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Principais Projetos e Atividades de 2013 a 2017

 

Reforçamos abaixo as principais entregas realizadas no quadriênio do PLE/NMIL, que sempre atuou de forma facilitadora em diversos projetos de TI, além de, rotineiramente, realizar a análise e a adequação das demandas de tecnologia da informação dos vários setores da Secretaria-Geral da Mesa (SGM).

2013: Entrada em produção do Sistema de Elaboração de Textos Legislativos LexEdit (Emendas e Requerimento), Lançamento do Portal do Congresso Nacional, entrada em produção do sistema de envio de documentos legislativos - Novo SEDOL.

2014: Assinatura de Acordo de Cooperação SF, CD, TCU e Casa Civil, readequação da Ordem do Dia, com diminuição da impressão, com o lançamento da Ordem do Dia do CN.

2015: No final do ano foi entregue um Balanço de Atividades que contemplou:

  • Sistema de Protocolo Eletrônico Legislativo, que automatizou o registro do recebimento de processados e auxiliou na logística da movimentação dos processados pelas unidades. Nesse projeto o SEGEPLE definiu, em contato com os setores da SGM, todas as funcionalidades do sistema, suas telas e as regras de negócio a serem implementadas. Além disso, foi responsável pelos testes e homologação do Protocolo Eletrônico.
  • Novo Portal da Atividade Legislativa: especificação, homologação e lançamento desse Portal e do Portal dos Senadores também foram trabalhos desenvolvidos em 2015. Nesse contexto, foram definidas as informações de cada página dos Portais bem como realizados atendimentos especializados aos usuários internos, tendo em vista as diversas demandas e dificuldades que foram identificadas após o lançamento.
  • Mudança ocorrida em virtude da confecção dos Avulsos e do Diário do Senado Federal diretamente pela Secretaria de Atas e Diários da SGM. A alteração do processo de trabalho, dado o número de áreas envolvidas, bem como algumas dificuldades tecnológicas encontradas, exigiu um trabalho constante do SEGEPLE na compreensão do problema, na sugestão de soluções e na racionalização dos procedimentos utilizados.
  • Dado o seu papel de integração entre as áreas da SGM e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), o SEGEPLE participa também dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Modernização dos Sistemas Legislativos e Parlamentares, auxiliando nas decisões relativas ao processo legislativo e acompanhando a execução do programa.

2016: consolidou-se o papel do setor nas atividades de planejamento e desenvolvimento de sistemas legislativos, ressaltando as seguintes entregas:

  • Legis/Protocolo Eletrônico/Mate:
    • integração com o Sedol, o fim da impressão do bal e a nova capa da matéria impressa.
    • Automatização no registro de uma mesma ação legislativa em várias matérias
    • Protocolo Eletrônico (1ª etapa com registro de recebimento, 2ª etapa com controle de volume e empréstimo).
    • Saneamento de dados do Mate/Legis – normas geradas (MATE versus NJUR).
    • Saneamento de dados do Mate/Legis – textos integrais.
    • Saneamento de dados do Mate/Legis – status de tramitação de matérias antigas.
    • Apoio na transição do Mate pro Legis.
    • Apoio na definição de requisitos e na homologação do novo sistema e-LEGIS.
  • Análise de Dados, Arquimedes e QlikView:
    • Criação de programa em Visual Basic para automatizar a concatenação dos arquivos dos anais.
    • Manutenções pontuais no programa criado para controle de demandas do SEPEL.
    • Análise e solicitação ao PRODASEN de evoluções necessárias para o sistema Arquimedes.
    • Suporte a usuários diversos do Senado Federal para desenvolvimento de relatórios do Arquimedes.
    • Treinamento, elaboração de scripts para utilização e de painéis com a ferramenta QlikView.
  • Portal Atividade Legislativa e de Senadores:
    • Adequações no portal (novo mega menu, busca única).
    • a inclusão de link para a página do Diário em cada discurso (Sistema DISSE).
    • Integração entre a página da matéria de Medida Provisória e Comissão Mista respectiva.
    • Apoio na definição do projeto, na homologação e implantação do software GSA.
  • Plenário:
    • Avulso eletrônico: aplicativo que automatiza a confecção de documento para publicação de matérias que irão constituir o Diário.
    • Apoio na definição de requisitos e na homologação do novo sistema e-Plenário.
  • Integração Senado – Câmara dos Deputados:
    • Participação em reuniões com o objetivo de integrar os padrões de indexação das duas casas legislativas.
    • Participação no Grupo de Trabalho Senado Federal e Câmara dos Deputados para avaliar integração de dados legislativos das duas casas.
  • Disse / Escriba:
    • Elaboração de documento com levantamento de requisitos para novo sistema de indexação de discursos e com fluxogramas dos processos de trabalho referentes a discursos no Senado.
    • Conclusão integração Escriba – Disse, para um processo de trabalho mais automatizado e eficiente entre os setores da Taquigrafia e da Copil/Sedisse.
  • Wiki Legislativo:
    • Elaboração de wiki referente à SINFLEG.
  • Acervo Histórico – Anais:
    • Estudo sobre a adequação do acervo dos livros de Anais: com a proposta de atualização dos Anais no Portal do Senado Federal que contempla:
      • a integração da base de Anais com o novo motor de busca do Portal do Senado (GSA);
      • proposta para um novo modelo de página da internet de "Anais".
  • Sigen:
    • Participação em reuniões para evolução do novo sistema SIGEN e avaliação dos reflexos deste sistema nos outros sistemas legislativos.
  • Comissão Senado do Futuro (CSF):
    • Participação na organização e nas audiências referentes a TI da comissão Senado do Futuro.
  • Demandas SEPEL:
    • Manutenções pontuais no programa criado para controle de demandas do SEPEL.
  • Estudos:
    • Regulamentação dos dispositivos constitucionais (foi feito o levantamento das matérias pela Assessoria Técnica, ficou faltando finalizar a implementação no Mate).

2017:

  • Painéis gerenciais:
    • Desenvolvimento de painel específico para as comissões, em fase final de homologação.
    • Desenvolvimento de painel com a atividade dos senadores, aguardando ajustes na base de dados pelo PRODASEN.
    • Painel específico para a COER, em fase de desenvolvimento.
    • Painel específico para controle das atividades do SEPEL registradas em sistema próprio desenvolvido pelo NMIL.
    • Auxílio a diversos setores na utilização do painel em produção "Matérias Legislativas".
    • Apoio e suporte a usuários na utilização do sistema.
    • Detecção de problemas, testes e abertura de demandas para aprimoramento do sistema.
    • Arquimedes:
      • Auxílio a diversos setores na elaboração e alteração de relatórios DW.
  • Portal Dados abertos:
    • Migração da ferramenta de suporte e gestão do Portal de Dados Abertos.
    • Auxílio a diversos setores e também a usuários externos na utilização dos dados disponíveis.
  • Portal de Atividade Legislativa
    • Elaboração de protótipos para as novas páginas em desenvolvimento: Sessão Plenária, Página da Matéria, Diários.
    • Gestão de conteúdo das páginas no formato Liferay
    • Detecção de problemas, testes e abertura de demandas para aprimoramento do portal.
  • Sistemas Legislativos: LEGIS, e-Plenário, LexeditWEB e SIGEN:
    • Homologação e apoio no repasse de conhecimento do sistema.
    • Apoio e suporte a usuários na utilização do sistema.
    • Detecção de problemas, testes e abertura de demandas para aprimoramento do sistema.
  • SEDOL:
    • Suporte, adequações e cadastramento de usuários.
    • Outras atividades:
      • Criação de ferramentas para conversão de rtf em pdf, demandada pela implantação do GSA.
      • Criação de ferramentas para estruturação de rtf e conversão em arquivos do excel, demandada pelos Anais do Senado.
      • Manutenção no sistema de controle de demandas do SEPEL.
      • Participação no Comitê Gestor de Tecnologia da Informação.
      • Grupo de trabalho de Integração Legislativa entre CD e SF.