Discurso no Senado Federal

RECUPERAÇÃO DA ENASA - EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DA AMAZONIA S/A, AMEAÇADA PELA PRIVATIZAÇÃO NO ANO PASSADO, DEVIDO A EFICIENTE ADMINISTRAÇÃO ATUAL.

Autor
Aureo Mello (PRN - Partido da Reconstrução Nacional/AM)
Nome completo: Aureo Bringel de Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • RECUPERAÇÃO DA ENASA - EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DA AMAZONIA S/A, AMEAÇADA PELA PRIVATIZAÇÃO NO ANO PASSADO, DEVIDO A EFICIENTE ADMINISTRAÇÃO ATUAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 14/04/1994 - Página 1801
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ELOGIO, TRABALHO, GRUPO, DIRETORIA, EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DA AMAZONIA S/A (ENASA), RECUPERAÇÃO, EMPRESA.
  • SOLICITAÇÃO, BAYMA DENYS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MANUTENÇÃO, PESSOAL, DIREÇÃO, EMPRESA DE NAVEGAÇÃO DA AMAZONIA S/A (ENASA).

    O SR. AUREO MELLO (PRN - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, ouvimos, ainda há pouco, manifestações dos nossos companheiros Júlio Campos, Ney Maranhão, Carlos Patrocínio e outros sobre o problema do transporte no Brasil, em que os grandes Estados do Centro-Oeste, principalmente o Mato Grosso, reclamam justamente do descaso do Ministério dos Transportes em relação às suas estradas.

    Sr. Presidente, nós, do Estado do Amazonas, felizmente ou infelizmente - creio que felizmente - não passamos por esse problema, porque temos as nossas rodovias naturais, que são os rios; a grande tecedura de rios, não só a grande calha do Rio Amazonas como os seus afluentes e subafluentes, que, hoje em dia, são servidos por embarcações e por barcaças que transportam e fazem o escoamento da economia amazônica na direção do Sul e dos outros Estados brasileiros e de um município para outro.

    Sr. Presidente, a maior empresa de navegação que existe na Amazônia é a Empresa de Navegação da Amazônia S.A. - ENASA, que já esteve ameaçada de privatização, mas, felizmente, isto não ocorreu, porque não houve interessados na compra do seu acervo e do seu material.

    Finalmente, depois de muito tempo, está havendo uma diretoria realmente competente no comando da referida empresa. Ela é formada por um presidente - Presidente do Conselho de Administração - por membros desse Conselho, bem como por duas grandes diretorias. Essa equipe tem desenvolvido um trabalho muito bom e muito eficiente, que está recuperando a empresa sem precisarmos de pneus, nem de estradas de ferro.

    Dessa forma, Sr. Presidente, quando começaram a observar que a empresa estava se reerguendo, ressuscitando, imediatamente começaram os interessados - os interesseiros - a "politicar", a querer destituir a atual diretoria para assumirem novos elementos, alguns dos quais já foram até administradores fracassados da Empresa de Navegação da Amazônia S.A.

    Por isso, Sr. Presidente, formulo, desta tribuna, um apelo - e demonstro a minha confiança no Sr. Ministro dos Transportes, Sr. Bayma Denys, a quem saudei no início da sua ascensão a esse alto posto - no sentido de que, por favor, mantenha o pessoal que está na atual direção da ENASA e que os deixe trabalhar sossegadamente, para que não fiquem assustados com a perspectiva de serem removidos.

    Tenho certeza de que o Sr. Ministro Bayma Denys acolherá o meu pedido, porquanto a própria direção da ENASA vai entregar a S. Exª um magnífico relatório de diretoria, que me foi apresentado com prioridade, e também um relatório de auditoria do segundo semestre de 93, de julho a dezembro, feito pelo escritório de Auditoria, Assessoria e Contabilidade Ltda. - AUDITEC.

    Esse fato evidencia a boa-fé da diretoria da ENASA atualmente.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 14/04/1994 - Página 1801