Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, EM MIAMI-ESTADOS UNIDOS, DO XV CONGRESSO HEMISFERICO DE CAMARAS DE COMERCIO E INDUSTRIA LATINAS, PATROCINADO PELA COMACOL - CAMARA DE COMERCIO E INDUSTRIA LATINAS DOS ESTADOS UNIDOS.

Autor
Pedro Teixeira (PP - Partido Progressista/DF)
Nome completo: Pedro Henrique Teixeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • REALIZAÇÃO, EM MIAMI-ESTADOS UNIDOS, DO XV CONGRESSO HEMISFERICO DE CAMARAS DE COMERCIO E INDUSTRIA LATINAS, PATROCINADO PELA COMACOL - CAMARA DE COMERCIO E INDUSTRIA LATINAS DOS ESTADOS UNIDOS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/03/1994 - Página 1242
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, CAMARA DE COMERCIO, INDUSTRIA, AMERICA LATINA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBJETIVO, DISCUSSÃO, ACORDO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), TRATADO, COMERCIO, MOTIVO, EFEITO, ATUAÇÃO, ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMERCIO (GATT), MERCADO COMUM EUROPEU.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, NEWTON ROSSI, EMPRESARIO, OCUPANTE, PRESIDENCIA, CONGRESSO INTERNACIONAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

  O SR. PEDRO TEIXEIRA (PP - DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, realizar-se-á, no período de 27 a 30 de abril próximo, na cidade de Miami - Estados Unidos, o XV Congresso Hemisférico de Câmaras de Comércio e Indústria Latinas, evento a ser realizado pela CAMACOL - Câmara de Comércio e Indústria Latinas dos Estados Unidos, entidade com sede naquela cidade norte-americana.

  A relevância desse encontro, do qual devem participar mais de dois mil representantes de 30 países, pode-se depreender pelos importantes assuntos a serem ali debatidos, que tem como tema central a "Integração Econômica Hemisférica", com avaliação dos convênios comerciais da região, como o MERCOSUL, o Tratado de Livre Comércio entre os Estados Unidos, México e Canadá, o Mercado Comum Centro-Americano, o Pacto Andino e o Caricom.

  Esse Congresso não se limitará a discutir apenas os acordos regionais, pois ali serão focalizados, também, as repercussões e o impacto para as economias latino-americanas e caribenhas das ações do GATT - Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o Mercado Comum Europeu e os acordos entre os países asiáticos.

  Sr. Presidente, Srs. Senadores, a integração econômica entre as nações do Hemisfério seria certamente um sonho se retrocedêssemos no tempo e voltássemos às décadas de 50 e 60.

  De lá para cá, após a II Grande Guerra, o mundo começou a se transformar numa grande aldeia global e as nações sentiram a necessidade de estreitar o relacionamento comercial e cultural, principalmente entre países com afinidades geográficas, políticas, econômicas e culturais.

  Assim, nasceram o Mercado Comum do Leste, liderado pela então URSS e o Mercado Comum Europeu, inicialmente entre as nações do ocidente europeu.

  A partir daí começou a despertar, no meio empresarial latino-americano, interesse na formação de entidades nacionais, regionais e internacionais, capazes de aglutinarem homens do comércio e da indústria, desejosos de se conhecerem e intercambiarem experiências, interesses comerciais e oportunidades de negócios.

  Eis como surgiu, na cidade de Miami, na Flórida, a CAMACOL, no final dos anos setenta e nesse período vem realizando eventos econômicos de grande importância para todos os países sul e centro-americanos, além dos Estados Unidos, Canadá e México.

  A CAMACOL, entidade patrocinadora desses eventos, escolheu para presidir o XV Congresso Hemisférico um brasileiro, o empresário Newton Rossi que, além de Presidente da Federação do Comércio do Distrito. Federal. é, também, Diretor-Secretário da Confederação Nacional do Comércio.

  Encontros como esse, Sr. Presidente, são passos muito importantes para uma futura integração econômica de todos os países do Hemisfério, já que estamos colhendo experiências valiosas nos acordos regionais, como o MERCOSUL, hoje uma realização positiva da vontade e da necessidade de integração entre o Brasil e os demais países do continente.

  Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/03/1994 - Página 1242