Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A ASSINATURA DO CONVENIO ENTRE O GOVERNO DO TOCANTINS E AGENCIA FINANCEIRA JAPONESA PARA GARANTIR OS CREDITOS NECESSARIOS A EXPANSÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO CERRADO - PRODECER III. PARABENIZANDO O CABURE ESPORTE CLUBE E A SELEÇÃO BRASILEIRA POR SUAS RECENTES VITORIAS.

Autor
Carlos Patrocínio (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. ESPORTE. :
  • SATISFAÇÃO COM A ASSINATURA DO CONVENIO ENTRE O GOVERNO DO TOCANTINS E AGENCIA FINANCEIRA JAPONESA PARA GARANTIR OS CREDITOS NECESSARIOS A EXPANSÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO CERRADO - PRODECER III. PARABENIZANDO O CABURE ESPORTE CLUBE E A SELEÇÃO BRASILEIRA POR SUAS RECENTES VITORIAS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 31/03/1994 - Página 1452
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. ESPORTE.
Indexação
  • ELOGIO, ASSINATURA, CONVENIO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), OBTENÇÃO, CREDITOS, DESTINAÇÃO, INVESTIMENTO, IMPLANTAÇÃO, REALIZAÇÃO, PROGRAMA, DESENVOLVIMENTO AGRICOLA, CERRADO.
  • CONGRATULAÇÕES, GRUPO, ESPORTE, FUTEBOL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), BRASIL, VITORIA, COMPETIÇÃO ESPORTIVA.

    O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, assomo à tribuna, nesta manhã, apenas para dizer da minha satisfação em relação a uma grande conquista do povo tocantinense: foi assinado convênio entre o Governo do meu Estado e a agência financeira japonesa para empréstimo da ordem de 138 milhões de dólares, destinado ao desenvolvimento do cerrado no meu Estado - para o chamado programa PRODECER.

    Gostaria de dizer, Sr. Presidente, que se trata de um programa integrado de assentamento. Nesse caso específico, cerca de 80 famílias serão assentadas em uma área de mais ou menos 40 mil hectares, com a infra-estrutura básica necessária para que os colonos possam desenvolver uma atividade pecuária, como é a vocação do nosso Estado.

    O Estado de Tocantins situa-se, Sr. Presidente, Srs. Senadores, em uma fronteira, em uma transição entre o cerrado e a floresta tropical úmida da Amazônia e se presta efetivamente ao desenvolvimento agrícola. O nosso Estado tem um cerrado imenso, propício ao desenvolvimento da agricultura. Agregando a tecnologia japonesa e de outros países, por certo haverá de ser um grande produtor.

    A verba de cerca de 138 milhões de dólares diz respeito também ao Estado do Maranhão e visa o desenvolvimento do “Corredor de Exportação Norte’’, assim chamado. Posteriormente, teremos o advento da Ferrovia Norte/Sul adentrando o Estado de Tocantins; teremos ainda o projeto de implantação das hidrovias do rio Araguaia e do rio Tocantins, propiciando a chegada dos grãos produzidos em nosso Estado ao Porto de Itaqui, através de um sistema intermodal de transporte, mais barato, e que pretende diminuir o fluxo do transporte rodoviário, que onera a exportação dos nossos produtos.

    Sr. Presidente, era o que gostaríamos de dizer neste momento, cumprimentando, portanto, o povo tocantinense, o Ministro da Fazenda do nosso País também e as autoridades econômicas do Governo japonês, que viabilizaram a implantação do PRODECER-III no Estado do Maranhão e principalmente no meu Estado de Tocantins.

    Sr. Presidente, para finalizar, gostaria de cumprimentar a todo o povo tocantinense, principalmente os desportistas, pois, sob o ponto de vista dos esportes, não tinha, ainda há pouco, maior significado. É que o Caburé Esporte Clube, time da cidade de Colinas do Tocantins, pelo esforço dos seus desportistas e de toda a sua comunidade, eliminou, na Taça Brasil, o América Mineiro, campeão mineiro de futebol. Agora pretende eliminar o campeão do Mato Grosso do Sul.

    Há um clima de euforia em nosso Estado no que diz respeito à grande conquista desse time que é o campeão do Estado de Tocantins e que representa o nosso Estado na Taça Brasil.

    Não posso encerrar sem cumprimentar, também, a Seleção Brasileira que começa, a passos largos, após a vitória conseguida contra a Argentina, depois de 5 anos de jejum, a conquista do tetracampeonato que, tenho certeza, haverá de acontecer em julho próximo, para alegria de toda a Nação brasileira.

    Desejo, portanto, ao Caboré Esporte Clube sucesso nas próximas partidas e, também, à nossa querida Seleção Brasileira sucesso nos seus amistosos e que traga para o Brasil, definitivamente, o tetracampeonato.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 31/03/1994 - Página 1452