Discurso no Senado Federal

POSIÇÃO DO PFL NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL E POSSIVEL COLIGAÇÃO DESTE PARTIDO COM O PSDB. INDICAÇÃO DA CANDIDATURA DO EMPRESARIO SILVIO SANTOS PARA DISPUTAR A PRESIDENCIA NA CHAPA DO PFL. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEDIDA PROVISORIA 457, DA IMPLANTAÇÃO DA POLITICA MONETARIA DO GOVERNO.

Autor
Odacir Soares (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. :
  • POSIÇÃO DO PFL NA SUCESSÃO PRESIDENCIAL E POSSIVEL COLIGAÇÃO DESTE PARTIDO COM O PSDB. INDICAÇÃO DA CANDIDATURA DO EMPRESARIO SILVIO SANTOS PARA DISPUTAR A PRESIDENCIA NA CHAPA DO PFL. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEDIDA PROVISORIA 457, DA IMPLANTAÇÃO DA POLITICA MONETARIA DO GOVERNO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/04/1994 - Página 1595
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • COMENTARIO, INICIATIVA, ORADOR, REALIZAÇÃO, PESQUISA, AVALIAÇÃO, VOTO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ESCOLHA, CANDIDATO, DISPUTA, ELEIÇÕES, CARGO PUBLICO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, RESULTADO, APRESENTAÇÃO, DEFESA, INDICAÇÃO, NOME, SILVIO SANTOS, EMPRESARIO.
  • INFORMAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO MISTA, OBJETIVO, APRECIAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), IMPLANTAÇÃO, UNIDADE REAL DE VALOR (URV).

    O SR. ODACIR SOARES (PFL - RO. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, apesar de Vice-Presidente Nacional do PFL.

    Tomei conhecimento de uma possível coligação do meu Partido com o PSDB, através dos jornais, e, não estando avisado, dei prosseguimento a uma tarefa, a que eu já me havia submetido, de auscultar a base do Partido, isto é, as Lideranças do Partido, em todo - em torno de 12 mil lideres partidários - numa prévia na qual se indicavam três nomes como eventuais à postulantes à Presidência da Republica pelo nosso Partido.

    Nessa prévia foram indicados os nomes do Governador Antônio Carlos Magalhães, do Senador Marco Maciel e do apresentador de televisão e empresário Sílvio Santos. As respostas a essa prévia têm chegado ao meu Gabinete da maneira como esperávamos, isto é, os Líderes dos Partidos, Governadores, Vice-Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Presidentes de Diretórios Regionais, membros das Executivas Regionais de todo País. Presidentes dos Diretórios Municipais, membros das Executivas Municipais de todo o País, Vereadores e Prefeitos estão respondendo a essa consulta que, como disse, encaminhei a cerca de12 mil líderes partidários em todo País.

    Na tarde de hoje, às 16h, vou proceder, no meu Gabinete, juntamente com vários Deputados Federais, à abertura das primeiras cédulas que foram respondidas por esses lideres. Esperamos ver na tarde de hoje, uma radiografia das intenções do Partido, relativamente ao fato de caminhar nessas eleições como candidato a Vice-Presidente da República ou como candidato a Presidente da República. As primeiras repercussões dessa sondagem que realizei, e que estamos realizando, indicam que o Partido prefere ter, como segundo maior Partido do País, um candidato à Presidência da República e não um candidato à Vice-Presidência da República numa coligação com qualquer outro Partido. Evidentemente, essas questões todas serão resolvidas por ocasião da Convenção Nacional do Partido a se realizar, como manda a lei, até o final de maio deste ano.

    Acredito até, pelas manifestações que temos recebido, que dessa pesquisa resulte uma indicação majoritária e maciça do nome do empresário Sílvio Santos. De qualquer maneira, em face das sondagens já realizadas, comuniquei à Direção Nacional que, na Convenção do Partido, quando o PFL vier a decidir sobre se terá um candidato a Presidente da República ou se fará coligações com outros partidos. Apresentei formalmente, legalmente, à convenção uma chapa a ser encabeçada pelo empresário Sílvio Santos. Essa é uma questão inarredável, porque, auscultando esses setores do Partido, verifiquei que esses setores preferem, considerando ser o PFL o segundo maior Partido do País em organização, em Bancada Federal e no Senado Federal, ter um candidato a Presidente, e só uma hipótese mais distante desejaria coligar-se para ter um candidato a Vice-Presidente da República.

    Na tarde de hoje, farei a abertura das primeiras cédulas, em torno de 2 mil, que foram encaminhadas ao meu Gabinete.

    Eu queria, também, dar ciência ao Senado Federal, relativamente a outra matéria, que instalamos, anteontem, a Comissão Mista destinada a apreciar a Medida Provisória nº 457, reeditada pelo Governo, que trata da implantação da política monetária do Governo Federal e da introdução, como moeda, da Unidade Real de Valor. Instalamos a Comissão; inclusive, na mesma sessão de instalação foi votada e aprovada a admissibilidade da matéria, estando previstas reuniões na próxima terça, quarta e quinta-feiras. Na terça-feira, às 10h, reunião destinada a ouvir o novo Ministro da Fazenda, Embaixador Rubens Ricupero. Na parte da tarde a Comissão pretende ouvir o economista Paulo Nogueira Batista Filho. Na próxima quarta-feira, pela manhã, a Comissão pretende ouvir o Ministro do Trabalho, relativamente aos estudos que estão sendo procedidos no âmbito do Governo sobre a implantação do salário mínimo em torno de 100 dólares, que o Presidente Itamar Franco deseja ver vigorando no País já em dezembro deste ano.

    Como se sabe, o Ministro do Trabalho preside a Comissão Interministerial destinada a estudar e propor uma nova política de salário mínimo para o País, com o objetivo, segundo o compromisso que o Presidente assumiu com a Nação, de, em dezembro deste ano, termos o salário mínimo fixado em torno de 100 dólares. Isso, na quarta-feira. Na quinta-feira, pela manhã, a Comissão se reúne às 10h, para votar o mérito da medida provisória e um projeto de lei de conversão a ser apresentado pelo Relator.

    De modo que eu queria comunicar a V. Exª, que preside o Congresso Nacional e esta Casa, cuja Mesa é a Mesa do Congresso Nacional, que a Comissão Mista já se instalou e está trabalhando no sentido de votarmos no prazo regimental, ou seja, até o dia 14, o mérito da medida provisória, com o respectivo projeto de lei de conversão.

    Eram essas as comunicações que queria fazer ao Senado, particularmente a V. Exª, como Presidente da Mesa, e agradecer a oportunidade de poder fazê-las.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/04/1994 - Página 1595