Discurso no Senado Federal

FRAGILIDADE DOS CONGRESSISTAS FRENTE A CAMPANHA DA IMPRENSA CONTRA A INSTITUIÇÃO. REPUDIO A REPORTAGEM DA REVISTA 'ISTOE', DESTA SEMANA, CITANDO S.EXA. LEVIANAMENTE.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPR - Partido Progressista Reformador/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • FRAGILIDADE DOS CONGRESSISTAS FRENTE A CAMPANHA DA IMPRENSA CONTRA A INSTITUIÇÃO. REPUDIO A REPORTAGEM DA REVISTA 'ISTOE', DESTA SEMANA, CITANDO S.EXA. LEVIANAMENTE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 19/04/1994 - Página 1860
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • COMENTARIO, CAMPANHA, IMPRENSA, DIFAMAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • DESMENTIDO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), JORNAL, O ESTADO DO MARANHÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), DIFAMAÇÃO, AGRESSÃO, ORADOR.

     O SR. EPITÁCIO CAFETEIRA (PPR-MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, é preciso que esta Casa tome conhecimento da fragilidade dos Congressistas no que concerne ao respeito que devem merecer.

     Fui vítima de uma reportagem da revista IstoÉ, desta semana. O mais interessante - para isso, peço a atenção da Casa - é que a referida revista, na sua edição nacional, tem na capa a seguinte frase: "A nova lei: Acuse primeiro, pergunte depois". Além de tal título, à pág. 20, há o subtítulo: "Condenações sem julgamento: Autoridades, cidadãos e imprensa sentenciam sem provas, confundem inocentes e culpados e preparam uma fornada de pizzas".

     Diz o artigo:

     Nos últimos quinze dias, dois acontecimentos tão diversos entre si, como a denúncia sobre abuso sexual de crianças e a distribuição de propinas às autoridades por um banqueiro de bicho, serviram para mostrar os riscos que se corre quando um investigador, seja ele credenciado ou não por função pública, antecipa os resultados do seu trabalho.

     É de todo louvável a colocação da IstoÉ. Mas, se a revista diz isso á pág. 20, comporta-se de forma terrivelmente diferente às páginas 34, 35, 36 e 37, onde me julga sem a menor cerimônia.

     E mais, desta vez, a revista criou uma capa a nível nacional - "Acuse primeiro, pergunte depois" - e uma outra só para mim, só para o Nordeste, que não foi vista aqui, pois só foi vendida lá. Nesta capa, a manchete é "Carrões e milhões", ilustrada com uma foto minha entrando no meu carro.

     É este o clima em que estamos vivendo. Qualquer um de nós está sujeito a isso.

     Estou inscrito para, na quarta-feira, fazer um pronunciamento. Não será somente para dar explicações, será um pronunciamento muito maior, onde vou contar toda a história. Também trarei documentos para mostrar como alguns políticos querem se cevar da honra alheia.

     Eu gostaria de ter a imprensa presente na quarta-feira, quando farei esse pronunciamento. Não o farei amanhã, porque teremos sessão do Congresso Revisor, e não haverá sessão do Senado. No entanto, na quarta-feira, estarei aqui para mostrar ao povo quem é quem, e para dizer que notícias como essas não me intimidam. Notícias republicadas no jornal O Estado do Maranhão, tendo sido imediatamente assoalhado que, em função dessa reportagem, eu iria retirar a minha candidatura. Qualquer pessoa que lê a reportagem percebe a intenção de me agredir. Chego até a ser citado por ter andado, parece-me que em 1988, desfilando num luxuoso Landau. Um luxuoso Landau! Um carro que saíra de linha há seis anos e que não vale hoje 300 mil cruzeiros. Tudo é colocado no sentido de denegrir a minha imagem. Mas há explicação, estejam certos. Trarei na quarta-feira. E aqueles que tramaram isso podem se preparar, porque será a hora de fazer o strip tease moral de algumas vestais.

     Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 19/04/1994 - Página 1860