Pronunciamento de José Sarney em 04/04/1995
Fala da Presidência no Senado Federal
FALA ASSOCIATIVA EM NOME DA MESA DIRETORA AS HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA JOÃO EMILIO FALCÃO COSTA FILHO.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- FALA ASSOCIATIVA EM NOME DA MESA DIRETORA AS HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA JOÃO EMILIO FALCÃO COSTA FILHO.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 05/04/1995 - Página 4649
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO EMILIO FALCÃO COSTA FILHO, JORNALISTA, ESCRITOR, ESTADO DO PIAUI (PI), SERVIDOR, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Se nenhum dos senhores desejar usar da palavra, vou submeter o requerimento à votação.
Antes, peço licença aos Srs. Senadores para dizer que a Presidência ratifica as palavras aqui proferidas pelo Senador Pedro Simon e se associa às homenagens da Casa na reverência à memória do jornalista João Emílio Falcão. A Mesa assim já havia procedido no dia de seu falecimento.
Quero dizer, pessoalmente, o quanto o estimava, o quanto o conhecia e sabia de seu talento, de sua cultura, de sua inteligência e espírito público.
Fui amigo estreito de toda a família de João Emílio Falcão. São eles águas do Parnaíba, porque são águas comuns ao Maranhão e ao Piauí, com ramificações profundas nos dois Estados. São uma família de intelectuais que vêm desde o avô, o Desembargador Odilo Costa, passando pelo tio, Odilo Costa Filho, membro da Academia Brasileira de Letras, poeta excepcional, dos maiores do Brasil, autor daquele livro fantástico: "A Boca da Noite".
E Falcão, nessa linha e nessa direção, expressava um sentimento que vinha de seus maiores e que o dignificava. Como homem de imprensa, ele tinha o gosto da notícia. Não só o jornalista, mas o jornalista que fazia do jornalismo também um gênero da literatura, porque era um grande escritor, um grande contista.
É com profundo pesar que todos, neste instante, louvamos a memória de João Emílio Falcão, porque desejaríamos que aqui estivesse, vivo, conosco, para honrar o Piauí, honrar o Maranhão e honrar o Brasil.
Em votação o requerimento.
Os Srs. Senadores que o aprovam queiram permanecer sentados. (Pausa)
Aprovado.
A Mesa fará cumprir a decisão do Plenário.