Discurso no Senado Federal

PONDERAÇÕES AO PRONUNCIAMENTO DO SR. PEDRO SIMON SOBRE REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DA SRA. RUTH CARDOSO PARA COMPARECER AO CONGRESSO NACIONAL PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDARIA.

Autor
Elcio Alvares (PFL - Partido da Frente Liberal/ES)
Nome completo: Élcio Alvares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • PONDERAÇÕES AO PRONUNCIAMENTO DO SR. PEDRO SIMON SOBRE REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DA SRA. RUTH CARDOSO PARA COMPARECER AO CONGRESSO NACIONAL PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDARIA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/03/1995 - Página 3268
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • DEFESA, REQUERIMENTO, AUTORIA, PEDRO SIMON, SENADOR, CONVOCAÇÃO, RUTH CARDOSO, ANTROPOLOGO, COMPARECIMENTO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SENADO, ESCLARECIMENTOS, OBJETIVO, PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDARIA.

O SR. ELCIO ALVARES (PFL-ES. Para uma brevíssima comunicação, como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, peço primeiramente a devida vênia à Mesa para fazer da brevíssima comunicação um instrumento de aparte que não pôde ser realizado, em cumprimento ao dispositivo regimental. Sou daqueles que entendem que devem ser rigorosamente cumpridos os prazos. No caso do Senador Pedro Simon, jamais eu poderia silenciar, por um motivo muito importante e pela atualidade da matéria.

Faço um registro em relação ao requerimento do Senador Pedro Simon. Inclusive alguns jornalistas da Casa solicitaram que eu me pronunciasse a respeito desse requerimento.

Trata-se de um documento profundamente correto dentro da sua propositura. Reitero, com toda ênfase, que o comportamento de S. Exª em relação a todas essas iniciativas tem sido dentro do maior rigor em relação à ética. O Senador Pedro Simon, a meu ver - S. Exª sabe disso -, é um dos exemplos desta Casa.

A respeito desse documento, no momento em que o Senador Pedro Simon me faz portador das razões e do mérito do próprio requerimento, quero dizer que - S. Exª sabe melhor que ninguém que o Presidente Fernando Henrique Cardoso lhe tem a mais alta estima e o mais alto apreço, e nisso eu me perfilho - a questão é a oportunidade do mesmo. No entanto, deixo muito claro que o Senador Pedro Simon, mediante a leitura que fez, esclareceu a intenção do requerimento: dar a Drª Ruth Cardoso, que tem a importante tarefa de coordenar o Programa da Comunidade Solidária muito importante pela frente que é a tarefa da Comunidade Solidária, a oportunidade de realmente dizer dos seu propósitos.

Eu gostaria de ter feito esse registro desde o primeiro instante. Não me pronunciei, naquela ocasião, a respeito do requerimento porque o achei altamente respeitoso - é da índole do Senador Pedro Simon. S. Exª seria incapaz de lançar mão de qualquer expediente que dificultasse os trabalhos desta Casa. Tive oportunidade de conversar com S. Exª a respeito da CPI das Empreiteiras, e o fiz da maneira mais respeitosa possível, sobretudo por causa da conduta exemplar do Senador Pedro Simon.

Vou receber o requerimento e evidentemente conversar com Drª Ruth Cardoso. Estimo sinceramente que tenhamos os esclarecimentos necessários.

Em relação à questão da oportunidade - esse projeto está na sua fase embrionária -, terei a inteira sinceridade de falar com o Senador Pedro Simon, que me faz depositário do próprio requerimento perante a nossa Casa.

Sr. Presidente, era exatamente isto o que queria fazer: registrar o mais alto apreço pelo Senador Pedro Simon. Em nenhum momento pode ser colocada qualquer dúvida sobre a intenção que o moveu, no momento em que apresentou este requerimento perante a Mesa.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/03/1995 - Página 3268