Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESPIRITO SANTO, DR. JOSE MORAIS.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESPIRITO SANTO, DR. JOSE MORAIS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 10/03/1994 - Página 1154
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE MORAIS, EX GOVERNADOR, EX PREFEITO, EX PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, MUNICIPIO, VITORIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

      O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Como Líder. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, comunico à Casa, com pesar, o falecimento, nesta manhã, em Vitória, do exPresidente da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, ex-Governador do Estado e ex-Prefeito de Vitória, Dr. José Morais.

      Ele foi um médico humanitário e muito querido no Espírito Santo, líder da classe médica dos anestesistas, tendo exercido grande parte da sua atividade profissional em favor dos menos favorecidos, granjeando, com isso, a amizade e a estima do povo desse Estado.

      Elegeu-se inicialmente deputado estadual, tendo sido depois Presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, numa das melhores administrações que a Assembléia teve. Sob seu comando, firmou-se a Assembléia, firmou-se o Poder Legislativo.

      Posteriormente, foi Prefeito da cidade de Vitória. Apesar de ter permanecido por curto período no cargo, foi considerado um dos melhores prefeitos dessa cidade, onde alargou ruas e avenidas e realizou muitas obras de infra-estrutura nos bairros mais pobres.

      Posteriormente, o Dr. José Morais foi Vice-Governador do Estado, no meu governo, onde exerceu amplamente atividades administrativas. Posteriormente, foi Governador do Estado.

      Também dedicou-se muito às obras nas áreas da saúde e dos transportes. No seu governo, o Espírito Santo se tornou o primeiro Estado brasileiro a ter todos os seus municípios ligados por asfalto à capital do Estado, Vitória.

      Como político, foi filiado ao PMDB, na época em que o Dr. Tancredo Neves iniciou o movimento para a fundação do PP. Junto com o Dr. Tancredo Neves, com o Dr. Hugo Borges e outros líderes políticos do Espírito Santo, percorreu todo o Estado. Já estava transformando o PP na segunda maior legenda do Espírito Santo, quando as dificuldades surgidas no governo militar impossibilitaram o desmembramento do PP do PMDB. Filiou-se novamente a este Partido e continuou a sua vida política.

      Depois de uma longa doença, na madrugada de hoje, em Vitória, ele veio a falecer. É uma perda que o Estado do Espírito Santo sente profundamente, pois ele foi uma liderança que, sem dúvida, fará falta ao futuro do nosso Estado, que vive um momento de dificuldades.

      Em nome dos companheiros do PMDB, em nome do Senado Federal, dos políticos do Estado do Espírito Santo e daqueles que conviveram com o Dr. José Morais durante a sua longa vida pública na política do Estado do Espírito Santo, apresentamos a sua família, filhos e parentes as nossas condolências.

      Era a comunicação que eu desejava fazer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 10/03/1994 - Página 1154