Discurso no Senado Federal

ENCAMINHANDO A MESA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO QUE ACABA O FORUM DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA PARLAMENTARES EM CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • ENCAMINHANDO A MESA PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO QUE ACABA O FORUM DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PARA PARLAMENTARES EM CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 23/03/1995 - Página 3557
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, MESA DIRETORA, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, FIXAÇÃO, COMPETENCIA JURISDICIONAL, JULGAMENTO, CONGRESSISTA, CRIME DOLOSO, HOMICIDIO, TRIBUNAL DO JURI, ALTERAÇÃO, IMUNIDADE PARLAMENTAR.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para apresentar uma proposta de emenda à Constituição que estabelece que, nos crimes dolosos contra a vida, cometidos pelo parlamentar, será o tribunal de júri o fórum competente para o julgamento, como reza o art. 5º da Constituição Federal, que diz que, nos crimes dolosos contra a vida, a competência do julgamento será do tribunal do júri popular.

Fiz isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, porque acredito que, na hora em que um parlamentar comete um crime comum, deve ser julgado como pessoa comum. Dessa forma, creio que não há por que haver o fórum do Supremo Tribunal Federal, mas sim o do júri popular, como ocorre para qualquer cidadão desta República.

Passo à Mesa o projeto de emenda à Constituição.

Eram essas as considerações que eu tinha a fazer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 23/03/1995 - Página 3557