Discurso no Senado Federal

ELOGIA O PROJETO DE IRRIGAÇÃO QUE ESTA SENDO DESENVOLVIDO EM SERGIPE, NA REGIÃO DO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO.

Autor
Lourival Baptista (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Lourival Baptista
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • ELOGIA O PROJETO DE IRRIGAÇÃO QUE ESTA SENDO DESENVOLVIDO EM SERGIPE, NA REGIÃO DO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 19/05/1994 - Página 2423
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JOÃO ALVES FILHO, GOVERNADOR, DESENVOLVIMENTO, PROJETO, IRRIGAÇÃO, ESTADO DE SERGIPE (SE), INCENTIVO, AGRICULTURA, CRIAÇÃO, EMPREGO, COMBATE, FOME, SECA, REGIÃO NORDESTE.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DA MANHÃ, ESTADO DE SERGIPE (SE), RELAÇÃO, ANDAMENTO, CONSTRUÇÃO, INFRAESTRUTURA, OBRA PUBLICA, CANAL, IRRIGAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.

    O SR. LOURIVAL BAPTISTA (PFL-SE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conforme já comentei aqui em ocasiões anteriores, está sendo desenvolvido em Sergipe, na região do vale do rio São Francisco, o mais audacioso projeto de irrigação utilizando a água canalizada do grande rio, por intermédio de 56 quilômetros de canais, reservatórios, estações de bombeamento, elevatórias, adutoras de recalque e um dos sistemas mais modernos do mundo em fruticultura irrigada, operando técnicas como a microaspersão.

    O Governo do Estado anunciou, recentemente, que 70% das obras de infra-estrutura já estão concluídas e a parceria com o setor privado vai assegurar a geração de mais de 15 mil empregos diretos numa das regiões mais pobres de Sergipe, o que, além de criar renda para a população, deixa dividendos para a economia do Estado, pois o objetivo maior da fruticultura irrigada, conforme as metas do Projeto, é a exportação.

    Sr. Presidente, esse projeto denominado de Platô de Neópolis é um dos objetivos prioritários do Governo João Alves Filho, dentro do programa de combate à fome e à seca, criando empregos, renda, divisas, e absorvendo tecnologias adequadas ao desenvolvimento da agricultura no Estado, principalmente com a irrigação, numa área em que as terras são muito férteis, pela própria composição orgânica do solo, faltando-lhe apenas a água e o trato adequado, porque no período chuvoso as terras de Sergipe são das mais produtivas do Nordeste.

    Para realizar esse importante Projeto, o Governador João Alves Filho se inspirou, nas visitas feitas durante suas viagens ao exterior, em empreendimentos similares desenvolvidos em várias partes do mundo, como, por exemplo, no Chile, na Califórnia, na China, em Israel e outras regiões, inspeções estas aliadas à experiência e à visão adquirida quando de sua passagem pelo Ministério do Interior, durante o Governo do Presidente José Sarney.

    Faço este registro, Sr. Presidente, porque conhecendo muito bem, e de longa data, o contraste entre a realidade e as grandes possibilidades do vale do São Francisco, onde, quando Governador, fui pioneiro na captação de água do São Francisco, por meio da construção de adutoras, considero o empreendimento do Platô de Neópolis como uma grande conquista para a economia do Estado e a redenção social de uma parcela carente e trabalhadora da população de Sergipe.

    Finalizando, Sr. Presidente, peço a transcrição nos Anais do Senado Federal do artigo sobre o assunto publicado em o Jornal da Manhã, edição de 28-4-94, intitulado "Obras de infra-estrutura adiantadas. Platô de Neópolis já tem 70% das obras de infra-estrutura concluídas".


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 19/05/1994 - Página 2423