Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO INCENDIO DO HOSPITAL DE CARIDADE DE FLORIANOPOLIS, COM A OCORRENCIA DE VITIMAS FATAIS.

Autor
Esperidião Amin (PPR - Partido Progressista Reformador/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO INCENDIO DO HOSPITAL DE CARIDADE DE FLORIANOPOLIS, COM A OCORRENCIA DE VITIMAS FATAIS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/04/1994 - Página 1600
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, OCORRENCIA, INCENDIO, HOSPITAL, MUNICIPIO, FLORIANOPOLIS (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE FEDERAL, ALCIR CALLIARI, PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, APOIO, RECUPERAÇÃO, INSTITUIÇÃO HOSPITALAR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPR - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, desejo tornar público, primeiro, o momento de profunda dor que vive a sociedade catarinense e florianopolitana, em particular, pelo desastre de grandes proporções que foi o incêndio ocorrido, das 11 horas da noite de ontem até a manhã de hoje, num hospital de caridade de Florianópolis, instituição com quase 250 anos de existência, que pelos serviços prestados da maneira mais magnânima a tomaram muito cara a todos nós catarinenses e florianopolitanos. Além da perda de quatro vidas, cujos corpos já foram encontrados entre os escombros, além dos prejuízos materiais ainda não conhecidos na sua total extensão, sabe-se que aquela instituição vai ter que enfrentar momentos muito delicados. E eu quero aqui fazer um apelo, que complementarei com contato pessoal, para que as autoridades federais apóiem aquela instituição neste momento.

    O Governador de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, esteve no local e vai firmar um convênio para manter o quadro de funcionários, pagar a folha durante o período em que o hospital com mais de quinhentos leitos, estiver desocupado.

    Além de contactar as autoridades federais, quero aqui lançar um apelo ao Presidente da Fundação Banco do Brasil, nosso co-estaduano Alcir Calliari, Presidente do Banco do Brasil, para que aquela Fundação pelo menos apóie, neste momento, a elaboração de um projeto de restauração, reforma e recuperação desta instituição modelar dentre as casas de saúde do Brasil.

    Isto é particularmente irônico e doloroso no momento em que está reunida a Frente Parlamentar da Saúde, que eu integro, aqui no Espaço Cultural da Câmara. Eu aproveito a oportunidade para instar os nossos companheiros do Senado no sentido de que apoiemos esta iniciativa da Frente Parlamentar da Saúde, que é, acima de tudo, de protestar contra a provável iniciativa do Governo Federal de encaminhar ao Congresso uma proposta orçamentária absolutamente inepta, insuficiente, para fazer face às necessidades correntes de um setor tão essencial da vida brasileira quanto o da saúde.

    Agradeço pela oportunidade e deixo aqui esses dois regis-

    tros.  


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/04/1994 - Página 1600