Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO ESPECIAL ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA AS GRAVES CONSEQUENCIAS DAS ENCHENTES SOBRE AS POPULAÇÕES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANA E SANTA CATARINA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • SOLICITANDO ESPECIAL ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA AS GRAVES CONSEQUENCIAS DAS ENCHENTES SOBRE AS POPULAÇÕES DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, PARANA E SANTA CATARINA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 14/01/1995 - Página 732
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, VITIMA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de solicitar a atenção das autoridades para a situação de calamidade que está ocorrendo no Vale do Ribeira, em função de uma das maiores enchentes da história da região, que atingiu gravemente os municípios de Eldorado, Iguape, Sete Barras e Registro.

Conversei, há pouco, com os prefeitos de Eldorado, Donizete Antônio de Oliveira; de Iguape, José Eduardo Trigo; de Sete Barras, Salvador Domingos de França; e de Registro, José Mendes. Todos solicitam a atenção das autoridades, sobretudo diante da situação de verdadeira calamidade que estão enfrentando.

O Prefeito Donizete Antônio de Oliveira informou que o município, de 110km de extensão e 1.721km², com 1.075km de estradas de terra, 58 pontes de madeira e com 20 mil habitantes, está 80% alagado. A enchente chegou a 11,9 metros. Na cidade de Eldorado, dez mil dos 20 mil habitantes moram na cidade. Ela está 70% alagada - a cidade está, portanto, ilhada. O Prefeito solicita, então, as providências do Exército no sentido de prover o Município com helicóptero, para que a Prefeitura possa acudir as diversas pessoas que estão isoladas, especialmente nas regiões rurais.

A Defesa Civil, do Governo do Estado de São Paulo, encaminhou 100 cestas básicas, 150 cobertores e 150 colchonetes, mas, na verdade, duas mil pessoas estão desabrigadas, portanto, dez por cento dos 20 mil habitantes, dos quais 10 mil na zona rural. Está havendo grande solidariedade por parte de diversas entidades. As escolas e igrejas estão abrigando aqueles cujas casas estão inteiramente cobertas pelas águas. Há uma grande ajuda mútua. Mas há necessidade de medicamentos, de alimentos e de roupas nessa situação de emergência.

Um dos problemas ocorridos foi que a balsa que liga o bairro de Galvão a São Pedro rachou no meio - a região fica perto da Caverna do Diabo - fazendo com que os bairros de Ivo, Porunduva, Galvão e São Pedro ficassem totalmente sem comunicação.

O Município de Eldorado, bem como o de Sete Barras, enfim, toda essa região do Vale do Ribeira é grande produtora de bananas. Eldorado, por exemplo, produz 10 milhões de pés de bananas, mas 60% da produção está perdida, pois, desde domingo, está debaixo de água.

Conversei com o Tenente Cassino, do Comando do Sudeste, e estou tentando contato com o Ministro do Exército, Zenildo Gonçalves Zoroastro de Lucena, com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, solicitando-lhe que sejam tomadas as devidas providências.

O Prefeito de Sete Barras, Salvador Domingos de França, por sua vez, informou que, dos 15 mil habitantes do Município, sessenta por cento estão na área rural, que está alagada, com praticamente toda a produção de banana submersa. A enchente, segundo o Prefeito, está praticamente ultrapassando os níveis da grande enchente de 1983. Por isso, solicitou-me que pedisse aos responsáveis pela COPEL - Companhia Paranaense de Energia - que verificassem o que está ocorrendo na barragem de Capivari, no Estado do Paraná, pois ali pode estar havendo procedimentos que venham a agravar a situação na região.

Também está havendo problemas semelhantes nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É importante que as autoridades do Governo Federal tomem as devidas providências de solidariedade às populações que estão sendo atingidas.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 14/01/1995 - Página 732