Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS SOBRE O EDITORIAL DO JORNAL DO BRASIL, EDIÇÃO DE 10-05-94, INTITULADO NEGOCIO DA CHINA, TRATANDO DOS PLANOS DE VIAGEM DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO A REPUBLICA POPULAR DA CHINA. APOIO A INTEGRAÇÃO COMERCIAL ENTRE O BRASIL E A CHINA.

Autor
Ney Maranhão (PRN - Partido da Reconstrução Nacional/PE)
Nome completo: Ney de Albuquerque Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • COMENTARIOS SOBRE O EDITORIAL DO JORNAL DO BRASIL, EDIÇÃO DE 10-05-94, INTITULADO NEGOCIO DA CHINA, TRATANDO DOS PLANOS DE VIAGEM DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO A REPUBLICA POPULAR DA CHINA. APOIO A INTEGRAÇÃO COMERCIAL ENTRE O BRASIL E A CHINA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2219
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, IMPORTANCIA, VIAGEM, ITAMAR FRANCO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, CRITICA, DECISÃO, CONGRESSISTA, IMPEDIMENTO, VISITA OFICIAL.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, INTEGRAÇÃO, COMERCIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.

      O SR. NEY MARANHÃO (PRN - PE. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou fazer um comentário com respeito ao editorial do Jornal do Brasil - artigo de fundo -, relativamente à viagem do Presidente Itamar Franco, a um grande país, a China Popular.

      Diz o editorial: "Negócio da China", e chama a atenção do Presidente da República. Leio alguns trechos, Sr. Presidente:

      Não serão alguns Parlamentares a soldo de Taiwan que farão prevalecer seus interesses inconfessáveis.

      O Presidente Itamar Franco sabe que o Brasil e a China, ambos países continentais, com população numerosa e papel de liderança natural em suas respectivas regiões, têm um encontro marcado.

      Subentende-se, Sr. Presidente, que se tenta evitar, por indução, a viagem do Presidente da República àquele país.

      Quero lançar o meu protesto. Em primeiro lugar, porque no decorrer deste meu mandato, meu trabalho tem sido no sentido do entrelaçamento comercial de Formosa e da China Popular com nosso País, haja vista que o próprio Senado da República aprovou, e seus 81 Srs. Senadores assinaram, memorial ao Presidente Itamar Franco para que o Brasil dê apoio, através de seu voto, à entrada, no GATT, da República Democrática da China e da China Popular.

      Não será este artigo, Sr. Presidente, que irá prejudicar essa viagem que é de importância fundamental para o entrelaçamento comercial do Brasil com aquele grande país da Ásia - a República Popular da China.

      Sabe V. Exª que a China é um exemplo para o mundo, com um desenvolvimento de 12% do PIB; os países ricos e de importância como os Estados Unidos estão visitando, por intermédio de seus embaixadores e chefes de Estado, a Cidade de Pequim. O Sr. Jiang Zemin, Secretário do Partido Comunista e Presidente da China, antes de se encontrar com o Presidente Itamar Franco, em seu país, esteve conosco. Antes disso, autoridades de maior evidência daquele país estiveram também visitando o Brasil. Essa é uma prova evidente de que eles querem aproximação comercial econômica e cultural com a nossa Pátria.

      Lógico, Sr. Presidente, que as duas Chinas deram exemplo ao mundo do seu entrelaçamento comercial, e até a sétima frota americana cercou o Estreito de Formosa quando Mao-Tsetung ganhou a revolução contra o Marechal Chiang Kai-Shek. Hoje, estão se entendendo.

      Através de pronunciamentos feitos há cinco anos, eu previ isso, Sr. Presidente; avisei, pois tinha certeza, quando do acordo referente à entrega de Hong Kong pela Inglaterra à China Continental, que Formosa, um país que tem uma reserva cambial de 95 bilhões de dólares e que já negociava, através de Hong Kong, com a China Continental o montante de 10 bilhões de dólares, tinha que se entender acima das desavenças políticas e ideológicas com o seu irmão continental. E quem não sabe? Dizia Marco Pólo: "Os chineses são os maiores comerciantes do mundo". Está aí provado.

      Quero pedir a transcrição deste artigo do Jornal do Brasil, ressalvando parte do texto onde se afirma que Parlamentares brasileiros estão induzindo o Presidente Itamar Franco a não fazer essa viagem, ou se a fizer a não dar a importância que a China tem para o Brasil.

      A meu ver, as duas Chinas têm importância fundamental para o nosso País. Não só pelo exemplo chinês na solução de seus grandes problemas - eles têm uma população nove vezes maior do que a do Brasil, mas lá ninguém morre de fome, e ainda abastecem 22% da população da Terra e têm o seu PIB acima de 12% ao ano - mas, também, Formosa que é um país em desenvolvimento, com renda per capita de Primeiro Mundo e um país que tem menos de 20% de suas terras agricultáveis, um país menor do que a Paraíba e que tem duas vezes de reserva cambial aquilo que o Brasil deve.

      Precisamos nos situar naquilo de que temos consciência: na aproximação cada vez maior das duas Chinas para o desenvolvimento do nosso País. Com isso só quem ganha é o Brasil.

      Tenho certeza de que o Presidente Itamar Franco será muito bem recebido, ficará impressionado com o desenvolvimento da China Popular e poderá trazer subsídios e experiências para aplicarmos também em nosso País.

      Neste momento, quero agradecer a V. Exª, pedindo a transcrição nos Anais do Senado deste artigo do Jornal do Brasil, intitulado "Negócio da China", e fazer um protesto contra a intenção daqueles que desejam sabotar a viagem do Presidente Itamar Franco. Essas pessoas, se isso está acontecendo, estão prestando um desserviço a Formosa e à República da China no entrelaçamento do comércio com o nosso País.

      Muito obrigado a V. Exª, Sr. Presidente. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2219