Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO DOS 25 ANOS DA ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO DOS 25 ANOS DA ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2254
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

    O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em 20 de março passado, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT comemorou seu Jubileu de Prata, seus 25 anos de criação. Gostaria de prestar, neste momento, minhas homenagens à ECT, rememorando aqui a história dessa autarquia que, graças à determinação de seus dirigentes e ao empenho de seus funcionários, conseguiu transformar-se em uma empresa moderna, eficiente e comprometida com a necessidade de atender bem a seus usuários.

    Criada em 1969 para substituir o antigo DCT - Departamento de Correios e Telégrafos, a ECT herdou um serviço considerado inoperante pela população e uma das mais arcaicas estruturas do serviço público brasileiro. Sua história, nesses 25 anos, nos mostra a trajetória de uma instituição pública de administração indireta que soube realizar, de forma eficiente, um admirável trabalho de modernização, tanto nas estruturas da organização postal quanto nos métodos de trabalho.

    Tendo herdado toda a estrutura do DCT, a recém-criada ECT contratou, em 1970, os serviços de empresas vinculadas aos serviços postais da França e da Inglaterra para a realização de estudos preliminares com vistas à sua reorganização. Desde o início da década de 70, novos modelos operacionais ampliaram o leque de atividades e criaram serviços de alta relevância e com padrões de reconhecida eficiência internacional.

    Em 1974, foi implantada a Rede Postal Aérea Noturna, que permitiu a entrega da correspondência entre as capitais e as grandes cidades no dia seguinte à sua postagem; nos anos 80, a ECT introduziu inúmeros avanços tecnológicos que agilizaram seus serviços, especialmente a triagem eletrônica de correspondência; e, na década de 90, a empresa ingressou firme em novos e promissores nichos mercadológicos, ampliando os serviços oferecidos às pessoas e às empresas no País e no exterior.

    Desde sua criação, ficou patente a preocupação da ECT com a qualificação dos funcionários, pois ela depende basicamente do elemento humano para o bom desempenho de suas atividades. Consciente da importância do treinamento do corpo funcional, a ECT criou, com a finalidade de preparar os funcionários para desempenhar funções na área da administração, execução e manutenção do sistema postal-telegráfico, a Escola Superior de Administração Postal - ESAP, que, ao longo de todo esse tempo, formou mais de 1.200 administradores postais e se constitui, sem dúvida, em ponto de referência para diversas instituições internacionais interessadas em colher subsídios sobre o desenvolvimento organizacional e o reflexo do desenvolvimento dos Sistema Postal Brasileiro.

    Srªs e Srs. Senadores, ao falar sobre a Empresas Brasileira de Correios e Telégrafos, não poderia deixar de mencionar, também, sua importância como um fator efetivo de desenvolvimento nacional. Promovendo a interiorização da distribuição de bens e serviços e realizando a integração dos interesses das pessoas e das empresas, a ECT se vem consolidando como importante agência promotora de progresso e bem-estar de todos os brasileiros.

    Além de toda a sua eficiência na área de distribuição de cartas, telegramas e encomendas, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem desempenhado, também, um papel social muito grande em todos os rincões do nosso território e, hoje, a melhor imagem para representá-la é a de um grande e muito bem estruturado "banco de serviços".

    Com suas atividades diversificadas, a ECT mantém um elevado padrão de qualidade, aproveitando ao máximo as vantagens da capilaridade privilegiada que sua rede de agências possui em todo o território nacional. Com suas 12 mil agências próprias e 1.700 franqueadas, seus quase 10 mil veículos e seus 25 mil carteiros, que mantêm contato diário com milhões de usuários, presta serviços que vão muito além da simples entrega de correspondência convencional e vem funcionando como um verdadeiro "banco", sendo capaz de realizar uma surpreendente gama de serviços, oferecendo sua rede, sua infra-estrutura para operações como pagamento de contas, de impostos, entrega de talonários do INSS, de passaportes, entre outros. Diariamente, 65 aeronaves a serviço dos Correios encurtam as enormes distâncias do território nacional e facilitam a vida de milhões de brasileiros.

    Desempenhando suas funções como uma empresa do Primeiro Mundo, a ECT faturou, em 1993, 1 bilhão e 360 milhões de dólares e projeta um faturamento de 2 bilhões de dólares para 1994. Com a postagem de 15 milhões de objetos por dia, os Correios movimentam, anualmente, cerca de 4 bilhões e 400 milhões de objetos, entre correspondências e encomendas, e os serviços postais brasileiros ocupam o oitavo lugar do mundo em volume de tráfego. Desses 4 bilhões e 400 milhões de objetos anuais, 3 bilhões e 900 milhões se referem ao tráfego convencional - cartas, aerogramas, vales postais, reembolso postal e encomendas -, e os 500 milhões restantes são SEDEX, malotes e encomendas expressas nacionais e internacionais.

    Sr. Presidente, é inegável o esforço da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de oferecer o melhor serviço à comunidade. Sempre investindo em infra-estrutura e operações, a ECT, em 1994, tem como meta a qualidade total e começa a equipar as agências no sentido de agilizar o atendimento ao público. A empresa está procurando informatizar ao máximo suas operações, implantando o Projeto Ambiente Integrado de Teleinformática. A curto prazo, esse sistema vai interligar as cinqüenta maiores agências do País e, no futuro, a automação fará parte do dia-a-dia do maior número possível de agências.

    Todo esse esforço tem dado bons dividendos em termos de imagem junto ao público. Em diversas pesquisas de opinião pública realizadas por institutos de notória projeção, os Correios têm sido apontados como a instituição brasileira de maior confiança e credibilidade junto à população, sendo sua eficiência reconhecida até no exterior. A ECT foi apontada pela revista Exame, edição Maiores e Melhores de 92, como a melhor empresa de serviços públicos do País, naquele ano.

    Evidentemente, essa posição reflete todo um trabalho em busca da excelência, Senhoras e Senhores Senadores. É por todas as razões aqui mencionadas que desejo, mais uma vez, parabenizar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT por seus 25 anos de criação. O Jubileu de Prata da ECT constitui um marco de grande realce na trajetória dessa organização que é motivo de orgulho para todos nós brasileiros.

    Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 12/05/1994 - Página 2254