Discurso no Senado Federal

PARALISAÇÃO NAS OBRAS DO RESERVATORIO DE TRUSSU, NO MUNICIPIO DE IGUATU (CE), POR DENUNCIAS DE SUPERFATURAMENTO.

Autor
Mauro Benevides (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Carlos Mauro Cabral Benevides
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • PARALISAÇÃO NAS OBRAS DO RESERVATORIO DE TRUSSU, NO MUNICIPIO DE IGUATU (CE), POR DENUNCIAS DE SUPERFATURAMENTO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1408
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, CIDADÃO, MUNICIPIO, IGUATU (CE), ESTADO DO CEARA (CE), OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, OBRA PUBLICA, AÇUDE, INTERRUPÇÃO, PARALISAÇÃO, MOTIVO, DENUNCIA, EXCESSO, FATURAMENTO.
  • SOLICITAÇÃO, ALUIZIO ALVES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO INTERIOR (MINTER), ADOÇÃO, PROVIDENCIA, RETOMADA, CONSTRUÇÃO, OBRA PUBLICA, AÇUDE, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

     O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, o Município de Iguatu foi palco ontem de uma movimentação cívica, rotulada de Comitê de Cidadania, cujo objetivo foi sensibilizar as autoridades federais para a ultimação das obras do Açude Trussu, inacabadas já há algum tempo, à falta de recursos orçamentários indispensáveis à sua viabilização.

     Destaque-se que aquele reservatório vinha sendo construído com dotações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, mas a paralisação ocorrida deveu-se a denúncias de superfaturamento que teria sido registrado, com repercussões danosas para a continuidade dos serviços.

     Embora desejando que a apuração das alegadas irregularidades se faça de forma severa e implacável, não admite o povo iguatuense que, sob qualquer pretexto, venha a ser procrastinado um empreendimento de inquestionável relevância econômica e social.

     Aliás, cerca de 80% dos trabalhos foram efetuados faltando a fase derradeira, com o barramento do rio, para que as águas represadas possam favorecer Iguatu, Jucás e Acopiara, contribuindo, desta forma, para beneficiar a população daquelas três comunas.

     Além do Açude de Trussu, há uma expectativa no Ceará de que o DNOCS prossiga a construção do Fogareiro - outro reservatório que terá extraordinária significação para Quixeramobim - e o próprio Sertão Central daquela Unidade Federativa.

     Diante das solicitações que recebi dos meus coestaduanos, decidi ocupar a tribuna do Senado para apelar ao Ministro Aluízio Alves no sentido de que diligencie a imediata retomada das duas construções sobreestadas pela falta da verba respectiva no Orçamento federal.

     Como nordestino, o atual ocupante do MINTER conhece as necessidades do chamado Polígono das Secas, justificando-se, assim, a conclusão tanto do Trussu, como do Fogareiro, localizados em Iguatu e Quixeramobim, no Ceará.

     Certo estou, por isso, que o Ministro Aluízio Alves buscará o numerário reclamado para a consecução dos dois reservatórios, vinculando à administração Itamar Franco à sustentação hídrica daquela faixa geográfica do País.

     É o apelo veemente e patético que transmito, em nome da Bancada do Ceará, ao Poder Executivo Federal, de forma particular ao dirigente daquela Pasta Ministerial.

     O SR. PRESIDENTE (Humberto Lucena) - Concedo a palavra ao nobre Senador Ronan Tito. (Pausa)

     Concedo a palavra ao nobre Senador Mansueto de Lavor. (Pausa.)

     Concedo a palavra ao nobre Senador Valmir Campelo. (Pausa)

     Concedo a palavra ao nobre Senador Ronaldo Aragão. (Pausa)

     S. Exª declina da palavra.

     Concedo a palavra ao nobre Senador Pedro Simon, por cessão do Senador Nabor Júnior. (Pausa)

     Concedo a palavra ao nobre Senador Eduardo Suplicy. (Pausa)

      


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1408