Pronunciamento de Humberto Lucena em 31/01/1995
Fala da Presidência no Senado Federal
FALA ASSOCIATIVA AS HOMENAGENS PRESTADAS A MEMORIA DO EX-SENADOR EDGAR MATTA MACHADO, E DESIGNAÇÃO DE COMISSÃO COMPOSTA PELOS SRS. PEDRO SIMON, JOSAPHAT MARINHO E RONAN TITO PARA REPRESENTAR O SENADO FEDERAL NOS FUNERAIS DO FALECIDO. TERMINO DO MANDATO DE PRESIDENTE DO SENADO.
- Autor
- Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
CONGRESSO NACIONAL.:
- FALA ASSOCIATIVA AS HOMENAGENS PRESTADAS A MEMORIA DO EX-SENADOR EDGAR MATTA MACHADO, E DESIGNAÇÃO DE COMISSÃO COMPOSTA PELOS SRS. PEDRO SIMON, JOSAPHAT MARINHO E RONAN TITO PARA REPRESENTAR O SENADO FEDERAL NOS FUNERAIS DO FALECIDO. TERMINO DO MANDATO DE PRESIDENTE DO SENADO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 01/02/1995 - Página 1852
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, PEDRO SIMON, SENADOR, DESIGNAÇÃO, COMISSÃO, REPRESENTAÇÃO, SENADO, ENTERRO, EDGAR MATTA MACHADO, EX SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
- HOMENAGEM POSTUMA, EDGAR MATTA MACHADO, EX SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
- AGRADECIMENTO, COLABORAÇÃO, SENADOR, SERVIDOR, JORNALISTA, MOTIVO, DESPEDIDA, MANDATO, PRESIDENTE, SENADO.
- COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, TENTATIVA, REALIZAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, FUNDO SOCIAL DE EMERGENCIA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CRIAÇÃO, UNIDADE REAL DE VALOR (URV), GARANTIA, EFICACIA, PLANO DE GOVERNO, IMPLANTAÇÃO, REAL.
- DEFESA, NECESSIDADE, REVIGORAÇÃO, PRERROGATIVA, COMPETENCIA LEGISLATIVA, CONGRESSO NACIONAL, VIABILIDADE, CUMPRIMENTO, TAREFA, REPRESENTAÇÃO, POVO, PROCESSO LEGISLATIVO.
O SR. PRESIDENTE (Humberto Lucena) - Atendendo à solicitação do nobre Senador Pedro Simon, independentemente do requerimento aprovado, a Presidência designa comissão composta pelos nobres Senadores Pedro Simon, Josaphat Marinho e Ronan Tito para representar o Senado Federal no sepultamento do ex-Senador Edgar da Matta-Machado.
A Presidência, em nome do seu titular e dos demais Membros da Mesa, associa-se às homenagens póstumas que acabam de ser prestadas ao ex-Deputado e ex-Senador Edgar de Matta-Machado, cuja memória reverencia neste instante com a maior emoção, de vez que o titular deste cargo foi seu companheiro na bancada federal do MDB na Câmara dos Deputados, nos idos de 1961 a 1970, sobretudo na fase mais sombria da ditadura, durante o Governo Médici, quando ocupei a Liderança da Oposição e do MDB naquela Casa do Congresso Nacional. Sempre esteve ao nosso lado o então Deputado Edgar Matta-Machado com sua coragem indômita, com a sua altivez, ajudando-nos a denunciar da tribuna da Câmara não só as cassações de mandatos e as suspensões de direitos políticos, como também as torturas, as prisões arbitrárias e os desaparecimentos de presos políticos brasileiros.
Portanto, neste instante, as homenagens que o Senado presta à memória desse extraordinário brasileiro, desse homem público ímpar são sem dúvida as mais justas e merecidas. Espero que os mineiros, sobretudo os da nova geração, possam inspirar-se no exemplo de Edgar Mata Machado e, tendo vocação para a vida pública, que a exerçam como se fosse um sacerdócio.