Discurso no Senado Federal

REAFIRMANDO SUA POSIÇÃO NA QUESTÃO DA VOTAÇÃO DE HOJE, DE ACORDO COM A REUNIÃO DE LIDERES REALIZADA NESTA MANHÃ.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPR - Partido Progressista Reformador/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • REAFIRMANDO SUA POSIÇÃO NA QUESTÃO DA VOTAÇÃO DE HOJE, DE ACORDO COM A REUNIÃO DE LIDERES REALIZADA NESTA MANHÃ.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/01/1995 - Página 566
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, ORADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA REFORMADOR (PPR), DEFESA, INICIO, VOTAÇÃO, INDICAÇÃO, NOME, AUTORIDADE, APROVEITAMENTO, EXISTENCIA, QUORUM.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPR-MA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, citado nominalmente por V. Exª, quero esclarecer à Casa o meu posicionamento, que é o posicionamento do meu Partido. Não se trata de uma colocação isolada. O que hoje ponderei na reunião dos Líderes é que deveríamos ter, ao iniciar a votação, pelo menos 55 Srs. Senadores, e já temos 57. Eu dizia, ainda, que essa matéria, que tem sido tratada pela imprensa com grande destaque, não tem por que não ser votada na hora em que temos já esse quorum de 57 Senadores. Esperar para amanhã, quando talvez haja 70 Senadores, criará uma situação até de constrangimento para o Senado, parecendo mesmo que esta Casa foi obrigada a vir para votar. A meu juízo, está havendo uma presença espontânea, e votar hoje essa matéria engrandece a Câmara Alta do Parlamento. Aguardar para amanhã, o Senado vai apresentar uma feição que não é a verdadeira desta Casa.

Então, já que temos número e podemos votar - e o PPR tem vindo aqui para isso -, que votemos. Temos hoje 57 Senadores e, amanhã, não tenha dúvida de que a imprensa não fará justiça sequer a V. Exª, que se tem empenhado para votar a matéria. Mas, já com esse quorum, a Mesa não colocar em votação, receio até pelo nome de V. Exª, que pode ser novamente alvo das mesmas reclamações.

Assim, peço a V. Exª que interrompa a sessão por cinco minutos. Vamos reunir os Líderes e discutir, com essa presença no Senado, para saber se votamos ou não a matéria, porque não podemos passar para o povo a idéia de que vamos votar sob pressão.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/01/1995 - Página 566