Discurso no Senado Federal

APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES E AO PRESIDENTE DA CBTU, NO SENTIDO DA REATIVAÇÃO DO RAMAL FERROVIARIO DE MARANGUAPE-CE.

Autor
Mauro Benevides (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Carlos Mauro Cabral Benevides
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • APELO AO MINISTRO DOS TRANSPORTES E AO PRESIDENTE DA CBTU, NO SENTIDO DA REATIVAÇÃO DO RAMAL FERROVIARIO DE MARANGUAPE-CE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 20/04/1994 - Página 1922
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, BAYMA DENYS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), PRESIDENTE, COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, MUNICIPIO, MARANGUAPE (CE), ESTADO DO CEARA (CE), REATIVAÇÃO, TREM, VIABILIDADE, RETOMADA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.

    O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ao final desta sessão, entendi do meu dever transmitir, ao Ministro Bayma Denys e ao Presidente da CBTU, apelo em favor de uma reivindicação do Município de Maranguape, no meu Estado, um município com uma população de 75 mil habitantes e distando apenas 30km de Fortaleza.

    O pedido, apresentado a mim e aos Senadores Cid Sabóia de Carvalho e Reginaldo Duarte, é no sentido de que viabilizemos o retomo do trem de Maranguape, já que, na região metropolitana de Fortaleza, Maranguape tem uma posição privilegiada. Desde 1962, sem qualquer razão plausível técnico-econômica, Maranguape foi impedida de continuar a dispor desse importante meio de transporte.

    Sr. Presidente, o Município de Maranguape tem a sua economia baseada principalmente na agricultura, pecuária e extração vegetal e hoje está enfrentando um dos mais graves problemas: o desemprego. Em parte, isso decorre da conjuntura socioeconômica do Município, mas também do fato de sua mão-de-obra estar excluída do mercado de trabalho da Grande Fortaleza, em decorrência dos altos custos de transporte enfrentados pela população. Nenhum empresário de Fortaleza emprega mão-de-obra de Maranguape, alegando ser impossível pagar o vale-transporte.

    De 1875 a 1962, o Município de Maranguape foi servido por ferrovia, a partir de um ramal com ponto inicial na Estação de Maracanaú. Sem qualquer justificativa técnico-econômica plausível, esse ramal foi desativado, mergulhando, assim, a região e a sua população em sérias dificuldades.

    É consenso geral das lideranças e da população dessa comuna a necessidade do retomo do trem, como instrumento capaz de propiciar a retomada do desenvolvimento dessa importante área geográfica do nosso Estado. Necessária se faz, portanto, a reconstrução de sete quilômetros de linha férrea em faixa ainda hoje preservada pela ferrovia no Ceará e a obtenção de material rodante para a formação de composições de trens urbanos. Essa reconstrução poderá ficar sob a coordenação de técnicos ferroviários de meu Estado, empregando mão-de-obra da região, trazendo, assim, notável economia aos cofres públicos.

    Será grande a repercussão socioeconômica na vida de Maranguape advinda do retomo do trem à região: retomada do desenvolvimento econômico; melhores condições de vida para a população; geração de novos empregos, com a absorção da mão-de-obra ociosa; redução do custo total das viagens, beneficiando diretamente os trabalhadores; redução do deslocamento de ônibus a Fortaleza; e outros benefícios que, numa Exposição de Motivos, foram encaminhados ao Superintendente da RFFSA no Ceará, engenheiro José Maria Braga, e ao Presidente da CBTU local, engenheiro José do Carmo Gondim.

    Com a reconstrução do ramal e a obtenção do material rodante necessário, o trem de Maranguape será inserido no sistema de 45 quilômetros hoje operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, e que vem proporcionando inestimável serviço às populações da região metropolitana da capital cearense.

    Apelo, portanto, ao Sr. Ministro dos Transportes, General Bayma Denys, e ao Presidente da CBTU, no sentido de que, coordenadamente, viabilizem essa reivindicação de inquestionável interesse público.

    Acredito que a presente postulação recebe, como já destaquei, o endosso solidário dos nossos colegas Senadores Cid Sabóia de Carvalho e Reginaldo Duarte, para os quais foram igualmente enviadas solicitações com tal objetivo. Fica, assim, consignada, através desta tribuna, o veemente apelo da Bancada cearense, na expectativa de que o Ministério dos Transportes se mostre sensível a tão justa pretensão.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 20/04/1994 - Página 1922