Discurso no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS AO SR. EDUARDO SUPLICY SOBRE A QUEIXA-CRIME APRESENTADA PELO PRESIDENTE DO PT, SR. LUIZ INACIO LULA DA SILVA, REFUTANDO MENÇÃO NA PEÇA JUDICIAL, DE ACUSAÇÃO DE ENVOLVIMENTO DE LULA COM O ASSASSINATO DO SINDICALISTA OSWALDO CRUZ.

Autor
Esperidião Amin (PPR - Partido Progressista Reformador/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • ESCLARECIMENTOS AO SR. EDUARDO SUPLICY SOBRE A QUEIXA-CRIME APRESENTADA PELO PRESIDENTE DO PT, SR. LUIZ INACIO LULA DA SILVA, REFUTANDO MENÇÃO NA PEÇA JUDICIAL, DE ACUSAÇÃO DE ENVOLVIMENTO DE LULA COM O ASSASSINATO DO SINDICALISTA OSWALDO CRUZ.
Publicação
Publicação no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2214
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ASSUNTO, MOTIVO, QUEIXA, CRIME, APRESENTAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONTESTAÇÃO, DECLARAÇÃO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, EXISTENCIA, RELAÇÃO, FATO, HOMICIDIO, OSWALDO CRUZ, EX PRESIDENTE, SINDICATO.

      O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPR-SC. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, julguei que a minha fala, com tantos apartes, tivesse esgotado o assunto. Entretanto, como a questão veio novamente à baila, quero, em primeiro lugar, desfazer um grave equívoco baseado em informação mentirosa: a queixa-crime é exclusivamente relacionada a declarações por mim feitas, em resposta a acusações do Sr. Lula ao Prefeito Paulo Maluf no dia 27 de março, estampadas no jornal O Globo_do último dia 28 de março. Essas declarações dizem respeito a quatro assuntos:

      - dinheiro de sindicato;

      - Nutrícia - há vários processos em andamento sobre esse tema;

      - mesada;

      - e casa do Sr. Roberto Teixeira.

      São esses os quatro assuntos. Não há nada relacionado à morte de sindicalista.

      Em segundo lugar, na procuração - não estou falando da petição - subscrita pelo cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, brasileiro, casado, metalúrgico, residente à Rua São João, nº 276, São Bernardo, São Paulo - é outra casa -, é dito "queixa-crime em face de Esperidião Amin, brasileiro, estado civil ignorado..." Ele assina, não o seu advogado. É a assinatura do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. A assinatura está aqui! É do Lula! Isto já faz parte da minha manifestação.

      Terceiro, para que não haja novos equívocos, faço novo apelo: deixem a queixa-crime tramitar, autorizem o processo. E aí esclareceremos se falei ou não a verdade e também questões objetivas que coloquei. Creio que o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, como todo homem de bem, quer também esclarecer essas questões para que não se dê a impressão de que são picaretas querendo esconder um picareta.

      Essa é a explicação pessoal que eu gostaria de dar, para que o haja dúvidas a respeito dessa queixa-crime. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2214