (Para discursar.) - Muitíssimo bom dia a todos. Quero saudar nossa querida Senadora Ivete Appel da Silveira.
Parabéns, Senadora Ivete, por essa iniciativa. E não parece que já se passaram 25 anos. O tempo realmente voa, mas eu quero... o nosso Embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, cumprimentar. Embaixador, eu estava conversando cochichando, melhor dizendo, com o Senador Amin, impressionado com o seu português. Acho que você merece ser nacionalizado brasileiro, Embaixador.
Quero aqui cumprimentar o Dr. Valdir, o senhor que conduz tão bem, como Presidente, a nossa escola. Aliás, como já foi dito aqui, a primeira e única escola de Balé Bolshoi, com essa grife Bolshoi, fora da Rússia. Para nós, catarinenses e brasileiros, é um motivo de orgulho muito grande - Vânia, que representa aqui o Governador Jorginho Mello -, enfim, nós temos muitos orgulhos, como catarinense, mas, sem dúvida alguma, esse é um grande orgulho, é um grande legado do nosso sempre Governador Luiz Henrique da Silveira, que nos deixou há dez anos, mas, como Governador visionário, só ele próprio poderia trazer o Balé Bolshoi para o Brasil e para Joinville, sua cidade, onde foi Prefeito em três oportunidades e elevou de patamar Joinville, elevou de patamar Santa Catarina e certamente elevou de patamar o nosso querido Brasil. Então, eu lhe agradeço imensamente.
R
Não vim aqui para falar, mas não poderia deixar de estar aqui para prestigiar este momento tão importante e tão significativo para o nosso estado, para Joinville e para nosso querido Luiz Henrique, que continua na memória de todos nós, cujo legado certamente é eterno. Então, por isso, Senadora Ivete, muito obrigado por nos propiciar um evento como este, que celebra os 25 anos do Balé Bolshoi em terras catarinenses e brasileiras.
Eu saúdo aqui também as nossas Prefeitas, todos os catarinenses aqui presentes neste evento tão importante, enfim, todos os brasileiros e aqueles de outros países e embaixadores que também estão aqui celebrando alguma coisa que para nós brasileiros e catarinenses toca muito fundo no nosso coração.
Muito obrigado.
Quero também saudar o Senador que esteve agora há pouco... Não sei se está aqui. (Pausa.)
Senador Jorge Seif, um grande abraço e muitíssimo obrigado.
Eu não tinha a pretensão de subir aqui a esta tribuna. Eu me sinto muitíssimo honrado. Para mim, é um grande momento que eu vou guardar para sempre na minha memória como catarinense e brasileiro.
Muito obrigado. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Neste momento, vai fazer uso da palavra o Senador Jorge Seif.
O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) - Sra. Presidente Senadora Ivete; senhoras e senhores presentes; querida Vânia, minha amiga; Sr. Embaixador Alexey Labetskiy - é isso? -; Sr. Presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich; e Diretor-Geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian; primeiro eu quero, Senadora, parabenizar a senhora por essa proposição.
Sem dúvida nenhuma, a Escola Bolshoi é um orgulho catarinense. Nós sabemos... Quem não é de Santa Catarina sabe que nós chamamos Joinville de a Cidade dos Príncipes e das Princesas. Nós temos hoje a honra, aqui no Plenário, de termos uma princesa que representa tão bem nossa Santa Catarina e nossa Escola Bolshoi.
Eu tenho algumas palavras para mencionar.
Sra. Presidente, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, visitantes, todos que nos acompanham pela TV Senado, hoje este Plenário se enche de orgulho ao receber representantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que celebra seus 25 anos de existência. Fundada em 15 de março de 2000, em Joinville, Santa Catarina, é a única filial do renomado Teatro Bolshoi fora da Rússia.
Com uma missão que vai além da formação artística, a Escola Bolshoi transforma vidas por meio da arte e da educação. Atualmente, atende 240 alunos, provenientes de 22 estados brasileiros, oferecendo 100% de bolsas de estudo que incluem alimentação, transportes, uniformes, assistência médica e apoio pedagógico. Ao longo de sua trajetória, a escola já formou quase 500 bailarinos, com 74% atuando profissionalmente no Brasil e também no mundo.
R
E esse sucesso é resultado de um trabalho sério que alinha excelência técnica à responsabilidade social. A presença da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é motivo de grande orgulho para todos nós, catarinenses e brasileiros; representa o poder transformador da cultura e do compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Parabéns à Escola Bolshoi, aos seus alunos, professores e colaboradores por esses 25 anos de dedicação e excelência, que continuam inspirando gerações e elevando o nome do Brasil no cenário artístico mundial. Muito orgulho de vocês. Parabéns! Deus os abençoe. (Palmas.)
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Na pessoa do Sr. Prefeito do Município de Sucupira do Riachão, do Estado do Maranhão, Walter Azevedo, quero cumprimentar a todos os Prefeitos e Prefeitas aqui presentes. Meu muito obrigado a vocês.
E também não poderia deixar de citar a nossa ex-Deputada, Presidente da Amunesc, a Sra. Simone Schramm, que veio nos prestigiar. Meu muito obrigada.
Antes de encerrarmos esta sessão especial, convido a todos para assistirmos a uma apresentação da bailarina Giulia Mazzei, da Escola de Teatro Bolshoi, dançando o Solo do Cisne.
(Procede-se à apresentação da bailarina Giulia Mazzei.) (Palmas.)
R
A SRA. PRESIDENTE (Ivete da Silveira. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SC) - Quero agradecer também a presença da bailarina Maria Eduarda Coelho por também ter abrilhantado esta sessão aqui ao nosso lado. (Palmas.)
Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com suas participações.
Está encerrada a sessão.
(Levanta-se a sessão às 11 horas e 06 minutos.)