Discurso no Senado Federal

INICIO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE PESQUEIRA (PE), PERTENCENTE A ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PERNAMBUCO, QUE TOMOU O NOME DE DR. JOSE DO REGO MACIEL, PAI DE S.EXA.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • INICIO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE PESQUEIRA (PE), PERTENCENTE A ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PERNAMBUCO, QUE TOMOU O NOME DE DR. JOSE DO REGO MACIEL, PAI DE S.EXA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2364
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, INICIO, FUNCIONAMENTO, UNIDADE, ESCOLA TECNICA FEDERAL, MUNICIPIO, PESQUEIRA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

    O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, permitam-me recuar um pouco no tempo, para que possam melhor compreender a profunda satisfação que sinto com a entrada em funcionamento, no presente semestre, da Unidade de Ensino Descentralizada de Pesqueira, pertencente à Escola Técnica Federal de Pernambuco, que tomou o nome de meu honrado pai - o Dr. José Rego Maciel.

    A referida unidade foi construída ao tempo em que exercia o cargo de Ministro da Educação. A obra foi inaugurada ainda durante o Governo do Presidente Sarney. Mas, nos quatro anos que se seguiram, não logrou entrar em funcionamento, isso porque o concurso para o preenchimento de vagas de professores e funcionários técnico-administrativos somente veio a ser realizado no segundo semestre de 1993.

    As primeiras contratações de pessoal aprovado, no princípio do corrente ano, permitiram, finalmente, o início das atividades do estabelecimento, no mês de abril próximo passado.

    Neste primeiro semestre, foram admitidos cento e quarenta alunos, distribuídos igualmente entre os dois cursos inicialmente oferecidos - Eletrotécnica e Edificações - e, da mesma forma, entre os turnos da tarde e da noite. Para o segundo semestre, a iniciar-se em agosto, está previsto o ingresso de igual número de jovens.

    As opções de cursos oferecidas serão gradativamente ampliadas, de acordo com as necessidades da região.

    Como não poderia deixar de ser, a solenidade que marcou a festiva ocasião do início das atividades do estabelecimento foi uma aula inaugural, realizada no dia 5 de abril. A ela compareceram as autoridades municipais em geral, inclusive o Prefeito Evandro Maciel e Vereadores; o Diretor da Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), Professor Rômulo Lacerda Júnior; diretores de Departamentos da escola; o Dr. Everardo Maciel, Secretário de Fazenda e Planejamento do Governo do Distrito Federal e ex-Secretário-Geral do Ministério da Educação à época que a unidade foi edificada; o ex-Deputado e ex-Secretário de Educação Joel de Holanda Cordeiro e o Sr. Sílvio Tavares de Amorim, Delegado do Ministério da Educação em Pernambuco.

    Atualmente, as aulas acontecem de segunda a sábado e a escola conta com a colaboração de sessenta e dois funcionários administrativos.

    Instalados em um terreno com área de seis hectares, os cinco blocos em que se divide o estabelecimento têm área construída de 4.000m.

    Essa Unidade Descentralizada foi a segunda a ser criada no âmbito da Escola Técnica Federal de Pernambuco, vindo a se somar às anteriormente existentes, localizadas na cidade de Petrolina, no sertão pernambucano, também iniciadas durante minha passagem pelo Ministério da Educação. Essa experiência, de Unidades de Ensino Descentralizadas, é pioneira no Brasil, tendo-se mostrado, até o momento, plenamente exitosa.

    A Escola Técnica Federal de Pernambuco é, Sr. Presidente e Srs. Senadores, não apenas uma instituição de larga tradição como também de consagrada eficiência. Nesse sentido, a inauguração, após delongas de quatro anos, de suas Unidades de Ensino Descentralizada, que levará a escola a mais uma região do interior do Estado, é acontecimento que não poderia ficar sem registro nos anais desta Casa.

    A oportunidade do registro do acontecimento auspicioso deve servir, também, para que deixemos aqui consignada a necessidade de aprimoramento e, principalmente, de expansão do ensino técnico. Há muitos anos não se fazem investimentos significativos na criação de novas escolas técnicas e centros de educação tecnológica. Os currículos podem ser aperfeiçoados, para melhor adequação ao mercado de trabalho. A integração entre escolas e empresas pode ser aprofundada, o que traria benefícios para ambas as partes.

    Nos tempos em que vivemos, o domínio tecnológico é condição sine qua non de sucesso para empresas e nações. Investir na educação técnica e tecnológica implica retorno garantido. Deixar de fazê-lo implica eternizar o hiato que nos separa dos países industrializados.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2364