Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO EX-PREFEITO DE TERESINA WALL FERRAZ.

Autor
Lucídio Portella (PPR - Partido Progressista Reformador/PI)
Nome completo: Lucídio Portella Nunes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO EX-PREFEITO DE TERESINA WALL FERRAZ.
Publicação
Publicação no DCN2 de 24/03/1995 - Página 3955
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, WALL FERRAZ (PI), EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. LUCÍDIO PORTELLA (PPR-PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, após um período de incertezas quanto à saúde do Prefeito Wall Ferraz, de Teresina, acometido de crise hipertensiva em 14 de fevereiro último, perde o Piauí um de seus mais promissores homens públicos, abrindo grande lacuna na política do Estado. Wall foi por três vezes Prefeito da Capital, uma por nomeação e duas por votação. Exercia um incrível fascínio sobre a população carente da cidade, sobretudo a partir de sua atuação como administrador. Os resultados das eleições são prova disso.

Sua primeira atuação pública foi como Assessor do então Governador Helvídio Nunes. Foi, também, Secretário de Educação, tendo sido sua atuação muito elogiada à época. Como Vereador, foi presidente da Câmara Municipal de Teresina. Professor Emérito da Universidade Federal do Piauí, na Cadeira de História, estava aposentado dessa atividade. Em l975, através de uma votação maciça na Capital, elegeu-se Deputado Federal. Wall Ferraz sempre foi muito querido pela população teresinense. Apelidando-o "O Bem-Amado", partiu principalmente dela as maiores manifestações de pesar pelo desfecho inapelável, além da preocupação durante o período crítico transcorrido desde o primeiro sinal da doença.

Devido à sua envergadura política, era um grande nome para disputar o cargo de governador do Estado nas próximas eleições. Cunhado de Dirceu Arcoverde, outra personalidade notável da política piauiense, tinha, à semelhança do mesmo, um temperamento austero, de atitudes probas e corretas, não guardando rancor dos adversários inevitáveis.

Com 63 anos, Wall pediu à família que não fizesse velório, nem discurso, enfim, nada que pudesse consternar ainda mais os piauienses. Fica o Piauí mais triste e ainda mais empobrecido com a partida de Wall Ferraz.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 24/03/1995 - Página 3955