Discurso no Senado Federal

REIVINDICANDO A NOVA REFINARIA DA PETROBRAS PARA O ESTADO DA PARAIBA.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • REIVINDICANDO A NOVA REFINARIA DA PETROBRAS PARA O ESTADO DA PARAIBA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 24/02/1995 - Página 2293
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • DEFESA, ESCOLHA, ESTADO DA PARAIBA (PB), LOCALIDADE, INSTALAÇÃO, REFINARIA, PETROLEO, EVENTUALIDADE, UTILIZAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CRITERIOS, NATUREZA SOCIAL, DEFINIÇÃO, DECISÃO.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há poucos minutos ouvimos a colocação do Senador Lúcio Alcântara, do Ceará, de que será construída no Nordeste, provavelmente, a 11ª refinaria da PETROBRÁS - o País conta hoje com 10 refinarias: 8 da PETROBRÁS e 2 privadas. 

Muitos são os Estados que estão se candidatando a essa refinaria. Já temos hoje o Pará, o Maranhão, o Ceará, o Rio Grande do Norte e Pernambuco, que são, juntamente com a Paraíba, os Estados que estão pleiteando a instalação dessa refinaria. E não é para menos, pois essa refinaria resultará em 7 mil empregos diretos e cerca de 30 mil empregos indiretos. Isso, nos Estados pobres do Nordeste, significa quase que a edificação de um novo Estado dentro do território felizardo que for contemplado com a refinaria.

Os critérios, até agora, ainda não estão bastante clarificados. Fala-se em critério técnico e em critério social. A colocação antes por mim feita, a faço novamente, como representante do povo paraibano: se o critério for o social, nenhum estado está mais credenciado do que o Estado da Paraíba.

E por que, Srs. Senadores? O Estado do Maranhão recebeu uma série incrível de investimentos do Governo Federal, estando em franco progresso, cujo Produto Interno Bruto se aproxima dos grandes estados da região.

O Ceará, além do canal de irrigação construído em tempo recorde, tem o Banco do Nordeste do Brasil, o DNOCS e vários investimentos da esfera Federal. O Rio Grande do Norte teve a ajuda divina, que lá colocou sal e petróleo. Neste rastro, veio a PETROBRÁS, que explora o petróleo e despeja empregos diretos e indiretos que estão fazendo o progresso do Rio Grande do Norte. Pernambuco tem a SUDENE, a CHESF, entre outros órgão de investimento do Governo Federal, fazendo com que aquele estado também progrida.

Nesse quadro, só a Paraíba não tem tido investimento. Somos 2% da população do Brasil, 3 bilhões de brasileiros, dispomos de um porto em excelentes condições - o Porto de Cabedelo - e de estradas, talvez, as melhores do Nordeste, e, acima de tudo, temos necessidade desses empregos.

Todos os estados têm o direito de pleitear. Todos são legítimos nos seus pleitos. Mas se o critério for o social, o estado a ser escolhido deveria ser, com toda certeza, o da Paraíba.

Nesse sentido, fizemos uma carta ao Senhor Presidente da República solicitando que fosse esse o critério, solicitando que a Paraíba fosse contemplada com essa implantação. Carta semelhante fizemos ao Ministro das Minas e Energia e ao Presidente da PETROBRÁS.

O povo paraibano, sem a emoção de alguns outros estados, espera. Quando digo sem a emoção é porque, realmente, o que o Senador Lúcio Alcântara colocou é extremamente temeroso: há estados em que o grau de mobilização chegou a tanto que, se não for contemplado, será uma frustração gigantesca.

Nós, com o pé no chão, com o pensamento em Deus, com a fé e a esperança na justiça, aguardamos que a decisão quanto à instalação dessa refinaria seja tomada e que seja contemplado o Estado do Paraíba.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 24/02/1995 - Página 2293