Discurso no Senado Federal

REDUÇAO DA ALIQUOTA DO IPI SOBRE OS PRESERVATIVOS NA PREVENÇÃO DA AIDS. APELO A ISENÇÃO DO ICMS SOBRE OS PRESERVATIVOS. LANÇAMENTO DO GUIA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, NO ESPAÇO CULTURAL DA CAMARA DOS DEPUTADOS.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REDUÇAO DA ALIQUOTA DO IPI SOBRE OS PRESERVATIVOS NA PREVENÇÃO DA AIDS. APELO A ISENÇÃO DO ICMS SOBRE OS PRESERVATIVOS. LANÇAMENTO DO GUIA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, NO ESPAÇO CULTURAL DA CAMARA DOS DEPUTADOS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 24/03/1994 - Página 1365
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, ENCAMINHAMENTO, JAMIL HADDAD, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), AVISO, DESTINAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, REDUÇÃO, IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI), EXPANSÃO, UTILIZAÇÃO, PRESERVATIVO, PREVENÇÃO, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS).
  • CUMPRIMENTO, ITAMAR FRANCO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), EDIÇÃO, DECRETO FEDERAL, REDUÇÃO, ALIQUOTA, IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI), PRESERVATIVO.
  • COMENTARIO, LANÇAMENTO, CAMARA DOS DEPUTADOS, MANUAL, ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA, SEXO, EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR, ENSINO DE SEGUNDO GRAU, COORDENAÇÃO, EVA BLAY, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, MURILIO HINGEL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

     O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em 26 de fevereiro de 1993, o Ministro da Saúde, Jamil Haddad, encaminhou o Aviso nº 129/GM, ao Ministro da Fazenda, sobre um conjunto de medidas fiscais e tributárias para a expansão do uso de preservativos, com vista à prevenção da AIDS, elaborado pela Coordenadora Geral do Programa Nacional de Controle de DST-AIDS, Dra Lair Guerra de Macedo Rodrigues.

     Esse estudo faz comparações entre a perda para o Governo que decorreria da isenção de impostos sobre a produção e comercialização dos preservativos e o ganho que adviria com a diminuição de gastos com o tratamento dos doentes de AIDS, em virtude da redução do número de pessoas infectadas.

     Em 7 de outubro de 1993, encaminhei ao Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso esse estudo, solicitando as providências necessárias a respeito.

     Na semana que passou, o Ministro da Fazenda e o Presidente da República baixaram decreto diminuindo o Imposto sobre Produtos Industrializados sobre preservativo, decreto que atendeu, portanto, à reivindicação do Ministério da Saúde. Diminuiu-se a alíquota de IPI de 15% para zero sobre o produto.

     Na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, que se realizará na próxima semana, no dia 27, deverá ser examinada a proposição de isenção do ICMS, atualmente de 22%, sobre esta matéria. Gostaria de sugerir que o CONFAZ adote a providência recomendada pelo Ministro da Fazenda. Avalio que se trata de medida importante do ponto de vista da saúde pública.

     Sr. Presidente, gostaria de cumprimentar o Ministro da Fazenda e o Presidente da República pela iniciativa.

     Gostaria, também, de assinalar que hoje, sob a coordenação da Senadora Eva Blay, presente o Ministro da Educação, Murílio Hingel, foi divulgado, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, o "Primeiro Guia de Orientação Sexual, Diretrizes e Metodologia - Da Pré-Escola ao Segundo Grau”, que foi elaborado por três instituições: o Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual, pela ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, e a ECOS - Estudo e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana.

     O Guia de Orientação Sexual é resultado de uma adaptação à realidade brasileira do Guidelines for Comprehensive Sexuality Education, publicado pela SIECUS (Conselho de Educação e Informação Sexual dos Estados Unidos), em julho de 1991.

     Considero importante a atitude do Ministro Murílio Hingel de ter participado do debate hoje realizado a que estiveram presentes o Sr. Richard Parker, Diretor de Planejamento da ABIA; a Sra Cecília Simonetti, Coordenadora da ECOS; bem como a Sra Marta Suplicy, coordenadora do GTPOS.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 24/03/1994 - Página 1365