Discurso no Senado Federal

DEFESA DE UMA POLITICA CONJUGADA DE PRODUÇÃO DE BENS PRIMARIOS E DE TRANSPORTE OTIMIZADO PARA A MODERNIZAÇÃO DO PAIS, BASEADO NO PROJETO SOCIO-ECONOMICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO.

Autor
João Rocha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João da Rocha Ribeiro Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • DEFESA DE UMA POLITICA CONJUGADA DE PRODUÇÃO DE BENS PRIMARIOS E DE TRANSPORTE OTIMIZADO PARA A MODERNIZAÇÃO DO PAIS, BASEADO NO PROJETO SOCIO-ECONOMICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2365
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • DEFESA, ADOÇÃO, POLITICA, INTEGRAÇÃO, LIGAÇÃO, REGIÃO, PAIS, FORMA, CONSERVAÇÃO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, MELHORIA, SISTEMA, TRANSPORTE DE CARGA, UTILIZAÇÃO, AGUAS FLUVIAIS, NAVEGAÇÃO, RIO TOCANTINS, SIMULTANEIDADE, FUNCIONAMENTO, ECLUSA, CANAL, PRODUÇÃO, ENERGIA, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO OESTE.

    O SR. JOÃO ROCHA (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, ocupamos, por diversas oportunidades, a tribuna do Senado Federal na defesa de interesses que, à primeira vista, podem parecer regionais: um tributo que, enquanto representante de uma unidade do Centro-Norte do Brasil, proporcionamos ao povo tocantinense que aqui conduziu-nos. Pleiteamos evidenciar que os interesses defendidos com tanta veemência são nacionais e que certamente beneficiam a região Norte do País, como a todas as demais regiões, por constituir-se em projeto de integração nacional de longo alcance, grande abrangência, com fortes repercussões econômico-sociais, como se é de esperar .

    O grande projeto social-econômico de modernização do Brasil teve como um dos pilares fundamentais de sustentação a integração nacional a partir de duas políticas de desenvolvimento regional conjugadas: seja pela ação da política das superintendências de desenvolvimento regional; seja pela ocupação do interior a partir da transferência da Capital do litoral para o Centro-Oeste.

    Um passo a mais faz-se agora necessário: conjugar as duas políticas de integração e desenvolvimento em uma $única estratégia capaz de, a um só tempo, não segregar nenhuma região brasileira das benesses do desenvolvimento e, simultaneamente, potencializar a vocação de cada uma em um país-continente como o nosso.

    É de antemão necessário tecer breves comentários capazes de oferecer um instantâneo sobre o atual estado dos instrumentos de interligação entre as diferentes regiões do país, e deste para com o mundo, para então retomarmos uma discussão que jamais obteve devida atenção, pôr ao lume as vias de comunicação, os transportes do Centro-Oeste, do Centro-Norte do Brasil.

    Iniciemos pelo tráfego aéreo. Malgrado a crise que atinge as companhias aéreas no mundo inteiro, notadamente as nacionais, não cabe aqui maiores considerações sobre a matéria, salvo, talvez, mantermo-nos atentos para com a nova tecnologia em desenvolvimento na Rússia de dirigíveis de gás de hélio para transporte de cargas de grande tonelagem a longas distâncias por sobre massas continentais, já objeto de avançados estudos de viabilidade tecnológica, com baixo custo de combustível e prescindindo de infra-estrutura viária.

    Os problemas de transportes daquele país continental podem ser parecidos com os do nosso, embora tenhamos peculiaridades geográficas que nos permitam traçar um programa integrado e multimodal, sem receio de obsolescência caso novas tecnologias, a exemplo dessa, venham a integrar a estrutura de transportes domésticos dos países de grandes dimensões territoriais, ou mesmo para transportes internacionais por sobre massas continentais.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2365