Pronunciamento de Mansueto de Lavor em 10/01/1995
Discurso no Senado Federal
APOIO AO MINISTRO NELSON JOBIM PELA ENTREVISTA A REDE GLOBO NO ULTIMO DOMINGO REFERENTE A VIOLENCIA CONTRA OS MENINOS MUSICOS DE SÃO CAITANO-PE.
- Autor
- Mansueto de Lavor (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
- Nome completo: Pedro Mansueto de Lavor
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- APOIO AO MINISTRO NELSON JOBIM PELA ENTREVISTA A REDE GLOBO NO ULTIMO DOMINGO REFERENTE A VIOLENCIA CONTRA OS MENINOS MUSICOS DE SÃO CAITANO-PE.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 11/12/1995 - Página 566
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- ELOGIO, DECISÃO, NELSON JOBIM, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PUBLICAÇÃO, ENTREVISTA, EMISSORA, TELEVISÃO, RELAÇÃO, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, APURAÇÃO, VIOLENCIA, CRIANÇA, MUSICO, MUNICIPIO, SÃO CAITANO (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
O SR. MANSUETO DE LAVOR (PMDB-PE. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Exmº Sr. Ministro da Justiça, Nelson Jobim, em entrevista dada à Rede Globo domingo passado, à noite, manifestou a firme decisão de acionar, por todos os meios, os instrumentos policiais e os órgãos de Justiça, visando coibir inominável violência perpetrada contra uma das instituições que mais comove a todos nós brasileiros, que ganhou manchetes internacionais: uma orquestra de meninos descalços, que tem na sua programação música clássica, música popular, que estão demonstrando o quanto vale o povo, desde que lhe dêem ensejo.
Esses meninos músicos de São Caetano, que compõem a Orquestra Sinfônica de São Caetano, no agreste de Pernambuco, sob a regência do Maestro Mozart, começaram do nada, começaram de uma idéia, de um esforço, de uma semente lançada. E no momento em que se projetam nacional e internacionalmente, recebem o quê? A represália dos que não constroem, dos que não querem o povo sendo valorizado; são vítimas da inveja, do ciúme. E é a isso que o Ministro da Justiça se comprometeu, perante a Nação brasileira, através de uma rede de televisão: a dar um basta a essa situação de violência, para comprovar que não é apenas a população do Rio de Janeiro que vive atemorizada e que merece a intervenção dos órgãos competentes e, se necessário, até das Forças Armadas, como foi o caso do Rio de Janeiro.
Por isso venho aqui louvar o gesto do Ministro da Justiça, assim como do Governo do Estado de Pernambuco, Governo Miguel Arraes, pelo seu Secretário de Cultura, Ariano Suassuna, e do Secretário de Segurança Pública, cuja polícia estadual, incentivada pelo Sr. Ministro da Justiça, está prosseguindo intensamente as investigações. O que nós esperamos é que o atentado a integrantes da Orquestra Sinfônica de Meninos de São Caetano, essa violência seja realmente apurada e os seus responsáveis, punidos.
Muito obrigado, Sr. Presidente.