Discurso no Senado Federal

ANIVERSARIO DA FUNDAÇÃO DO 'JORNAL DO COMMERCIO', DO RECIFE.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ANIVERSARIO DA FUNDAÇÃO DO 'JORNAL DO COMMERCIO', DO RECIFE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/04/1995 - Página 4776
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO COMMERCIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
  • ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO, TRABALHO, GRUPO, JORNAL, RESPONSABILIDADE, JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, EMPRESARIO, DIREÇÃO, JORNAL DO COMMERCIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo hoje a tribuna desta magna Casa com indisfarçável orgulho pernambucano para assinalar em extraordinária alegria e justa emoção o transcurso ainda recente do 76º aniversário de fundação do matutino Jornal do Commércio, do Recife, órgão que sem nenhuma dúvida está na linha de frente dos principais veículos de comunicação da Imprensa nordestina e brasileira.

Esse registro de reconhecimento e testemunho ainda que versando no mais integral espírito de exaltação genuína, certamente que apenas referenda o sentimento geral de centenas de milhares de cidadãos que têm nesse jornal não apenas a fonte de excelente informação e porta voz competente das aspirações coletivas da sociedade. Mas também e principalmente o instrumento ideal de uma louvável missão civilizadora, cujo processo iniciado pelas mãos do pionerismo que foi sem dúvida "o traço todo da vida" no jornalista e homem de empresa F. Pessoa de Queiroz, impõe-se, mais ainda agora, na progressista e provedora administração do Grupo Bompreço, gestor do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, tendo à frente a figura admirável e titânica do empresário João Carlos Paes Mendonça como paradigma de um trabalho gigantesco e incessante em favor dos genuínos interesses de Pernambuco e do Nordeste.

É de tal modo abrangente e veraz esse empenho que o povo pernambucano acompanha e apóia em confiança e com aplausos a luta diuturna do jornal que a cada edição é como um novo capítulo marcante e histórico dessa cruzada. O desdobramento lúcido de uma trajetória que é tarefa ao mesmo tempo intransigente e apostólica em busca da verdade dos fatos, da dignificação da notícia, da probidade da informação. Tudo, em favor da liberdade de expressão e da consciência crítica devotadas à interpretação correta da realidade do nosso tempo com vistas ao bem-estar da sociedade.

A exação dessa performance e a excelência dos êxitos conquistados, devem-se, em grande parte, à melhoria dos progressos técnicos, graças a permanentes inovações no processo produtivo, mercê da modernização de sistemas e componentes informatizados e de última geração. Entretanto, devem-se ainda à reconhecida capacidade da equipe de profissionais do jornalismo que, atuando consentaneamente com a editoria-geral, é verdadeiramente a razão de ser e o sustentáculo da incontestável e cada vez mais crescente credibilidade que desfruta o Jornal do Commercio no seio da opinião pública.

É pertinente e de toda justiça ressaltar que o lugar do cimo em que se encontra o JC tem a marca humana e a digital do espírito empreendedor do extraordinário líder empresarial que é João Carlos Paes Mendonça. A ele e sua equipe de denodados devemos a recuperação desse patrimônio cultural do povo nordestino. Que encontraram de fogo morto. Foram ele e o seu grupo os responsáveis por um árduo trabalho de reestruturação, onde o idealismo, perseverança e competência se conjugaram e determinaram a realidade gratificante em que o tradicional órgão de imprensa da rua Imperador Pedro II se transformou: um dos gigantes brasileiros da informação, líder absoluto de circulação no Nordeste e um dos doze maiores jornais do país. E é o próprio editor-geral -- sertanejo que saiu da aridez telúrica do Pajeú para se transformar em um dos mais completos homens de imprensa da mídia brasileira -- quem reconhece e proclama: um bom jornal se faz com equipe e equipamentos. Mas sem o apoio e a confiança integral da direção não teria sido possível alcançar a liderança e o conceito que o matutino aniversariante hoje desfruta".

Apoio e confiança, sem dúvida, que se encontram, agora mais do que nunca, compartilhados pela absoluta preferencialidade dos leitores, anunciantes e colaboradores. Uma imensa legião que adotou o JC como parceiro nas reivindicações, propostas, conquistas, vitórias e anseios de progresso e desenvolvimento.

Não há dúvida de que o jornalismo dos novos tempos mudou. O direito à informação assumiu amplitude e profundidade vertiginosas. Um veículo de comunicação de massa é empreendimento de características muito especiais e, na maioria das vezes, de alta frequência mutante. A imprensa mudou e vem mudando não só o caráter de sua linguagem específica mas as relações entre a notícia, a informação e o público. É a concorrência saudável entre a imagem e a palavra, que é tão antiga quanto o mundo. Mas o que não muda é a essência do jornalismo, que deve ser sempre o compromisso inalienável com a verdade dos fatos. E, lembrar os avanços tecnológicos e cibernéticos dos meios de comunicação, o reinado da palavra certamente que permanecerá inexpugnável enquanto durar a dignidade espiritual do homem. Por isso, os que fazem o Jornal do Commercio vêm exercendo magistralmente esse formidável e generoso humanismo, que assim pode ser considerado diante de sua indiscutível e meritória ação civilizadora.

Creio ser imperativo destacar que nesse espaço de mais de três quartos de século esse jornal pernambucano jamais deixou de se engajar e participar por inteiro e acima de quaisquer conveniências e circunstâncias na defesa intransigível das causas e dos projetos destinados a favorecer a região nordestina. Essa postura, exercida sem imediatismos ou pirotecnia, cada vez mais robustece seu compromisso solidário tantas vezes ratificado através de campanhas memoráveis, como é o caso do fórum permanente Pernambuco em Primeiro Lugar, para citar um só exemplo. De modo que não será demais ressaltar essa parceria nitidamente participativa. Tanto que, agora como nos primeiros dias, jamais deixou de cumprir sua destinação de tribuna aberta ao povo. Mesmo quando este, premido ou maltratado por injustiças e desesperanças, considera-se derrotado. Porque sua missão maior de todas parece ser mesmo a de prover e defender , com independência e responsabilidade, os valores mais altos e o futuro da gente nordestina e pernambucana.

Associando-me prazerosamente a essa tradição e a esse espírito -- Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores -- transmito, agora, desta tribuna, aos que fazem o Jornal do Commercio, do Recife, o testemunho de júbilo e de aplauso. E o meu orgulho. Sentimentos que, tenho certeza, são também de todo povo pernambucano.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/04/1995 - Página 4776