Discurso no Senado Federal

FORUM GLOBAL DA JUVENTUDE - EVENTO A SER REALIZADO EM BRASILIA.

Autor
Pedro Teixeira (PP - Partido Progressista/DF)
Nome completo: Pedro Henrique Teixeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • FORUM GLOBAL DA JUVENTUDE - EVENTO A SER REALIZADO EM BRASILIA.
Aparteantes
Josaphat Marinho.
Publicação
Publicação no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1398
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, EPOCA, JULHO, ENCONTRO, JUVENTUDE, PAIS, PAIS ESTRANGEIRO, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • COMENTARIO, RESPONSABILIDADE, JOAQUIM RORIZ, GOVERNADOR, CRIAÇÃO, COMISSÃO, COORDENAÇÃO, APOIO, GOVERNO, DISTRITO FEDERAL (DF), VIABILIDADE, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, JUVENTUDE.

    O SR. PEDRO TEIXEIRA  (PP - DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Brasília vai sediar um importante evento internacional em final de julho deste ano. Trata-se do Fórum Global da Juventude, que reunirá centenas de jovens procedentes de numerosos países de todos os continentes para um debate sério e produtivo de um tema que interessa às novas gerações de nosso tempo: como relacionar, corretamente, o desenvolvimento sustentável com a proteção do meio ambiente.

    O Fórum Global da Juventude é uma iniciativa de jovens brasileiros, mais especificamente de jovens brasilienses, que se reuniram no Rio de Janeiro em 1992 com colegas do Brasil e do exterior, paralelamente aos trabalhos da ECO-92. E ali concordaram que Brasília, Capital jovem de uma Nação jovem, dentro de um continente também novo, deveria ser a sede de um grande Encontro Internacional que desse cumprimento a algumas das recomendações aprovadas no capítulo 25, da agenda 21, votada pelos Chefes de Estado e de Governo presentes à RIO-92.

    Foi assim que nasceu em Brasília uma entidade não-governamental, a Cúpula Global da Juventude, integrada por jovens e presidida por um brasiliense, Marcelo Senise, de vinte e um anos de idade.

    Desde então, com o apoio de organismos da ONU, de entidades internacionais não-governamentais, do Governo do Presidente Itamar Franco, de empresas públicas e privadas e, agora também, do Governador Joaquim Roriz, do Distrito Federal, o Fórum Global da Juventude será uma iniciativa certamente vitoriosa e que vai projetar ainda mais o nome do Brasil e de nossa jovem Capital no cenário internacional.

    Reconhecendo a importância desse evento para a Capital da República, o Governador Joaquim Roriz acaba de criar comissão de alto nível, presidida pela Vice-Governadora Márcia Kubitschek, para coordenar o apoio do Governo do Distrito Federal a esse evento internacional. O interesse do Governador Roriz vai além da mera providência administrativa. Tendo em vista que o Fórum Global da Juventude vai firmar posição para que Brasília venha a sediar o Centro Internacional para Estudos do Desenvolvimento Sustentável e o futuro Parlamento Mundial da Juventude - que as Nações Unidas pretendem criar em 1995, no ano de seu cinqüentenário -, o Governador Roriz já se comprometeu a oferecer um terreno, no setor diplomático de Brasília, a fim de ali ser construída uma dessas duas sedes, se a ONU vier a aprovar a candidatura de Brasília.

    É motivo de orgulho e de satisfação para todos nós, Sr. Presidente e Srs. Senadores, constatar o entusiasmo e a ação construtiva de jovens de nossa Capital, que se voltam para temas de interesse não apenas das novas gerações brasileiras, mas de todas as nações do mundo.

 

    O SR. JOSAPHAT MARINHO - V. Exa permite-me um aparte?

    O SR PEDRO TEIXEIRA - Com muito prazer, nobre Senador Josaphat Marinho.

    O SR JOSAPHAT MARINHO - Nobre Senador Pedro Teixeira, quero congratular-me com V. Exa pelo anúncio que faz dessa reunião de juventude do Brasil e de diferentes países, nesta Capital. Fazendo-o, quero também louvar, como V. Exa o faz, a atitude do Governador do Distrito Federal, emprestando pleno apoio a essa realização. Mas desejava também assinalar que todo diálogo é importante, porque é através dele que se encontra o bom caminho para soluções pacíficas. Quando, porém, o diálogo é de iniciativa da juventude, tanto mais se há de exaltar, porque ela dá, com o seu gesto, exemplo a adultos que não sabem dialogar.

    O SR PEDRO TEIXEIRA - Agradeço o aparte de V. Exa, nobre Senador Josaphat Marinho. Também o Governador do Estado de V. Exª acenou para que esse evento fosse na Bahia - hoje, sede de eventos importantes no setor da cultura, onde são mobilizados esforços da iniciativa privada, apenas alavancados e estimulados pelo Governo da Bahia, o qual respeito, porque tem um projeto de governo.

    Na verdade, nós temos um paradoxo: Brasília é a Capital de República, mas não é sede de nenhum organismo internacional. Para dar um exemplo, o Parlamento Latino-Americano fica em São Paulo. E agora esses jovens, por iniciativa própria, trazem para o Brasil mais de 104 representantes de 104 países diferentes, propugnando pela construção do Parlamento Internacional da Juventude, um órgão fixo, que recebeu, de pronto, um sim veemente, um sim por parte do Governo do Distrito Federal em ceder uma área junto às embaixadas, cuja pedra fundamental será lançada simultaneamente à realização do congresso. Com isso podemos dizer que em Brasília, por iniciativa dos jovens, teremos um órgão internacional permanente.

    O aparte de V. Exa vem nos estimular para que possamos dar apoio e alavancar empreendimentos do gênero.

    Prossigo, Sr. Presidente. Com efeito, os jovens de hoje serão os herdeiros do mundo de amanhã. E nada mais natural que tenham interesse de participar, ativamente, dos debates de todas as questões relacionadas com a qualidade de vida desse mundo que vão herdar um dia.

    Por isso, na esteira da agenda 21 da Rio-92, o Fórum Global da Juventude elegeu as seguintes metas prioritárias para o debate dos jovens de todos os continentes:

    - Discussão dos problemas relativos à qualidade de vida, especialmente nos países em desenvolvimento;

    - Troca de experiências sobre projetos e ações em execução, buscando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente;

    - Formação de lideranças mundiais jovens;

    - Implantação de uma rede mundial de informações para a juventude sobre temas do meio ambiente;

    - Conscientização dos jovens por meio de programas de educação, comunitários ou de massa;

    - Envolvimento da juventude do Brasil e da América Latina nos programas de integração mundial.

    Três comissões vão apreciar cerca de 25 tópicos do temário geral do fórum, a saber:

    1 - O jovem e a natureza: clima, florestas, biodiversidade, atmosfera, água e terra;

    2 - O jovem e o desenvolvimento: população e sustentabilidade, consumo, urbanização, transferência de tecnologias, energia, gerenciamento de resíduos, indústrias e meio ambiente, agricultura e desenvolvimento rural, emprego, organização e financiamento do desenvolvimento sustentável;

    3 - O jovem e a sociedade mundial: direitos humanos, drogas, educação, pobreza, cooperação internacional, cidadania mundial, índios, interação social e saúde.

    Ainda voltarei, em outra ocasião, a abordar com mais detalhes os preparativos e a agenda do Fórum Global da Juventude. Neste pronunciamento, queria, desde logo, congratular-me com a juventude brasiliense pela mobilização que está realizando em todo o Distrito Federal para o sucesso desse Encontro Mundial da nova geração. Sinto-me particularmente feliz, como Senador por Brasília, de felicitar a plêiade de jovens que impulsiona o Fórum Global da Juventude. Além do Presidente Marcelo Senise, refiro-me ainda aos Diretores Michel Jorge, Encarregado de Relações Internacionais; Gil Vicente Gama, que trata das Relações Nacionais; Marcelo Leite Lopes, Diretor de Relações Institucionais e Maria da Penha Felippe Barrozo, Diretora de Operações e Eventos.

    Estendo ainda as minhas congratulações ao Governador Joaquim Roriz, que aderiu à nobre causa dos jovens de nossa terra, bem como ao Presidente desta Casa, Senador Humberto Lucena, que, juntamente com outros eminentes Senadores, também tem oferecido seu apoio e incentivo a esta iniciativa dos jovens de hoje voltados para o mundo de amanhã.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1398