Discurso no Senado Federal

FELICITANDO O PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS, DEPUTADO INOCENCIO DE OLIVEIRA, PELA INAUGURAÇÃO, NO DIA DE HOJE, DE UMA CAPELA ECUMENICA NAQUELA CASA.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • FELICITANDO O PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS, DEPUTADO INOCENCIO DE OLIVEIRA, PELA INAUGURAÇÃO, NO DIA DE HOJE, DE UMA CAPELA ECUMENICA NAQUELA CASA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 01/02/1995 - Página 1827
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, INOCENCIO DE OLIVEIRA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, INAUGURAÇÃO, TEMPLO, INSTALAÇÕES, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje pela manhã, o Presidente da Câmara, Deputado Inocêncio Oliveira, inaugurou, nas dependências do Congresso Nacional, uma capela ecumênica, um bonito projeto do arquiteto Niemeyer.

O Congresso Nacional tem, praticamente, tudo que a cidade tem. Não consigo imaginar, Sr. Presidente, algo que exista na cidade e não haja neste Congresso Nacional. Isso inclui as coisas boas e até as más. Pois, agora, Sr. Presidente, temos também a nossa capela ecumênica.

Venho aqui felicitar o Deputado Inocêncio Oliveira, pelo seu gesto e iniciativa, e a Mesa da Câmara, pela sua decisão. Agradeço ao Deputado Inocêncio Oliveira pela referência que fez durante a inauguração da capela. S. Exª mencionou o Senador Pedro Simon como autor da iniciativa.

É verdade, Sr. Presidente, que procurei o Deputado Inocêncio Oliveira, fazendo-lhe um apelo no sentido de que encontrasse uma forma de inaugurar uma capela. Mas a decisão foi de S. Exª; o ato, a competência, o espírito puro e a grandeza foram de S. Exª.

Na verdade, Sr. Presidente, eu tinha entrado com um requerimento à Mesa, presidida pelo Senador Mauro Benevides, para que encontrasse, em todo este edifício do Congresso Nacional, um local para uma pequena capela ecumênica, onde se pudessem fazer reflexões.

A resposta que recebi foi que não havia lugar, mas que no próximo anexo que o Senado fizesse seria destinado um lugar para esse fim.

Entrei com um requerimento solicitando ao Presidente Mauro Benevides que devolvesse o meu pedido, porque temi fosse construído um novo anexo e fosse a mim atribuída a responsabilidade por isso.

Aí é que procurei o Deputado Inocêncio Oliveira e disse-lhe que, lamentavelmente, não conseguira o que queria no Senado. "Eu faria um apelo a V. Exª, Sr. Presidente: que encontrasse aqui, no prédio do Congresso, um local para fazer uma capela ecumênica."

Parece-me que foi um gesto importante esse. E em sendo ecumênica a capela, em sendo representativa da espiritualidade, que poderia nos dividir; mas, na maioria, temos esse espírito de fraternidade, de amor e respeito, de expectativa de que existe um mundo superior. E creio, Sr. Presidente, que esse gesto do Deputado Inocêncio Oliveira, essa decisão hoje tomada no Congresso Nacional, talvez o último ato da Mesa presidida pelo Deputado Inocêncio Oliveira, merece minhas felicitações.

Se saio magoado por não ter encontrado no Senado, no Senador Mauro Benevides, essa compreensão, saio feliz em ver que, por decisão do ilustre Deputado Inocêncio Oliveira, passamos a ter, a partir de hoje, essa capela ecumênica nas instalações do Congresso Nacional.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 01/02/1995 - Página 1827