Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO PREFEITO E A POPULAÇÃO DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - SP, PELOS ENORMES DANOS CAUSADOS PELA TEMPESTADE DE VENTOS E GRANIZO OCORRIDA NO ULTIMO SABADO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • SOLIDARIEDADE AO PREFEITO E A POPULAÇÃO DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - SP, PELOS ENORMES DANOS CAUSADOS PELA TEMPESTADE DE VENTOS E GRANIZO OCORRIDA NO ULTIMO SABADO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2343
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, SOLIDARIEDADE, ANTONIO PALOCCI, PREFEITO, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, RIBEIRÃO PRETO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITIMA, PREJUIZO, DESTRUIÇÃO, CHUVA, MOTIVO, DECRETAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA.
  • COMENTARIO, VISITA, ANTONIO FLEURY FILHO, GOVERNADOR, MUNICIPIO, RIBEIRÃO PRETO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, RECONSTRUÇÃO, PARTE, CIDADE.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, LIBERAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, MUNICIPIO, RIBEIRÃO PRETO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

      O SR. EDUARDO SUPLICY (PT - SP. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, no sábado último, por volta das 23h, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foi atingido por uma tempestade, com ventos de até 130 Km/h, e chuvas de granizo. Além de Ribeirão Preto, a tempestade atingiu e causou danos a cidades vizinhas, como, por exemplo, Ourinhos. Por alguns minutos, os habitantes daquela cidade ouviram, de repente, sobre os telhados, um barulho ensurdecedor, ocasionado pela chuva de granizo. Após a tempestade puderam ser vistas as conseqüências, através de camada de 30 centímetros de granizo, aproximadamente, causando, inclusive, sérios danos à lavoura daquela região.

      Domingo à noite, tive a oportunidade de visitar aquele município para levar a minha solidariedade ao Prefeito Antônio Palocci, ao seu secretariado e a todos os seus habitantes, ocasião em que pude testemunhar os estragos causados pelas chuvas, onde grande parte das escolas e creches públicas municipais tiveram suas instalações parcialmente destruídas. Algumas fábricas, como a Companhia Cervejaria Antárctica Paulista S.A., e concessionárias de automóveis, como a FIAT, tiveram seus telhados e a estrutura principal dos seus galpões destruídos. Inclusive parte da rede elétrica e de trolebus tiveram suas instalações danificadas.

      O Governador Luiz Antônio Fleury Filho esteve em Ribeirão Preto, domingo à tarde, prestando sua solidariedade a todos os seus habitantes. S. Exª liberou cerca de um milhão de dólares para aquela cidade, tendo em vista o estado de calamidade pública, decretado pelo Prefeito Antônio Palocci, que será recebido, hoje, às 11h, pelo Presidente Itamar Franco, que está hospedado no Hotel Glória, no Rio de Janeiro.

      O Deputado Aloizio Mercadante e eu conversamos com o Ministro Henrique Hargreaves, no domingo, ocasião em que o Prefeito Antônio Palocci fez uma síntese ao Ministro-Chefe da Casa Civil a respeito das conseqüências provocados por aquele temporal.

      A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto calcula que a tempestade do final de semana pode ter causado perdas a mil empresas da cidade, o que representa 10% da economia local. O Presidente dessa associação, Gilberto Maggioni, solicitou a abertura de linha especial de crédito da ordem de 2,5 milhões de dólares junto ao BANESPA. O Prefeito Antônio Palocci encaminhará solicitação ao Presidente Itamar Franco, também no sentido de que o Banco do Brasil possa abrir linha especial de crédito, para que as empresas privadas daquela cidade possam ter meios de recuperar os danos causados ao seu patrimônio.

      No que diz respeito às instalações públicas - escolas, creches e edifícios públicos em geral - a estimativa de danos é da ordem de 6 a 8,5 milhões de dólares, segundo levantamento realizado até ontem. Das 112 escolas municipais e estaduais, 46 foram atingidas, estando algumas praticamente destruídas, havendo, portanto, necessidade de reparos, o que ocasionou a suspensão temporária das aulas; possivelmente amanhã as aulas sejam retomadas.

      David Aidar, Presidente da Defesa Civil de Ribeirão Preto, diz que de 800 a 1.000 pessoas estão desabrigadas na cidade.

      Sr. Presidente, é importante salientar a solidariedade humana que caracterizou a atitude de toda a população de Ribeirão Preto. Muitos dos que tiveram suas casas destruídas foram acolhidos por parentes, vizinhos e amigos.

      Também é importante que o Presidente Itamar Franco libere recursos, prestando, assim, sua solidariedade a Ribeirão Preto, uma das cidades de maior desenvolvimento econômico e social do interior de São Paulo e mesmo do Brasil, região conhecida como a "Califórnia brasileira", que nesse momento passa por sérias dificuldades.

      Muito obrigado, Sr. Presidente. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2343