Pronunciamento de Humberto Lucena em 15/03/1995
Discurso no Senado Federal
SIGNIFICADO DA HOMENAGEM AO SENADOR DARCY RIBEIRO.
- Autor
- Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- SIGNIFICADO DA HOMENAGEM AO SENADOR DARCY RIBEIRO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 16/03/1995 - Página 3165
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DARCY RIBEIRO, SENADOR, OPORTUNIDADE, RECEBIMENTO, TITULO, PROFESSOR, DIGNIDADE, VIDA PUBLICA, FUNDADOR, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB).
O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. - Sr. Presidente, permaneci em plenário com o intuito de apartear o nobre Senador Sebastião Rocha, que assomou à tribuna, em uma homenagem ao Senador Darcy Ribeiro.
S. Exª se antecipou ao requerimento que faria amanhã, pedindo ao Senado a inserção, nos seus Anais, do extraordinário discurso hoje pronunciado pelo Senador Darcy Ribeiro no Teatro da Arena da Universidade de Brasília, por ocasião do recebimento do honroso e merecido título de Professor Honoris Causa daquela universidade, da qual foi fundador.
Tive o prazer e a honra de comparecer àquela singela solenidade, mas, ao mesmo tempo, altamente significativa e simbólica, porque não é de hoje, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que sou admirador do Senador e Professor Darcy Ribeiro. Tive com S. Exª um convívio muito próximo, do ponto de vista político Institucional. Por ocasião do Governo João Goulart, quando, integrando um grupo de parlamentares do então Partido Social Democrático, apoiava as chamadas reformas de base do então Presidente da República, notadamente o projeto de reforma agrária. Naquela fase tumultuada da vida nacional, quantas e quantas vezes, nós, da ala jovem do então PSD, nos reunimos com Darcy Ribeiro, então Chefe da Casa Civil da Presidência da República, não apenas para debater alguns aspectos das reformas propostas à Nação pelo Presidente João Goulart, mas também para fazermos um levantamento das possibilidades de sustentação parlamentar do Governo no Congresso Nacional e, sobretudo, no meu caso, na Câmara dos Deputados, onde atuava como primeiro vice-Líder da maioria e do Governo, ao lado do saudoso Tancredo Neves.
Sr. Presidente, tive a oportunidade de privar de perto com Darcy Ribeiro e de verificar o democrata que ele era e o seu espírito admirável de homem público. Posso dizer a V. Exª e aos Srs. Senadores que nunca encontrei desânimo em Darcy Ribeiro. Pelo contrário. Em plena efervescência dos acontecimentos pós 1º de abril de 1964, o Professor Darcy Ribeiro, então Chefe da Casa Civil da Presidência da República, ali estava, destemido, altivo no desempenho das suas funções, defendendo, com toda coragem e determinação, os princípios democráticos, com o nosso apoio e com a nossa solidariedade.
Assim, no instante em que S. Exª recebe o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Brasília, da qual foi criador, fundador emérito, não vejo nele apenas o Professor, o intelectual, o escritor renomado, mas sobretudo o democrata convicto, o democrata progressista que sempre foi.
Portanto, Sr. Presidente, presto também a minha homenagem ao Senador Darcy Ribeiro, neste dia que considero um dos mais altos da sua vida pública.