Discurso no Senado Federal

ARTIGO DO JORNALISTA JUNOT SILVEIRA, PUBLICADO NO JORNAL A TARDE, DE 8 DE JANEIRO ULTIMO, INTITULADO 'POPULARIDADE MERECIDA'.

Autor
Lourival Baptista (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Lourival Baptista
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • ARTIGO DO JORNALISTA JUNOT SILVEIRA, PUBLICADO NO JORNAL A TARDE, DE 8 DE JANEIRO ULTIMO, INTITULADO 'POPULARIDADE MERECIDA'.
Publicação
Publicação no DCN2 de 10/01/1995 - Página 508
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, A TARDE, ESTADO DA BAHIA (BA), RELAÇÃO, PRESTIGIO, POPULARIDADE, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. LOURIVAL BAPTISTA (PFL-SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª e Srs. Senadores, retornando de Aracaju, ontem, e passando por Salvador, recebi um exemplar do jornal A Tarde, o noticioso de maior circulação naquela região, com a recomendação de ler um comentário de autoria de um dos jornalistas mais autorizados da imprensa baiana e que é sergipano de nascimento.

Trata esse artigo, Sr. Presidente, de uma breve apreciação sobre o esforço do último Governo Federal em resolver os problemas que afligiam a população, dificultavam o desenvolvimento e frustravam a esperança dos brasileiros.

O jornalista Junot Silveira, já encanecido na experiência de comentarista político e um competente e atuante porta-voz de reclamos da população e apreciador de eventos cívicos e culturais, já um tanto calejado e cético quanto ao acompanhamento das realizações dos Governos, face às intenções dos projetos políticos oriundos das campanhas eleitorais, anima-se em louvar o desempenho do ex-Presidente Itamar Franco, que, apesar de ter assumido a Chefia do Executivo Federal em condições adversas, concluiu o seu período de governo com importantes feitos em benefício do País e da Sociedade.

E essas realizações a que se refere o ilustre jornalista eu já tive a oportunidade de comentar em pronunciamento anterior, tais como: o controle da inflação, o estabelecimento de uma nova moeda acreditada, a estabilização da economia, estimulando os índices de crescimento, o exemplo de austeridade e seriedade na administração pública, a conclusão de obras inadiáveis; no Nordeste, quero ressaltar a inauguração de Xingó - pelo que lutei desde 1972 -, a melhoria do poder aquisitivo do salário mínimo, o combate ao tráfico e à violência organizada e tantas outras metas e objetivos em que se empenhou como o sucesso da credibilidade.

O jornalista Junot Silveira encerra o seu artigo, publicado em A Tarde de 08/01/95, intitulado "Popularidade Merecida", e que peço seja transcrito com o meu pronunciamento, com o seguinte veredicto que é o pensamento da maior parte dos brasileiros: "Merecida e justa, portanto, a popularidade com que encerrou a sua administração o Presidente Itamar Franco."


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 10/01/1995 - Página 508