Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO CESARIO BARRETO LIMA, OCORRIDO ONTEM EM FORTALEZA.

Autor
Mauro Benevides (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Carlos Mauro Cabral Benevides
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO CESARIO BARRETO LIMA, OCORRIDO ONTEM EM FORTALEZA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 19/01/1995 - Página 850
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CESARIO BARRETO LIMA, EX-DEPUTADO, ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB-CE. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo neste instante, ao ocupar a tribuna do Senado Federal, registrar o falecimento, ocorrido na tarde de ontem em Fortaleza, do ex-Deputado Federal, ex-Prefeito de Sobral, Cesário Barreto Lima, figura de expressão nos círculos políticos e empresariais da zona norte do Estado, quando se elegeu na legislatura de 1975/79.

Representante do Ceará na outra Casa do Congresso, Cesário Barreto cumpriu ali um desempenho dos mais elogiáveis, identificando-se com a defesa de todas aquelas teses mais intrinsecamente vinculadas ao interesse do povo do Ceará.

Os seus filhos tiveram também uma atuação política marcante e o Dr. Ricardo Barreto exerce, nesse momento, a Prefeitura de Sobral, depois de uma série de litígios judiciais, retornou ao exercício da Prefeitura e ali vem empreendendo um trabalho dos mais louváveis para acelerar o desenvolvimento da chamada Princesa do Norte.

Convivi muito de perto com o ex-Deputado Cesário Barreto. A ele fui apresentado certa feita pelo ex-Senador Virgílio Távora, que exercia na zona norte, como de resto em todo Ceará, um comando político-partidário dos mais expressivos, a ponto de ter se elegido duas vezes Governador do Estado e exercido com a maior dignidade o mandato de Senador da República.

Portanto, Sr. Presidente, desejo, em nome da representação do Ceará - acredito que possa fazê-lo em meu nome e nos nomes dos Senadores Cid Saboia de Carvalho e Beni Veras - registrar, neste instante, o falecimento de Cesário Barreto e, sobretudo, homenagear sua memória imperecível, certo de que ele prestou realmente à Sobral, à Zona Norte, ao Ceará e de certa forma ao País os mais assinalados serviços.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 19/01/1995 - Página 850