Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DO EX-SENADOR LUIS GONZAGA DE BARROS.

Autor
Lavoisier Maia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RN)
Nome completo: Lavoisier Maia Sobrinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DO EX-SENADOR LUIS GONZAGA DE BARROS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 14/01/1994 - Página 108
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUIS GONZAGA DE BARROS, EX SENADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

     O SR. LAVOISIER MAIA (PDT-RN. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores:

    ADEUS A LUÍS DE BARROS

     Faleceu no dia 5 do corrente mês, o ex-Senador Luís Gonzaga de Barros aos 81 anos de idade. Em 27 de dezembro passado, ele sofreu uma trombose instestinal, quando foi hospitalizado. Desde, então, o seu quadro clínico foi se complicando, até ser vítima de uma parada cardíaca.

     Foi empresário bem sucedido nos setores do comércio, da indústria e da agricultura. Foi presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte. Desde cedo participou da vida política do Rio Grande do Norte militando no Partido Social Progressista, na União Democrática Nacional, no Partido Democrático Social e na Arena foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Natal. Elegeu-se Deputado Estadual no período de 1963 a 1967.

     Em 1960, Luís de Barros, fiel à UDN, candidatou-se à Prefeitura de Natal em condições totalmente adversas. Em 1966 foi suplente de senador, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), na chapa do Dr. Duarte Filho. Com o falecimento deste, Luís de Barros completou o seu mandato, assumindo o Senado de 20 de setembro de 1973 a 31 de janeiro de 1975. Exerceu grande liderança política no Município de São Gonçalo do Amarante próximo à capital, onde a sua esposa, Hélia Barros e a sua filha, Eliane Barros, governaram. Era Luís de Barros um cidadão alto, robusto, temperamento alegre, extrovertido, coração generoso, fiel aos seus amigos e possuidor de um espírito empreendedor muito acima do seu tempo. Natal e o Rio Grande do Norte muito lhe devem pelos serviços que prestou à nossa gente tanto na vida pública quanto na iniciativa privada.

     Não resta a menor dúvida que ele permanecerá vivo por muitos anos na memória dos seus parentes e amigos.

     Faço este registro na saudade do amigo ausente, com quem convivi longos anos nas lutas políticas e em agradáveis reuniões sociais. Que Deus, na sua infinita generosidade, receba Luís de Barros, no seu reino de luz e paz.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 14/01/1994 - Página 108