Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA ESCOLHA DO NOME DE RUBENS RICUPERO PARA OCUPAR O MINISTERIO DA FAZENDA.

Autor
Aureo Mello (PRN - Partido da Reconstrução Nacional/AM)
Nome completo: Aureo Bringel de Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • REGOZIJO PELA ESCOLHA DO NOME DE RUBENS RICUPERO PARA OCUPAR O MINISTERIO DA FAZENDA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1422
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ITAMAR FRANCO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INDICAÇÃO, RUBENS RICUPERO, OCUPAÇÃO, CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SUBSTITUIÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, SENADOR.

     O SR. AUREO MELLO (PRN - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, quero manifestar o meu regozijo pelo fato de estar sendo apontado o nome do Sr. Rubens Ricúpero para substituir o Sr. Fernando Henrique Cardoso na direção do Ministério da Fazenda.

     Considero, Sr. Presidente, o Sr. Rubens Ricúpero um homem de alto gabarito. Embora sendo uma defecção que se observará em relação à Amazônia, não podemos deixar de elogiar essa feliz escolha do Presidente Itamar Franco, porque S. Exª todas as qualidades intelectuais e emocionais para ser um dirigente tão capaz como foi o Ministro Marcílio Marques Moreira aos tempos em que o Presidente Collor contribuía para o desenvolvimento deste País.

     Sou, Sr. Presidente, admirador sincero de S. Exª pelo esforço que fez em favor da criação do Conselho Nacional da Amazônia, estabelecendo um processo de elaboração de um plano com recursos gerados na própria região e, através de grupos setoriais, procurou realizar a missão que lhe foi atribuída pelo Poder Executivo com grande desenvoltura. É por isso que eu acredito que no plano nacional e em favor do progresso do País, ele venha a se constituir um grande fator para o nosso desenvolvimento harmônico generalizado. Nós, da Amazônia, com nossos cinco milhões de quilômetros quadrados, sentimos a presença da política inteligente do Ministro Ricúpero e ao mesmo tempo compreendemos que se trata de um técnico com uma visão política muito especial decorrente da sua sensibilidade, da sua capacidade, da sua luta. Vale acentuar o esforço de S. Exª para equacionar a recuperação das nossas hidrovias, bem como a luta no sentido de que as comunicações fossem estabelecidas com os países que conduzirão o Brasil na direção do Caribe, como o asfaltamento da rodovia que liga Roraima com a Venezuela, que permite ao nosso País alcançar, através dos seus produtos, aquela alta região consumidora encravada entre as Américas.

     S. Exª lutou muito pela estrada com a Guiana e fez tudo para que se estabelecessem as pontes imprescindíveis, a fim de que o Brasil, através de Georgetown, alcançasse a saída para o Pacífico, indispensável para todos nós. O Ministro Rubens Ricúpero tem lutado também para o Brasil alcançar a Venezuela. Igualmente, tem pontificado pelo desenvolvimento industrial da Amazônia.

     Sr. Presidente, afirmo aqui, como Amazônida que sou, do nosso regozijo pela atuação de S. Exa naquela região. Formulo votos de que o Presidente Itamar Franco, ao substituí-lo, se for de fato deslocar esse diplomata, coloque ali um homem com as suas mesmas qualidades, com a sua capacidade, escolhendo da área da diplomacia - quem sabe - um outro nome que venha realmente corresponder às aspirações de toda a Amazônia.

     Portanto, encerro estas minhas palavras, manifestando regozijo pela indicação do Ministro Ricúpero para substituir o nosso companheiro Fernando Henrique Cardoso e, ao mesmo tempo, formulando votos de que o Presidente Itamar Franco seja muito sagaz na escolha do Ministro Especial para os Assuntos da Amazônia. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 29/03/1994 - Página 1422