Discurso no Senado Federal

ARTIGO PUBLICADO NO 'CORREIO BRAZILIENSE', DE AUTORIA DO PROFESSOR EDSON MACHADO DE SOUZA, INTITULADO 'FERNANDO HENRIQUE E A EDUCAÇÃO',UMA ANALISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • ARTIGO PUBLICADO NO 'CORREIO BRAZILIENSE', DE AUTORIA DO PROFESSOR EDSON MACHADO DE SOUZA, INTITULADO 'FERNANDO HENRIQUE E A EDUCAÇÃO',UMA ANALISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 19/04/1995 - Página 5262
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, EDSON MACHADO DE SOUZA, PROFESSOR, ESTABELECIMENTO, DOUTRINA, PENSAMENTO, PAIS, RELAÇÃO, EDUCAÇÃO, DEMONSTRAÇÃO, POSIÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, RECUPERAÇÃO, QUALIDADE, ESCOLA PUBLICA.

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último dia 6 de março, o Correio Braziliense brindou seus leitores com um artigo do Professor Edson Machado de Sousa, atual Chefe de Gabinete do Ministro da Educação e do Desporto. Sucinto e objetivo, como manda a boa técnica jornalística, mas sem fazer concessão à superficialidade, como é próprio dos que conhecem a fundo seu objeto de trabalho, o texto "Fernando Henrique e a Educação" é primoroso.

Machado estabelece, com maestria e estilo, o pensamento doutrinário brasileiro sobre a Educação, salientando alguns de seus momentos mais expressivos: da criação, em 1924, da Associação Brasileira de Educação ao atual debate sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passando pelo "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", de 1932, e pelo clima de efervescente debate que a este se seguiu.

Demonstra Edson Machado a coerência da ação de Fernando Henrique Cardoso na defesa de uma escola pública de boa qualidade. O jovem professor, que apoiava os ideais dos "Pioneiros da Educação Nova", contribuindo para a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1961, é o Presidente da República que, logo no início do seu governo, conclama a Nação a se unir em torno da recuperação e revalorização da escola pública, principalmente na área da educação básica.

Edson Machado sabe do que está falando. Poucos, muitos poucos, podem apresentar uma trajetória intelectual e profissional com tamanha densidade e total comprometimento com a educação. Foi Secretário da Educação do Paraná, Diretor-Geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Secretário da Ciência e Tecnologia (atual MCT), membro do Conselho Federal de Educação e, ainda hoje, membro do Conselho Superior da Universidade das Nações Unidas.

Assim, Sr. Presidente, pela importância e pertinência do tema, bem como pela seriedade com que foi abordado, requeiro, ouvido o Plenário, a transcrição nos Anais do Senado Federal do artigo "Fernando Henrique e a Educação", do Professor Edson Machado de Souza.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 19/04/1995 - Página 5262