Pronunciamento de Humberto Lucena em 10/01/1995
Fala da Presidência no Senado Federal
ESCLARECIMENTOS AO SENADOR JULIO CAMPOS ACERCA DA RETIRADA DAS POLTRONAS DA TRIBUNA DE IMPRENSA NO PLENARIO.
- Autor
- Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- ESCLARECIMENTOS AO SENADOR JULIO CAMPOS ACERCA DA RETIRADA DAS POLTRONAS DA TRIBUNA DE IMPRENSA NO PLENARIO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 11/01/1995 - Página 566
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, RETIRADA, ASSENTO, TRIBUNA, IMPRENSA, PLENARIO, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Humberto Lucena) - Tendo em vista o pronunciamento que acaba de ser feito pelo Sr. 1º Secretário, a Presidência esclarece a S. Exª, aos demais membros da Mesa e ao Plenário que, ontem, também foi igualmente surpreendida com as observações quanto à reforma que se começou a fazer na Tribuna de Imprensa deste plenário.
O nobre Senador Eduardo Suplicy, Líder do PT, quando ocupava a tribuna da Casa, solicitou à Mesa que convidássemos os senhores jornalistas para, provisoriamente, ocuparem a Tribuna de Honra e, de imediato, S. Exª foi atendido. Chamei o Sr. Diretor-Geral ao plenário e pedi-lhe que procurasse os senhores jornalistas, no Comitê de Imprensa, para dar-lhes os devidos esclarecimentos, o que ocorreu imediatamente.
Mais tarde, no nosso gabinete, recebemos uma carta assinada pelo jornalista Rubem Azevedo, Presidente do Comitê de Imprensa do Senado Federal, que, ao declarar-se também surpreso com o que ocorrera, estranhava o acontecimento e, mais ainda, o fato de não ter tido conhecimento prévio daquela reforma. Hoje, essa carta obteve uma resposta da Presidência, na qual fiz sentir que o Presidente, toda a Mesa Diretora e os Srs. Senadores sempre deram todo o apoio e prestígio ao Comitê de Imprensa do Senado Federal, como não poderia deixar de fazê-lo, inclusive pelo papel que a imprensa desempenha no regime democrático, restaurado no País depois de uma luta na qual todos nós tomamos parte, com a sociedade civil brasileira.
Terminei, nobre Senador Júlio Campos, eminente 1º Secretário, fazendo justiça a V. Exª, dizendo, na minha resposta ao Presidente do Comitê de Imprensa, que V. Exª não tinha tomado qualquer iniciativa, como foi publicado pelos jornais de Brasília, no sentido de qualquer retaliação à imprensa brasileira, até porque isso não seria compatível com a formação de homem público de V. Exª.