Discurso no Senado Federal

IMPRESSÕES DE S.EXA. SOBRE AS ATIVIDADES DO SENADO FEDERAL, NO MOMENTO EM QUE DEIXA O MANDATO SENATORIAL, EM VIRTUDE DO RETORNO DO TITULAR SENADOR MAURICIO CORREA.

Autor
Pedro Teixeira (PP - Partido Progressista/DF)
Nome completo: Pedro Henrique Teixeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • IMPRESSÕES DE S.EXA. SOBRE AS ATIVIDADES DO SENADO FEDERAL, NO MOMENTO EM QUE DEIXA O MANDATO SENATORIAL, EM VIRTUDE DO RETORNO DO TITULAR SENADOR MAURICIO CORREA.
Aparteantes
Lourival Baptista, Magno Bacelar, Mauro Benevides, Valmir Campelo.
Publicação
Publicação no DCN2 de 31/03/1994 - Página 1436
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, DESPEDIDA, SENADO, MOTIVO, RETORNO, TITULAR, MAURICIO CORREA, SENADOR.

    O SR. PEDRO TEIXEIRA (PP - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, meu tema de hoje, na realidade retratado de improviso, pela primeira vez, depois de 18 meses no Senado Federal, é no sentido de dar um “até breve” a esta Casa, tendo em vista que, na próxima semana, provavelmente na segunda-feira, o titular da cadeira, Senador Maurício Corrêa, deverá reassumir as suas funções.

    Eu não poderia partir - e me ausentar por um breve período, tenho certeza - sem dar um testemunho do quanto cresci como ser humano e como político, na feliz convivência que tive nesta Casa.

    Sr. Presidente, sempre fui um homem de muito trabalho, mas confesso a V. Exª, para espanto daqueles que pensam que esta Casa é ociosa, que jamais trabalhei tanto em minha vida quanto em 18 meses no Senado Federal! Esta, indiscutivelmente, é uma instituição com um campo vastíssimo de trabalho.

    O Sr. Lourival Baptista - Nobre Senador Pedro Teixeira, V. Exª me permite um aparte?

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Ouço o nobre Senador Lourival Baptista.

    O Sr. Lourival Baptista - Nobre Senador Pedro Teixeira, ouço suas palavras, no sentido de que vai afastar-se, devido à volta do titular. Quero dizer que V. Exª deixará saudade. V. Exª é um homem de fino trato, um homem que, várias vezes, nas votações em que eu tinha interesse, pois se tratava de Sergipe, dava-me apoio, além da convivência agradável. Estou nesta Casa já há 23 anos e digo a V. Exª que se necessitar de algo, pode procurar este seu amigo e admirador, que estará sempre às suas ordens.

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Nobre Senador Lourival Baptista, agradeço as generosas palavras de V. Exª e inverto a mão dos seus conceitos.

    Na verdade, se razoavelmente transitei e procurei não deslustrar a cadeira do ilustre titular, devo-o a testemunhos como o de V. Exª, um testemunho dedicado, perseverante. V. Exª luta, com todo denodo, em prol das causas nacionais. Se algo houve entre mim e V. Exª, foi no sentido do meu crescimento maior. A experiência de V. Exª, o seu também fino trato e a sua tradicional paciência me ensinaram a dar os primeiros passos nesta Casa.

    Agradeço-lhe e vou certamente enriquecer o meu currículo com as palavras de V. Exª

    O Sr. Magno Bacelar - Permite-me V. Exª um aparte?

    O SR PEDRO TEIXEIRA - Pois não!

    O Sr. Magno Bacelar - Nobre Senador Pedro Teixeira, eu também, como o nobre Senador Lourival Baptista, tive a honra de conhecê-lo nesta Casa. Sou testemunho de sua luta, do seu empenho e do seu comparecimento permanente, quando a imprensa insiste em dizer que não há freqüência obrigatória. Notamos que existem alguns Parlamentares que aqui estão para abrir as sessões, para encerrá-las e para participar dos trabalhos. V. Exª certamente cumpriu com brilhantismo a responsabilidade de substituir o Senador Maurício Corrêa, até então Líder do meu Partido, sobretudo com muita coragem, na defesa de todos os princípios que julga justos, na defesa da democracia e na defesa dos oprimidos. V. Exª e o Senador Valmir Campelo, às sextas-feiras, estão sempre aqui defendendo os interesses do Distrito Federal, que todos amamos e que sabemos necessitar de cuidados maiores, porque é o retrato do nosso País. Tenho certeza, nobre Senador, de que tanto aqui como na sua vida particular, V. Exª se pautou sempre no caminho do Direito, do dever a cumprir e soube fazer amigos nesta Casa e ao longo de sua vida. Eu também aqui cheguei na qualidade de suplente, por um período de quatro anos. Reforço as suas palavras, ou seja, esta é uma grande escola; este é um ambiente que engrandece o nosso espírito e a nossa alma, sobretudo pela qualidade dos amigos, dos colegas que aqui estão, a exemplo do Senador Lourival Baptista e de tantos outros que têm sido consagrados pelos seus Estados, ao longo de quatro ou cinco mandatos, para o Senado Federal. Esta Casa perde com a ausência de V. Exª, muito embora o Senador Maurício Corrêa tenha qualificações que todos reconhecemos. A sua presença engrandeceu o Senado, cativou e conquistou amigos que o respeitam. Temos certeza de que, com a garra e com o espírito público que V. Exª tem, muito em breve estará aqui novamente, titular da sua própria cadeira ou disputando cargos mais altos, porque certamente, assim como nós, o povo de Brasília reconhece a sua dedicação. V. Exª deixa saudades, mas que não sejam saudades duradouras. Esperamos que, em breve, V. Exª esteja aqui novamente. Não nos abandone. O convívio com V. Exª também nos engrandece. Parabéns pela atuação de V. Exª!

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Nobre Senador Magno Bacelar, Líder do PDT, V. Exª é um Senador com quem tive oportunidade de conviver na mesma legenda, quando aqui cheguei na qualidade de suplente do eminente Senador Maurício Corrêa.

    As suas palavras chegam até a me sensibilizar. Mas comungo com o vaticínio de V. Exª, de que lutarei e estarei aqui em jornadas futuras. Para isso, creio que fiz um esforço inaudito de criar um perfil à altura desta Casa, para postular, junto à comunidade brasiliense, a minha eleição no pleito que se avizinha.

    Vou disputar, tenho certeza, com um cabedal de trabalhos apresentados, porque, neste trânsito de 16 meses, volto a dizer, se há algo que fiz neste Senado Federal foi trabalhar arduamente. Trabalhei diuturnamente, inclusive durante a CPMI do Orçamento, a ponto de violentar até a minha própria saúde. Eu brincava que eu saía da CPI para a UTI - a diferença era uma questão de siglas!

    O Sr. Mauro Benevides - Permite-me um aparte, nobre Senador Pedro Teixeira?

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Com muito prazer, nobre Líder Mauro Benevides.

    O Sr. Mauro Benevides - Senador Pedro Teixeira, no instante em que V. Exª apresenta suas despedidas desta Casa, em razão da próxima assunção de mandato do titular da cadeira, Senador Maurício Corrêa, desejo oferecer o testemunho, para conhecimento do povo de Brasília, da atuação profícua, destacada, competente e brilhante que V. Exª teve durante esse espaço de tempo em que exerceu, com tanta dignidade, o mandato de Senador da República. Como presença constante neste plenário, ocupando a tribuna para debater questões relacionadas não apenas ao Distrito Federal, mas igualmente à grande problemática brasileira, V. Exª se tornou, imediatamente após o início de suas tarefas parlamentares, uma das figuras mais preeminentes do Senado e do Congresso Nacional. Integrante que foi da Comissão Parlamentar de Inquérito da chamada “Máfia do Orçamento”, V. Exª teve uma posição extremamente equilibrada, evitando que alguns excessos e exacerbações descaracterizassem o trabalho de investigação parlamentar. Ali, sem dúvida, V. Exª se alteou diante da opinião pública brasileira, diante de seus pares, pela sua postura absolutamente correta que naturalmente o tornou credor da admiração e respeito de todos nós que compomos o Parlamento do nosso País. Tenho certeza, portanto, de que, ao retornar às suas atividades profissionais, V. Exª levará para a sua família, para os seus amigos, para o seu Partido, a imagem de um homem que soube dedicar-se de corpo alma aos misteres da ação legislativa da atividade parlamentar, transformando-se, assim, em um líder autêntico da Capital da República, o que me permite prognosticar que V. Exª certamente deverá ser galardoado com novo mandato eletivo, para cumprir com redobrada experiência essas novas tarefas que, por certo, lhe cometerão os seus amigos, a sua facção, aqueles que acompanham a sua trajetória como homem público. O Senado Federal, com certeza, vai ficar desfalcado da colaboração de V. Exª, embora passe a contar novamente com o experimentado e lúcido Ministro Maurício Corrêa. Assim, comporemos este Plenário com dois ilustres homens públicos: V. Exª e ele, dignificando a representação política do Distrito Federal, que conta também com os eminentes Senadores Valmir Campelo e Meira Filho, extraordinários homens públicos, de invulgar dedicação às causas populares.

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Quando conceitos elogiosos emanam de um Líder de uma agremiação partidária, a maior do Senado Federal, o PMDB, significam motivo de júbilo, de compensação e de resposta positiva aos nossos trabalhos. Os motivos ficam ainda maiores, porque se trata do Senador Mauro Benevides, que, para mim, é mais do que o Líder do PMDB; é o Líder de todos os Senadores, de todos os Partidos, porque a sua história e a sua trajetória transcendem agremiações partidárias. Trata-se de um homem que sempre esteve preocupado com a grandeza da Casa e com as agruras daqueles que aqui convivem.

    Sr. Presidente, é, realmente, motivo muito forte de alegria saber que granjeei tantos amigos e elevados conceitos nesta Casa.

    O Sr. Valmir Campelo - Permite-me V. Exª um aparte?

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Com muito prazer, meu nobre Senador Valmir Campelo.

    O Sr. Valmir Campelo - Meu amigo, Senador Pedro Teixeira, no momento em que V. Exª deixa o Senado Federal, em função do retorno do Ministro de Estado da Justiça, eu não poderia deixar de expressar os meus agradecimentos, a minha amizade e a minha solidariedade. V. Exª marcou sua passagem nesta Casa pela competência, pela cultura, pelo conhecimento das questões do Distrito Federal e do nosso País. V. Exª, pioneiro como eu, conhece profundamente os problemas que afligem o povo do Distrito Federal. E conhece não porque dizem a V. Exª e sim porque convive com esses problemas. Sou testemunha, Senador Pedro Teixeira, do esforço, da dedicação, da competência que V. Exª honrou em ser Senador da República. Tenho absoluta certeza de que a partir do próximo ano, por uma questão de justiça, V. Exª estará de volta a esta Casa. O povo de Brasília é politizado, esclarecido, conscientizado, e, por certo, irá fazer justiça - repito - fazendo com que V. Exª volte a esta Casa para honrar, por mais um período, o mandato de Senador da República pelo Distrito Federal. Receba V. Exª não só os meus agradecimentos, mas os daqueles que, nesta Casa, represento. Receba, sobretudo, a minha amizade constante, a minha fidelidade de amigo, o companheirismo e o respeito que tenho por V. Exª há mais de 30 anos. Que V. Exª seja feliz e que Brasília saiba sempre homenagear este homem público que honrou a cidade nesses 16 meses que passou como Senador da República. Em nome do povo do Distrito Federal, os meus agradecimentos e a minha homenagem a V. Exª. Tenho certeza de que V. Exª, nesta Casa, não vai ficar apenas 16 meses aqui; ficará durante 8 anos, a partir do próximo anos.

    O SR. PEDRO TEIXEIRA - Sou eu quem agradeço, nobre Senador Valmir Campelo. Muitos foram os Senadores que, nesta Casa, envolveram-me pela atenção, pelos apartes e pelos aconselhamentos; em especial, registro o Senador Valmir Campelo, com quem estreitei mais as minhas relações, embora estejamos vivendo, nesta cidade, por mais de 30 anos.

    S. Exª demonstrou algo que a meu ver é muito importante: o ideal de servir. Sempre senti, ao lado do Senador Valmir Campelo, aquela disponibilidade de sair de si em favor das comunidades mais desvalidas, de lutar para que o povo de Brasília tenha condições de trabalho, tenha cidadania plena.

    Tenho certeza absoluta de que, embora não estejamos na mesma agremiação partidária, serei honrado de estar no mesmo palanque com Valmir Campelo, apresentando, ao povo de Brasília, projetos e planos que vão convergir em benefício do ideal comum.

    Sr. Presidente, Srs. Senadores, deixo esta Casa, repito, engrandecido, com meu currículo fortalecido, sem mágoas, sem ressentimentos, apenas lamentando que não se tem feito justiça a esta Casa. O Senado Federal, infelizmente, não tem instrumentos para comprovar àqueles que ficam preocupados com a estatística de plenário, com a estatística de painéis, o quanto se trabalha nos gabinetes, o quanto se trabalha nas comissões. Sempre julguei que ficar no plenário seria, para mim, muito mais tranqüilo do que ficar no gabinete. De lá, ouvimos as convocações constantes: “Srs. Senadores, compareçam ao plenário!” E nesse vai-e-vem, nessa peregrinação e nesse verdadeiro périplo interno, estamos sempre trabalhando.

    Se posso dar uma contribuição a esta Casa, deixo o alerta àqueles que policiam o plenário no sentido de mostrar que se trabalha nos gabinetes, nas comissões, nas audiências. Seria muito mais cômodo se pudéssemos ficar num plenário confortável, com ar-condicionado e cafezinho, do que trabalhando operosamente.

    Deixo esta Casa fazendo um apelo: o Senado deve deixar transparecer o quanto é expressivo, o quanto é significativo para a República e para a democracia.

    Saio, Sr. Presidente, certamente otimista de que voltarei. E ao voltar, com meu próprio mandato, se Deus quiser, estarei com as minhas forças redobradas pelas experiências adquiridas aqui, para bem servir ao povo de Brasília, para bem servir ao povo brasileiro.

    Muito obrigado, Sr. Presidente. (Muito bem! Palmas. O orador é cumprimentado.)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 31/03/1994 - Página 1436