Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O MINISTRO MAURICIO CORREA, PELO ENVIO AO CONGRESSO NACIONAL DE PROJETOS DE LEI QUE VISAM O COMBATE A VIOLENCIA.

Autor
Nelson Carneiro (PP - Partido Progressista/RJ)
Nome completo: Nelson de Souza Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O MINISTRO MAURICIO CORREA, PELO ENVIO AO CONGRESSO NACIONAL DE PROJETOS DE LEI QUE VISAM O COMBATE A VIOLENCIA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/03/1994 - Página 1230
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MAURICIO CORREA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), REMESSA, PROJETO DE LEI, CONGRESSO NACIONAL, ATUALIZAÇÃO, REVISÃO, CODIGO DE PROCESSO PENAL, IMPLANTAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, FUNDOS, SISTEMA PENITENCIARIO, PROGRAMA NACIONAL, COMBATE, VIOLENCIA.

  O SR. NELSON CARNEIRO (PMDB - RJ. Para uma breve comunicação.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, é com efeito uma pequena comunicação, antecipando possivelmente a que fará nosso eminente colega Maurício Corrêa, ao reassumir, no próximo mês, sua cadeira nesta Casa, e receber o justo aplauso por sua fecunda passagem pelo Ministério da Justiça. Foi uma oportunidade excepcional para que S. Exa continuasse a trajetória de sua vida pública, do patrono de memoráveis batalhas em favor da liberdade e dos direitos humanos, nos anos incertos do regime autoritário, e de representante do Distrito Federal, com marcada atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, como seu Vice-Presidente, e de eficiente presença nos mais importantes debates aqui travados nesses últimos anos. Nesta oportunidade, quero ressaltar a contribuição do Ministro da Justiça na tarefa, que se atribuiu, de sugerir ao Chefe do Governo ou ao Congresso Nacional a revisão de vários textos legais, por obsoletos, e oferecimento de medidas que se tornavam inadiáveis. Ainda ontem o Diário Oficial publicava dez projetos, visando a atualizar aspectos setoriais do Código de Processo Penal. A eles se poderiam somar, entre outros, o Código Brasileiro de Trânsito, em exame nesta Casa; os projetos da nova Lei de Falências e Concordatas, da Lei Orgânica das Vítimas e da Lei anti-Truste, em estudo na Câmara dos Deputados; a Lei da Defensoria Pública, já em vigor, a regulamentação da Lei da Advocacia Geral da União e da Lei de Defesa do Consumidor.

  Não foi só, Sr. Presidente. Ficará o País devendo à capacidade administrativa do Ministro Maurício Corrêa a Lei Complementar sobre o Fundo Penitenciário Nacional, assim como o Mutirão, que reúne acadêmicos do quarto ano para visitar os presídios e relaciona suas necessidades; a criação da Secretaria Nacional de Entorpecentes. Também vale referir a revisão sobre a concessão do indulto e a notícia de que, no próximo dia 21, será divulgado no órgão oficial o ante-projeto do novo Código Penal, elaborado por uma comissão de ilustres penalistas, presidida pelo Ministro Evando Lins e Silva.

  E antes de deixar o Ministério, para voltar a pedir o voto de seus correligionários a admiradores, o Senador Maurício Corrêa espera submeter à apreciação do Presidente Itamar Franco minuta de decreto de indulto, que marcará o Ano Internacional de Família.

  Concluo, Sr. Presidente, incluindo nos anais o roteiro dos documentos relativos ao Programa Nacional de Cidadania e de Combate à Violência, a que ora se dedica nosso prezado colega, no desempenho da importante tarefa que lhe foi confiada pelo Chefe do Governo.

  Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/03/1994 - Página 1230