Discurso no Senado Federal

DEFESA DA APROVAÇÃO DO PROJETO QUE EXTINGUE GRADATIVAMENTE A REPRESENTAÇÃO DO SENADO FEDERAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • DEFESA DA APROVAÇÃO DO PROJETO QUE EXTINGUE GRADATIVAMENTE A REPRESENTAÇÃO DO SENADO FEDERAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 16/03/1995 - Página 3171
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, EXTINÇÃO, REPRESENTAÇÃO, SENADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho um projeto de resolução que extingue a representação do Senado Federal no Rio de Janeiro. É necessário que se faça isso, principalmente numa hora em que buscamos a transparência e seriedade desta Casa. Esta representação no Senado, que prioritariamente faz o recebimento e o transporte dos Senadores no aeroporto - serviço que deveria continuar - hoje tem 83 pessoas, tendo inclusive arte-finalistas, assistentes de plenário, quando o plenário e a Gráfica estão em Brasília, além de outros cargos que não se justificam estar locados no Rio de Janeiro.

Por essa razão, apresentamos o projeto e damos a seguinte justificação:

      "A permanência de uma representação do Senado Federal na cidade do Rio de janeiro, se, nos primeiros tempos da mudança da capital, apoiava-se numa razoavelmente justificada razão de ser, nos dias atuais, não encontra nenhuma justificativa plausível, nem respaldo em modelos consistentes de aplicação de recursos públicos.

      Desativá-la, além dos benefícios óbvios, poderá se tornar um fato emblemático, uma garantia concreta da vontade política de romper com formas ultrapassadas de gestão da coisa pública.

      A extinção gradativa, ao longo de dois anos, garantirá aos servidores lotados naquele Órgão o lapso temporal necessário à mudança domiciliar, respeitado um prazo de adaptação à idéia e imprescindível às medidas práticas que terão de ser tomadas em função da transferência."

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 16/03/1995 - Página 3171